Você está em Diversos > Filmes

Filme da semana

 

(23/Jul) Quem Somos Nós?
 
"Quem Somos Nós?" (What the Bleep do We Know?) é uma produção que mistura documentário, ficção e animações. É um documentário diferente da maioria dos outros documentários porque traz embutido um enredo ficcional, visando tornar o espectador mais interessado. Não há apenas questões filosóficas e científicas da mente apresentadas de maneira direta, há também a vida de uma personagem com suas lembranças vivenciais que vão sendo reveladas aos poucos, trançando um paralelo ou relação com a física quântica, definindo-a como a física das possibilidades, dos acontecimentos potenciais. Amanda (Marlee Matlin) se vê numa experiência fantástica quando sua vida cotidiana começa a transformar-se, revelando o mundo desconhecido de valores ocultos, encobertos por uma realidade espantosa, que a maioria de nós considera normal.

Os tópicos apresentados no filme incluem neurologia, mecânica quântica, antropologia, epistemologia, ontologia, metafísica e espiritualidade. A intenção do filme é fazer uma junção entre física quântica, espiritualidade, e a construção da realidade pelo pensamento. A ênfase do filme está na tese de que o pensamento humano é um fenômeno de natureza quântica. Tenta assim, unir à física quântica à consciência. É uma produção polêmica que tem gerado sentimentos e discernimentos distintos sobre o filme e seu conteúdo. Mas o mérito do filme pode estar em trazer de forma simplificada para a tela do cinema a discussão acerca da física quântica e de suas possíveis relações com a Realidade.

Defende a premissa de que cada um é responsável pelo controle de sua mente e de suas ações. O novo pode ser instaurado o tempo todo, obtendo assim, novos resultados - "O mundo não está lá independente de minha consciência. O mundo só existe em possibilidades" (Trecho retirado da legenda do filme). O filme também explora através de animações a parte fisiológica responsável pelas ações humanas, dando explicações sobre o funcionamento do cérebro como órgão controlador de todos os outros sistemas e funções corporais. O desfecho se dá sob a forma de desafio, uma vez que se coloca em dúvida tudo ao que se assistiu, incitando o espectador a não aceitar tudo o que lhe é imposto, ser um ser ativo, procurar saber se é verdadeiro.

Ficha Técnica
Título Original: What the Bleep Do We Know?
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 109 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2004
Site Oficial: www.whatthebleep.com
Estúdio: Lord of the Wind
Distribuição: Samuel Goldwyn Films LLC / PlayArte
Direção: William Arntz, Betsy Chasse e Mark Vicente
Roteiro: William Arntz, Betsy Chasse e Matthew Hoffman
Produção: William Arntz e Betsy Chasse
Música: Christopher Franke e Michael Whalen
Fotografia: David Bridges e Mark Vicente
Desenho de Produção: Nava
Figurino: Ronald Leamon
Edição: Jonathan P. Shaw
Efeitos Especiais: Mr. X Inc. / Lost Boys Studios / Atomic Visual Effects

     

 
 
Como referenciar: "Quem Somos Nós? - Filme da semana" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2021. Consultado em 02/08/2021 às 08:47. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_filme.php?id=14