Você está em Ajuda > Dicionário

Dicionário de Filosofia

Retrospecção
Henri Bergson definiu a Retrospecção como a tendência a relegar as realidades atuais para o passado, para um estado de possibilidade ou virtualidade.
 

Rito
Técnica mágica ou religiosa que visa obter sobre as forças naturais um controle que as técnicas racionais não podem oferecer.
 

Romantismo
Movimento filosófico, literário e artístico que começou nos últimos anos do século XVIII, floresceu nos primeiros anos do século XIX e constituiu a marca característica desse século. O significado comum do termo romântico, que significa sentimental, deriva de um dos aspectos mais evidentes desse movimento, que é a valorização do sentimento, categoria espiritual que a Antiguidade clássica ignorara ou desprezara, cuja força o século XVIII iluminista reconhecera, e que no Romantismo adquiriu valor preponderante.
 

Ruptura
Para Karl Jaspers,a Ruptura do mundo se dá quando a busca da totalidade absoluta, que tudo abarca, desemboca numa multiplicidade de perspectivas, cada uma das quais é relativa a determinado ponto de vista e nenhuma, portanto, pode equivaler a um mundo. Segundo Martin Heidegger, a Ruptura do mundo ocorre com a ciência e a técnica, que organizam a separação entre o homem e a natureza.
 

Russell, Bertrand
Bertrand Russell - Matemático, lógico e filósofo inglês - enfatizou o caráter libertador da lógica e defendeu pontos de vista neopositivistas e behavioristas. A filosofia russelliana apresenta alguns aspectos determinantes da linguagem, considera as definições de conhecimento e de verdade, envolvendo a relação entre verdade e experiência. Dedicou-se a três grandes áreas de estudo, com a premissa subjacente de que a visão científica do mundo é certamente a visão correta: a teoria do conhecimento, as relações entre lógica e matemática e, finalmente, entre lógica e linguagem. Pertinentes a esse último tema são a filosofia do atomismo lógico - influenciada pelas idéias de seu aluno Ludwig Wittgenstein, de quem mais tarde discordaria - e a chamada teoria das descrições. Em seus Princípios de Matemática, Russell diz que todas as palavras têm significado na acepção de que são símbolos representativos de outra coisa que não eles mesmos: as entidades indicadas pelas palavras. Lógico, filósofo e ativo militante político, Bertrand Russell acreditava que a filosofia deve preparar o terreno para uma ciência pragmática que permitirá ao homem dedicar-se ao aperfeiçoamento do mundo em que vive. Russell chama de dados sensórios o que se aproxima de simples idéias do sentido e se refere diretamente o que está relacionado aos sentidos e aos dados proprioceptivos: percepções e impressões que constituem a experiência. A obra filosófica mais lida de Bertrand Russell é a History of Western Philosophy (1945; História da filosofia ocidental).
 

   

 
 
Como referenciar: "Dicionário - R" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 18/04/2024 às 18:43. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_dic.php?pg=3&palvr=R