Biblioteca Virtual
 Biografia de Filósofos
 História da Filosofia
 Laifis de Filosofia

 Eventos
 Resenhas
 Livros
 Entrevistas

 Oráculo
 Dicionário de Filosofia
 Vídeos de Filosofia
 Rádio Filosofia
 Como estudar Filosofia
 Dicas para Monografia
 Filos. e Outras Áreas
 Filos. na Sala de Aula

 Exercícios Comentados
 Jogos On-line
 Provas de Concursos

 Curso de Filosofia

 Curiosidades Filosóficas
 Escolas de Filosofia
 Filosofia Clínica
 Histórias Filosóficas
 Relato do Leitor
 Frase de um Leitor
 Charges
 Fil. para Crianças
 Lançamento de Livros
 Livros para Download
 Frase de Filósofos
 Uma Foto, uma História
 Trechos de Livros
 Enquetes
 Cursos de Extensão
 Fale Conosco

 

 

Filosofia na Sala de Aula

    (16/Mar) Relação aluno com ele mesmo
 
Algumas vez ao olhar um aluno em sala de aula você já se perguntou o que ele acha dele mesmo? Como ele se vê como aluno e se isto acontece? Qual a influência disto no desempenho dele? Pensemos sobre isto. Quando entramos em sala de aula, acredito já ter colocado isto, devemos entender que estamos frente a pessoas. Cada uma delas com uma história totalmente diferente da outra, mesmo sendo gêmeos a história provavelmente seria diferente. Então, como nós podemos tratá-los como iguais, usando a pedagogia do atacado? Quando um aluno senta-se para fazer a prova, está seguro, assinala o que tem de assinalar, escreve bastante e entrega, isto é sinal de boa nota? Aquele que assinala, apaga várias vezes, demora uma eternidade para preencher as perguntas dissertativas, é sinal de nota baixa? É interessantes saber o que os alunos pensam de si, o que a turma pensa de si. Alguns alunos se acham pouco inteligentes, ai o professor, com boa pedagogia faz com que o aluno sinta-se bem dizendo que ele é inteligente e aprende com facilidade. Este mesmo aluno pode, tempos depois, baixa as notas, bagunçar em sala de aula. O professor quando disse que ele era bom aluno tirou a insegurança, justamente o que o fazia estudar. Assim como aqueles casos em que o professor diz que vai ser difícil, que as notas serão baixas, alguns alunos já se tem por fracos, o resultado provavelmente será baixo. Listei apenas dois pequenos exemplos do quanto é importante saber os conceitos que os alunos têm a respeito de sí próprios.

Responsável - Rosemiro A. Sefstrom
     

 
 
Sites parceiros:

Sobre nós | Política de privacidade | Contrato do Usuário | Fale conosco

Copyright © 2008-2017 Só Filosofia. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.