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Provas de concursos e vestibular
(06/Jul) | Caxias - MA - Instituto Machado de Assis - 2018 | |||
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
21) Um Professor de Filosofia que deseja desenvolver a temática "as origens da filosofia" com os alunos, deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo: (A) As mudanças da modernidade. (B) O positivismo de Comte. (C) A consciência mítica. (D) O materialismo e a dialética de Karl Marx. 22) Ao se trabalhar a temática "universalidade e relatividade dos valores", espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Filosofia que lhes permitam ser capazes de: (A) Identificar quadriláteros observando as relações entre seus lados (paralelos, congruentes, perpendiculares). (B) Analisar criticamente o etnocentrismo. (C) Reconhecer as sementes como estrutura produzida na flor e presentes nos frutos com função de reprodução do vegetal. (D) Identificar diferentes texturas em materiais e objetos. 23) Um Professor de Filosofia que deseja desenvolver a temática "ética" com os alunos, deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo: (A) O movimento feminista da década de 1860. (B) Individualismo e narcisismo. (C) Bacias hidrográficas do Brasil. (D) Moral e ética. 24) Um Professor de Filosofia que deseja desenvolver a temática "teorias éticas" com os alunos, deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo: (A) Valores humanos. (B) A abrangência do islamismo no norte da África. (C) A reflexão ética grega. (D) O período colonial brasileiro. 25) Aos seus alunos, o Professor poderá apresentar a seguinte definição: "Em ética e na moral, é o estado ou posição do homem degradado a um grau de baixeza moral, ética e axiológica; portanto uma desvalorização." No contexto da Filosofia, o fragmento acima conceitua: (A) Abjeção. (B) Paideia. (C) Abnegação. (D) Pancalismo. 26) No contexto filosófico, acerca da "dedução", é inadequado afirmar que: (A) A dedução é um tipo de argumentação em que a conclusão se segue das premissas, que são proposições de cujo conjunto se infere uma conclusão. (B) É um argumento dedutivo correto, o que está dito na conclusão é extraído das proposições que a antecedem, pois na verdade está implícito. (C) Na dedução lógica, não se diz mais na conclusão ao que já tinha sido dito nas premissas. (D) Na dedução lógica, o enunciado da conclusão excede o conteúdo das premissas. 27) Determinado pensador, considerava que, em primeiro lugar, a ideologia tem a função positiva de atuar como "cimento" da estrutura social. Quando incorporada ao senso comum, ajuda a estabelecer o consenso, conferindo hegemonia à uma determinada classe, que passará a ser dominante. Essa perspectiva de "ideologia" é característica de: (A) Aristóteles. (B) Platão. (C) Antônio Gramsci. (D) Pierre Levy. 29) Ao se trabalhar a temática "corpo e psiquismo", espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Filosofia que lhes permitam ser capazes de: (A) Analisar diferentes concepções filosóficas sobre a constituição do ser humano. (B) Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. (C) Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações. (D) Reconhecer a função das partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos). 30) O nascimento da pólis, por volta dos séculos VIII e VII a.C (antes de Cristo). E acerca da tríade cidadão da pólis - ágora - filosofia, é inadequado afirmar que: (A) O cidadão da pólis tinha como centro a ágora, espaço onde eram debatidos os problemas de interesse comuns. (B) A partir da ágora, cidadão da pólis manteve um modo novo ideal de justiça, pelo qual todo cidadão tinha direito ao poder. (C) Com a ágora, a noção de justiça assumia caráter econômico, e não apenas moral. (D) Com a ágora, ficava garantida a isonomia e a isegoria. 31) Em determinado período da Filosofia Grega, os primeiros filósofos ocupavam-se com questões cosmológicas, iniciando a separação entre a filosofia e o pensamento mítico. Estes filósofos foram denominados: (A) Filósofos do período clássico. (B) Filósofos pré-socráticos. (C) Filósofos modernistas. (D) Filósofos contemporâneos. 32) No contexto da Filosofia, a amplificação dos temas e maior sistematização do pensamento se deu no chamado período clássico (século V e IV a.C (antes de Cristo). São considerados filósofos sofistas (período clássico) os seguintes: (A) Maurice Merleau-Ponty e Simone LucieErnestine-Marie Bertrand de Beauvoir. (B) Sócrates, Platão e Aristóteles. (C) Sócrates, Georg Wilhelm Friedrich Hegel e Jean Piaget. (D) Platão, Karl Marx e David Émile Durkheim. 33) Aos seus alunos, o Professor poderá apresentar a seguinte definição: "Termo empregado por Charles Fourier para designar a organização social utópica por ele prevista: um grupo de cerca de 1.600 pessoas vivendo em regime comunista, com liberdade de relações sexuais e regulamentação da produção e do consumo dos bens." No contexto da Filosofia, o fragmento acima conceitua: (A) Falansterio. (B) Ecletismo. (C) Tábula rasa. (D) Teleóclise. 34) Os filósofos de orientação marxista reinterpretaram o conceito de ideologia a partir das novas circunstâncias da vida contemporânea, entre eles, Jürgen Habermas. Sob a perspectiva de Jürgen Habermas, acerca do "agir comunicativo", é adequado afirmar que: (A) As tarefas e habilidades, no contexto do agir comunicativo, repousam principalmente sobre as regras econômicas ditadas pelos grupos hegemônicos. (B) O agir comunicativo refere-se à cosmogonia. (C) O agir comunicativo, diferentemente da ideologia, não está presente no cotidiano de muitas pessoas. (D) O agir comunicativo refere-se ao mundo da vida e baseia-se nas regras da sociabilidade. 35) Aos seus alunos, o Professor poderá apresentar a seguinte definição: "Teoria de que a vida sobre a terra provém de sementes orgânicas difundidas por todo o universo." No contexto da Filosofia, o fragmento acima conceitua: (A) Ética. (B) Moral. (C) Fabulação. (D) Panspermia. 36) São considerados princípios da lógica, exceto: (A) Princípio de não contradição. (B) Princípio de identidade. (C) Princípio da contradição. (D) Princípio do terceiro excluído. 37) Ao se trabalhar a temática "Natureza e cultura", espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Filosofia que lhes permitam ser capazes de: (A) Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas. (B) Compreender que, no ser humano, as características biológicas da natureza e os dados culturais estão profundamente associados. (C) Descrever o ciclo vital dos seres vivos. (D) Identificar tipos de linha. 39) Ao se trabalhar a temática "ser e dever ser", espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Filosofia que lhes permitam ser capazes de: (A) Inferir uma informação implícita em um texto. (B) Distinguir e circunscrever a esfera da moral como o lugar das ações e escolhas humanas, das normas e dos valores. (C) Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados e pelos tipos de ângulos. (D) Localizar pessoas e elementos no espaço. 40) Um Professor de Filosofia que deseja desenvolver a temática "Antropologia filosófica" com os alunos, deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo: (A) A moral iluminista. (B) O utilitarismo ético. (C) A ética contemporânea: o desafio da linguagem. (D) O comportamento animal e a cultura como construção humana. GABARITO: 21C 22B 23D 24C 25A 26D 27C 29A 30C 31B 32B 33A 34D 35D 36C 37B 39B 40D |
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