Você está em Pratique > Provas

Provas de concursos e vestibular

 
(20/Jan) Xavantina - SC - AMAUC - 2017
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - FILOSOFIA

16 - A palavra ética é derivada de dois termos gregos:
- éthos: que significa hábito, uso, costume e
- êthos: que significa índole, caráter.
O senso comum utiliza essa palavra como um sinônimo para a moral ou para a boa conduta de profissionais, políticos e cidadãos. Porém, no sentido filosófico, ela observa as condutas, suas finalidades e motivações; as normas que dirigem as ações humanas; os valores e sua hierarquia; as diferentes compreensões do bem e suas consequências. Diante do exposto, assinale a alternativa que define corretamente o conceito de Ética ou Filosofia moral:
a) Ética ou Filosofia Moral designa a reflexão crítica e sistemática sobre a moral humana.
b) Ética ou Filosofia Moral é um tipo de lógica irracional dos desejos que tenta vencer o medo e interferir nos acontecimentos..
c) Ética ou Filosofia Moral é uma reflexão do sujeito sobre o objeto, é um pensamento especulativo.
d) Ética ou Filosofia Moral é uma ação livre, cada qual escolhe a sua.
e) Ética ou Filosofia Moral é o estudo da individualidade humana, o conjunto de normas aceitas numa cultura.

17 - Narciso, em grego, significa "entorpecido". Na mitologia, Narciso era um semideus de rara beleza, que despertava grandes amores, mas desprezava grandes amores, mas desprezava qualquer pretendente. Devido ao seu orgulho, foi castigado pela deusa Nêmesis. Ao deparar-se com a própria imagem refletida nas águas de uma límpida fonte, apaixonou-se irremediavelmente por si mesmo, paixão que levou à morte. Algumas versões do mito dizem que ele definhou pouco a pouco, admirando-se até morrer. Outras afirmam que ele se atirou às águas, afogando-se na tentativa de unir-se à imagem refletida na fonte. Os mitos da Antiguidade, dos quais os gregos são os mais conhecidos, eram narrativas espontâneas que procuravam dar sentido ao mundo e a existência humana. Desta maneira, assinale a alternativa que expressa corretamente o significado do saber mítico:
a) É um tipo de lógica racional dos desejos que tenta vencer o medo e interferir nos acontecimentos com critérios bem definidos de conhecimento.
b) É um pensamento com fundamentação, com rigor, sem especulação, seguindo princípios de legitimidade.
c) É uma narrativa com fundamentação científica, com reflexão do sujeito sobre o objeto.
d) É o estudo descritivo do fenômeno tal qual este se apresenta à nossa experiência, com rigor e metodologia definida.
e) É uma forma simbólica e não científica de explicação dos fenômenos à nossa volta, e está presente em todas as culturas baseando-se no senso comum.

18 - Alguns historiadores da Filosofia consideram a existência uma forma sistematizada de reflexão, inclusive com indícios do que hoje chamamos ciência, entre as civilizações que não sofreram a influência da cultura helênica, tais como: maias, egípcios e chineses, por exemplo. No entanto, esse pensamento sistematizado possui características específicas e não leva, oficialmente, o nome de Filosofia. Sendo assim, a origem oficialmente aceita da filosofia é o pensamento grego, desta maneira, assinale a alternativa que representa o período de nascimento da Filosofia:
a) A partir do século XV com a expansão dos povos europeus.
b) A partir do século VI a.C. promovendo, gradualmente, a passagem do saber mítico ao racional.
c) No século III a.C. com a expansão do Império Romano.
d) A partir do século IV a.C. com Aristóteles.
e) Rompendo com o saber racional, a partir do Renascimento no século XVI.

19 - Além de perpassar todos os períodos históricos da humanidade, a Filosofia abrange diversos temas, que podem ser classificados em diferentes áreas. Frequentemente, a reflexão sobre um desses temas leva ao contato com mais de uma área, entre as áreas da Filosofia está a Lógica. Em relação a esta área da Filosofia, analise a alternativa que indica seus objetos de estudo:
a) Tipos de raciocínio, validade de cada um deles e regras que garantem raciocínios validos.
b) Conceitos de dever, lei, liberdade e responsabilidade.
c) Conceitos de poder, autoridade, direito, lei, justiça, ideologia e revolução.
d) Relações entre arte, natureza, sociedade e cultura.
e) Conhecimento inteligível, consciência, imaginação, memória, espaço e tempo.

20 - Leia o texto a seguir:
Flores em você
De todo o meu passado/ Boas e más recordações/ Quero viver meu presente/ E lembrar tudo depois.../ Nessa vida passageira/ Eu sou eu, você é você/ Isso é o que mais me agrada/ Isso é o que me faz dizer.../ Que vejo flores em você [...]
SCANDURRA, Edgard. IRA! Acústico MTV. IRA!. São Paulo: Sony Music, 2004. 1 CD (64 min): digital, estéreo. 836528-2. Faixa 8.
A letra da música "Flores em você", da Banda de Rock paulista IRA, que surgiu na década de 1980 revela às diferentes individualidades com o verso "Eu sou eu, você é você". Porém, o autor garante que encara essa diferença sob um olhar positivo. Sobre a canção e o conceito de Liberdade, quando afirma "vejo flores em você" é correto afirmar:
a) Mostra um indivíduo insatisfeito com a sua situação.
b) Representa que o passado não representa o presente.
c) Demonstra reconhecer qualidades em alguém cujo modo de ser não é o mesmo que o dele.
d) Relata os sentimentos de um indivíduo alienado e indiferente a sua realidade.
e) Apresenta um indivíduo autoritário, violento e indiferente a sua vontade.

GABARITO:
16 A
17 E
18 B
19 A
20 C
     

 
 
Como referenciar: "Provas - Xavantina - SC - AMAUC - 2017" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 25/04/2024 às 19:54. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_prova.php?id=242