Você está em Pratique > Provas

Provas de concursos e vestibular

 
(14/Fev) Gaspar-SC-IESES-2021
 
21. A filosofia grega, como forma de pensar e exprimir pensamentos, deixa um legado para o Ocidente europeu. Sobre esta questão, assinale a afirmativa correta:
I. Um dos legados da filosofia grega corresponde à ideia de que as leis da natureza não são conhecimentos misteriosos e inalcançáveis de uma divindade, mas podemos alcançar por nossa capacidade cognitiva.
II. A lógica, a estruturação do pensamento lógico, também é herança da filosofia grega.
III. A ideia de que a escolha, a vontade livre, a deliberação estabelecidos por nós e não por seres invisíveis, constituem a ação moral, a política, técnicas e artes – constitui legado da filosofia grega para o Ocidente.
IV. A filosofia grega deixa como legado o apego ao conhecimento e a ideia de que criamos valores e, a partir deles, damos sentido as nossas vidas e ações.
Marque abaixo a alternativa correta:
a) Somente as sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
c) Somente a sentença II está correta.
d) Somente as sentenças I e III estão corretas.

22. Sobre as proposições sobre o surgimento e evolução da Filosofia, assinale a afirmativa correta:
a) Filósofos como Platão e Aristóteles afirmavam a origem ocidental da Filosofia.
b) Há muitas discussões sobre o surgimento da filosofia, mas também há um consenso de que a filosofia grega não teve influência oriental.
c) Muitos estudiosos defendem ser Tales de Mileto o primeiro filósofo.
d) Na história da Filosofia o termo "milagre grego" se refere à desconfiança de que a filosofia não teria nascido na Grécia.

23. A Filosofia nos diferentes períodos históricos (grega, medieval, moderna e contemporânea) estabeleceu uma relação distinta com a educação e a ciência. Sobre o assunto é correto afirmar:
a) A filosofia patrística foi presente na Idade Moderna e teve como expoentes Santo Agostinho e Isidoro de Sevilha.
b) No Iluminismo, há um interesse pelas ciências e artes e sentimento nostálgico pelos valores medievais.
c) Na Idade Média, período de surgimento das primeiras escolas e universidades, surge a filosofia cristã com as comprovações da existência de Deus e da alma.
d) A filosofia moderna tinha como ponto de partida a admissão do mistério dos fenômenos da natureza.

24. O Renascimento e a filosofia renascentista tiveram contextos marcantes, como a descoberta das obras de Platão, até então desconhecidas na Idade Média. Sobre a filosofia neste período é INCORRETO afirmar:
a) O avanço cultural e político teve como uma das consequências, a Reforma Protestante.
b) Conservava e discutida as questões da filosofia patrística.
c) Um filósofo expoente deste período foi Maquiavel.
d) A filosofia na Renascença colocava o homem como responsável pelo seu próprio destino, através dos conhecimentos, política, das técnicas e das artes.

25. Marilena Chauí, em sua obra "Convite à Filosofia", elenca alguns princípios racionais que obedece a regras específicas. Sobre a questão, é INCORRETO afirmar:
a) Quando estamos diante de uma afirmativa de que o que é, é, estamos diante do princípio da identidade.
b) O princípio do terceiro excluído afirma que não há outra opção fora do isto ou aquilo.
c) O princípio da não contradição afirma que uma coisa ou ideia que se negam a si mesmas se autodestroem.
d) O princípio da razão suficiente, também denominado princípio da causalidade, afirma que tudo que existe e acontece tem uma razão para existir e acontecer e que esta razão não pode ser conhecida da nossa razão.

26. O estado de ignorância se mantém em nós à medida que esta aparece como não problemática, enquanto não duvidamos de nossas crenças e ideias sobre as coisas. A incerteza sobre algo é a descoberta da ignorância e nos faz ter o desejo de superá-la com a busca da verdade A verdade configura um valor para a Filosofia. Diante do exposto, assinale a alternativa correta:
a) A busca da verdade no contexto de atitude filosófica é a busca por readquirir uma certeza para poder sair da situação de decepção, incerteza e insegurança.
b) No mundo contemporâneo com as novas tecnologias de informação e comunicação, não é difícil buscar a verdade.
c) O desejo de verdade não aparece nas crianças porque as elas vivem em um mundo de sonhos e ilusão.
d) A verdade pode nascer, além da dúvida e da incerteza, da ação consciente contra os preconceitos, ideias e opiniões estabelecidas e crenças que paralisam a capacidade de pensar e agir com liberdade.

27. Ética e moral são termos constantemente definidos e utilizados como sinônimos. Sobre ambos é correto afirmar:
a) A conduta ética implica necessariamente em indivíduo consciente na capacidade de diferenciar o bem e mal, virtude e vício, certo e errado.
b) A ética não está em relação com o tempo e com a história por ser universal.
c) A moral não utiliza julgamentos e é atemporal.
d) A cultura não se relaciona com a questão moral.

28. "Política" é um termo inventado para que pudéssemos expressar as diferenças e conflitos sem o uso da violência. Sobre o termo, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) Na sociedade brasileira o termo não assume uma conotação conceitual pejorativa.
b) É pela política que a sociedade, dividida, discute, delibera e toma decisões coletivamente.
c) Questões políticas se relacionam com questões de poder e autoridade.
d) Pode designar uma atividade específica do governo, realizada por determinados agentes, os políticos.

29. A Proposta curricular para a pré-adolescência e adolescência no ensino fundamental de 9 anos de Gaspar, município catarinense, no componente curricular de Filosofia, possui um objetivo geral definido. Assinale a afirmativa que corresponde a este objetivo geral:
a) Compreender, refletir e agir no sentido de verificar a condição existencial do aluno e exercitar a capacidade de questionar e expor motivos para a crítica da realidade.
b) Compreender as diversas correntes filosóficas e conduzir o aluno a questionar as situações vividas no cotidiano.
c) Compreender, refletir e analisar as situações existenciais vividas e extrair experiências e interação com as ideias fortalecendo o pensamento crítico.
d) Compreender, refletir e analisar as condições existenciais em que o aluno está inserido, de tal modo a adquirir conhecimento, autonomia intelectual, capacidade investigativa e crítica a respeito de si e do mundo, propugnando por transformações históricas e sociais.

30. No componente curricular de Filosofia que consta na Proposta curricular para a pré-adolescência e adolescência no ensino fundamental de 9 anos de Gaspar, são destacados alguns conceitos de filosofia que podem ajudar o estudante na criação de uma postura investigativa frente ao mundo e a si mesmo.
Assinale a alternativa que ressalta estes conceitos:
a) Questões éticas, políticas, estéticas e lógicas.
b) Questões éticas, políticas, culturais e lógicas.
c) Questões éticas, políticas, existenciais e filosóficas.
d) Questões éticas, políticas, educacionais e lógicas.

GABARITO:
21 B
22 C
23 C
24 B
25 D
26 D
27 A
28 A
29 D
30 A
     

 
 
Como referenciar: "Provas - Gaspar-SC-IESES-2021" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 19/04/2024 às 17:21. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_prova.php?id=290