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Provas de concursos e vestibular
(18/Mar) | Ituiutaba - MG - Instituto Excelência - 2016 | |||
Conhecimentos Específicos
1) Depois de um período de tempo em que ouviu a palavra dos últimos naturalistas, mas sem se considerar de modo algum satisfeito [...] Sócrates concentrou definitivamente o seu interesse o seu interesse na problemática do homem. Procurando resolver os problemas do "princípio" e da physis, os naturalistas se contradisseram a ponto de sustentar tudo e o contrário de tudo (o ser é uno, o ser é múltiplo; nada se move, tudo se move; nada se gera nem se destrói, tudo se gera e se destrói), o que significa que se propuseram problemas insolúveis para o homem. Consequentemente, ele se concentrou no homem. Assim, acerca da essência do homem, Sócrates afirma: o homem é a sua alma, enquanto é precisamente sua alma que o distingue especificamente de qualquer outra coisa. Desse modo, assinale a alternativa que expressa qual o significado da afirmação socrática em relação a essência do homem. a) Por "alma" Sócrates entende o Eu consciente como sendo a sede da personalidade intelectual e moral. b) Por "alma" Sócrates entende o corpo humano como a sede das paixões contraditórias e perturbadoras da busca ao conhecimento. c) Por "alma" Sócrates entende a estrutura sensorial que capacita ao homem conhecer o mundo em sua essência. d) Nenhuma das alternativas. 2) Em grego, virtude se denomina "areté". Por sua vez, areté significa aquilo que torna uma coisa boa e perfeita naquilo que ela é. Os gregos, portanto, falam de virtude dos vários instrumentos, de virtude dos animais etc. Por exemplo: a "virtude" do cão é a de ser um bom guardião, a do cavalo é a de correr velozmente e assim sucessivamente. Desse modo, para Sócrates, a virtude do homem outra não pode ser senão aquilo que faz com que a alma seja tal como a sua natureza a determina como sendo boa e perfeita. Sendo assim, assinale a alternativa que corresponda ao entendimento que Sócrates nutre a respeito da virtude da alma. a) Segundo Sócrates, o que faz a alma do homem ser virtuosa é sua capacidade de conhecer os melhores meios para se alcançar uma vida com saúde, poder, riquezas e beleza. b) Segundo Sócrates, o que faz a alma do homem ser virtuosa é o conhecimento, pois somente este aperfeiçoa as capacidades que são próprias daquilo para o que a alma existe. Portanto, ele possui valor para além de qualquer bem exterior e utilidade transitória dos mesmos. c) Segundo Sócrates, o que faz a alma do homem ser virtuosa é quando ela desenvolve suas três divisões: alma racional; alma irascível e alma concupiscente. d) Nenhuma das alternativas. 3) Segundo Platão, o mundo das Ideais é constituído de uma multiplicidade, porquanto existem Ideias de todas as coisas: Ideias dos valores estéticos, Ideias de valores morais, Ideias das diversas realidades corpóreas, Ideias dos diversos entes geométricos e matemáticos etc. Tais Ideias não estão sujeitas a geração, sendo incorruptíveis, como o ser eleático. Nesse sentido, há dois planos do ser, o sensível, que é caracterizado pelo fluir perene, e o inteligível, que é caracterizado pela imutabilidade. Entretanto, com tal distinção, Platão enfrentou dois problemas capitais para a filosofia, a saber: como podem existir os seres "múltiplos" e como pode existir o "não-ser"? Desse modo, para chegar à formulação da própria concepção das Ideias, Platão devia enfrentar diretamente e resolver ambos os problemas de forma clara. Assim, Platão afirma que existe o não-ser não como negação absoluta do ser, mas como "diversidade" ou "alteridade". Ou seja, toda Ideia, para ser a ideia que efetivamente é, deve ser diferente de todas as outras, isto é, deve "não ser" todas as outras. Deste modo, toda Ideia possui certa dose de ser mas, ao mesmo tempo, um não-ser infinito no sentido de que, exatamente por ser a Ideia que é, deve não ser todas as outras. Assim fica evidente que Platão concebia o seu mundo das Ideias como um sistema hierarquicamente organizado e ordenado, no qual as Ideias inferiores implicam as superiores, numa ascensão contínua até à Ideia que ocupa o vértice da hierarquia. Sendo assim, assinale qual alternativa corresponde a Ideia que está no ponto máximo da hierarquia. a) A Ideia de Justiça em si. b) A Ideia de Beleza em si. c) A Ideia do Bem em si. d) Nenhuma das alternativas. 4) Para Platão, o conhecimento é proporcional ao ser, de modo que aquilo que é ser em grau máximo pode, com exclusividade, ser perfeitamente conhecido, posto que o não-ser é absolutamente incognoscível. Entretanto, como há uma realidade intermediária entre o ser e o não-ser, isto é, o sensível, que é uma mescla de ser e não-ser enquanto sujeito ao devir, Platão conclui que desse conhecimento "intermediário" existe um conhecimento igualmente intermediário entre ciência e ignorância: um tipo de conhecimento que não se identifica com o conhecimento verdadeiro. Assim, identifique qual alternativa que corresponde ao tal conhecimento que faz intermediação entre a ciência e a ignorância. a) O conhecimento religioso. b) O conhecimento científico. c) O conhecimento de opinião. d) Nenhuma das alternativas. 5) Aristóteles distinguiu as ciências em três grandes ramos: as ciências teoréticas; as ciências práticas; ciências poéticas. Sendo assim, assinale a alternativa que explicite qual o objetivo de cada uma das ciências na ordem em que foram enumeradas. a) Buscam o saber afim de conhecer as causas primeiras; buscam o saber afim de alcançar a perfeição moral; buscam o saber afim de produzir objetos. b) Buscam o saber afim de governar bem a cidade; buscam o saber a fim de produzir objetos; buscam o saber afim de conhecer realidades que estão acima do mundo físico. c) Buscam o saber afim de a melhor forma de produzir obras de arte; buscam o saber afim de aperfeiçoar o conhecimento das causas primeiras; buscam o saber afim de produzir objetos. d) Nenhuma das alternativas. 6) A física é, para Aristóteles, a teoria da substancia em movimento. Assim, é evidente que a explicação do "movimento" constitui a sua parte principal. Nesse sentido, o problema do movimento estava situado no interior das questões filosóficos desde seu nascimento. Sendo assim, Aristóteles, no intuito de resolver o problema, escreve que o ser tem muitos significados e que um grupo desses significados é dado pela dupla "ser como potência" e "ser como ato". Ou seja, em relação ao ser-em-ato, o ser-em-potência pode ser considerado não-ser, mais precisamente, não-ser-em-ato. Assim, está claro que se trata de um não-ser relativo, já que a potência é real, porque é capacidade real e possibilidade efetiva de chegar ao ato. Nesse sentido, assinale a alternativa que corresponda a concepção de movimento para Aristóteles. a) Para Aristóteles, o movimento é a passagem do ser em potência para o ser em ato. b) Para Aristóteles, o movimento é a passagem do ser em ato para o ser em potência. c) Para Aristóteles, o movimento é a passagem do ser em potência para o ser em potência, pois, sendo todo ato sempre uma nova potência, o ato é apenas ilusão. d) Nenhuma das alternativas. 7) O conhecimento científico (ou seja, o verdadeiro conhecimento) consta fundamentalmente de proposições ou de juízos universais e necessários e, ainda por cima, incrementa continuamente o conhecer. Nesse sentido, Kant afirma que existe apenas um tipo de juízo que pode ser efetivamente digno de ser considerado cientifico. Portanto, assinale a alternativa que corresponda ao juízo que Kant considera próprio da ciência. a) Para Kant, o juízo próprio da ciência é o juízo analítico, pois este é um juízo que se formula a priori. Ou seja, seus juízos são universais e necessários. b) Para Kant, o juízo próprio da ciência é o juízo sintético, pois este sempre amplia o conhecimento, visto que sempre acrescenta algo de novo ao sujeito. c) Para Kant, o juízo próprio da ciência é o juízo sintético a priori, pois este une a aprioridade com a sinteticidade. d) Nenhuma das alternativas. 8) O florescimento da filosofia ocorre a partir das realizações dos chamados filósofos pré-socráticos, como Tales de Mileto, Anaxágoras, Anaxímenes, entre outros. Essa nova maneira de pensar entrou em conflito em muitos aspectos, com a maneira de pensar que era expressa nos mitos e narrativas mitológicas que foram desenvolvidas na Grécia Arcaica por aedos como Hesíodo e Homero. Uma diferença entre a forma de pensamento da filosofia pré-socrática e a fundamentada nos mitos é: a)a preocupação com a explicação dos fenômenos naturais. b)a visão animista com base na qual se explicam os fenômenos naturais. c)a preocupação dos pré-socráticos com questões éticas ou morais. d)Nenhuma das alternativas. 9) A concepção filosófica segundo a qual tudo está em constante movimento foi proposta originariamente na antiga Grécia pelo pensador pré-socrático: a) Tales de Mileto b) Parmênides de Eléia c) Heráclito de Éfeso d) Nenhuma das Alternativas. 10) Em seus estudos, Marx destaca algumas consequências ocasionadas pelo processo de passagem da Manufatura para Maquinofatura, dentre essas consequências algumas das principais são: a) Degradação moral, Aumento da jornada de trabalho, alienação do trabalhador em relação ao processo de produção da mercadoria, O trabalho torna-se mercadoria. b) Fortalecimento do Estado e das instâncias democráticas; inserção dos trabalhadores nas instâncias de decisão políticas; desenvolvimento da autonomia do trabalhador no processo de produção. c) Diminuição do Estado, valorização do salário, dominação dos espaços políticos pela classe trabalhadora. d) Nenhuma das Alternativas 11) O racionalismo é a corrente filosófica oposta ao ceticismo, que considera a razão incapaz de alcançar a verdade. René Descartes é considerado o principal nome do racionalismo moderno, e um inimigo declarado do ceticismo. Podemos afirmar que uma das características do racionalismo cartesiano é: a) a "suspensão do juízo" diante da existência de Deus, que não pode ser comprovada. b) a ideia de que todo conhecimento "vem de fora", e se forma a partir da ação dos sentidos. c) a busca de uma verdade primeira, inteiramente indubitável. d) nenhuma das alternativas. 12) O empirismo, ao contrário do racionalismo, enfatiza o papel da experiência na produção do conhecimento. Entre os principais filósofos do empirismo estão Francis Bacon e John Locke. É INCORRETO afirmar que: a) Locke considera a alma como uma "tábula rasa", em oposição ao inatismo cartesiano. b) Bacon considera a ciência um conhecimento contemplativo e desinteressado, com um fim em si mesmo. c) Locke atribui à probabilidade papel essencial no conhecimento, já que este depende de verificações e do acordo entre experiências individuais. d)Nenhuma das alternativas. 13) Ao propor uma revisão no sistema hegeliano, Marx elaborou uma teoria científica e uma nova filosofia que receberam, respectivamente, os nomes de materialismo histórico e materialismo dialético. Com base nas proposições de Marx, é correto afirmar que: a) a História é predeterminada, e deve ser entendida como a sucessão de modos de produção (escravismo, feudalismo, capitalismo). b) as ideias não estão diretamente ligadas ao modo de produção econômico. c) o conflito entre as classes e o progresso das forças produtivas correm separadamente na História, não guardando relação um com o outro. d) Nenhuma das alternativas. 14) Para Jean Jacques Rousseau, o homem que vive em sociedade, "agrilhoado por toda parte", não é o mesmo do hipotético "estado de natureza", livre e igual. Perdidas para sempre, a liberdade e a igualdade "naturais" podem ser compensadas por uma liberdade e igualdade civis. Segundo o filósofo, esse ideal pode ser alcançado por meio da: a) democracia direta ou participativa, na qual é o povo o detentor da soberania. b) passagem da monarquia à república representativa, que consiste no governo de um corpo escolhido de cidadãos, ciosos dos reais interesses de sua pátria. c) supressão total da propriedade privada, fonte de toda miséria e escravidão humanas. d)Nenhuma das alternativas. 15) A Filosofia política grega esteve totalmente voltada para a busca do "bom governo" ou do regime justo. Entre os filósofos da Grécia antiga, Platão e Aristóteles foram os principais críticos das formas de governo de seu tempo. Apesar de divergirem em muitos aspectos, é correto afirmar que eles estão de acordo quanto à ideia de que a: a) monarquia e a tirania são formas imperfeitas de governo, pois, em ambas, a lei coincide com a vontade pessoal do governante. b) "cidade boa" ou justa depende da virtude de quem a governa, não havendo, pois, separação entre ética e política. c) democracia é a forma de governo mais perfeita, já que nela predomina o ideal do bem comum e da felicidade de todos. d) Nenhuma das alternativas 16) Preocupados com as questões políticas de seu tempo, Karl Marx e G. W. F. Hegel apresentaram pontos de vista contrários acerca do Estado. É correto afirmar que o Estado: a) funda a sociedade civil, que é marcada pelo conflito entre interesses particulares ou privados, de acordo com Marx. b) para Hegel, é sempre despótico, a despeito de sua forma ou moldura institucional, podendo ser ele até mesmo uma monarquia constitucional ou uma república. c) não visa ao bem comum, mas é puro e simples instrumento de domínio de uma classe sobre outra classe, segundo Marx. d) Nenhuma das alternativas. GABARITO: 01 A 02 B 03 C 04 C 05 A 06 A 07 C 08 C 09 C 10 A 11 C 12 B 13 A 14 A 15 B 16 C |
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Como referenciar: "Provas - Ituiutaba - MG - Instituto Excelência - 2016" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 04/12/2024 às 16:15. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_prova.php?id=226