Você está em Ajuda > Dicionário

Dicionário de Filosofia

Hecceidade
Para Duns Scot a Hecceidade é a individualidade como realidade última do ente, que determina a natureza comum, composta de matéria e forma, numa coisa particular. Duns Scot tenta dessa forma explicar de que maneira a coisa individual se origina da natureza comum, que é indiferente tanto à universalidade quanto à individualidade.
 

Hedonismo
Termo que indica tanto a procura indiscriminada do prazer, quanto a doutrina filosófica que considera o prazer como o único bem possível, sendo o fundamento de vida moral. Essa doutrina foi sustentada por uma das escolas socráticas, a Cirenaica, fundada por Aristipo; foi retomada por Epicuro, segundo o qual o prazer é o princípio e o fim da vida feliz.
 

Hegelianismo
Teoria de fundamentação filosófica de Georg Wilhelm Friedrich Hegel e que teve grande influência nos filósofos posteriores a ele.
 

Henoteísmo
Termo criado por Max Müller para indicar a crença segundo a qual, mesmo havendo uma única divindade para o povo ou nação a que se pertence, existem outras divindades para os outros povos e as outras nações.
 

Heraclitismo
Teorias derivadas da doutrina de Heráclito de Éfeso baseada no princípio do devir incessante das coisas, expresso no fragmento: Não é possível entrar duas vezes no mesmo rio, nem tocar duas vezes uma substância mortal no mesmo estado; graças à velocidade do movimento, tudo se dispersa e se recompõe novamente, tudo vem e vai. Heráclito admitia um princípio único ao movimento: o fogo; admitia uma ordem rigorosa nas mudanças que garantia um retorno constante e periódico.
 

Hermenêutica
Qualquer técnica de interpretação de textos, especialmente dos textos filosóficos.
 

Hermetismo
Doutrina filosófica contida em alguns textos místicos que apareceram no século I d.C. e chegaram até nós com o nome de Hermes Trismegisto. Esses escritos tendem a reintegrar a filosofia grega na religião egípcia. Hermes é identificado com o deus egípcio Theut ou Thot. Esses textos são escritos em tom místico e defendem contra o cristianismo o paganismo e as religiões orientais.
 

Hilomorfismo
Para Solomon Ibn Gabirol o termo Hilomorfismo indica que tudo compõe-se de matéria e forma. Donde se deduz que a substância espiritual, como por exemplo a alma, também não é forma pura, mas um composto de matéria e forma.
 

Hilopatia
Charles Sanders Peirce denomina de Hilopatia o monismo idealista, doutrina segundo a qual a matéria é espírito que se tornou estéril.
 

Hilozoísmo
Crença ou doutrina segundo a qual a matéria vive por si mesma, possui animação, movimento, sensibilidade e um grau de consciência. Essa doutrina costuma ser uma expressão do materialismo, doutrina que reconhece a matéria como única realidade.
 

 
 
Como referenciar: "Dicionário - H" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 14/11/2019 às 01:57. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_dic.php?palvr=H