Biblioteca Virtual
 Biografia de Filósofos
 História da Filosofia
 Laifis de Filosofia

 Eventos
 Resenhas
 Livros
 Entrevistas

 Oráculo
 Dicionário de Filosofia
 Vídeos de Filosofia
 Rádio Filosofia
 Como estudar Filosofia
 Dicas para Monografia
 Filos. e Outras Áreas
 Filos. na Sala de Aula

 Exercícios Comentados
 Jogos On-line
 Provas de Concursos

 Curso de Filosofia

 Curiosidades Filosóficas
 Escolas de Filosofia
 Filosofia Clínica
 Histórias Filosóficas
 Relato do Leitor
 Frase de um Leitor
 Charges
 Fil. para Crianças
 Lançamento de Livros
 Livros para Download
 Frase de Filósofos
 Uma Foto, uma História
 Trechos de Livros
 Enquetes
 Cursos de Extensão
 Fale Conosco

 

 

Filosofia na Sala de Aula

    (13/Mai) Relação aluno e ambiente escolar
 
Vou começar este pequeno artigo desmontando a crença que algumas pessoas têm a respeito da influência do meio na educação. Se eu disser que o meio influência na educação de todas as crianças indistintamente estou afirmando que todos somos iguais. me parece um tanto presunçoso afirmar com tanta certeza de que somos iguais. E, para não passarmos por isso, pensemos nas escolas particulares, com uma bela estrutura, todos os recursos... Nestes ambientes não existe aluno indisciplinado tanto quanto nas escolas sem estrutura? Pelo tempo que tenho em sala de aula, muitas vezes alunos de escola sem estrutura são muito melhores que alunos de escolas particulares. Como em outros textos já postados aqui, afirmo que cada pessoa é diferente e nem todas sofrem influência do meio. Mas, quando estamos trabalhando com grupo, temos de ter cuidado de nos acercarmos da maior quantidade de meios para bem desenvolver a educação. Não é impossível um aluno de escola sem estrutura ser um ótimo aluno, mas é muito mais difícil do que um aluno de uma escola estruturada. Por isso existe a necessidade de perceber como cada aluno se relaciona com o meio em que está. Se para ele uma escola (enquanto estrutura) faz o aluno, provavelmente é necessário colocá-lo numa escola estruturada e com conteúdo. Mas, em muitos alunos a presença ou não da estrutura não os afeta, são afetados pelas interseções com os professores, pelo que sentem pela escola, e tantas outras coisas externas a estrutura.

Responsável - Rosemiro A. Sefstrom
     

 
 
Sites parceiros:

Sobre nós | Política de privacidade | Contrato do Usuário | Fale conosco

Copyright © 2008-2017 Só Filosofia. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.