Você está em Pratique > Provas

Provas de concursos e vestibular

 
(28/Fev) Chiapetta - RS - ASSCON-PP - 2016
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

34. A filosofia moderna se desenvolveu durante os séculos XV, XVI, XVII, XVIII, XIX; começando pelo Renascimento e se estendendo até meados do século XX. Sobre esse período da ciência filosófica, analise as afirmações a seguir:
I- A modernidade é uma ruptura com a tradição, oposição entre o antigo e o novo, valorização do novo, ideal de progresso, ênfase na individualidade, rejeição da autoridade institucional (Igreja).
II- Costuma ser entendida como um ideário ou visão de mundo que está relacionada ao projeto de mundo moderno, empreendido em diversos momentos ao longo da Idade Moderna e consolidado com a Revolução Industrial, estando relacionada com o desenvolvimento do Feudalismo.
III- Tem como uma de suas características, o humanismo: é a filosofia moral que coloca os humanos como principais, numa escala de importância. A dignidade do homem e o torna o investigador por excelência da natureza.
Pode-se afirmar que:
a) São verdadeiras as afirmações I e III.
b) São verdadeiras as afirmações I e II.
c) São verdadeiras as afirmações II e III.
d) São verdadeiras todas as afirmações.

35. O nascimento da reflexão filosófica na Grécia antiga está associado aos pensadores que antecederam a Sócrates, os chamados pré-socráticos. O período pré-socrático, existiu do final do século VII ao final do século V a.C., e se distingue do período seguinte, chamado socrático ou antropológico, que tem como referência o filósofo Sócrates, de Atenas. As questões fundamentais propostas por esses filósofos são de âmbito:
a) moral.
b) cosmológico.
c) político.
d) religioso.

36. Ao tratar de ciências da natureza, lembramos de seu fundador, Galileu. Embora nessa altura se lhe chamasse "filosofia da natureza", era a ciência moderna que estava a dar os seus primeiros passos. Antes disso, a ciência ainda não era ciência, mas sim teologia ou até metafísica. A verdade acerca das coisas naturais ainda se ia buscar nas Escrituras e nos livros de Aristóteles. E não foi fácil a Galileu quebrar essa dependência, tendo que se defender, após a publicação do seu livro Diálogo dos Grandes Sistemas, das acusações de pôr em causa o que a Bíblia dizia. Esta carta de Galileu é bem disso exemplo:
"Posto isto, parece-me que nas discussões respeitantes aos problemas da natureza, não se deve começar por invocar a autoridade de passagens das Escrituras; é preciso, em primeiro lugar, recorrer à experiência dos sentidos e a demonstrações necessárias. Com efeito, a Sagrada Escritura e a natureza procedem igualmente do Verbo divino, sendo aquela ditada pelo Espírito Santo, e esta, uma executora perfeitamente fiel das ordens de Deus. Ora, para se adaptarem às possibilidades de compreensão do maior número possível de homens, as Escrituras dizem coisas que diferem da verdade absoluta, quer na sua expressão, quer no sentido literal dos termos; a natureza, pelo contrário, conforma-se inexorável e imutavelmente às leis que lhe foram impostas, sem nunca ultrapassar os seus limites e sem se preocupar em saber se as suas razões ocultas e modos de operar estão dentro das capacidades de compreensão humana. Daqui resulta que os efeitos naturais e a experiência sensível que se oferece aos nossos olhos, bem como as demonstrações necessárias que daí retiramos não devem, de maneira nenhuma, ser postas em dúvida, nem condenadas em nome de passagens da Escritura, mesmo quando o sentido literal parece contradizê-las." Galileu, Carta a Cristina de Lorena. Adaptado de Aires Almeida, in: http://criticanarede.com
A partir do exposto, há três tipos de razões que fizeram de Galileu o pai de uma nova forma de encarar a natureza, exceto:
a) deu autonomia à ciência, fazendo-a sair da sombra da teologia e da autoridade livresca da tradição aristotélica;
b) propôs a interpretação dos textos sagrados e a dedução lógica a partir de dogmas teológicos;
c) aplicou pela primeira vez o novo método, o método experimental, defendendo-o como o meio adequado para chegar ao conhecimento;
d) deu à ciência uma nova linguagem, que é a linguagem do rigor, a linguagem matemática.

37. Com relação aos escritos clássicos de Marx, podemos afirmar:
I. Afirma que as relações entre os homens são relações de oposição, antagonismo e exploração.
II. Mostra que a industrialização, a propriedade privada e o assalariamento separavam o trabalhador dos meios de produção.
III. Defende a ideia de que as ações sociais são responsáveis pelas desigualdades sociais.
IV. Defende a ideia de que no capitalismo o trabalhador perde a posse do trabalho, naquilo que ele chama de alienação.
São corretas:
a) I e II apenas;
b) III e IV apenas;
c) I, II e IV apenas;
d) Todas são corretas.

38. Essa teoria afirma que o homem tem total responsabilidade por suas escolhas. Segundo a célebre definição do filósofo francês Jean-Paul Sartre: "A existência precede e governa a essência." Essa definição funda a liberdade e a responsabilidade do homem, visto que ele existe sem que seu ser seja predefinido. Durante a existência, à medida que se experimentam novas vivências redefine-se o próprio pensamento (a sede intelectual, tida como a alma para os clássicos), adquirindo-se novos conhecimentos a respeito da própria essência, caracterizando-a sucessivamente. É um termo aplicado a uma escola de filósofos dos séculos XIX e XX que, apesar de possuir profundas diferenças em termos de doutrinas, partilhavam a crença que o pensamento filosófico começa com o sujeito humano, não meramente o sujeito pensante, mas as suas ações, sentimentos e a vivência de um ser humano individual. Trata-se de:
a) Helenismo
b) Neoplatonismo.
c) Existencialismo
d) Classicismo

39. Sendo a ética a parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social. As discussões acerca dela nas atividades públicas iniciaram-se na Grécia antiga e continuam até os dias atuais, gerando legislações que procuram traduzir a moral e os princípios desejados socialmente. A respeito da ética, julgue os itens seguintes, com V para verdadeiro e F para falso:
(....) A evolução ética surge quando o cidadão atinge o status de ter direitos sociais, no qual lhe é garantido um padrão de vida mais decente.
(.....) Os valores dizem respeito a princípios que merecem ser buscados. Algumas condutas podem ferir os valores éticos
(.....) Com a separação entre o religioso e o político, resultante das discussões acerca da ética, ao longo do tempo novas perspectivas filosóficas surgiram. Segundo elas, o indivíduo está livre para agir conforme sua consciência determina, o que revela uma concepção utilitarista centrada no homem.
(.....) Na Idade Média, a ética estava dissociada da retórica, pois a palavra não possui o poder de solucionar questões éticas.
A sequência correta de cima baixo é:
a) F,V,V,V
b) F,F,V,F
c) F,V,V,F
d) F,F,F,V

40. Um dos movimentos filosóficos mais significativos da Antiguidade foi o neoplatonismo, assim denominado por beber na fonte da teoria platônica. Na verdade, só nos dias atuais os pesquisadores acrescentaram o prefixo neo, para marcar uma diferença em relação às duas correntes, as quais, apesar das aparências, eram bem distintas uma da outra. Em relação a esse período, assinale a alternativa incorreta:
a) O filósofo mais importante desta escola foi Plotino, Os textos por ele produzidos foram depois compilados por seu discípulo Porfírio em uma obra conhecida como as Seis Enéadas.
b) O monismo do neoplatonismo contrasta com o dualismo de Platão, que distingue entre o universo das ideias e o dos sentidos.
c) Ao contrário de Platão, Plotino acreditava em uma espécie de monismo idealista. Para ele só existia mesmo Deus ou o Uno, de onde emana a fonte divina que irradia por toda a criação.
d) Os neoplatônicos outorgavam o conceito do mal, e acreditavam apenas em graus de imperfeição, na carência da prática do bem.

GABARITO:
34A
35B
36B
37C
38C
39C
40C
     

 
 
Como referenciar: "Provas - Chiapetta - RS - ASSCON-PP - 2016" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 25/04/2024 às 13:15. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_prova.php?id=221