Você está em Ajuda > Dicionário

Dicionário de Filosofia

Terminologia
Qualquer linguagem artificial.
 

Termo
É tudo o que se encontra expresso: som, frase, dados escritos, atos mecânicos, como dançar, etc.
 

Tese
Termo que designa, em filosofia, o princípio imediato do silogismo que serve de base para qualquer demonstração. Na dialética hegeliana, é a afirmação de um conceito que, negado pela antítese, dá origem à síntese.
 

Testabilidade
Possibilidade de pôr à prova um enunciado, portanto de confirmá-lo ou de refutá-lo.
 

Testemunho
Uso da experiência de outras pessoas como argumentação ou prova para afirmações.
 

Teurgia
Poder mágico ou purificador das técnicas religiosas e dos ritos. Immanuel Kant considerou a Teurgia como a ilusão da fantasia que consiste em acreditar possuir a inteligência de outros seres supra-sensíveis e de poder influir sobre eles; para ele, assim como a teosofia, a Teurgia é impossibilitada pelo reconhecimento da limitação da razão.
 

Timocracia
Para Platão é a forma de governo baseada no desejo de honrarias, e que é uma corrupção da aristocracia. Para Aristóteles é a forma de governo baseada na riqueza.
 

Tomismo
Fundamentos da filosofia de Tomás de Aquino, conservados e defendidos pelas correntes medievais e modernas que nele se inspiram.
 

Tradição
Herança cultural, transmissão de crenças ou técnicas de uma geração para outra. Para Aristóteles, a filosofia deve libertar a Tradição de seus mitos. Para Georg Wilhelm Friedrich Hegel a Tradição não é uma estátua imóvel, mas vive e flui como um rio impetuoso que mais cresce quanto mais se afasta da origem.
 

Transfinito
Para Georg Cantor Transfinitos são os números que estão além dos números finitos.
 

   

 
 
Como referenciar: "Dicionário - T" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2021. Consultado em 02/08/2021 às 10:00. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_dic.php?pg=2&palvr=T