Biblioteca Virtual
 Biografia de Filósofos
 História da Filosofia
 Laifis de Filosofia

 Eventos
 Resenhas
 Livros
 Entrevistas

 Oráculo
 Dicionário de Filosofia
 Vídeos de Filosofia
 Rádio Filosofia
 Como estudar Filosofia
 Dicas para Monografia
 Filos. e Outras Áreas
 Filos. na Sala de Aula

 Exercícios Comentados
 Jogos On-line
 Provas de Concursos

 Curso de Filosofia

 Curiosidades Filosóficas
 Escolas de Filosofia
 Filosofia Clínica
 Histórias Filosóficas
 Relato do Leitor
 Frase de um Leitor
 Charges
 Fil. para Crianças
 Lançamento de Livros
 Livros para Download
 Frase de Filósofos
 Uma Foto, uma História
 Trechos de Livros
 Enquetes
 Cursos de Extensão
 Fale Conosco

 

 

Dicionário de Filosofia

Hecceidade
Para Duns Scot a Hecceidade é a individualidade como realidade última do ente, que determina a natureza comum, composta de matéria e forma, numa coisa particular. Duns Scot tenta dessa forma explicar de que maneira a coisa individual se origina da natureza comum, que é indiferente tanto à universalidade quanto à individualidade.
 

Hedonismo
Termo que indica tanto a procura indiscriminada do prazer, quanto a doutrina filosófica que considera o prazer como o único bem possível, sendo o fundamento de vida moral. Essa doutrina foi sustentada por uma das escolas socráticas, a Cirenaica, fundada por Aristipo; foi retomada por Epicuro, segundo o qual o prazer é o princípio e o fim da vida feliz.
 

Hegelianismo
Teoria de fundamentação filosófica de Georg Wilhelm Friedrich Hegel e que teve grande influência nos filósofos posteriores a ele.
 

Henoteísmo
Termo criado por Max Müller para indicar a crença segundo a qual, mesmo havendo uma única divindade para o povo ou nação a que se pertence, existem outras divindades para os outros povos e as outras nações.
 

Heraclitismo
Teorias derivadas da doutrina de Heráclito de Éfeso baseada no princípio do devir incessante das coisas, expresso no fragmento: Não é possível entrar duas vezes no mesmo rio, nem tocar duas vezes uma substância mortal no mesmo estado; graças à velocidade do movimento, tudo se dispersa e se recompõe novamente, tudo vem e vai. Heráclito admitia um princípio único ao movimento: o fogo; admitia uma ordem rigorosa nas mudanças que garantia um retorno constante e periódico.
 

Hermenêutica
Qualquer técnica de interpretação de textos, especialmente dos textos filosóficos.
 

Hermetismo
Doutrina filosófica contida em alguns textos místicos que apareceram no século I d.C. e chegaram até nós com o nome de Hermes Trismegisto. Esses escritos tendem a reintegrar a filosofia grega na religião egípcia. Hermes é identificado com o deus egípcio Theut ou Thot. Esses textos são escritos em tom místico e defendem contra o cristianismo o paganismo e as religiões orientais.
 

Hilomorfismo
Para Solomon Ibn Gabirol o termo Hilomorfismo indica que tudo compõe-se de matéria e forma. Donde se deduz que a substância espiritual, como por exemplo a alma, também não é forma pura, mas um composto de matéria e forma.
 

Hilopatia
Charles Sanders Peirce denomina de Hilopatia o monismo idealista, doutrina segundo a qual a matéria é espírito que se tornou estéril.
 

Hilozoísmo
Crença ou doutrina segundo a qual a matéria vive por si mesma, possui animação, movimento, sensibilidade e um grau de consciência. Essa doutrina costuma ser uma expressão do materialismo, doutrina que reconhece a matéria como única realidade.
 

 
 

Entrevistas

Novidades

 


Receber
Parar de receber

Livros

Gostou do site?

Seu nome:

Nome do seu amigo:

E-mail do seu amigo:

Sites parceiros:

Sobre nós | Política de privacidade | Contrato do Usuário | Fale conosco

Copyright © 2008-2017 Só Filosofia. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.