Biblioteca Virtual
 Biografia de Filósofos
 História da Filosofia
 Laifis de Filosofia

 Eventos
 Resenhas
 Livros
 Entrevistas

 Oráculo
 Dicionário de Filosofia
 Vídeos de Filosofia
 Rádio Filosofia
 Como estudar Filosofia
 Dicas para Monografia
 Filos. e Outras Áreas
 Filos. na Sala de Aula

 Exercícios Comentados
 Jogos On-line
 Provas de Concursos

 Curso de Filosofia

 Curiosidades Filosóficas
 Escolas de Filosofia
 Filosofia Clínica
 Histórias Filosóficas
 Relato do Leitor
 Frase de um Leitor
 Charges
 Fil. para Crianças
 Lançamento de Livros
 Livros para Download
 Frase de Filósofos
 Uma Foto, uma História
 Trechos de Livros
 Enquetes
 Cursos de Extensão
 Fale Conosco

 

 

Dicionário de Filosofia

Obediência
Para Baruch Espinoza a Obediência é o significado específico de fé, pois a fé consiste em ter por Deus sentimentos que, se ausentes, também está ausente a Obediência a Deus e que, ao contrário, estarão necessariamente presentes quando estiver presente a Obediência.
 

Objeção
Argumento cuja conclusão contradiz certa tese. Leibniz já observava que a verdade não pode ser afetada por Objeções invencíveis. É preciso ceder sempre ás demonstrações, seja as propostas para afirmar, seja as que se apresentem em forma de objeções. É injusto e inútil querer enfraquecer as provas dos adversários sob o pretexto de que são apenas Objeções, visto que o adversário tem o mesmo direito e pode inverter os nomes, honrando seus argumentos com o nome de provas e rebaixando os nossos com o depreciativo de Objeções.
 

Objetidade
Arthur Schopenhauer definia como Objetidade o corpo e as coisas naturais, que seriam a Objetidade da vontade no sentido de ser a vontade objetivada, que se tornou representação.
 

Objetificação
Para Nicolai Hartmann o termo Objetificação significa tornar-se objeto para um sujeito e define a natureza do conhecimento. A Objetificação é o contrário de objetivação, esta é a transformação de algo subjetivo em objetivo, enquanto a Objetificação exprime o processo pelo qual um objeto independente do sujeito torna-se objeto de conhecimento.
 

Objetividade
1 - Caráter daquilo que é objeto. 2 - Caráter da consideração que procura ver o objeto como ele é, não levando em conta as preferências ou os interesses de quem o considera, mas apenas procedimentos intersubjetivos de averiguação e aferição.
 

Objetivismo
Qualquer doutrina que admita a existência de objetos válidos independente das crenças e das opiniões dos diferentes sujeitos.
 

Objetivo
1 - O mesmo que objeto, quando a palavra é adotada no sentido de fim ou meta. 2 - O que existe como objeto, tem um objeto ou pertence a um objeto.
 

Objeto
O significado de Objeto é generalíssimo e corresponde ao significado de coisa. Objeto é o fim a que se tende, a coisa que se deseja, a qualidade ou a realidade percebida, a imagem da fantasia, o significado expresso ou o conceito pensado. A pessoa é objeto de amor ou de ódio, de estima, de consideração ou de estudo; neste sentido, o próprio eu é ou pode ser objeto. Toda atividade ou passividade tem como finalidade ou limite um Objeto.
 

Obrigação
Coerção conferida a uma relação interpessoal por lei jurídica ou por norma moral.
 

Observação
Verificação ou constatação de um fato, quer se trate de uma verificação espontânea ou ocasional, quer se trate de uma verificação metódica ou planejada.
 

 
 

Entrevistas

Novidades

 


Receber
Parar de receber

Livros

Gostou do site?

Seu nome:

Nome do seu amigo:

E-mail do seu amigo:

Sites parceiros:

Sobre nós | Política de privacidade | Contrato do Usuário | Fale conosco

Copyright © 2008-2017 Só Filosofia. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.