Você está em Ajuda > Dicionário

Dicionário de Filosofia

Ontológico
É o que se refere ao ser categorial, isto é, à essência ou à natureza do existente.
 

Ontologismo
Doutrina segundo a qual o trabalho filosófico não começa no homem, mas em Deus. Esta tese fundamental deriva do agostinismo escolástico, que sempre insistiu na iluminação direta do intelecto humano por Deus.
 

Operacionismo
Doutrina segundo a qual o significado de um conceito científico consiste unicamente em determinado conjunto de operações. Para Percy Williams Bridgman conhecemos aquilo que chamamos de comprimento só se podemos dizer qual é o comprimento de qualquer objeto, e o físico não exige mais que isso. Para encontrar o comprimento de um objeto devemos executar certas operações físicas. Portanto, o conceito de comprimento é fixado quando são fixadas as operações com as quais o comprimento é medido.
 

Ordem
Uma relação qualquer entre dois ou mais objetos que possa ser expressa por meio de uma regra.
 

Orfismo
Crença filosófico-religiosa bastante difundida na Grécia a partir do século VI a.C. e que se julgava fundada por Orfeu. Segundo a crença fundamental dessa seita, a vida terrena era uma simples preparação para uma vida mais elevada, que podia ser merecida por meio de cerimônias e de ritos purificadores. Essa crença passou para várias escolas filosóficas da Grécia antiga como a de Pitágoras, Empédocles e Platão.
 

Organicismo
Teoria que interprete o mundo, a natureza ou a sociedade por analogia com um organismo. O filósofo Alfred North Whitehead, em sua filosofia do organismo adota o conceito clássico de organismo como totalidade cujas partes não precedem o todo, e considera o universo inteiro como um organismo.
 

Organismo
O corpo vivo naquilo que o distingue do corpo não vivo.
 

Organon
1 - Conjunto das obras lógicas de Aristóteles: Categorias, Sobre a interpretação, Analíticos primeiros (dois livros), Analíticos segundos (dois livros); Tópicos (oito livros) e Refutações sofísticas. 2 - Livro Novum Organum (1620), de Francis Bacon, que contrapôs explicitamente sua lógica à lógica aristotélica. 3 - Livro Neues Organon (1764) de Johann Heinrich Lambert, filósofo iluminista alemão com quem Immanuel Kant manteve importante correspondência.
 

Orgânico
Que é um organismo ou pertence a um organismo. Saint-Simon e Auguste Comte empregaram o adjetivo Orgânico para indicar as épocas em que todas as manifestações da vida estão subordinadas a um único princípio, como aconteceu na Idade Média em relação ao princípio teológico.
 

Origem
1 - Começo, ato ou fase inicial; 2 - Fundamento ou princípio.
 

   

 
 
Como referenciar: "Dicionário - O" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2021. Consultado em 02/08/2021 às 09:43. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_dic.php?pg=2&palvr=O