Você está em Pratique > Provas

Provas de concursos e vestibular

 
(15/Mar) Primeira Cruz - MA - Instituto Machado de Assis - 2016
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

QUESTÃO 21
Sobre o nascimento da Filosofia na Grécia Antiga, assinale a alternativa CORRETA.
A) O elevado grau do pensamento mítico na Grécia Antiga fez com que os gregos satisfizessem suas interrogações e problemas e por isso não se dedicaram à filosofia.
B) Os primeiros filósofos, chamados de pré-socráticos, apesar de terem deixado muitas obras escritas, não contribuíram muito na tradição filosófica.
C) As primeiras escolas filosóficas surgiram nas chamadas colônias gregas, posteriormente ocorre um florescimento na Grécia propriamente continental.
D) Com os pré-socráticos já se inicia uma discussão levantado em praticamente toda a história da filosofia: a controvérsia entre monismo e mobilismo. Dois desses filósofos, Demócrito e Empédocles são tomados como pilares do início dessa divergência.

QUESTÃO 22
Sobre Platão todas as afirmações abaixo estão corretas, EXCETO.
A) Os sofistas são vistos por Platão como prejudiciais à tradição filosófica, pois defendiam aqueles que lhes pagavam melhor, colocando acima da busca da verdade os interesses particulares. Um deles afirmou que "o homem é a medida de todas as coisas". O autor desta frase é Protágoras de Abdera
B) No mito da caverna, Platão ilustra seu pensamento sobre a tarefa do filósofo. O que mais explicita esta tarefa é que o filósofo é aquele prisioneiro que se soltando das amarras, dirige-se para fora da caverna e após conhecer as coisas como elas são, regressaria à caverna a fim de libertar os outros prisioneiros, mesmo correndo o risco de não ser entendido ou até mesmo ser assassinado por eles.
C) Temos como legado da filosofia de Platão várias obras, denominadas diálogos, alguns são considerados autênticos, outros não. A obra dele onde encontramos sobremaneira as ideias de Platão referentes à política é A República
D) Platão rejeita a arte porque ela representa diretamente as Formas e é causa do belo.

QUESTÃO 23
A partir da filosofia de Platão sobre política todas as afirmações abaixo estão corretas, EXCETO.
A) Os filósofos são aqueles homens que podem governar a pólis com justiça.
B) Assim como os seres humanos são dotados de corpo e alma, também a pólis possui duas classes sociais: os governantes e o povo.
C) Assim como os seres humanos que guiam suas vidas pela razão (pensamento e vontade) são considerados justos e virtuosos; a pólis que é governada (guiada) racionalmente pelos filósofos é considerada uma cidade justa.
D) Assim como os seres humanos são dotados de três princípios de atividade (alma concupiscente, alma irascível e alma racional), também a pólis possui três classes sociais (a econômica, a militar e a magistratura).

QUESTÃO 24
Sobre O Método Fenomenológico Todas as afirmações abaixo estão Corretas, EXCETO.
A) Husserl foi criador deste método, que não foi concebido para ser dedutivo, nem empírico, consistindo na descrição do fenômeno, tal como ele se apresenta, sem reduzi-lo a algo que não aparece.
B) Epistemologicamente, opõe-se à visão de sujeito e objeto isolados, passando a considerá-los como correlacionados, já que a consciência é sempre intencional.
C) O método fenomenológico consiste em mostrar o que é dado e em esclarecer este dado. Porém explica mediante leis e deduz a partir de princípios, e considera imediatamente o que está perante a consciência, o objeto.
D) Este método tem uma tendência orientada totalmente para o objetivo. Interessa-lhe imediatamente não o conceito subjetivo, nem uma atividade do sujeito (se bem que esta atividade possa igualmente tornar-se objeto da investigação), mas aquilo que é sabido, posto em dúvida, amado, odiado, etc.

QUESTÃO 25
Sócrates usava o método de perguntas e respostas, que consistia em ajudar as pessoas por mais ignorantes e incultas que fossem, a gerar dentro de suas mentes toda a sabedoria incubada não revelada anteriormente, criando ambiente favorável para que os indivíduos dessem a luz às suas ideias. A verificação é um método que está relacionado às duas principais correntes da metodologia analítica contemporânea. Analise as afirmações abaixo sobre a verificação:
I- A eliminação da metafísica no método da verificação é baseada no princípio de que para uma declaração fazer sentido, deve ser ou puramente definicional (analítica) ou, senão, verificável (sintética) por um ou mais dos cinco sentidos.
II- Todas as demais declarações (éticas, teológicas e metafísicas) são contrassenso, ou sem sentido.
III- As objeções a este método são em decorrência do fracasso do princípio da verificação que em algumas formas é exclusivo demais e em outras, é inclusivo demais.
IV- Outro lado negativo da verificação é o que se chamou de "princípio da falsificação", que consiste em afirmar que - "qualquer declaração ou proposição não faz sentido a não ser que seja sujeita a ser comprovada falsa".
Após análise das afirmações acima podemos concluir que:
A) Apenas I, II e III estão corretas
B) Apenas I, III e IV estão corretas
C) I, II, III e IV estão corretas.
D) Apenas II, III e IV estão corretas

QUESTÃO 26
No período moderno a filosofia passou a ter uma divisão melhor de seu foco de estudo. Assim na filosofia moderna tem-se uma constante discussão sobre as relações entre indivíduo e Estado. No livro "O Leviatã", um dos pensadores, entre os chamados contratualistas, expõe suas ideias políticas. Quem é o autor desse livro?
A) John Locke
B) Thomas Hobbes
C) Jean-Jacques Rousseau
D) Nicolau Maquiavel

QUESTÃO 27
Sobre as discussões filosóficas, ao longo da história do pensamento ocidental, referentes ao conhecimento, todas as afirmações abaixo estão corretas, EXCETO.
A) Os pensadores ao longo da história se preocuparam com o problema do conhecimento, mas não produziram muitas obras sobre este assunto.
B) Platão, no diálogo Teeteto nos dá um exemplo de como já na antiguidade os filósofos se ocupavam do problema sobre o conhecimento.
C) Enquanto na filosofia antiga, de maneira geral, os filósofos se preocupavam com o objeto do conhecimento, na filosofia moderna a preocupação volta-se sobremaneira para o sujeito que conhece.
D) A filosofia foi profundamente marcada, no que diz respeito principalmente à teoria do conhecimento, pela filosofia transcendental kantiana.

QUESTÃO 28
Leia o texto abaixo
Britânico que estudou em Cambridge. Seus principais estudos são baseados no quase realismo, tipo de pensamento fundamentado nas percepções da mente quanto à projeção de valores e emoções que são tidos como objetos reais desse mundo. Mas o mesmo defende que as pessoas devem optar por uma postura de quase realismo - entre o realismo e o irrealismo.
A pessoa a que o texto se refere é considerada um dos principais filósofos da atualidade seu nome é:
A) Simon Blackburn
B) Daniel Dannett
C) Nelson Goldman
D) Bento Prado Júnior,

QUESTÃO 29
É característica do movimento que costumamos designar por Renascimento a:
A) Hostilidade completa em relação à filosofia clássica, sobretudo a de Platão e Aristóteles.
B) Clara busca pela separação entre fé e razão, natureza e religião, política e Igreja.
C) Ênfase na autoridade das Sagradas Escrituras e na filosofia cristã de modo geral.
D) Crítica ao conhecimento produzido pelos órgãos dos sentidos.

QUESTÃO 30
Todas as afirmações abaixo sobre a questão ética e as atuais iniciativas de debates filosóficos estão corretas, EXCETO.
A) Uma das correntes atuais da filosofia ética é a da alteridade, em que o princípio da possibilidade da convivência ética se funda no outro. Não o outro como um prolongamento ou projeção de mim mesmo, mas, o outro distinto e independente. Assim, segundo esta corrente, podemos superar as éticas totalitaristas, em que o outro só é respeitado à medida que se confunde comigo.
B) Na ética do discurso, Jürgem Habermas fala que é impossível à razão comunicativa desenvolver um canal de diálogo entre as pessoas, a fim de proporcionar uma saída ética para os dilemas que a sociedade contemporânea se encontra.
C) O chamado emotivismo ético é marcadamente uma das grandes influências no campo dos valores morais. Apesar de suas inconsistências teóricas e suas consequências extremadas, esta corrente ética tem o mérito de desnudar a hipocrisia e a violência vigente, trazer de volta o antigo ideal de felicidade que nossa sociedade destruiu por meio da repressão e do preconceito.
D) O projeto de uma ética mundial é uma tentativa de filósofos e teólogos de abrir um espaço para o diálogo entre pensadores, religiões e nações, a fim de encontrar soluções para os inúmeros problemas em que a humanidade se encontra.

QUESTÃO 31
Sócrates, Platão e Aristóteles, os principais filósofos da Grécia Antiga estruturaram, por meio de diferentes métodos, uma visão do mundo, na medida em que sistematizaram o conhecimento humano tendo em vista a racionalidade do mesmo. A respeito das doutrinas desses filósofos, todas as afirmações abaixo estão corretas, EXCETO.
A) A chamada revolução socrática, que levou os historiadores a dividirem a história da filosofia grega em pré e pós-socrática, deveu-se ao fato de Sócrates ter insuflado os jovens contra o governo de Atenas e Esparta, motivo pelo qual foi condenado a beber sicuta.
B) No mito da caverna, Platão atribui ao filósofo, após este ter conhecido o mundo real, ou seja, o mundo das ideias, o papel político-pedagógico de salvar os seus irmãos prisioneiros da caverna.
C) O conhecimento filosófico caracteriza-se por ter a pretensão de ser universal, racional e teleológico, e por abordar todas as coisas pelas suas causas primeiras ou razões mais elevadas.
D) A posição cética caracteriza-se pela suspensão de juízo quanto à possibilidade ou não de algo ser verdadeiro ou falso, embora originalmente tenha significado indagação, investigação.

QUESTÃO 32
Sobre a filosofia do ponto de vista de Aristóteles todas as afirmações abaixo são verdadeiras, EXCETO.
A) Uma diferença fundamental entre a lógica de Aristóteles e a lógica dos estoicos é que a lógica aristotélica está baseada fundamentalmente na relação de predicação, enquanto a lógica estoica trabalha com proposições.
B) Aristóteles desenvolve sua filosofia com a finalidade de resolver o impasse entre os monistas e os mobilistas, criticando Platão por não ter resolvido satisfatoriamente tal questão. Para isso, ele desenvolve tanto a teoria do ser quanto a teoria da causalidade. Em relação à teoria do ser, Aristóteles apresenta distinções no uso do verbo "ser". Os pares das distinções adicionais, que diz respeito à teoria do ser são: Essência e acidente; necessidade e contingência; ato e potência.
C) Para Aristóteles, os predicados acidentais são aqueles que significam a essência e são contra predicáveis.
D) Aristóteles criador das bases da lógica formal diz que o princípio da não contradição diz que "o ser não pode ser e não ser do mesmo modo e do mesmo aspecto".

QUESTÃO 33
Filósofo e professor é o mais importante pensador brasileiro da atualidade. Conquista o leitor por suas ideias vigorosas, expressas numa eloquência franca e contundente que alia o rigor lógico e a erudição ao mais temível senso de humor. Este texto refere-se a.
A) Olavo de Carvalho
B) Rui Barbosa
C) Roberto Campos
D) Gustavo Corção

QUESTÃO 34
Sobre o nascimento da filosofia todas as afirmações abaixo estão corretas, EXCETO.
A) Alguns dos fatores socioeconômicos e culturais que favoreceram o nascimento da filosofia são o nascimento das cidades-estados e o concomitante desaparecimento dos mestres da verdade (o poeta, o adivinho e o mago).
B) Entre os partidários da tese de que o surgimento da filosofia é um "milagre grego" próprio do gênio helênico encontram-se: Diógenes Laércio, Goethe e os classicistas do século XVIII.
C) O modo como Hegel pensa a história da filosofia é considerado um marco porque submete as compilações realizadas por Diógenes Laércio, Simplício e Aristóteles ao confronto crítico com outros documentos historiográficos descobertos no século XIX, corrigindo-as e ampliando-as.
D) Com relação aos períodos da história da filosofia, pode-se afirmar que o sincretismo de platonismo, cristianismo e magia é uma característica central do Renascimento.

QUESTÃO 35
A confusão que acontece entre as palavras Moral e Ética existem há muitos séculos. Sobre esses dois temas analise as afirmações abaixo:
I- A Moral tem caráter obrigatório
II- Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.
III- Ética é teórica e reflexiva
IV- Moral é eminentemente prática
Analisando as afirmações acima podemos concluir que:
A) Apenas I e II estão corretas
B) Apenas I, II e III estão corretas
C) I, II, III e IV estão corretas.
D) Apenas II, III e IV estão corretas

QUESTÃO 36
No período moderno a filosofia passou a ter uma divisão melhor de seu foco de estudo. Sobre as afirmações de Descartes todas as proposições abaixo estão corretas, EXCETO.
A) O Grande Racionalismo Clássico, na Filosofia Moderna, ficou conhecido porque Descartes, ao analisar o processo pelo qual a razão atinge a verdade, usa o recurso da dúvida metódica.
B) Descartes afirmou que a verdade, além de ser verdade de fato e de ser obtida pela indução e por experimentação, deve ter como critério sua eficácia ou utilidade.
C) Descartes introduziu uma grande modificação no pensamento moderno, segundo a qual o conhecimento verdadeiro é puramente intelectual e parte das ideias inatas.
D) Ao abordar o problema do verdadeiro e do falso, em sua Quarta Meditação, Descartes conclui que o erro ocorre quando a vontade, livre e mais ampla que o entendimento, é estendido também às coisas que não são conhecidas por aquele.

QUESTÃO 37
"Nem tudo que é ilegal é ilegítimo". Esta frase, difundida no senso comum, é de grande importância nos estudos filosófico-jurídicos. A partir dela, insere-se na doutrina jurídica um termo bem menos conhecido que a legalidade: a legitimidade. Sobre esses dois termos todas as afirmações abaixo estão corretos, EXCETO.
A) A legalidade está relacionada à forma, enquanto a legitimidade está relacionada ao conteúdo da norma.
B) A legalidade, como acatamento a uma ordem normativa oficial, possui uma qualidade de justa ou injusta.
C) A ideologia legalista, por sua vez, parte da noção de legalidade para distorcê-la e, aí sim, servir como instrumento de injustiça.
D) A legitimidade incide na esfera da consensualidade dos ideais, dos fundamentos, das crenças, dos valores e dos princípios ideológicos segundo WOLKMER.

QUESTÃO 38
Integra a temática básica da Filosofia Política as reflexões em torno de todos os temas abaixo, EXCETO.
A) Poder, Estado e Liberdade.
B) Dos regimes políticos e formas de governo
C) Da participação dos cidadãos na vida pública
D) Individualidade, emoção e Crise.

QUESTÃO 39
Poder do latim potere, posse, "Poder, ser capaz de". Refere-se basicamente a faculdade, a capacidade, a força ou recurso para produzir certos efeitos. Sobre o poder todas as afirmações abaixo estão corretas, EXCETO.
A) O fenômeno do poder costuma ser dividido em duas categorias: O poder do homem sobre a natureza e o poder do homem sobre os outros homens.
B) A filosofia política investiga o poder do homem sobre outros homens, isto é, o poder social.
C) Levando-se em conta o meio do qual se serve o indivíduo para conseguir os efeitos desejados, podemos encontrar três formas básicas de poder social: Poder Econômico, Poder Ideológico e Poder político.
D) O Poder Ideológico utiliza a posse de certos bens socialmente necessários para induzir aqueles que não os possuem a adotar determinados comportamentos, como, por exemplo, realizar determinado trabalho.

QUESTÃO 40
Sobre o método de análise linguística analise as afirmações abaixo:
I- Parte do princípio de que o instrumento utilizado atualmente para filosofar, isto é, as línguas correntes, é totalmente deficiente e inadequado.
II- Principais nomes: Wittgenstein; Russell; Carnap; Ryle dentre outros.
III- O objeto da filosofia é a linguagem;
IV- O método da filosofia é a análise lógica
Após análise das afirmações acima podemos concluir que:
A) Apenas I, II e III estão corretas
B) Apenas I, III e IV estão corretas
C) I, II, III e IV estão corretas.
D) Apenas II, III e IV estão corretas

GABARITO:
21C
22D
23B
24C
25C
26B
27A
28A
29B
30B
31A
32C
33A
34C
35C
36B
37B
38D
39D
40C
     

 
 
Como referenciar: "Provas - Primeira Cruz - MA - Instituto Machado de Assis - 2016" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 25/04/2024 às 14:09. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_prova.php?id=224