Você está em Pratique > Provas

Provas de concursos e vestibular

 
(04/Mar) Matão - SP - Instituto Excelência - 2018
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

21) A respeito do conceito de Filosofia analise as sentenças abaixo:
I) Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.
II) Além do desenvolvimento da filosofia como uma disciplina, a filosofia é intrínseca à condição humana, não é um conhecimento, mas uma atitude natural do homem em relação ao universo e seu próprio ser.
III) A filosofia foca questões da existência humana, mas diferentemente da religião, não é baseada na revelação divina ou na fé, e sim na razão. Desta forma, a filosofia pode ser definida como a análise racional do significado da existência humana, individual e coletivamente, com base na compreensão do ser.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) I, II, e III.
b) Apenas III.
c) Apenas I e II.
d) Nenhuma das alternativas.

22) O ____________ é uma doutrina filosófica que relaciona os métodos científicos (hipótese, observação, descrição, previsão, controle...) afirmando que todos os seres do nosso universo são naturais e que todo o conhecimento que se tem sobre o universo só é possível com investigações científicas.
a) Racionalismo
b) Naturalismo
c) Moralismo
d) Nenhuma das alternativas.

23) A respeito das reflexões filosóficas relacione as colunas abaixo:
1) RADICAL:
2) RIGOROSA:
3) DE CONJUNTO:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
CORRETA:
( ) é preciso que se vá até às raízes da questão, até seus fundamentos. Em outras palavras, exige-se que se opere uma reflexão em profundidade.
( ) o problema não pode ser examinado de modo parcial, mas em uma perspectiva que ela está inserido.
( ) deve-se proceder sistematicamente, segundo métodos determinados, colocando-se em questão as conclusões da sabedoria popular e as generalizações apresentadas que a ciência pode ensejar
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) 1-3-2
b) 1-2-3
c) 2-3-1
d) Nenhuma das alternativas.

24) O _______________ preocupa-se com verdades absolutas, verdades que só a fé pode explicar. O sagrado é explicado por si só. Não há importância a verificação. Acredita-se que o conhecimento é explicado pela religião. Tudo parte do religioso, os valores religiosos são incontestáveis.
a) Conhecimento teológico
b) Conhecimento Empírico
c) Conhecimento Científico
d) Nenhuma das alternativas.

25) A respeito do senso comum assinale verdadeiro ou falso:
( ) Senso comum é o modo de pensar da maioria das pessoas, são noções comumente admitidas pelos indivíduos. Significa o conhecimento adquirido pelo homem partir de experiências, vivências e observações do mundo.
( ) O senso comum se caracteriza por conhecimentos científicos acumulados ao longo da vida e passados de geração em geração.
É um saber que se baseia em métodos ou conclusões científicas.
( ) O senso comum é uma herança cultural que tem a função de orientar a sobrevivência humana nos mais variados aspectos. Como por exemplo através do senso comum uma criança aprende o que é o perigo e a segurança, o que pode e o que não pode comer, o que é justo e o que é injusto, o bem e o mal, e outras normas de vida que vão direcionar o seu modo de pensar e tomar decisões.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) V-F-V.
b) V-V-V.
c) V-V-F.
d) Nenhuma das alternativas.

26) A respeito do juízo de fato analise as sentenças a abaixo:
I) O juízo de fato ou juízo de realidade é a avaliação feita a partir das ideias criadas de experiências vividas, referente às coisas como elas são de modo objetivo.
II) O juízo de fato é a tentativa do ser humano de dar um significado à realidade, de acordo com o modo como ele a percebe, e de uma forma mais concreta e menos "romantizada".
III) O juízo de fato está presente tanto no campo da ciência, física e metafísica, como também na vida cotidiana das pessoas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) I, II e III.
b) Apenas I e II.
c) Apenas I e III.
d) Nenhumas alternativas.

27) Por qual motivo podemos afirmar que a filosofia é de conjunto?
a) A filosofia visa o todo e relaciona os diversos aspectos entre si, apesar de separar os campos, ciência, religião, senso comum, arte, entre outros ainda são unidos pelas reflexões filosóficas.
b) A filosofia discute separadamente aspectos humanos, pois o homem e a sociedade é fragmentada, podemos notar claramente a divisão entre áreas do conhecimento.
c) Filosofia atua apenas no campo das humanidades, tem a propriedade de classificar o que é ciência apenas em seu campo, não discute a sociedade como um todo e o homem como um ser evolutivo.
d) Nenhuma das alternativas.

28) Observe as situações e classifique-as como Juízo de fato ou Juízo de valor.
( I) Juízo de fato.
( II) Juízo de valor.
( ) A gravidade exerce uma força voltada para baixo.
( ) Há mais chineses do que portugueses.
( ) Todo bandido é mal.
( ) dormir muito não faz bem.
( ) A chuva molha.
Assinale a alternativa que corresponde a relação CORRETA.
a) II-I-II-I-II.
b) I-I-II-II-I.
c) II-II-I-I-I.
d) Nenhuma das alternativas.

29) Acerca de alguns conceitos estudados pela filosofia, assinale V (verdadeiro) ou f ( falso):
( ) A vontade está ligada à faculdade de apetição ou faculdade de desejar, dependendo da tradução, e pode ser determinada, de acordo com Kant, de dois diferentes modos: pelas inclinações, seguindo o que ele denomina faculdade de apetição inferior, ou pela razão pura, seguindo a que seria uma faculdade de apetição superior.
( ) A ética do dever se sustenta pelas leis sociais em que o sujeito está inserido, abre mão das ações calcadas nas inclinações patológicas e opta por agir segundo a regra formal da lei moral, representada pelo imperativo categórico.
( ) O arbítrio é capacidade que o sujeito tem de escolher entre agir por dever, independente da coação dos impulsos sensíveis, ou agir patologicamente, coagido pelos impulsos sensíveis.
Assinale a alternativa CORRETA.
a) F-V-F.
b) V-V-F.
c) V-F-V.
d) Nenhuma das alternativas.

30) Complete a lacuna a seguir: A conduta _______ é aquela na qual o agente sabe o que está e o que não está em seu poder realizar, referindo-se, portanto, ao que é possível e desejável para um ser humano. Saber o que está em nosso poder significa, principalmente, não se deixar arrastar pelas circunstâncias, nem pelos instintos, nem por uma vontade alheia, mas afirmar nossa independência e nossa capacidade de autodeterminação.
a) ética.
b) moral.
c) ciência.
d) Nenhuma das alternativas.

GABARITO:
21A
22B
23A
24A
25A
26A
27A
28B
29C
30A
     

 
 
Como referenciar: "Provas - Matão - SP - Instituto Excelência - 2018" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 23/04/2024 às 09:20. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_prova.php?id=243