Você está em Diversos > Livros

Lançamentos de livros

(08/Fev) Filosofia da Química - Luciana Zaterka; Ronei Mocellin
Este livro sugere que a filosofia da química pode nos ajudar a pensar sobre o mundo conturbado em que vivemos. Fazendo um amplo apelo à história e percorrendo vários séculos desde a alquimia da Idade Média até os mais recentes projetos transumanistas, os autores mostram que devemos passar pela química para compreender como o mundo moderno foi construído e como, talvez, seja destruído. É aos químicos que devemos a invenção do laboratório e a valorização de provas empíricas para estabelecer a verdade. A estreita aliança entre a química e a medicina lança luz sobre os múltiplos papéis que os químicos desempenham nas questões de saúde pública, e se acrescentarmos o papel crucial que eles desempenharam na industrialização e no desenvolvimento da agricultura intensiva, fica evidente que essa ciência está no centro da modernidade. A química é onipresente, pois permeia todos os aspectos das nossas vidas e invade todas as partes do ambiente em escala global. Graças à sua dupla face de ciência e de tecnologia, a química faz o mundo.

Os Ensaios do livro abordam desde a presença do lugar do feminino na alquimia, o nascimento do laboratório moderno, a filosofia quimico-experimental, a preocupação com a longevidade humana e o controle dos corpos, o papel do alumínio e dos plásticos em nossas vidas e na vida do planeta, uma discussão sobre agricultura e organismos geneticamente modificados e uma reflexão sobre a ética química.

https://www.editoraideiaseletras.com.br/catalogo/lancamentos/ensaios-de-historia-e-filosofia-da-quimica
 
       

 
 
Como referenciar: "Filosofia da Química - Luciana Zaterka; Ronei Mocellin - Livros" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 26/04/2024 às 03:56. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_lanc_livro.php?id=221