Você está em Diversos > Livros

Lançamentos de livros

(05/Fev) Tratado sobre a Unidade do Intelecto - Santo Alberto Magno
Obra inédita no país, a publicação do Tratado sobre a Unidade do Intelecto de Alberto Magno preenche importante lacuna no estudo da filosofia medieval. Ainda mais interessante esta edição por colocar, frente a frente, os textos em latim e português, cuja tradução foi elaborada pelo prof. Dr. Matteo Raschietti, da Universidade Federal do ABC (UFABC).

A investigação filosófica sobre a natureza do intelecto, no século XIII, foi um lugar de pesquisa apaixonada e de debate acalorado que, junto com a recepção de novas categorias conceituais, ensejou contraposições que se prolongaram nas épocas sucessivas. Entre inúmeros estudos e modelos, dois destaques: o modelo fiel à psicologia aristotélica, que considera a alma como forma do corpo e que, enquanto tal, está submetida à mesma corrupção; no lado oposto, o modelo platônico, caracterizado por um dualismo antropológico radical: a alma humana é princípio de vida incompatível com a morte, totalmente isenta da corruptibilidade da matéria, autossubsistente e imortal. A contribuição que Alberto Magno oferecerá a este debate constituirá o argumento específico do De unitate intellectus.

O dominicano Alberto Magno (Albrecht Von Bollstädt), conhecido ainda em vida como Doctor universalis e Doctor expertus (chegando a ganhar o epíteto Magnus quando idoso), teve um papel central na discussão acerca da unicidade ou pluralidade do intelecto possível para toda espécie humana, ao lado de outros pensadores como o confrade Tomás de Aquino e o mestre da Faculdade de Artes de Paris Síger de Brabante. Nascido na Alemanha (circa 1200), o dominicano Doctor Universalis concluiu a redação do De unitate intellectus em 1263. Morreu em 1280, foi canonizado em 1931, quando recebeu o título de Doutor da Igreja pelo Papa Pio XI.

Esta edição traz estudo introdutório, o texto em latim estabelecido na Opera Omnia, a tradução do prof. Raschietti com notas explicativas e uma tabela cronológica com o estágio atual das pesquisas sobre a vida e a obra de Alberto Magno, coordenadas pelo Instituto Alberto Magno, de Colônia, Alemanha.
Título: Tratado sobre a Unidade do Intelecto
Editora Madamu
Edição: 1a - 2022
Autor: Alberto Magno
Tradutor: Matteo Raschietti
Páginas: 236
ISBN: 978-65-86224-16-0
 
       

 
 
Como referenciar: "Tratado sobre a Unidade do Intelecto - Santo Alberto Magno - Livros" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 19/04/2024 às 03:55. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_lanc_livro.php?id=220