Você está em Ajuda > Dicionário

Dicionário de Filosofia

Forma
Essência necessária ou substância das coisas que têm matéria. Nesse sentido, que está presente em Aristóteles, Forma não só se opõe a matéria, mas a pressupõe.
 

Formal
Aquilo que pertence à essência ou substância da coisa, por isso essencial, substancial, atual.
 

Formalismo
Toda doutrina que recorra à forma, em qualquer das significações do termo.
 

Foronomia
Palavra criada por Jean Baptiste d’Alember para indicar a doutrina que estuda as leis do movimento e retomada por Immanuel Kant com o mesmo sentido.
 

Frenologia
Doutrina que estudava as correspondências entre as disposições espirituais e a forma do crânio, especialmente suas protuberâncias. Georg Hegel deu muita importância a esta pretensa ciência.
 

Fruição
Na Escolástica medieval foi assim chamado o usufruto de Deus por parte do homem ou, em geral, por parte das criaturas racionais, na medida em que Ele constitui o fim último delas.
 

Fuga
Martin Heidegger chamou de Fuga de si mesmo o homem entregar-se à banalidade da existência cotidiana. O retorno dessa Fuga é a angústia, na qual o homem enfrenta sua maior possibilidade, que é a da morte.
 

Fulguração
Termo com o qual Gottfried Wilhelm Leibniz indicou o modo como as mônadas dimanam de Deus, porquanto nascem por assim dizer por meio de Fulguração contínuas da divindade de momento em momento. Esse termo pretende ressaltar a continuidade da criação divina.
 

Functor
Com esse termo os lógicos indicam o sinal de uma função não proposicional, isto é, numérica.
 

Futurição
Gottfried Wilhelm Leibniz designa assim a determinação dos acontecimentos futuros, possibilitando a Deus a sua previsão infalível.
 

   

 
 
Como referenciar: "Dicionário - F" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2021. Consultado em 17/09/2021 às 07:53. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_dic.php?pg=3&palvr=F