Você está em Ajuda > Dicionário

Dicionário de Filosofia

Obstáculo
Um Obstáculo é um limite para uma atividade. Johann Gottlieb Fichte definiu o Obstáculo da seguinte forma: "O que significa uma atividade e como se torna atividade? Simplesmente pelo fato de a ela se opor um Obstáculo.
 

Obversão
É a transformação de uma proposição em uma proposição equipolente através da dupla negação, por exemplo: a transformação da proposição todos os homens são mortais em nenhum homem é não mortal.
 

Ocamismo
Corrente filosófica iniciada por Guilherme de Ockham no último período da Escolástica medieval, caracterizada pelos seguintes pontos básicos: 1 - Empirismo, privilégio concedido à experiência para a prova e a verificação da verdade; 2 - Nominalismo, negação da realidade dos universais e sua redução a signos naturais; 3 - Terminismo, lógica da suposição, para a qual os conceitos são termos que estão em lugar das coisas reais; 4 - Ceticismo teológico, segundo o qual é impossível demonstrar ou racionalizar as verdades da fé e atribui-se às provas da existência de Deus apenas valor provável.
 

Ocasião
Situação que provoca ou facilita a intervenção de uma ação livre. Søren Kierkegaard ressaltou o valor da Ocasião como categoria do finito, que pode ser pretexto ou causa. Neste sentido, a Ocasião é a última e verdadeira categoria de transição da esfera da ideia à da realidade.
 

Ocasionalismo
Doutrina segundo a qual a única causa de todas as coisas é Deus e que as chamadas causas segundas ou finitas são apenas ocasiões de que Deus se vale para levar a cabo seus decretos.
 

Ocorrência
Esse foi o nome que Charles Sanders Peirce deu ao sinsigno, ou seja, um acontecimento singular, que ocorre só uma vez, cuja identidade limita-se a essa única ocorrência e ao objeto ou coisa singular que é um espaço singular ou um único instante do tempo.
 

Ocultismo
Crença em fenômenos que se julgam produzidos por forças ocultas ou crença na validade das ciências ocultas. Por Ocultismo pode-se entender o conjunto de tais ciências como a magia, astrologia, metapsíquica e teosofia.
 

Oculto
O que escapa à visão e só pode ser descoberto por quem tem uma segunda visão, no sentido de ser iniciado numa forma superior de saber.
 

Ofelimidade
Segundo Vilfredo Pareto, Ofelimidade é a qualidade fundamental dos objetos econômicos, que é o valor do uso, que nem sempre coincide com a utilidade. Por exemplo, a droga tem Ofelimidade, mas não utilidade.
 

Onirologia
Interpretação dos sonhos.
 

   

 
 
Como referenciar: "Dicionário - O" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2020. Consultado em 07/08/2020 às 09:32. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_dic.php?pg=1&palvr=O