Você está em Ajuda > Dicionário

Dicionário de Filosofia

Hipóstase
Para Plotino Hipóstase são as três substâncias principais do mundo inteligível: o Uno, a Inteligência e a Alma, que ele comparava, respectivamente, à luz, ao sol e à lua.
 

Hipótese
Enunciado que só pode ser comprovado, examinado e verificado indiretamente, através das suas consequências. A Hipótese não é uma garantia de verdade e nem pode ser verificada diretamente. Algo evidente não é uma Hipótese. Quando uma Hipótese é verificada ela deixa de ser uma Hipótese e passa a ser uma lei. Uma Hipótese pode ser verdadeira, mas sua verdade só pode resultar da verificação de suas consequências.
 

Hiperorgânico
Para os positivistas Hiperorgânico é o mundo humano, psíquico e social.
 

Hiperurânio
A região além do céu, na qual, segundo o mito encontrado em Fedro, residem as substâncias imutáveis que são objeto da ciência. Trata-se de uma região não espacial, já que, para os antigos, o céu encerrava todo o espaço e além do céu não haveria espaço. Essa expressão, é puramente metafórica; na República, o próprio Platão zomba dos que se iludem achando que verão os entes Inteligíveis olhando para cima.
 

Hipotipose
Esboço. Descrição de um assunto através de palavras. Para Kant expressa a relação entre a beleza e a moralidade: a beleza, como símbolo da moralidade, é a Hipotipose dela, ou seja, sua vigorosa manifestação intuitiva. Enquanto as palavras e os outros signos são simples expressões dos conceitos, as Hipotiposes são exibições ou manifestações do conceito em forma intuitiva.
 

Historicidade
1 - O modo de ser do mundo histórico ou de qualquer realidade histórica. 2 - A existência real de um fato no passado. 3 - A importância histórica que se atribui a fatos presentes e contemporâneos. 4 - Para a Filosofia Clínica, a Historicidade é a história de uma pessoa como é vista por ela mesma.
 

Historicismo
Doutrina segundo a qual a realidade é história e que todo conhecimento é conhecimento histórico, com esse sentido foi expressa por Hegel.
 

Historiografia
Para Tomás Campanella Historiografia era a arte de escrever corretamente a história.
 

Holomerianos
Henri Moore denominou de Holomerianos as pessoas que acreditam que a alma reside na totalidade do corpo, e não em parte dele.
 

Homeomerias
Partes semelhantes. Para Aristóteles são as partículas, as partes que não são elementos, porque são divisíveis. Para Anaxágoras são as partículas que compõem um corpo e que são semelhantes a esse corpo. Assim, mesmo que em cada corpo existam partículas ou grãos de todos os outros corpos, em cada um predomina certa espécie de partículas, que dá nome ao corpo.
 

   

 
 
Como referenciar: "Dicionário - H" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2020. Consultado em 28/10/2020 às 05:12. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_dic.php?pg=1&palvr=H