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Provas de concursos e vestibular

 
(23/Out) São José - SC - FEPESE - 2019
 
Conhecimentos Específicos 20 questões

11. Leia com atenção o texto a seguir.
"[...] Por que uma educação filosófica no processo escolar? A resposta é que a escola é um espaço de encontro das pessoas desde os primeiros anos de vida, e essas pessoas, por essência, constantemente colocam para si mesmas e aos seus, questões que estão dentro do âmbito de uma investigação ...........
[...] Essa é, sem dúvida, uma importante justificativa para realizar um trabalho de reflexão filosófica em todas as fases de vida, com as crianças, os adolescentes e jovens em todas as etapas educacionais, desde a educação infantil até o ensino médio, para dar oportunidade de que, em cada fase, conforme a maturidade intelectual, essas pessoas possam .........., discutir e aprofundar seus saberes, suas descobertas e ideias".
Caderno Pedagógico de Filosofia, da Rede Municipal de Ensino de São José (2008).
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
a. social - vivenciar
b. pessoal - ensinar
c. histórica - aprender
d. antropológica - analisar
e. filosófica - investigar

12. Assinale a alternativa correta sobre a função do ensino de filosofia definido no Caderno Pedagógico de Filosofia, da Rede Municipal de Ensino de São José (2008).
a. Preparar intelectualmente, crianças e jovens, para aturem como filósofos no futuros.
b. Abordar temas relevantes não tratados pelas ciências, biológicas, humanas e exatas.
c. Auxiliar os educandos a aprender a pensar, isso significa sair da menoridade.
d. Desenvolver o espírito crítico dos alunos para evitar os efeitos nocivos das ideologias.
e. Fornecer princípios filosóficos básicos para superar preconceitos étnicos e de gênero.

13. Analise as afirmativas abaixo acerca do que justifica o ensino de filosofia na Rede Municipal de Ensino de São José, de acordo com o Caderno Pedagógico de Filosofia (2008).
1. As crianças e jovens devem receber informações e aprenderem a reproduzir conhecimentos e verdades inquestionáveis sobre o mundo e sua própria existência.
2. Por meio de uma prática pautada na vivência social, cultural e política, contribuir para o exercício crítico, criativo e criterioso de uma consciência cidadã.
3. Um ensino filosófico no currículo precisa ser dialógico e dinâmico junto aos outros conteúdos.
4. Abrir espaços para uma educação filosófica com as crianças, adolescentes e jovens é, acima de tudo, buscar um novo posicionamento diante da realidade social, ou seja, sair do senso comum e ir para a consciência crítica.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
b. São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
c. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
d. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
e. São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

14. A palavra grega filosofia é composta de philo e sophia. Philo significa aquele ou aquela que tem um sentimento amigável e deriva de philia, que significa amizade e amor fraterno.
- Sophia quer dizer sabedoria e dela deriva a palavra sophós, ...........
- Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria ou amor e respeito ...........
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
a. sábio - pelo saber
b. sofista - pelo debate
c. estudioso - pela reflexão
d. investigador - pela pesquisa
e. pensador - pelas ciências

15. Leia com atenção o texto a seguir.
"Um ensino filosófico, com as crianças, com os adolescentes e jovens, [...], deve contribuir para a formação de uma consciência crítica, abrir o entendimento para as formas atuais de dominação e opressão que estão presentes em todas as relações sociais da vida diária, manifestas sob ..........., convenções e alienações. Deve-se aprender a pensar, e também um pensar filosófico, que se traduz numa crítica constante à cultura dominante, suas manifestações diárias, que levam a um pragmatismo reducionista da vida. Para nós, a premissa fundante reside em reconhecer que todos os homens são .........., enquanto pensam e agem racionalmente [...]".
Caderno Pedagógico de Filosofia, da Rede Municipal de Ensino de São José (2008).
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
a. leis - sábios
b. proibições - mortais
c. informações - racionais
d. publicidades - falíveis
e. ideologias - filósofos

16. É correto afirmar que a filosofia surgiu quando:
a. Os seres humanos começaram a exigir provas e justificações racionais que validassem ou invalidassem as crenças cotidianas.
b. Os primeiros métodos, dedutivo e indutivo, foram elaborados e permitiram estabelecer verdades de forma objetiva.
c. Os Diálogos de Platão permitiram estabelecer um conhecimento verdadeiro através da elaboração de silogismos lógicos.
d. Aristóteles elaborou um método fundado na experimentação, uma forma de superação dos limites da subjetividade.
e. Os indivíduos passaram a narrar como as coisas e os fenômenos eram ou tinham sido no passado imemorial.

17. O método socrático, que tratava de induzir as pessoas a descobrirem suas próprias verdades, e também que deu origem a um método pedagógico posterior no qual o professor dirige a pesquisa do aluno, deixando que ele descubra a verdade por seus próprios meios, é conhecido como:
a. Dedução.
b. Maiêutica.
c. Fusão de Horizontes.
d. Hermenêutica.
e. Semiótica.

18. Leia com atenção o texto a seguir.
Para os políticos e poderosos de Atenas, .....(1)..... se tornara uma ameaça, pois fazia a juventude pensar. Diante disso, eles o acusaram de desrespeitar os deuses, corromper os jovens e violar as leis. Diante da assembleia que o julgaria, não se defendeu e foi condenado à morte. Justificou a recusa de não se defender afirmando que os juízes o proibiriam de .....(2)..... , caso não fosse condenado a morrer.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.
a. (1) Plotino - (2) orientar os jovens
b. (1) Heráclito - (2) predicar
c. (1) Platão - (2) dialogar
d. (1) Sócrates - (2) filosofar
e. (1) Pitágoras - (2) participar da Ágora

19. A primeira grande classificação dos campos da aditividade filosófica, que distinguiu e classificou todos os saberes humanos, cuja totalidade é a filosofia, foi realizada pelo pensador grego denominado:
a. Platão.
b. Aristóteles.
c. Arquimedes.
d. Parmênides.
e. Sócrates.

20. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre os conceitos de dialética.
( ) Em Platão, processo pelo qual a alma se eleva do nível das aparências sensíveis às realidades inteligíveis ou ideias.
( ) No método socrático, busca da verdade por meio de perguntas feitas para expor o que é sabido ou para expor as contradições e dificuldades do interlocutor.
( ) Em Hegel, movimento racional ou raciocínio que nos permite ultrapassar uma contradição entre tese e antítese, por meio da síntese.
( ) Para Marx, orientação filosófica que considera que todo o conhecimento humano tem origem exclusiva na experiência humana, externa o interna.
( ) Em Kant, uso indevido da lógica para induzir à ilusão de uma crença.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a. V - V - V - F - V
b. V - F - V - V - F
c. V - F - F - V - F
d. F - V - V - F - V
e. F - F - V - V - V

21. Leia com atenção o texto a seguir.
O sistema de princípios cognitivos e de valores que estruturam uma convicção é denominado .....(1)...... Em Marx, conjunto de ideias presentes nos âmbitos cultural e institucional das sociedades, que se caracteriza por ignorar a sua origem materialista nas necessidades e interesses inerentes às relações econômicas de produção. Trata-se ainda, para o mesmo pensador, da totalidade das formas de .....(2)....., que legitima o poder econômico da classe dominante.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.
a. (1) crença - (2) imposição moral
b. (1) filosofia - (2) dominação mental
c. (1) ideologia - (2) consciência social
d. (1) determinismo - (2) controles legal
e. (1) consciência - (2) procedimentos sociais

22. Analise as afirmativas abaixo de acordo com os significados de metafísica.
1. Ramo da filosofia que se ocupa das coisas em si mesmas ou das essências.
2. Investiga as realidades que transcendem a experiência sensível.
3. Corrente filosófica que Kant denominou Filosofia Primeira.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. É correta apenas a afirmativa 2.
b. São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
c. São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
d. São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
e. São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

23. A teoria fundamentada na suposição de que a investigação da verdade ultrapassa os dados imediatos oferecidos pelos sentidos e pela experiência é conhecida pelos filósofos como:
a. Idealismo.
b. Relativismo.
c. Pragmatismo.
d. Racionalismo.
e. Empirismo.

24. Ao modelo de sociedade ideal imaginado como crítica à organização social existente, porém inexequível por não possuir correspondência com a realidade, denominamos:
a. Éden.
b. Utopia.
c. Ideologia.
d. Socialismo.
e. Comunismo.

25. Assinale a alternativa que indica corretamente o nome da obra de Michel Foucault, na qual critica, de modo singular, as instituições sociais, especialmente as psiquiátricas, médicas e prisionais.
a. Vigiar e Punir
b. Palavras e as coisas
c. Arqueologia do Saber
d. História da Sexualidade
e. O Nascimento da Clínica

26. Analise as afirmativas abaixo de acordo com as características do conhecimento científico.
1. É objetivo, pois procura as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas.
2. É quantitativo, ao buscar medidas, padrões, critérios de comparação e de avaliação para coisas que parecem diferentes.
3. É homogêneo, isto é, busca as leis gerais de funcionamento dos fenômenos, para fatos que parecem diferentes.
4. É subjetivo, ao exprimir sentimentos e opiniões individuais e de grupos, variando de uma pessoa para outra, dependendo das condições nas quais vivem.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. É correta apenas a afirmativa 2.
b. São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
c. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
d. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
e. São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

27. A crise da filosofia como construtora da verdade, a crise da ideia de certeza e a crise das utopias podem explicar, resumidamente, o que se denominou recentemente de:
a. Pós-modernidade.
b. Morte da utopias.
c. Fim do socialismo.
d. Tempos estranhos.
e. Capitalismo selvagem.

28. Analise as afirmativas abaixo acerca da Filosofia Medieval.
1. A filosofia medieval recebeu do pensamento platônico e aristotélico as influências mais significativas.
2. Resultou dos esforços dos apóstolos Paulo e João e dos Padres da Igreja para conciliar o cristianismo com o pensamento filosófico dos gregos e romanos.
3. É o período no qual a Igreja Romana dominava a Europa, ungia e coroava reis, organizava cruzadas criava as primeiras escolas e universidades.
4. A partir do século XII, por ter sido ensinada nas escolas, a filosofia medieval passou a ser conhecida como escolástica.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a. É correta apenas a afirmativa 4.
b. São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
c. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
d. São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
e. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

29. Leia com atenção o texto abaixo.
........... é a única sociedade e regime político que considera o conflito legítimo. Não só trabalha politicamente os conflitos, mas também procura substituí-los como direitos que devem ser reconhecidos e respeitados. É a sociedade verdadeiramente ..........., isto é, aberta ao tempo, ao possível, às transformações e ao novo.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
a. A utopia - pacífica
b. O comunismo - livre
c. O socialismo - solidária
d. A autocracia - próspera
e. A democracia - histórica

30. A corrente filosófica segundo a qual todo o conhecimento que vai além da experiência sensível é incognoscível ao entendimento humano é denominada:
a. Ateísmo.
b. Ceticismo.
c. Agnosticismo.
d. Racionalismo.
e. Empirismo.

GABARITO:
11e
12c
13d
14a
15e
16a
17b
18d
19b
20a
21c
22b
23d
24b
25e
26c
27a
28d
29e
30c
     

 
 
Como referenciar: "Provas - São José - SC - FEPESE - 2019" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 18/04/2024 às 21:52. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_prova.php?id=271