Você está em Ajuda > Dicionário

Dicionário de Filosofia

Diacrônico - Sincrônico
Termos introduzidos por Ferdinand de Saussure na lingüística, usados depois em outros campos, especialmente na antropologia cultural. Designam o eixo da simultaneidade - sincrônico, do qual se exclui qualquer intervenção de tempo, e o eixo das sucessões - diacrônico, no qual é possível considerar apenas uma coisa por vez, mas onde estão situadas todas as coisas do primeiro eixo com suas mudanças.
 

Dialética
Esse termo, que deriva de diálogo, não foi empregado, na história da filosofia, com significado unívoco, que possa ser determinado e esclarecido uma vez por todas; recebeu significados diferentes, com diversas inter-relações, não sendo redutíveis uns aos outros ou a um significado comum. Todavia, é possível distinguir quatro significados fundamentais: 1 - Dialética como método da divisão; 2 - Dialética como lógica do provável; 3 - Dialética como lógica; 4 - Dialética como síntese dos opostos. Esses quatro conceitos têm origem nas quatro doutrinas que mais influenciaram a história desse termo, mais precisamente a doutrina platônica, a aristotélica, a estoica e a hegeliana.
 

Dianoiologia
É assim que dAlambert denominou a primeira das quatro partes do seu Novo Organon, mais precisamente a que estuda as leis formais do pensamento.
 

Diatribe
Breve tratado ético. Esse termo também aparece como título de obras atribuídas aos estoicos Zenão e Cleantes, bem como a outros filósofos antigos.
 

Diálogo
Para grande parte do pensamento antigo até Aristóteles, o Diálogo não é somente uma das formas pelas quais se pode exprimir o discurso filosófico, mas a sua forma típica e privilegiada, isso porque não se trata de discurso feito pelo filósofo para si mesmo, que o isole em si mesmo, mas de uma conversa, uma discussão, um perguntar e responder entre pessoas unidas pelo interesse comum da busca.
 

Diástema
Intervalo. Na lógica aristotélica, chama-se de Diástema a conjunção do sujeito com o predicado, ou seja, a proposição.
 

Dicionário
Se a etimologia da palavra dicionário (do Latim Dictionariu) a remete a um conjunto dos vocábulos dos termos próprios de uma ciência ou arte, dispostos por ordem alfabética e com a respectiva significação ou a sua versão noutra língua. Então no nosso caso, aqui, a usaremos como num léxico (do Grego Léxicon), isto é, como um dicionário de línguas clássicas antigas, abreviado num conjunto dos vocábulos, usados no domínio especializado da filosofia.
 

Dimensão
Plano, grau ou direção no qual se possa efetuar uma investigação ou realizar uma ação. Por exemplo: Dimensão de liberdade para designar os graus da liberdade ou as direções em que ela pode manifestar-se; ou de Dimensão de uma pesquisa para designar os vários planos ou níveis nos quais ela pode ser conduzida.
 

Diorisma
Enunciação de um problema ou delimitação da sua probabilidade. Termo usado pelos matemáticos gregos.
 

Direito
Em sentido geral e fundamental, Direito é uma técnica da coexistência humana, isto é, a técnica que visa possibilitar a coexistência dos homens. Como técnica, o Direito se concretiza em conjunto de regras - leis ou normas, que têm por objeto o comportamento inter-subjetivo, ou seja, o comportamento dos homens entre si.
 

   

 
 
Como referenciar: "Dicionário - D" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2021. Consultado em 17/09/2021 às 06:57. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_dic.php?pg=3&palvr=D