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Dicionário de Filosofia
Sabedoria | ||
1 - Disciplina racional das atividades humanas; 2 - Comportamento racional em todos os domínios; 3 - Virtude de determinar o que é bom e o que é mau para o homem. 4 - Conduta racional nas atividades humanas e a possibilidade de dirigi-las da melhor maneira. |
Saber | ||
Erudição, sabedoria, experiência da vida, do mundo. Aquilo que se sabe. Só se diz propriamente neste sentido se os conhecimentos em questão forem suficientemente numerosos, sistematizados e elaborados por um trabalho contínuo do espírito. Filosoficamente é a certeza de estar convencido e poder se explicar em toda a sua plenitude uma verdade de ordem diversa daquelas que se atingem por meio da razão. Estado de espírito que conhece; relação do sujeito que pensa com um conteúdo objetivo do pensamento, formulado numa proposição, de que admite a verdade por razões intelectuais e comunicáveis. A Filosofia Clínica usa três campos filosóficos como maneira de Construção do Saber: lógica Formal adaptada à clínica, Esteticidade associada a Somaticidade e Matemática Simbólica. No sentido bem amplo do termo, podemos considerar o estudo metódico e reflexivo do saber, de sua organização, de sua formação, de seu desenvolvimento, de seu funcionamento e de seus produtos intelectuais. Estudo da natureza e dos fundamentos do saber, particularmente de sua validade, de seus limites, de suas condições de produção. Quanto maior a importância do saber, maior a necessidade de dotar o homem de sólidos fundamentos teóricos e critérios de verdade para entendimento daquilo que se deve fazer como habilidade para conseguir os seus fins e ter conhecimentos especiais para compreender os sistemas que necessitamos para a estruturação do pensamento no mundo vivido. Processo de busca, do vivido, em sua forma verdadeira com o propósito de compreender a realidade das coisas assim como existem, não só os conhecimentos, também as artes, a formação do caráter de forma natural e genuinamente humana. Ethos (hábitos) que o faz ser digno e bom tanto como governado quanto como governante. Seu objetivo não é ensinar ofícios, mas sim treinar a liberdade do pensar como o legado deixado de uma geração para outra na sociedade. |
Sacerdotalismo | ||
Termo usado principalmente por escritores anglo-saxões para designar a tendência a atribuir, em religião, a máxima importância ao aspecto eclesiástico e sacramental, em detrimento do aspecto interior e espiritual. |
Sacrifício | ||
Destruição de um bem ou renúncia ao mesmo, em honra à divindade. O Sacrifício é uma das técnicas religiosas mais difundidas. Seu objetivo é a purificação de alguma culpa ou pecado: neste caso, é desinteressado, ou seja, não tem objetivo utilitário imediato. Seu objetivo também pode ser a consagração, que é uma finalidade mais ou menos utilitária, pois consiste em persuadir a divindade a dar garantias à coisa ou à pessoa que se consagra. |
Sagacidade | ||
Aristóteles identificou a Sagacidade com o ato de apreender, e Immanuel Kant definiu-a como o dom natural que consiste em julgar por antecipação onde pode ser encontrada a verdade e de aproveitar as menores circunstâncias para descobri-la. |
Sagrado | ||
Objeto religioso em geral, ou seja, tudo o que é objeto de garantia sobrenatural ou que diz respeito a ela. Como essa garantia às vezes pode ser negativa ou proibitiva, o Sagrado tem caráter duplo, de santo e sacrílego: Sagrado porque prescrito e exaltado pela garantia divina, ou porque proibido ou condenado pela mesma garantia. Para Martin Heidegger o Sagrado não é Sagrado porque divino, mas o divino é divino porque Sagrado. |
Samkhya | ||
Um dos grandes sistemas filosóficos hindus, segundo o qual existem duas substâncias opostas, mas ambas eternas e infinitas: as almas, que são múltiplas,simples e inativas, e a natureza, que é única, complexa e dinâmica. Esse sistema não admite a existência de uma divindade reguladora do mundo. Tudo nasce da natureza e volta a ela por um movimento circular que se repete indefinidamente. |
Sarcasmo | ||
Ironia unida á zombaria. O conceito é de origem estoica. |
Semântica | ||
Doutrina que considera as relações dos signos com os objetos a que eles se referem. |
Semelhante | ||
Aquilo que tem qualquer determinação em comum com uma ou mais coisas. |
Como referenciar: "Dicionário - S" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 21/11/2024 às 06:48. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_dic.php?palvr=S