Você está em Ajuda > Dicionário

Dicionário de Filosofia

Hominismo
Para Wilhelm Windelband, Hominismo é a doutrina em que o homem é a medida de todas as coisas.
 

Homo Faber
Nome dado por Bergson ao homem que, para ele, caracteriza-se por ser um construtor de instrumentos, e de ter a capacidade de fabricar a si mesmo.
 

Homogeneidade
Relação entre coisas que pertencem ao mesmo gênero, por exemplo branco e preto, ou que têm a mesma composição, por exemplo as partes de um objeto composto do mesmo material, ou que têm entre si partes semelhantes, que se correspondem termo a termo, por exemplo dois relógios construídos da mesma maneira.
 

Homologia
Para os estoicos Homologia é a conformidade das ações humanas com a natureza como norma fundamental de conduta.
 

Homonímia
É para Aristóteles o caráter da palavra que tem várias acepções, algumas contrárias e até disparatadas. Assim, cão, como animal, e cão como uma peça das armas de fogo. Tais palavras permitem muitos equívocos, e servem para muitas falácias.
 

Homoteísmo
O mesmo que antropomorfismo. Termo criado por Ernest Haeckel.
 

Humanismo
a) Posição que considera o bem humano como principal. b) Os estudos dedicados aos temas e assuntos clássicos em oposição aos eclesiásticos. Humanista era sinônimo de pessoa com saber enciclopédico (conhecedor de Humanidades). c) Sentido de máxima valorização religiosa do homem. Neste sentido é conhecido também por humanitarismo. d) Doutrina de Schiller que parte do postulado de Protágoras, que afirma que "o homem é a medida de todas as coisas, que são e das que não são", tendendo assim, a considerar toda a realização cultural do homem como genuína e só humana decorrendo pois, exclusivamente, da sua esquemática, condicionada pragmaticamente. e) Doutrina ética que afirma que o homem deve cingir-se em sua atuação ao que é humano.
 

Hybris
Termo Grego que significa a violação da norma da medida, ou seja, dos limites que o homem deve encontrar em suas relações com os outros homens, com a divindade e com a ordem das coisas. A injustiça nada mais é que uma forma de Hybris, porque é a transgressão dos justos limites em relação aos outros homens.
 

   

 
 
Como referenciar: "Dicionário - H" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2021. Consultado em 26/10/2021 às 03:35. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_dic.php?pg=2&palvr=H