Você está em Pratique > Provas

Provas de concursos e vestibular

 
(08/Fev) Xavantina/SC - AMAUC - 2021
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - FILOSOFIA

06 - Para Kant, o agir bem contém a possibilidade de levar a boa ação. Ou seja, quando agimos, devemos seguir uma regra que nós mesmos desejamos que seja tomada por todas as outras pessoas como regra de suas ações. Este agir ético é chamado pelo filósofo como:
a) Ética transcendental.
b) Imperativo categórico.
c) Metafísica dos costumes.
d) Espírito absoluto.
e) Vontade geral.

07 - Sem adotar concepções religiosas, ou basearem-se em textos sagrados, alguns filósofos procuraram explicar o funcionamento e a existência do mundo a partir da ideia de existência de um ser divino. Assim propunham alguns pensadores, como Voltaire ou Rousseau. Este tipo de pensamento é chamado:
a) Ateísmo.
b) Súmula religiosa.
c) Ceticismo.
d) Deísmo.
e) Ecletismo.

08 - Leia o trecho e responda:
"O humano tem a inclinação para associar-se porque se sente mais como humano num tal estado, pelo desenvolvimento de suas disposições naturais. Mas ele também tem uma forte tendência a separar-se (isolar-se), encontra em si mesmo, ao mesmo tempo, uma qualidade insociável que o leva a querer conduzir tudo simplesmente em seu proveito, esperando oposição por todos os lados."
A citação faz uma alusão sobre os fundamentos da sociedade, de modo que fica intrínseco a descrição à seguinte conclusão:
a) A natureza humana é sociável.
b) Não há natureza humana, apenas construções.
c) A sociedade nasce da contradição.
d) Existe uma tendência à unidade.
e) O indivíduo em sociedade perde sua individualidade.

09 - O filosofo Immanuel Kant desenvolveu uma teoria do conhecimento calcada na ideia de que a realidade da qual discorremos trata-se de uma representação, conceito que, em linhas gerais significa:
a) É possível conhecer a realidade em sua totalidade, usando-se para isso a razão, que em geral pode ser descrita como um guia para descortinar o mundo visível e invisível.
b) A realidade só pode ser observada a partir de sua materialidade, aquilo que não é tangível aos sentidos físicos é considerado subjetivo, portanto, não digno do conhecimento.
c) A realidade é uma criação divina que, portanto, está limitada ao humano, ser incompleto e corrompido, o conhecimento religioso é a ponte para apreender o mundo.
d) A natureza possui regras que podem ser transformadas em linguagens, permitindo que seja possível conhece-la em sua totalidade e também que possamos reproduzi-la em novas condições.
e) Não é possível conhecer toda a realidade, mas sim apenas aquilo que o sujeito consegue ver, sempre permeado por limites e possibilidades sempre presentes no próprio ato de saber.

10 - Para Kant, independente do conhecimento formado pelo observador, existe um conteúdo intrínseco à experiência, que se encontra inerente a coisa, mas que ganha sentido pelo uso aplicado da razão. Este tipo de saber é chamado pelo filósofo:
a) A posteriori.
b) A priori.
c) Nexo vital.
d) Nexo causal.
e) Logus.

11 - Analise o trecho a seguir:
"De acordo com a história da filosofia, no século XIX, o (a) _____________, foi uma corrente de pensamento que tomou como objeto de discussão as possibilidades do conhecimento objetivo, destacando que existem diferenças entre as ciências naturais e das ciências humanas. Em linhas gerais pode ser descrita como uma atitude filosófica que se dedica a produção e a percepção de sentido nas diferentes visões de mundo."
Assinale a alternativa que completa a lacuna corretamente:
a) Hermenêutica.
b) Fenomenologia.
c) Existencialismo.
d) Epicurismo.
e) Estruturalismo.

15 - O filósofo grego Aristóteles atribuía como uma das origens da filosofia a capacidade de admiração. Tal capacidade é explicada pela alternativa:
a) A certeza de saber, de conhecer, de mudar, permite que o filósofo possa conhecer o mundo.
b) Diante do mundo, a filosofia busca respostas por meio do conhecimento, sempre derivado de uma insatisfação com a realidade.
c) A consciência das limitações permite encontrar novas respostas que diminuam o tamanho e o peso da finitude.
d) Imbuído de conhecimento o filósofo pode transformar o mundo e a realidade por meio do pensamento.
e) Buscando conhecer o filósofo acaba por entrando em contradição com o mundo e com a realidade, pois ambos são construções simbólicas.

17 - Considere o trecho abaixo e responda:
"O esforço de triunfar sobre o nada, no intuito de vencer a fatalidade e o aniquilamento: é a busca da superação da catástrofe, da morte. É o desejo do sempre "mais", da luta para alcançar o "possível" e ir além daquilo que é atual."
A descrição contempla aspectos do conceito filosófico nietzschiano chamado:
a) Super-homem.
b) Pensamento ilusório.
c) Ilusão ética.
d) Consciência extemporânea.
e) Vontade de potência.

18 - Dentro da perspectiva sociointeracionista de aprendizagem e desenvolvimento ressalta a interação entre os indivíduos, e também com o meio em que vivem, estimulando a troca e valores que visem o aperfeiçoamento coletivo. Nessa perspectiva é correto afirmar:
a) Há uma evolução natural-cognitiva da aquisição de conhecimentos, de modo que o professor deve atuar oferecendo situações de aprendizagem estimulantes.
b) O professor deve atuar como mediador entre o conhecimento e os alunos, levando em consideração também o contexto histórico e cultural de cada um.
c) Nenhum conhecimento chega do exterior sem que sofra alguma alteração pelo indivíduo, sendo que tudo o que se aprende é influenciado por aquilo que já havia sido aprendido.
d) A inteligência é a solução de um problema novo para o indivíduo, sendo uma coordenação dos meios para atingir certo fim, o qual não é acessível de maneira imediata.
e) O indivíduo aprende por imitação, de modo que o professor deve adotar uma postura na qual os alunos possam se espelhar em sua constituição e desenvolvimento.

19 - René Descartes revolucionou a filosofia e a teoria do conhecimento na modernidade. O filósofo defendia como método para alcançar o conhecimento:
a) Pautar-se no empírico, só pode ser verdade aquilo que visto aos olhos impede qualquer falseabilidade.
b) Pautar-se na experiência, somente aquilo que passa pelas mãos do sujeito de saber pode se tornar uma verdade.
c) Pautar-se na subjetividade, ao colocar o universo interno a prova a verdade tem um alcance pessoal.
d) Pautar-se pela dúvida metódica, pondo tudo a prova é possível refinar o conhecimento e chegar a uma verdade absoluta.
e) Pautar-se na discussão, de modo que resgata a retórica aristotélica, aqueles que melhor discursam são detentores da verdade.

20 - De acordo com seus conhecimentos a respeito do pensamento dos primeiros filósofos gregos, considere as proposições e responda:
I - Um dos temas recorrentes a filosofia de Sócrates, Platão e Aristóteles é a ética.
II - Platão afirmava que o mundo é organizado por ideias ou essências.
III - Com Sócrates tem início um tipo de filosofia fundamental que se tornou conhecida como patrística.
IV - O desenvolvimento da política grega, entendida como discurso de convencimento contribuiu para o surgimento da filosofia.
Dos itens acima:
a) Apenas os itens I e II estão corretos.
b) Apenas os itens II e III estão corretos.
c) Apenas os itens I, II e IV estão corretos.
d) Apenas os itens II, III e IV estão corretos.
e) Todos os itens estão corretos.

GABARITO:
6B
7D
8C
9E
10B
11A
15B
17E
18B
19D
20C
     

 
 
Como referenciar: "Provas - Xavantina/SC - AMAUC - 2021" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 24/04/2024 às 01:16. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_prova.php?id=282