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(06/Jul) Caxias - MA - Instituto Machado de Assis - 2018
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

21) Um Professor de Filosofia que deseja desenvolver a temática "as origens da filosofia" com os alunos, deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:
(A) As mudanças da modernidade.
(B) O positivismo de Comte.
(C) A consciência mítica.
(D) O materialismo e a dialética de Karl Marx.

22) Ao se trabalhar a temática "universalidade e relatividade dos valores", espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Filosofia que lhes permitam ser capazes de:
(A) Identificar quadriláteros observando as relações entre seus lados (paralelos, congruentes, perpendiculares).
(B) Analisar criticamente o etnocentrismo.
(C) Reconhecer as sementes como estrutura produzida na flor e presentes nos frutos com função de reprodução do vegetal.
(D) Identificar diferentes texturas em materiais e objetos.

23) Um Professor de Filosofia que deseja desenvolver a temática "ética" com os alunos, deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:
(A) O movimento feminista da década de 1860.
(B) Individualismo e narcisismo.
(C) Bacias hidrográficas do Brasil.
(D) Moral e ética.

24) Um Professor de Filosofia que deseja desenvolver a temática "teorias éticas" com os alunos, deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:
(A) Valores humanos.
(B) A abrangência do islamismo no norte da África.
(C) A reflexão ética grega.
(D) O período colonial brasileiro.

25) Aos seus alunos, o Professor poderá apresentar a seguinte definição: "Em ética e na moral, é o estado ou posição do homem degradado a um grau de baixeza moral, ética e axiológica; portanto uma desvalorização."
No contexto da Filosofia, o fragmento acima conceitua:
(A) Abjeção.
(B) Paideia.
(C) Abnegação.
(D) Pancalismo.

26) No contexto filosófico, acerca da "dedução", é inadequado afirmar que:
(A) A dedução é um tipo de argumentação em que a conclusão se segue das premissas, que são proposições de cujo conjunto se infere uma conclusão.
(B) É um argumento dedutivo correto, o que está dito na conclusão é extraído das proposições que a antecedem, pois na verdade está implícito.
(C) Na dedução lógica, não se diz mais na conclusão ao que já tinha sido dito nas premissas.
(D) Na dedução lógica, o enunciado da conclusão excede o conteúdo das premissas.

27) Determinado pensador, considerava que, em primeiro lugar, a ideologia tem a função positiva de atuar como "cimento" da estrutura social. Quando incorporada ao senso comum, ajuda a estabelecer o consenso, conferindo hegemonia à uma determinada classe, que passará a ser dominante. Essa perspectiva de "ideologia" é característica de:
(A) Aristóteles.
(B) Platão.
(C) Antônio Gramsci.
(D) Pierre Levy.

29) Ao se trabalhar a temática "corpo e psiquismo", espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Filosofia que lhes permitam ser capazes de:
(A) Analisar diferentes concepções filosóficas sobre a constituição do ser humano.
(B) Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
(C) Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações.
(D) Reconhecer a função das partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos).

30) O nascimento da pólis, por volta dos séculos VIII e VII a.C (antes de Cristo). E acerca da tríade cidadão da pólis - ágora - filosofia, é inadequado afirmar que:
(A) O cidadão da pólis tinha como centro a ágora, espaço onde eram debatidos os problemas de interesse comuns.
(B) A partir da ágora, cidadão da pólis manteve um modo novo ideal de justiça, pelo qual todo cidadão tinha direito ao poder.
(C) Com a ágora, a noção de justiça assumia caráter econômico, e não apenas moral.
(D) Com a ágora, ficava garantida a isonomia e a isegoria.

31) Em determinado período da Filosofia Grega, os primeiros filósofos ocupavam-se com questões cosmológicas, iniciando a separação entre a filosofia e o pensamento mítico. Estes filósofos foram denominados:
(A) Filósofos do período clássico.
(B) Filósofos pré-socráticos.
(C) Filósofos modernistas.
(D) Filósofos contemporâneos.

32) No contexto da Filosofia, a amplificação dos temas e maior sistematização do pensamento se deu no chamado período clássico (século V e IV a.C (antes de Cristo). São considerados filósofos sofistas (período clássico) os seguintes:
(A) Maurice Merleau-Ponty e Simone LucieErnestine-Marie Bertrand de Beauvoir.
(B) Sócrates, Platão e Aristóteles.
(C) Sócrates, Georg Wilhelm Friedrich Hegel e Jean Piaget.
(D) Platão, Karl Marx e David Émile Durkheim.

33) Aos seus alunos, o Professor poderá apresentar a seguinte definição:
"Termo empregado por Charles Fourier para designar a organização social utópica por ele prevista: um grupo de cerca de 1.600 pessoas vivendo em regime comunista, com liberdade de relações sexuais e regulamentação da produção e do consumo dos bens."
No contexto da Filosofia, o fragmento acima conceitua:
(A) Falansterio.
(B) Ecletismo.
(C) Tábula rasa.
(D) Teleóclise.

34) Os filósofos de orientação marxista reinterpretaram o conceito de ideologia a partir das novas circunstâncias da vida contemporânea, entre eles, Jürgen Habermas. Sob a perspectiva de Jürgen Habermas, acerca do "agir comunicativo", é adequado afirmar que:
(A) As tarefas e habilidades, no contexto do agir comunicativo, repousam principalmente sobre as regras econômicas ditadas pelos grupos hegemônicos.
(B) O agir comunicativo refere-se à cosmogonia.
(C) O agir comunicativo, diferentemente da ideologia, não está presente no cotidiano de muitas pessoas.
(D) O agir comunicativo refere-se ao mundo da vida e baseia-se nas regras da sociabilidade.

35) Aos seus alunos, o Professor poderá apresentar a seguinte definição:
"Teoria de que a vida sobre a terra provém de sementes orgânicas difundidas por todo o universo."
No contexto da Filosofia, o fragmento acima conceitua:
(A) Ética.
(B) Moral.
(C) Fabulação.
(D) Panspermia.

36) São considerados princípios da lógica, exceto:
(A) Princípio de não contradição.
(B) Princípio de identidade.
(C) Princípio da contradição.
(D) Princípio do terceiro excluído.

37) Ao se trabalhar a temática "Natureza e cultura", espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Filosofia que lhes permitam ser capazes de:
(A) Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.
(B) Compreender que, no ser humano, as características biológicas da natureza e os dados culturais estão profundamente associados.
(C) Descrever o ciclo vital dos seres vivos.
(D) Identificar tipos de linha.

39) Ao se trabalhar a temática "ser e dever ser", espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Filosofia que lhes permitam ser capazes de:
(A) Inferir uma informação implícita em um texto.
(B) Distinguir e circunscrever a esfera da moral como o lugar das ações e escolhas humanas, das normas e dos valores.
(C) Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados e pelos tipos de ângulos.
(D) Localizar pessoas e elementos no espaço.

40) Um Professor de Filosofia que deseja desenvolver a temática "Antropologia filosófica" com os alunos, deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:
(A) A moral iluminista.
(B) O utilitarismo ético.
(C) A ética contemporânea: o desafio da linguagem.
(D) O comportamento animal e a cultura como construção humana.

GABARITO:
21C
22B
23D
24C
25A
26D
27C
29A
30C
31B
32B
33A
34D
35D
36C
37B
39B
40D
     

 
 
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