Você está em Ajuda > Dicionário

Dicionário de Filosofia

Noese
Edmund Husserl define como Noese o aspecto subjetivo da vivência. Como cada um de nós entende e percebe o que está vivendo. A Noese é constituída por todos os atos de compreensão que visam a apreender o objeto, tais como perceber, lembrar, imaginar.
 

Nolição
Não querer ou fugir. Para Tomás de Aquino, Nolição é a fuga ao mal. Nolição pode ser entendida também como vontade inibida ou ausência de vontade.
 

Nominalismo
Doutrina dos filósofos nominalistas que constituíram uma das grandes correntes da Escolástica. Nominalismo admite que o universal ou conceito é um signo dotado da capacidade de ser predicado de várias coisas. Para Gottfried Wilhelm Leibniz são nominalistas todos os que acreditam que, além das substâncias singulares, só existem os nomes puros e, portanto, eliminam a realidade das coisas abstratas e universais. Na lógica o Nominalismo indica a doutrina segundo a qual a linguagem das ciências contém apenas variáveis individuais, cujos valores são objetos concretos, e não classes, propriedades e similares.
 

Nominalização
Edmund Husserl entendeu por lei de Nominalização a lei onde a cada proposição e a cada forma parcial distinguível na proposição corresponde um elemento nominal, o que significa que à proposição "Se P" pode corresponder o elemento único nominal "o ser P de 5" na qual "ser P" pode significar a semelhança, a pluralidade, etc.
 

Nomologia
Ciência da legislação. Edmund Husserl chamou de Nomologia aritmética a matemática universal.
 

Nomotético
Para Immanuel Kant Nomotético é o que dá leis, ou seja, o juízo reflexivo, porque fornece máximas para a unificação das leis naturais. Wilhelm Windelband chamou de nomotéticas as ciências naturais, em contraposição às ciências do espírito, ou ciências históricas, denominadas idiográficas.
 

Noologia
Uma das duas ciências auxiliares da metafísica que tem por objeto as funções cognitivas. Immanuel Kant chamou de noologistas aqueles que, como Platão, acham que os conhecimentos puros derivam da razão, em contraposição aos empiristas, que os julgam derivados da experiência.
 

Noosfera
Para Édouard Le Roy, Noosfera é o domínio da evolução humana, contraposto ao domínio da evolução biológica - biosfera, que se realiza somente com a ajuda de meios espirituais: indústria, sociedade, linguagem, inteligência, etc.
 

Norma
Regra ou critério de juízo. Caso concreto, modelo ou exemplo que pode ser utilizado como critério de juízo dos outros casos, ou das coisas às quais o exemplo ou o modelo se referem. A Norma se distingue da máxima porque não é apenas uma regra de conduta, mas pode ser regra ou critério de qualquer operação ou atividade. Distingue da lei porque pode ser isenta de caráter coercitivo.
 

Normal
Aquilo que está em conformidade com a norma ou com um hábito.
 

   

 
 
Como referenciar: "Dicionário - N" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2021. Consultado em 02/08/2021 às 09:12. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_dic.php?pg=2&palvr=N