Você está em Pratique > Provas
Provas de concursos e vestibular
(24/Nov) | São José - SC - fepese - 2018 | |||
Conhecimentos Específicos - 20 questões
11. De acordo com o que está registrado no Caderno Pedagógico de Filosofia, da Rede Municipal de Ensino de São (2008), diante da atual conjuntura social e econômica em nível local e mundial, um dos grandes desafios da educação brasileira está em produzir, a partir das crianças em todos os níveis socioeconômicos e nos educadores, condições para constituírem-se: a. Indivíduos laboriosos. b. Cidadãos honrados. c. Homens honestos. d. Pensadores críticos. e. Profissionais habilitados. 12. No Caderno Pedagógico de Filosofia, da Rede Municipal de Ensino de São José (2008), se afirma que: "Um ensino filosófico, com as crianças, com os adolescentes e jovens [...] deve contribuir para a formação de uma consciência crítica, abrir o entendimento para as formas atuais de dominação e opressão que estão presentes em todas as relações sociais da vida diária, manifestas sob .........., convenções e alienações. Deve-se aprender a pensar, e também um pensar filosófico, que se traduz numa crítica constante .........., suas manifestações diárias, que levam a um pragmatismo reducionista da vida". Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto. a. filosofias - à sociedade b. regulamentações - aos juristas c. ideologias - à cultura dominante d. informações - aos meios de comunicação e. dogmatismos - aos governantes 13. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre o ensino filosófico indicado para o currículo no Caderno Pedagógico de Filosofia, da Rede Municipal de Ensino de São José (2008). ( ) Precisa ser dialógico e dinâmico junto aos outros conteúdos. ( ) Fornecer as bases epistemológicas para a formação de novos filósofos. ( ) Premissa fundante reside em reconhecer que todos os homens são filósofos. ( ) Sair do senso comum e ir para a consciência crítica. ( ) Os educandos devem aprender a pensar, isso significa sair da menoridade. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. a. V - V - F - V - V b. V - F - V - V - V c. V - F - V - V - F d. V - F - F - V - F e. F - V - V - F - V 14. Acerca do que está registrado no Caderno Pedagógico de Filosofia, da Rede Municipal de Ensino de São José (2008), quando trata do paradigma reflexivo e das posturas dos educadores e de toda estrutura escolar, é correto afirmar: 1. O processo educativo acontece em uma Comunidade de Aprendizagem Investigativa, orientada pelo professor com a intenção de desenvolver a compreensão e o julgamento adequado. 2. Incentivar os alunos para pensarem sobre o mundo, vendo-o como ambíguo, equivocado e inexplicável. 3. As disciplinas não são nem completas, nem coincidentes, os conhecimentos dos temas propostos são bastante problemáticos. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. a. É correta apenas a afirmativa 2. b. São corretas apenas as afirmativas 1 e 2. c. São corretas apenas as afirmativas 1 e 3. d. São corretas apenas as afirmativas 2 e 3. e. São corretas as afirmativas 1, 2 e 3. 15. Leia com atenção o texto a seguir. A filosofia surgiu quando alguns pensadores da Grécia Antiga perceberam que as verdades do mundo e dos seres humanos não eram segredos ou mistérios que chegavam ao conhecimento quando revelados por divindades para alguns indivíduos .......... e que, ao contrário, poderiam ser conhecidas por todos os humanos através de operações mentais .......... ou do uso correto do pensamento. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto. a. escolhidos - de raciocínio b. virtuosos - sobre o universo c. estudiosos - de reflexão d. inteligentes - filosóficas e. sábios - lógica 16. Leia com atenção o texto a seguir. "Por isso, deve-se filosofar sobre o papel da escola, por meio do levantamento dos pressupostos éticos e sobre a Educação .........., a partir de uma fundamentação histórico-filosófica das matrizes epistemológicas com relação à educação, tendo presente a Teoria Crítica de Frankfurt, que, por intermédio da história, culminou nas materializações institucionais que estruturam predominantemente o pensamento pedagógico contemporâneo. [...] Nesse sentido, educar e aprender e filosofar significam educação para a emancipação, e compreender sua realização no homem é ele interrogar a permanência da barbárie no interior da civilização e questionar as relações entre autonomia e .......... para que Auschwitz não se repita". Caderno Pedagógico de Filosofia, da Rede Municipal de Ensino de São (2008) Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto. a. Ética - ideologia b. Profissional - soberania c. Emancipatória - repressão d. Libertadora - violência e. Crítica - preconceito 17. A invenção da palavra "filosofia", que também significa amizade pela sabedoria, é atribuída ao pensador grego chamado: a. Zenão de Eleia. b. Tales de Mileto. c. Heráclito de Éfeso. d. Pitágoras de Samos. e. Anaxímenes de Mileto. 18. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) acerca do Idealismo. ( ) Doutrina filosófica que considera o sentido e a inteligibilidade de um objeto de conhecimento redutível às formas ideais da subjetividade humana. ( ) Corrente filosófica que enfatiza a realidade e as experiências mentais do indivíduo como centro da especulação filosófica e fonte de conhecimento. ( ) Teoria que considera a matéria uma manifestação aparente, incompleta, ou imitação imperfeita de uma matriz original constituída de formas ideais e intangíveis. ( ) Conjunto de ideias presentes nos âmbitos cultural e institucional das sociedades que se caracteriza por ignorar sua origem materialista. ( ) Os idealistas pressupõem o primado das ideias na construção do conhecimento e da experiência humana. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. a. V - F - V - V - F b. V - F - V - F - V c. V - F - F - V - V d. V - F - F - V - F e. F - V - V - F - V 19. A corrente filosófica segundo a qual todo conhecimento que vai além da experiência sensível é incognoscível ao entendimento humano é denominada: a. Marxismo. b. Empirismo. c. Racionalismo. d. Existencialismo. e. Agnosticismo. 20. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) acerca dos significados de "dialética". ( ) Platão a considerava o processo pelo qual a alma se eleva por degraus das aparências sensíveis às realidades inteligíveis ou ideias. ( ) No método socrático, é a busca da verdade por meio de perguntas com a finalidade de explicitar aquilo que já é sabido ou para as contradições e as dificuldades do interlocutor. ( ) Hegel considerava um raciocínio que permite ultrapassar a contradição entre tese e antítese por meio da síntese. ( ) Em Kant, uso indevido da lógica para induzir os indivíduos à ilusão de uma crença. ( ) Em Marx, uma forma eficiente de conseguir harmonizar os conflitos que surgem na relação entre as formas de trabalho e o capital. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. a. V - V - V - V - F b. V - V - F - V - F c. V - V - F - F - V d. V - F - V - F - F e. F - V - V - F - V 21. Leia com atenção o texto a seguir. A teoria do conhecimento, também denominada .........., envolve o estudo dos postulados e métodos do conhecimento .........., ou das teorias e práticas em geral, consideradas em sua validade cognitiva ou descritas em suas trajetórias evolutivas, seus paradigmas estruturais ou suas relações com a sociedade histórica. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto. a. filosofia - filosófico b. epistemologia - científico c. experimentalismo - empírico d. cientificismo - técnico e. evolução - humano 22. Leia com atenção o texto a seguir. A maior parte dos textos que tratam da divisão cronológica da história da filosofia registram que, entre os século I e VII, no Ocidente, houve o predomínio da filosofia .........., que resultou dos esforços feitos pelos apóstolos Paulo e João e pelos primeiros padres da Igreja para conciliar a nova religião, o cristianismo, com o pensamento dos filósofos gregos e romanos, como forma de converter os pagãos. Portanto, a essa filosofia ligava-se a missão .........., bem como a tarefa de defender a religião cristã dos ataques teóricos e morais que recebia. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto. a. tomista - doutrinal b. cristã - apologética c. medieval - purificadora d. escolástica - missionária e. patrística - evangelizadora 23. Sobre o ceticismo, corrente filosófica que surgiu entre os séculos XVII e XVIII, é correto afirmar que: a. Foi uma atitude filosófica que duvidava da capacidade da razão humana de conhecer as realidades exteriores e os homens. b. Caracterizou-se pelo pessimismo teórico e filosófico impulsionado pelo avanço das ciências experimentais e pelos conflitos bélicos. c. É orientação filosófica fundada na convicção de que o conhecimento humano tem origem única e exclusivamente na experiência sensível. d. Trata-se de um método de análise que investiga os fenômenos filosóficos buscando a compressão das suas estruturas mais profundas. e. É uma corrente filosófica que considera impossível o conhecimento de Deus por sua natureza e pelas limitações do intelecto humano. 24. Leia com atenção o texto a seguir. No século XIX, o otimismo .......... permitia afirmar que, enfim, os seres humanos haviam suplantado a superstição, as explicações mágicas e fantásticas da realidade e alcançado a maioridade racional. Porém, pensadores como Marx e Freud puseram em questão esse otimismo. Freud mostrou que os seres humanos têm a ilusão de que tudo quanto pensam, fazem, sentem, desejam e dizem estariam sob o pleno controle da nossa consciência, pois desconhecemos uma força invisível, de um poder que é .......... e social, que atua sobre a nossa consciência sem que ela o saiba. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto. a. social - ideológico b. científico - político c. sociológico - moral d. filosófico - psíquico e. racional - intelectual 25. De acordo com os significados de "Moral", é correto afirmar: 1. Parte da filosofia reflete sobre o comportamento humano à luz dos valores e das normas que regulam a vida das sociedades. 2. Sinônimo de jurisprudência ou de lei consuetudinária que tem por finalidade o controle seguro dos comportamentos sociais. 3. Conjunto de usos, costumes, normas de conduta e juízos de valor em determinada sociedade. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. a. É correta apenas a afirmativa 1. b. É correta apenas a afirmativa 3. c. São corretas apenas as afirmativas 1 e 3. d. São corretas apenas as afirmativas 2 e 3. e. São corretas as afirmativas 1, 2 e 3. 26. À correspondência entre a subjetividade cognitiva do intelecto humano e os fatos, eventos e seres da realidade objetiva, dá-se o nome de: a. Verdade. b. Experiência. c. Subatividade. d. Existência. e. Virtude. 27. Acerca do significado filosófico da palavra "razão", é correto afirmar: 1. Necessidade de comprovação dos argumentos utilizados nas discussões de caráter acadêmico ou social. 2. Faculdade humana que se manifesta na objetividade ordenada e regular da natureza física e na subjetividade do espírito humano. 3. Pensamento ou inteligência voltados para a apreensão cognitiva da realidade. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. a. É correta apenas a afirmativa 1. b. São corretas apenas as afirmativas 1 e 2. c. São corretas apenas as afirmativas 1 e 3. d. São corretas apenas as afirmativas 2 e 3. e. São corretas as afirmativas 1, 2 e 3. 28. A sociedade na qual o poder econômico e político pertence ao capital financeiro e ao setor de serviços das grandes redes eletrônicas de automação e informação é denominada: a. Moderna. b. Pós-moderna. c. Contemporânea. d. Desenvolvida. e. Tecnológica. 29. Quando o que era objeto de crença para os indivíduos se transforma em algo contraditório ou problemático e por isso se transforma em indagação ou interrogação, eles estão passando da atitude costumeira ou do nível da opinião para a atitude: a. Mental. b. Dialógica. c. Filosófica. d. Realizadora. e. Transformadora. 30. O método socrático de induzir as pessoas a descobrirem as suas próprias verdades, que deu origem ao método pedagógico que permite ao professor dirigir as pesquisas do aluno, deixando que ele descubra a verdade por seus próprios meios, também é conhecido como: a. Indução. b. Dedução. c. Summerhill. d. Semiótica. e. Maiêutica. GABARITO: 11d 12c 13b 14e 15a 16c 17d 18b 19e 20a 21b 22e 23a 24d 25c 26a 27d 28b 29c 30e |
||||
Como referenciar: "Provas - São José - SC - fepese - 2018" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 03/12/2024 às 14:09. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_prova.php?id=258