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(31/Dez) RAPOSA - MA - INSTITUTO MACHADO DE ASSIS - 2018
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

21)A filosofia moderna começa no século XV quando tem início a Idade Moderna e permanece até o século XVIII. Iniciada pelos filósofos renascentistas, como René Descartes e seguidos pelos Iluministas, como Immanuel Kant, a filosofia moderna:
I. É marcada pela razão como resposta ou explicação para quase tudo.
II. Tenta conciliar o racionalismo filosófico com o racionalismo científico.
III. Abandona a ideia de Deus como figura e objeto principal do conhecimento.
IV. É pautada em conceitos como o do cientificismo e da valorização da natureza, do racionalismo e do empirismo, da liberdade e do idealismo.
Estão corretas apenas:
(A) I e III.
(B) I, III e IV.
(C) I, II e III.
(D) Todas.

22) Os filósofos pré-socráticos fazem parte do primeiro período da filosofia grega. Eles desenvolveram suas teorias no século VII ao V a.C. Assinale a alternativa incorreta em relação aos filósofos pré- socráticos.
(A) Acreditavam que a natureza poderia ser compreendida unicamente pelo ser humano.
(B) Adotaram posições dogmáticas, a imposição da verdade absoluta.
(C) Dedicavam-se à busca da compreensão da natureza e da origem do cosmos.
(D) Buscavam elaborar o logos e o objeto de estudo era a physis, ou realidade natural.

23) De acordo com os filósofos do período pré-socrático, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna.
1ª coluna:
1- Tales de Mileto.
2- Parmênides.
3- Demócrito.
2ª coluna:
( ) Considerado um materialista, pois tudo é formado por matéria.
( ) Não acredita na existência do movimento, defensor de uma concepção monista.
( ) A arché do Universo era a água ou o úmido, verificado na natureza por meio dos sentidos.
( ) Sistematizador do atomismo, defendia que o Universo, a physis, era formado por átomos.
A sequência correta de cima para baixo é:
(A) 2-2-3-1.
(B) 3-2-1-3.
(C) 1-3-1-2.
(D) 3-1-2-1.

24)"Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você."
Friedrich Nietzsche (Para Além do Bem e do Mal, 1886)
Em relação às críticas à concepção de sujeito ou à filosofia da subjetividade relatadas por Nietzsche, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Afirmava que o cristianismo, imperioso a partir da Idade Média, impôs uma inversão de valores morais que culminaria no enfraquecimento do ser humano.
( ) O mundo é finito e é constituído por um número finito, apesar de imenso, de impulsos ou forças eficientes; não há uma força única e, sim, uma pluralidade.
( ) A vida humana dissocia-se da vida natural, o que requer a permanência da ideia iniciada por Sócrates de que o ser humano, por ser racional, diferencia-se completamente dos demais animais e da natureza.
( ) A consciência é uma superfície e não o lugar por excelência da vida psíquica.
( ) Temas como, Deus, Ser, Razão e Verdade, não domesticavam o homem , mas explorava a sua criatividade.
( ) Critica os valores do racionalismo iluminista e os valores morais e religiosos da época.
A sequência correta de cima para baixo é:
(A) V-V-V-F-F-V.
(B) V-F-F-V-V-V.
(C) V-V-F-V-F-V.
(D) F-V-V-F-V-F.

25) No princípio da Filosofia, por volta do século VI a.C. não havia distinção entre esta e a Ciência, estavam ainda vinculadas. A partir da Idade Moderna, século XVII, foram separadas, atuando cada uma de maneira específica. Analise as afirmativas abaixo.
I. A filosofia questiona e problematiza a realidade que vivemos, coloca em dúvida os saberes estudados e obtidos, inclusive as produções científicas e as concepções que fundamentam os trabalhos científicos.
II. A filosofia especializa-se num campo de estudo e desenvolve pesquisas e trabalhos em sua área.
III. A ciência corresponde a um conjunto de conhecimentos sobre os fatos da realidade, que são sistematizados por meio de um estudo preciso e rigoroso.
IV. A filosofia busca provas mensuráveis de suas investigações com o objetivo de chegar em conclusões ou leis gerais.
V. A Ciência questiona sobre as relações, as ações e os saberes produzidos.
Estão corretas apenas:
(A) I e III.
(B) I, II e III.
(C) II, IV e V.
(D) I, II, III e IV.

26) A filosofia primeira ou metafísica, refere-se ao estudo mais importante da filosofia Aristotélica. Em relação as características da metafísica, no primeiro período, é incorreto afirmar que:
(A) Investiga aquilo que é ou existe, a realidade em si.
(B) Esta baseada nos dados conhecidos diretamente pela experiência sensível ou sensorial, dados empíricos.
(C) Responde às necessidades materiais e não espirituais exclusivas ao ser humano.
(D) Exige a distinção entre ser e parecer ou entre realidade e aparência.

27) A filosofia nasceu com o surgimento de uma nova forma de investigar a realidade (physis). O pensamento filosófico representou uma ruptura com a tradição mitológica.
"Ninguém entra em um mesmo rio uma segunda vez, pois quando isso acontece já não se é o mesmo, assim como as águas que já serão outras." Heráclito
O momento da história da humanidade, ocorrido na Grécia entre os séculos VII e V a.C, foi chamado de passagem do mito ao logos. O Logos, não corresponde:
(A) A realidade eterna e circular não existindo um momento de criação.
(B) A uma racionalidade que governa a natureza.
(C) A uma entidade universal independente.
(D) A uma perspectiva linear, um início, um criador e um fim.

28) Na atual polêmica mundial acerca dos possíveis sentidos dos valores éticos, políticos, estéticos e epistemológicos, a Filosofia tem um espaço a ocupar e muito a contribuir. A Filosofia como componente da área de Ciências Humanas no currículo do ensino médio, deve:
I. Viabilizar interfaces com as outras disciplinas para a compreensão do mundo da linguagem, da literatura, da história, das ciências e da arte.
II. Trabalhar na perspectiva de fazer com que os estudantes pensem os problemas com significado histórico e social.
III. Afirmar uma Filosofia sem compromissos com a humanidade e distante da política.
IV. Assegurar ao estudante a experiência daquilo que é específico da atividade filosófica, a criação de conceitos.
Estão corretas apenas:
(A) I, II e III.
(B) I, II e IV.
(C) II, III e IV.
(D) III e IV.

29) Leia o fragmento abaixo:
Mas eis que, enquanto falo, é aproximado do fogo: o que nele restava de sabor exala-se, o odor se esvai, sua cor se modifica, sua figura se altera, sua grandeza aumenta, ele torna-se líquido, esquenta-se, mal o podemos tocar e, embora nele batamos, nenhum som produzirá. A mesma cera permanece após essa modificação? Cumpre confessar que permanece: e ninguém o pode negar. O que é, pois, que se conhecia deste pedaço de cera com tanta distinção? Certamente não pode ser nada de tudo o que notei nela por intermédio dos sentidos, posto que todas as coisas que se apresentavam ao paladar, ao olfato, ou à visão, ou ao tato, ou à audição, encontram-se mudadas e, no entanto, a mesma cera permanece. DESCARTES, René. Meditações. (Os Pensadores) São Paulo: Abril Cultural, 1983
Assinale a alternativa incorreta em relação ao representante da corrente racionalista, René Descartes.
(A) Defende que o conhecimento só pode ser adquirido por meio dos sentidos.
(B) O uso da razão é o único modo de chegar a um conhecimento verdadeiro e seguro.
(C) Para um conhecimento seguro, é necessário ir além dos sentidos.
(D) Elabora um novo método, baseado na matemática, método cartesiano.

30) Leia o fragmento abaixo:
Uma das dificuldades que estudantes e professores de Filosofia enfrentam é a seguinte: ao contrário do que acontece noutras disciplinas, a Filosofia não tem um corpo imenso de conhecimentos que tenhamos de adquirir. Isso desorienta o estudante e o professor, porque não encontram na Filosofia o tipo de conteúdo que se encontram na história, na física ou na matemática. Na História, há acontecimentos que têm de ser compreendidos; na Física, leis e fórmulas; na Matemática, teoremas e axiomas e regras. E na Filosofia? Há as opiniões opostas dos filósofos, que nunca parecem chegar a um consenso mínimo. (MURCHO, 2002, p.14)
O ensino da filosofia requer um ensino específico, portanto, no ensino da filosofia, não é correto afirmar que:
(A) Conduz o aluno a pensar de forma bem articulada sobre diferentes temas.
(B) Apresenta dados consensuais e concretos sobre o pensar, como ocorre na maioria das outras disciplinas.
(C) Aborda questões que inquietem os educandos, para que assim estes possam estar instigados a pensar.
(D) Possibilita ao aluno, pensar criticamente e desenvolver de forma mais coerente suas concepções.

31) Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna abaixo.
Movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII, na Europa, o _______________ defendia o uso da razão contra o antigo regime e pregava maior liberdade econômica e política. Tinha o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns.
(A) Mercantilismo.
(B) Absolutismo.
(C) Iluminismo.
(D) Neoclassicismo.

32)"A cultura é o diferencial dos povos e a ética é relativa a cada cultura".
Partindo dessa premissa, indique o principal instrumento de formação de valores, moral e consciência ética:
(A) A Família - Como não existe verdade absoluta, o que é certo para um, pode ser errado para o outro, porque os valores são trazidos do berço, ou seja, são construídos na relação da criança com seus pais ou representantes, adquirindo a maturidade que possibilita crescimento e desenvolvimento da personalidade..
(B) A Escola - formadora de valores e conhecimento, o ambiente escolar da primeira infância é responsável por promover a consciência ética cidadã.
(C) A Sociedade - O conjunto de indivíduos associados forma a base da sociedade, fundamentada nos valores, normas e sistemas de comunicação. Ela é responsável pela transmissão destes valores para as futuras gerações.
(D) O ser humano - O Homem não é uma folha de papel em branco em que a cultura pode escrever seu texto: É uma entidade com sua carga própria de energia, e traz em si mesmo a capacidade de formação comportamental e ética.

33) É possível pensar em como uma ética pode ser universal sem cair no empirismo ou num dogmatismo exagerado. Nesse caso, seria necessário um esquema que auxiliasse na construção de leis válidas universalmente.
São elas:
I. A máxima moral é a pergunta que um ser consciente deve se fazer para saber se deve ou não agir de uma forma e não de outra. Ex.: "Posso, em uma dificuldade, roubar?".
II. A lei é a constatação do interesse egoísta, visto que a contradição expressa na máxima deverá sair do particular para o universal. A lei é a expressão do interesse universal, evidenciando que é possível pensar em leis racionais válidas universalmente. Ex.: "Nenhum ladrão, por mais que roube, aceita ser roubado".
III. A ação é a escolha feita pelo agente moral, após o exercício da consciência. Para ser uma escolha moral, a ação deve ser conforme a lei, isto é, conforme o dever.
IV. A racionalidade é a decisão consciente do homem de ser o protagonista da sua própria história, não se limitando a fundamentos de organizações sociais, hábitos ou costumes culturais.
Está correto:
(A) Apenas I e III
(B) Apenas II e III
(C) Apenas I, II e III
(D) I, II, III e IV

34) Podemos ver uma mudança dos paradigmas da Filosofia da Educação, que antes se atinha a contemplação e a transformação, mas hoje, o novo modo de encarar o conhecimento diante das mudanças culturais é o da realização, pois como iremos transformar o mundo se ainda não realizamos em nós esse ideal? Esse modo de encarar "o saber" a partir do paradigma da realização se traduz em todas as alternativas abaixo, exceto:
(A) O sentido da educação não se encerra mais entre iniciados e não iniciados, indivíduos conscientes ou inconscientes, mas passa a ser medido pelo grau de impacto que adquire junto ao grande público, à sociedade.
(B) No mundo dominado pela comunicação e a troca permanente de informações e sentidos, saber já não se resume mais a admirar ou operar simplesmente, mas implica, antes de tudo, em saber se relacionar.
(C) Se para os antigos o conhecimento deveria ser contemplado pelo logos ordenador, e para os modernos deveria ser processado na representação ou na consciência monológica, para os contemporâneos ele supera as dicotomias e ambiguidades e passa a ser vivenciado.
(D) O conhecimento é medido pelo resultado pragmático de suas realizações. Se não houver uma produção mensurável do conhecimento teórico, tal saber já não é considerado um conhecimento da realidade.

35) Sobre as filosofias de vida não religiosas que compõem o cenário sociológico atual, é incorreto afirmar que:
(A) O Materialismo, Humanismo e Marxismo são seus maiores expoentes.
(B) Convergem para o ecumenismo e tolerância de todas as religiões.
(C) Afirmam a morte de Deus e estão centradas no antropocentrismo.
(D) Floresceram durante o Renascimento e Iluminismo Europeu.

36) Tendo como referência aspectos da filosofia da educação, leia e analise os itens abaixo:
Item I - A relação do sujeito com o outro convoca-nos à reflexão ética, que emerge como elemento constituinte desse campo.
Item II - A ideia de que, o professor, ao aprender a conhecer, precisa de um método (caminho). Assim para que a aprendizagem ocorra, é fundamental a relação do sujeito com o objeto por meio de um caminho que o leve a alguma verdade.
Item III - Há diferentes noções de verdade, realidade e conhecimento: a verdade por correspondência, por coerência, por convenção e por utilidade.
Dos itens supra apresentados, pode-se CORRETAMENTE julgar que:
(A) Apenas o item II é falso.
(B) Os itens I e III são falsos.
(C) Somente o item I é verdadeiro.
(D) Os itens I, II e III são verdadeiros.

37) A palavra Ética deriva do termo grego, "ethos" e significa modo ser, caráter, comportamento. É um ramo da filosofia que lida com a compreensão das noções e dos princípios que sustentam as bases da moralidade social e da vida individual. Sobre os conceitos e características relacionados à ética, é correto afirmar que:
(A) Ética é cultural.
(B) Ética é temporal.
(C) Ética é prática.
(D) Ética é universal.

38) Com relação a Ética marque a alternativa incorreta.
(A) A ética no serviço público está diretamente relacionada à conduta de funcionários que ocupam cargos públicos.
(B) Códigos de ética profissional indicam como um indivíduo deve se comportar no âmbito profissional.
(C) Na ética relativa, as regras valem para todos, não há exceção. E o conjunto de valores que orientam o comportamento do homem na sociedade em que vivem. Não se refere à criação de artifícios para legitimá-la.
(D) O exercício da ética e da cidadania constitui o alicerce da sociedade.

39) Renomados pensadores como Karl Marx e Freud, convergem seus pensamentos em afirmar o poder influenciador da religião na formação das culturas e sociedades humanas, mas divergem em relação a aplicação prática dessa influencia na vida do homem. Identifique essa divergência, apontando a alternativa que mostra, respectivamente, o ponto de vista dos três pensadores:
(A) A religião é o ópio do povo/ A religião controla os instintos e impulsos do homem pelo temor do castigo divino
(B) A religião é uma ferramenta para governar os povos/ Sem religião não pode haver ordem social
(C) A religião é o ópio do povo/ A religião constrói valores éticos e morais que ajudam no alicerce da construção de uma sociedade
(D) A religião é o suspiro da criatura oprimida/ Sem fé é impossível ao homem agradar a Deus.

40) Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna abaixo.
Ocorrido entre fins do século XIII e meados do século XVII, o ____________foi um período da história marcado por significativas mudanças culturais, ideológicas e científicas. De uma forma geral, podemos dizer que a principal característica deste movimento foi o humanismo.
(A) Iluminismo
(B) Renascimento.
(C) Neoclassicismo
(D) Classicismo.

GABARITO:
21D
22B
23B
24C
25A
26C
27D
28B
29A
30B
31C
32A
33C
34D
35B
36D
37D
38C
39A
40B
     

 
 
Como referenciar: "Provas - RAPOSA - MA - INSTITUTO MACHADO DE ASSIS - 2018" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 19/04/2024 às 17:38. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_prova.php?id=262