Você está em Ajuda > Dicionário

Dicionário de Filosofia

Reificação
Coisificação. Para Karl Marx é o fenômeno de que, na economia capitalista, o trabalho humano torna-se simples atributo de uma coisa.
 

Relacional
O que é uma relação ou diz respeito a uma relação.
 

Relativismo
Crença de que o conhecimento humano é relativo e de que não existem verdades absolutas. O sujeito é que condiciona o objeto que está conhecendo e existe um condicionamento recíproco entre os objetos que estão se conhecendo.
 

Relativo
1 - Tudo o que está participando de uma relação. 2 - Termo que só tem significado em referência a outro termo como: maior, menor e duplo. 3 - Aquilo que vale somente em determinadas circunstâncias.
 

Religião
Instituição que administra uma crença de que existe um mundo sobrenatural e que gerencia técnicas para se obter a salvação nesse mundo sobrenatural.
 

Representação
Para Guilherme de Ockham Representação é: 1 - Aquilo por meio do qual se conhece algo; 2 - Conhecer alguma coisa, após cujo conhecimento conhece-se outra coisa; 3 - Causar o conhecimento do mesmo modo como o objeto causa o conhecimento.
 

Respeito
Para Demócrito Respeito é um princípio da ética: Não deves ter para com os outros homens mais Respeito que para contigo mesmo, nem agir mal quando ninguém o saiba mais do que quando todos o saibam; deves ter para contigo mesmo o máximo Respeito e impor à tua alma a seguinte lei: não fazer o que não deve ser feito.
 

Responsabilidade
Responsabilidade é a possibilidade de prever os efeitos dos próprios comportamentos e de corrigi-los com base em tal previsão.
 

Ressentimento
Para Friedrich Nietzsche Ressentimento é o ódio impotente contra aquilo que não se pode ser ou não se pode ter.
 

Retórica
Arte de persuadir com o uso de instrumentos linguísticos.
 

   

 
 
Como referenciar: "Dicionário - R" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2021. Consultado em 02/08/2021 às 08:54. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_dic.php?pg=2&palvr=R