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Provas de concursos e vestibular
(12/Jan) | IF/SC - 2015 | |||
Questão 15
"A História da Educação amplia a memória e a experiência, o leque de escolhas e de possibilidades pedagógicas, o que permite um alargamento do repertório dos educadores e lhes fornece uma visão da extrema diversidade das instituições escolares do passado. Para além disso, revela que a educação não é um "destino", mas uma construção social, o que renova o sentido da ação quotidiana de cada educador" (CAMBI, 1999, p.13). A partir da leitura do texto acima, analise as afirmações que seguem e marque com (V) as verdadeiras e com (F) as falsas. ( ) A preocupação com o ensinar é antiga e já a encontramos no século XVI, com o "pai da Didática", o autor Jan Amos Comênio que escreveu uma grande obra conhecida como a Didática Magna que marca o início da organização da didática. ( ) O conhecido movimento da Escola Nova opôs-se ao ensino tradicional e agregou muitos teóricos da educação, entre eles Paulo Freire, Pestalozzi e Foucault. ( ) John Locke foi o fundador do empirismo, representante de um pensamento crítico que pretendia submeter todo pensamento a uma prova de experiência. Além disso, contestava práticas de autoritarismo e punições corporais como métodos educativos. ( ) A Paideia relaciona-se à ideia de educação integral, desenvolvida por Henry Wallon e que tem como exemplo a educação da Grécia Antiga. Assinale a alternativa que indica a ordem CORRETA de cima para baixo. (A) V, V, F, F (B) V, V, F, V (C) F, F, V, V (D) V, F, F, V (E) V, F, V, F Questão 16 As investigações filosóficas que, a partir de Aristóteles, são abarcadas sob o termo "metafísica", foram suscitadas pelo pensamento pré-socrático. Dentre os pensadores pré-socráticos, Heráclito e Parmênides são vistos como principais representantes. Sobre o pensamento de Heráclito e Parmênides, todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO UMA, assinale-a. (A) Parmênides defende que é possível dizer e pensar que o não-ser é. (B) Parmênides garante que pensar e ser é o mesmo. (C) Parmênides concebe a admissibilidade de que "o ser é e o não-ser não é" como caminho que conduz à verdade, e a admissibilidade de que "o não-ser é necessário" como caminho que, desde que imperscrutável, não pode conduzir à verdade. (D) Heráclito defende que tudo se faz pelo contraste e que a mudança de um elemento leva ao seu contrário e vice-versa. (E) Heráclito exemplifica o seu pensamento com a asserção de que "não se pode entrar duas vezes no mesmo rio". Questão 17 Assinale as sentenças verdadeiras com (V) e as falsas com (F), sobre a consideração da problemática do conhecimento (episteme), na obra Teeteto de Platão. ( ) Concebe-se a necessidade de determinar o que é o conhecimento em si. ( ) Concebe-se a necessidade de determinar a que artes o conhecimento pertence, bem como o número e as especificidades dessas artes. ( ) Apresenta-se a definição "conhecimento é percepção". ( ) Apresenta-se a definição "conhecimento é opinião verdadeira". ( ) Apresenta-se a definição "conhecimento é opinião verdadeira, acompanhada de logos". Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo. (A) V, F, V, F, V (B) F, V, F, V, V (C) V, F, F, F, V (D) V, V, F, F, V (E) V, F, V, V, V Questão 18 A argumentação de Aristóteles, apresentada na obra Ética a Nicômaco, destaca-se como uma referência importante para o estudo da ética. De acordo com os elementos dessa argumentação, associe a coluna de cima com a de baixo. (1) Felicidade (2) Medianeidade (3) Justiça (4) Prudência ( ) Virtude intelectual definida como a capacidade verdadeira e raciocinada de agir com respeito às coisas que são boas ou más para o homem. ( ) Bem humano que é a atividade da alma em consonância com a melhor e mais completa virtude. ( ) Caracterização atribuída às virtudes morais, na medida em que a sua natureza visa ao que é intermediário nas emoções e ações. ( ) Virtude moral definida como completa, embora não de modo irrestrito, mas em relação ao próximo. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de acima para baixo. (A) 3, 1, 2, 4 (B) 3, 4, 2, 1 (C) 4, 1, 2, 3 (D) 2, 3, 1, 4 (E) 2, 1, 4, 3 Questão 19 Dada a definição de "Antropologia" como a "[e]xposição sistemática dos conhecimentos que se têm a respeito do homem", considera-se que, embora seu surgimento como disciplina específica e autônoma se tenha dado apenas na Modernidade, ela sempre esteve presente nas investigações de cunho filosófico. ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2012. p. 74. No corpus aristotélico, é encontrada uma das primeiras exposições sistemáticas sobre o "saber" e o "ser" do próprio homem. Sobre essa exposição, todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO UMA, assinale-a. (A) O homem é o único animal que tem o senso do bom e do mau, do justo e do injusto, sendo que a associação dos seres vivos que têm em comum essas noções constitui a família e o Estado. (B) Para o homem, os sentidos garantem o porquê das coisas, ao passo que, nos demais animais, eles são apenas fontes de conhecimento sobre as coisas particulares. (C) Ao passo que os demais animais vivem apenas de impressões e recordações, o homem vive também de arte (tekhne) e de raciocínios. (D) O homem produz arte (tekhne) quando, a partir de muitas noções da experiência, forma um único juízo universal a respeito de objetos semelhantes. (E) O homem é o único animal que possui linguagem (logos). Questão 20 A busca pela prova da existência de Deus mediante argumentos racionais é uma das contribuições mais significativas de São Tomás de Aquino à história da Filosofia. Tomando por base a perspectiva dessa argumentação tomista, leia com atenção as sentenças a seguir e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. ( ) A existência de Deus é inferida da possibilidade de algo ser, no mesmo sentido e do mesmo modo, movente e movido. ( ) A existência de Deus é inferida da impossibilidade de algo no mundo sensível ser causa eficiente de si mesmo. ( ) A existência de Deus é inferida da impossibilidade de algo na natureza não ser. ( ) A existência de Deus é inferida da impossibilidade de algo ser o máximo em determinado gênero e também causa de tudo o que é desse gênero. ( ) A existência de Deus é inferida da impossibilidade de algo que não tem inteligência, como é o caso das coisas naturais, agir, visando a uma finalidade sem ser dirigido por algum ser com conhecimento e inteligência. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo. (A) F, V, F, V, V (B) F, V, V, V, V (C) V, F, F, F, F (D) F, V, F, F, V (E) V, F, V, F, V Questão 21 Assinale as sentenças verdadeiras com (V) e as falsas com (F), sobre a consideração cartesiana do problema da relação mente-corpo. ( ) Descartes corrobora a definição aristotélica do homem como "animal racional". ( ) Descartes compreende o corpo humano como formado e composto de acidentes, e a mente humana como uma pura substância. ( ) Descartes afirma que a mente humana é mais fácil de conhecer do que o corpo. ( ) Descartes admite como necessariamente verdadeiro e como verdadeiramente existente que o homem é uma coisa que pensa. ( ) Descarte concebe que o corpo é uma coisa extensa e que não pensa, e que a mente é distinta do corpo e pode existir sem ele. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo. (A) F, V, F, F, V (B) V, V, V, F, V (C) F, V, V, V, V (D) V, F, F, V, F (E) V, F, V, V, F Questão 22 David Hume (1711-1776) é um dos pensadores modernos mais influentes na abordagem da problemática do conhecimento. Sobre a natureza do conhecimento e do sujeito cognoscente no pensamento de Hume, todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO UMA, assinale-a. (A) As percepções da mente humana reduzem-se a ideias e a impressões, sendo as primeiras mais fortes e vívidas e as segundas menos fortes e imagens pálidas das primeiras. (B) As percepções no pensamento e no raciocínio são definidas como ideias, e as percepções que, primeiramente são dadas na forma de sensações, paixões e emoções, são definidas como impressões. (C) O "eu", que a tradição metafísica concebe como dotado de identidade e simplicidade, não é nada além de um feixe ou coleção de diferentes percepções. (D) Todos os objetos da investigação humana podem ser divididos em relações de ideias e questões de fato: as primeiras compreendem afirmações que são intuitivas e demonstrativamente certas; as segundas se fundam na relação de causa e efeito e só podem ser descobertas pela experiência. (E) Todas as inferências derivadas da experiência são efeitos do hábito, sendo ele o grande guia da vida humana, dado que nos faz esperar uma sequência futura de acontecimentos semelhante às que apareceram no passado. Questão 23 A argumentação, apresentada na obra Crítica da faculdade do juízo, de Immanuel Kant (1724-1804), destaca-se como uma referência importante para o estudo da estética. De acordo com os elementos dessa argumentação, associe a coluna de cima com a de baixo. (1) Juízo determinante (2) Juízo reflexionante (3) Juízo de gosto (4) Belo ( ) O que considera o "jogo livre" das faculdades do entendimento e da imaginação na sua relação subjetiva. ( ) O que admite que só o particular é dado, para o qual se deve encontrar o universal. ( ) O que admite que o universal (regra, princípio, lei) é dado e nele subsume o particular. ( ) O que apraz universalmente sem conceito. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de acima para baixo. (A) 2, 3, 1, 4 (B) 3, 4, 2, 1 (C) 3, 1, 2, 4 (D) 3, 2, 1, 4 (E) 2, 1, 4, 3 Questão 24 Ao passo que está inserido em uma tradição fenomenológica, Martin Heidegger (1889-1976) destaca-se como um pensador importante justamente por apresentar um empreendimento filosófico que se distancia da abordagem precedente que fora conferida à Fenomenologia. Os principais elementos desse empreendimento podem ser encontrados no seu opus magnum Ser e tempo, de 1927. Sobre a argumentação de Heidegger na obra Ser e tempo, todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO UMA, assinale-a. (A) O tempo é o horizonte de toda compreensão e interpretação do ser. (B) A tradição metafísica criou três preconceitos sobre o ser: o "ser" é o conceito mais universal, o conceito "ser" é indefinível, o "ser" é um conceito evidente por si mesmo. (C) Dado que não apenas falta resposta à questão do ser, mas a própria questão é obscura e sem direção, é necessário elaborar a colocação dessa questão. (D) A compreensão da questão sobre o sentido do ser requer uma explicação prévia e adequada de um ente (ser-aí), no tocante ao seu ser. (E) A necessidade de uma repetição explícita da questão do ser implica o retorno às pesquisas de Platão e Aristóteles. Questão 25 Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) é considerado um autor clássico na abordagem da temática "filosofia e sociologia da educação". Tomando por base a perspectiva do pensamento de Rousseau, leia com atenção as sentenças a seguir e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. ( ) As sociedades e as relações estabelecidas nelas exigem do homem qualidades diferentes daquelas que ele mostrava em sua constituição primitiva (no estado de natureza). ( ) O homem é naturalmente cruel e precisa de uma organização social e política para domá-lo. ( ) A partir do momento em que o homem percebeu que era útil ter provisões, foi introduzida a propriedade e, como suas consequências, surgiram a escravidão e a miséria. ( ) As instituições sociais desnaturalizam o homem, tirando-lhe sua existência absoluta para dar-lhe outra relativa e colocando a sua singularidade na unidade comum que compreende a ordem civil. ( ) A educação visa à conservação da primazia da natureza na ordem civil, como meio de suprimir a contradição entre as inclinações e os deveres, entre o homem e o cidadão. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo. (A) V, V, F, V, F (B) V, F, V, V, V (C) V, F, V, V, F (D) V, F, V, F, V (E) V, F, V, F, F Questão 26 Hannah Arendt (1906-1975) destaca-se como uma importante representante da filosofia política no século XX. Sobre a justificativa das atividades humanas do trabalho (labor), da fabricação (work) e da ação (action) no pensamento de Arendt, todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO UMA, assinale-a. (A) O fato de que os homens vivem juntos condiciona essas atividades. (B) A ação não depende inteiramente da constante presença de outros. (C) A ação só pode ser imaginada na sociedade dos homens. (D) O trabalho em completa solidão não caracteriza um ser como humano. (E) A fabricação, desde que desenvolvida sem qualquer presença de outros, levaria o homem a perder sua qualidade especificamente humana. Questão 27 A filosofia da ciência é particularmente marcada pela diversidade de posições teóricas a respeito dos elementos constitutivos do proceder científico. A partir da apresentação dos principais autores que assumem a tarefa da consideração filosófica da ciência e de trechos que garantem a especificidade das suas posições, associe a coluna de cima com a de baixo. (1) Imre Lakatos (2) Karl Popper (3) Paul Feyerabend (4) Thomas Kuhn ( ) A unidade descritiva que é específica das grandes realizações científicas não é uma hipótese isolada, mas um programa de pesquisa. Cada empreendimento científico é um núcleo firme tenazmente protegido de refutação por um "cinturão protetor". ( ) O critério de demarcação científica equivale ao requisito de que todos os enunciados significativos das ciências devem ser suscetíveis de serem julgados com respeito à sua verdade e à sua falsidade. Isso quer dizer que sua forma deve ser tal que se torne logicamente possível verificá-los e falsificá-los. ( ) A ciência é estruturada a partir de revoluções científicas que são episódios de desenvolvimento não cumulativos, nos quais um paradigma mais antigo é total ou parcialmente substituído por um novo, incompatível com o anterior. ( ) Os eventos, os procedimentos e os resultados que constituem a ciência não têm uma estrutura comum. Desse modo, a ciência é um empreendimento essencialmente anárquico. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de acima para baixo. (A) 1, 2, 4, 3 (B) 3, 2, 4, 1 (C) 3, 4, 2, 1 (D) 4, 2, 1, 3 (E) 2, 1, 4, 3 Questão 28 Teus verdadeiros educadores e formadores te revelam o que é o verdadeiro sentido originário e a matéria fundamental de tua essência, algo inteiramente não ensinável, não modelável, em todo caso dificilmente acessível, atado, entravado: teus educadores conseguem ser apenas teus libertadores. NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Terceira consideração extemporânea. "Schopenhauer como educador". In: KSA, vol. 1, p. 340 apud GIACOIA JUNIOR, Oswaldo. Nietzsche x Kant: uma disputa permanente a respeito de liberdade, autonomia e dever. Rio de Janeiro: Casa da palavra, 2012, p. 182. Esse trecho retrata a concepção de educação que o IFSC assume como norteadora das metodologias e práticas de ensino, a saber, a concepção histórico-crítica e emancipadora. Na perspectiva dessa concepção de educação e pressupondo que o professor de Filosofia esteja abordando a temática "valor" no pensamento de Nietzsche com seus estudantes, leia com atenção as sentenças a seguir e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. ( ) É necessário que o professor considere as diferenças sociais, linguísticas e culturais de seus estudantes, de modo a auxiliá-los na construção da supremacia dessas diferenças em relação ao pensamento de Nietzsche. ( ) Cabe ao professor, ao elaborar um instrumento de avaliação, prescindir de aspectos da realidade dos estudantes, da localização das suas necessidades e da superação destas, a fim de garantir que eles compreendam o verdadeiro sentido da "transvaloração dos valores" no pensamento de Nietzsche. ( ) É importante que o professor assuma a postura de mediador e articulador do processo de ensino-aprendizagem, a fim de propiciar aos estudantes a compreensão do pensamento nietzschiano e a avaliação da contribuição desse pensamento para a sua formação como sujeitos históricos, sociais e afetivos. ( ) É necessário que, tratando-se do contexto da educação profissional, a temática abordada opere uma subversão acrítica na formação de sujeitos em seus contextos histórico-culturais e de cidadãos-trabalhadores capazes de intervir na sociedade. ( ) A consideração do questionamento nietzschiano sobre o "valor dos valores" apresenta-se como ponto de partida possível no desenvolvimento de uma metodologia de ensino-aprendizagem que tem presente a integralidade da participação ativa e a diversidade das condições de aprendizagem. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo. (A) V, F, V, F, F (B) F, V, V, F, V (C) F, F, V, F, V (D) F, F, V, V, F (E) V, V, F, V, V Questão 29 Desde seu nascimento, a filosofia tem como uma de suas características principais a reflexão acerca do mundo em que vivemos. Vários pensadores marcaram essas reflexões, apresentando novos modelos de pensamento; assim, surgiram correntes filosóficas diversas. Correlacione as correntes filosóficas que marcam a história da filosofia àqueles pensadores que a elas são associados. I. Cetismo Pirrônico II. Existencialismo III. Empirismo IV. Pragmatismo V. Teoria Crítica ( ) Axel Honneth ( ) Sexto Empírico ( ) Charles Sanders Peirce ( ) Søren Kierkegaard ( ) David Hume Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de correlação, de cima para baixo. (A) III, I, V, II, IV (B) IV, III, V, II, I (C) V, I, IV, III, II (D) IV, III, II, V, I (E) V, I, IV, II, III Questão 30 Ao longo da história da filosofia, alguns pensadores se destacaram por refletir acerca de temas específicos de filosofia política. Partindo deste pressuposto, associe cada grupo de pensadores enunciados abaixo, com a problemática de filosofia política à qual se dedicaram. I. Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau. II. Nicolau Maquiavel, Augusto Comte e Antonio Gramsci. III. Karl Marx, Friedrich Engels e Max Weber. IV. Benjamin Constant, John Stuart Mill e Isaiah Berlin. V. Immanuel Kant, George W. F. Hegel e John Rawls. ( ) Questões sobre Justiça e Direito. ( ) Relações entre a economia e política. ( ) Os limites da organização do Estado frente ao individuo. ( ) As relações gerais entre sociedade, Estado e moral. ( ) As questões sobre a liberdade. Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo. (A) IV, III, V, II, I (B) V, III, I, II, IV (C) IV, I, V, II, III (D) V, II, III, IV, I (E) III, V, II, I, IV Questão 31 A Lógica é uma área da Filosofia que estuda como podemos raciocinar melhor. Trata-se de um instrumento para tornar nosso pensamento mais eficaz, evitando erros. Para Aristóteles, a quem é atribuída a criação da Lógica clássica, a Lógica também tentaria estabelecer leis gerais do raciocínio que seriam também as leis do pensamento, as bases fundamentais na qual toda verdade se estrutura e se torna possível. Considere as definições abaixo. I. Princípio lógico segundo o qual a conjunção de qualquer frase ou proposição, p, com a sua negação, não-p, é invariavelmente falsa. II. Princípio lógico que estabelece que a disjunção de qualquer frase indicativa (dotada de sentido) com a sua negação é sempre verdadeira. III. Princípio segundo o qual qualquer objeto é idêntico a si próprio. Assinale a alternativa que corresponde CORRETAMENTE aos princípios definidos acima. (A) Não-contradição - Terceiro Excluído - Identidade de Indiscerníveis (B) Terceiro Excluído - Não-contradição - Identidade. (C) Identidade de Indiscerníveis - Terceiro Excluído - Não-contradição. (D) Não-contradição - Terceiro Excluído - Identidade. (E) Não-contradição - Terceiro Excluído - Círculo Vicioso. Questão 32 "[...] esta particularidade intrínseca e geral que a consciência tem de ser consciência de qualquer coisa, de trazer, na sua qualidade de cogito, o seu cogitatum em si próprio." (Husserl, E. Meditações Cartesianas: introdução à fenomenologia. Tradução Maria Gorete Lopes e Souza. Porto: Rés, 2001, p.48). A definição acima é de um conceito fundamental na filosofia de Husserl. Assinale a alternativa que apresenta o conceito à qual essa definição refere-se. (A) Epoché. (B) Causalidade. (C) Dianóia. (D) Noésis. (E) Intencionalidade. Questão 33 Considerado como um dos maiores filósofos do século XX, Ludwig Wittgenstein desempenhou papel central na filosofia analítica. Seus trabalhos continuam a influenciar o pensamento filosófico atual em temas tão diversos como a lógica e a filosofia da linguagem, ética e religião, estética e cultura. Suas reflexões são comumente divididas pelos estudiosos de sua obra em duas fases distintas: o primeiro Wittgeinstein do Tractatus Logico-Philosophicus, o segundo Wittgeinstein das Investigações Filosóficas. Dentre as proposições abaixo, verifique quais estão de acordo com o pensamento do primeiro Wittgeinstein. I. "O mundo é a totalidade dos fatos, não das coisas". II. "Algo pode ocorrer ou não ocorrer e todo o resto permanecer na mesma". III. "Só podemos evitar a injustiça ou o vazio de nossas afirmações, na medida em que apresentamos o modelo como aquilo que ele é, ou seja, como objeto de comparação - por assim dizer, como critério -; e não como pré-juízo ao qual a realidade deva corresponder." IV. "Ou uma coisa possui propriedades que nenhuma outra possui e, desse modo, é possível sem mais separá-la de outras por uma descrição e referir-se a ela; ou, ao contrário, existem várias coisas que possuem todas suas propriedades em comum, sendo então impossível em geral indicar uma delas." V. "A filosofia simplesmente coloca as coisas, não elucida nada e não conclui nada. - Como tudo fica em aberto, não há nada a elucidar, pois o que está oculto não nos interessa." Assinale a alternativa que apresenta as proposições CORRETAS. (A) I, II, IV (B) I, II, V (C) II, IV, V (D) I, III, IV (E) III, IV, V Questão 34 O termo "metafísica" surgiu como título de uma coletânea de textos de Aristóteles, escritos no séc. IV a.C., elaborada por Andrônico de Rodes no séc. I a.C, (Ta Meta ta Phusika que significa "O que vem depois dos escritos sobre a natureza"). Entretanto, o próprio pensador de Estagira não atribuía esse nome às suas reflexões. Dentre as alternativas abaixo, assinale qual designa CORRETAMENTE a expressão usada pelo estagirita para designar suas reflexões cujo problema central é o conhecimento das causas primeiras. (A) Lógica. (B) Teleologia. (C) Filosofia Primeira. (D) Ciência Universal. (E) Dialética. Questão 35 "Retire um livro retangular da sua estante e olhe para a capa. Qual é a cor predominante e quantos lados tem? Ao responder a essas questões, o leitor fica a saber duas coisas acerca desse livro, e esses dois fatos ilustram uma importante distinção entre duas maneiras que temos de adquirir conhecimento. Para ficarmos a saber a cor do livro, temos de observá-lo (ou pedir a alguém que o faça por nós). A justificação para a nossa crença acerca da sua cor é fornecida pela experiência (nossa ou de outrem). Mas não precisamos olhar para um livro retangular para saber quantos lados tem. Sabemos que os retângulos têm quatro lados pelo simples fato de pensarmos no que é ser um retângulo. Adquirimos esse conhecimento, usando apenas os nossos poderes de raciocínio; não temos de considerar a informação dada pelos nossos sentidos. O conhecimento que é justificado pela experiência é denominado conhecimento a posteriori ou conhecimento empírico. O conhecimento em que a experiência não desempenha um papel justificatório é denominado conhecimento a priori." (OBRIEN, D. Introdução à Teoria do Conhecimento. Tradução de Pedro Gaspar. Lisboa: Gradiva, 2013) Acerca do Empirismo e do Racionalismo, como tradições da Teoria do Conhecimento, leia com atenção as afirmações a seguir e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. ( ) Reconhecidamente o pensador racionalista de maior vulto do século XV foi René Descartes; a partir das suas Meditações Metafísicas, caracterizou-se a importância do conhecimento a priori. ( ) Os racionalistas afirmam que não só temos uma compreensão a priori dos casos em que a aplicação dos nossos conceitos é correta, como também que o pensamento permite, só por si, penetrar na natureza do mundo. ( ) Existe um argumento fortemente vinculado aos racionalistas de que alguns dos nossos conhecimentos são inatos, ou seja, que não são adquiridos através da experiência e que os possuímos desde que nascemos. Vários pensadores sustentam que possuímos conhecimento desse tipo: Platão defende que temos um conhecimento inato da virtude e da justiça e Descartes afirma que temos conhecimento inato de Deus. ( ) Os empiristas aceitam que algumas verdades podem ser conhecidas a priori, mas essas verdades são consideradas desinteressantes, não-instrutivas e tautológicas. ( ) Os empiristas afirmam que todas as verdades a priori são "sintéticas", tal como as descreveu Immanuel Kant. São verdadeiras em virtude dos significados dos termos utilizados para as exprimir e a sua verdade só pode ser descoberta com recurso à análise filosófica. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo. (A) V, V, V, V, F (B) F, V, V, V, F (C) F, V, V, V, V (D) V, V, F, F, V (E) V, V, F, V, F Questão 36 Leia as definições a seguir. I. Hermenêutica da confiança é uma expressão criada por Martin Heidegger para designar a atitude existencial que está simultaneamente na base: a) de toda a hermenêutica, que se desenvolveu na tradição, como ars interpretandi; b) daquela que aparece no séc. XIX como compreensão da vida que se exprime através dos seus sinais (obras, textos significativos); c) da concepção heideggeriana de interpretação concebida como modo específico de ser do existir. II. Aplicação é o conceito nuclear da Hermenêutica Filosófica de Hans-Georg Gadamer, com o qual filósofo critica o modelo gnosiológico e romântico da interpretação, entendida como cópia ou reconstrução da intenção do autor. III. Círculo Hermenêutico é uma expressão frequente na discussão hermenêutica atual, aparecendo simultaneamente no âmbito filosófico e no teológico. O círculo refere a lógica interna da compreensão fenomenológica, isto é, a regra segundo a qual é necessário compreender o todo de um texto a partir das suas partes e estas a partir do todo. IV. Ipseidade é o termo usado por Paul Ricoeur para caracterizar a dupla motivação - vontade de escuta e atitude de desconstrução ou suspeita - que caracteriza a ambiguidade da Hermenêutica contemporânea. V. Atestação é o conceito central da hermenêutica ricoeuriana, com o qual o filósofo exprime o tipo de compreensão de si que tem a pessoa. Esta é um ente que não pode reduzir-se mais ao modelo clássico da representação, logo que excede concepção soberana do cogito cartesiano e que recusa a humilhação nitzscheana da consciência. Entre o cogito exaltado de Descartes e o cogito humilhado de Nietszche, a atestação ricoeuriana expressa a confiança na capacidade que tem o homem de poder fazer sentido no mundo; afirma o primado do agir e inscreve-se na via aberta pelas hermenêuticas da suspeita. Assinale a alternativa que apresenta as definições INCORRETAS. (A) I, II, IV (B) I, IV, V (C) II, III, V (D) I, III, IV (E) III, IV, V Questão 37 "A suspeita dos antigos críticos culturais se confirmou: em um mundo onde a educação é um privilégio e o aprisionamento da consciência impede, de toda maneira, o acesso das massas à experiência autêntica das formações espirituais, já não importam tanto os conteúdos ideológicos específicos, mas o fato de que simplesmente haja algo preenchendo o vácuo da consciência expropriada e desviando a atenção do segredo conhecido por todos. No contexto de seu efeito social, é talvez menos importante saber quais as doutrinas ideológicas específicas que um filme sugere aos seus espectadores do que o fato de que estes, ao voltar para casa, estão mais interessados nos nomes dos atores e em seus casos amorosos. Conceitos vulgares como "entretenimento" são muito mais adequados do que considerações pretensiosas sobre o fato de um escritor ser representante da pequena burguesia e outro, da alta burguesia. A cultura tornou?se ideológica não só como a quintessência das manifestações subjetivamente elaboradas pelo espírito objetivo, mas, em maior medida, também como esfera da vida privada. Esta esconde, sob a aparência de importância e autonomia, o fato de que é mantida apenas como apêndice do processo social." (ADORNO, T. Indústria Cultural e Sociedade. São Paulo. Paz e Terra, 2002) A partir da leitura do texto acima, assinale a alternativa que designa CORRETAMENTE o teor da crítica de Adorno. (A) Aparece, neste trecho, a crítica ao modelo de educação construtivista que não oferece bases de conhecimento, transformando os jovens em meros consumidores da sociedade de massas (B) A crítica de Adorno dirige-se ao neoliberalismo e sua propensão em transformar a educação em mercadoria, tornando-a cada vez mais descartável e consumível por poucos abastados. (C) Aparece, nesse trecho, a função contemporânea da ideologia, que não consiste tanto da negação da realidade, mas de sua afirmação diante de homens-massa incapazes de refletir negativamente sobre o existente. (D) Neste trecho, Adorno volta-se à crítica de Hannah Arendt sobre o totalitarismo, colocando em destaque que, nesse tipo de regime, a educação é a primeira a ser afetada. (E) Aparece a crítica de Adorno às ideologias de esquerda que comprometem a qualidade da educação pelo aprisionamento aos seus ideários. Questão 38 "Esclarecimento [Aufklärung] é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem. Sapere aude! Tem a coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento [Aufklärung]." (Kant, I. Resposta à pergunta: Que é esclarecimento? In: Kant, I. Textos Seletos. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1985. p 100 - grifos do autor). Acerca do tema da Educação em Kant, analise as afirmações abaixo. I. O texto: Resposta à pergunta: Que é esclarecimento? está intimamente ligado à obra: Sobre a Pedagogia, ambos de Kant, pois, tanto no primeiro quanto no segundo, o filósofo alemão defende que o homem enceta sua saída da menoridade pela disciplina, ensinada e incentivada nas escolas, dado que se deve iniciar a educação pelo controle da liberdade usando a razão como guia. II. A expressão: "Sapere aude!" significa: "Ouse saber!". Seguindo o sistema kantiano, podemos concluir que o filósofo incentiva a ousadia na educação, ou seja, que os estudantes sejam deixados livres para que possam ousar e, através da liberdade, fazer novas descobertas. A disciplina seria, então, considerada pelo pensador um limitador das capacidades humanas que só podem ser desenvolvidas pela liberdade cultivada nas crianças. III. Seguindo a corrente de pensamento ligada originalmente a Michel de Montaigne e, posteriormente, defendida por Jean-Jacques Rousseau, Kant defende que é, inicialmente, por um desenvolvimento do saber e pela utilização de seu discernimento que o homem pode libertar-se das pessoas que pensam por ele, seus tutores, e sair de sua menoridade. IV. Para Kant, o ser humano tem condições para se libertar das amarras que o aprisionam na menoridade, sendo-lhe possível, portanto, por meio da educação, alcançar o almejado esclarecimento. A educação possibilita a saída de seu estado de menoridade e faz com que o sujeito atinja gradualmente a maioridade, tornando-se autônomo. V. Para Kant, a educação tem, como tarefa própria, encaminhar o homem em direção ao fim último, que é a sua ideia de perfeição. Assim uma educação que atinja sua finalidade cumpre ao mesmo tempo, a finalidade da filosofia moral e política. O homem moral é o ideal a ser seguido no processo de educação. Assinale a alternativa que contém as afirmações CORRETAS. (A) I, IV, V (B) I, II, IV (C) II, IV, V (D) III, IV, V (E) I, II, III Questão 39 Com a inclusão da Filosofia no ensino médio (Parecer CNE/38 de 2006), os profissionais da área se depararam com uma nova realidade, a saber, maior cobrança da sociedade sobre a contribuição que a disciplina trará para a formação dos estudantes. Se antes o ensino de Filosofia era visto por parte da sociedade como uma espécie de "excentricidade pedagógica", relegada a segundo plano, agora a disciplina adquire status obrigatório, colocando-a em pé de igualdade em relação às responsabilidades que as outras disciplinas já possuíam. A principal responsabilidade que os professores de Filosofia têm de assumir não diz respeito apenas à sua disciplina, mas se refere ao ensino médio como um todo: contribuir para a adequada formação profissional, intelectual, tecnológica e cidadã dos jovens, preconizadas pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Art. 35) e por outros documentos federais sobre educação. (Cortes, R. Currículo de Filosofia no Ensino Médio: sua importância e desafios. FUNDAMENTO - Revista de Pesquisa em Filosofia, n. 4, jan-jun - 2012). De acordo com os PCN+ Ensino Médio (2002) e considerando a especificidade da disciplina Filosofia, leia com atenção as afirmações a seguir e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. ( ) A filosofia abre espaço por excelência para tematizar e explicitar os conceitos que permeiam todas as outras disciplinas e o faz de forma radical, ou seja, buscando suas raízes ou fundamentos e pressupostos. ( ) A disciplina de Filosofia deve ser ensinada como História da Filosofia, de modo a tornar-se relevante quando o trabalho é feito de forma interdisciplinar com a História. ( ) A filosofia discute os fins últimos da razão humana e os fins a que se orientam todas as formas de ação humanas e, sob esse aspecto, levanta a questão dos valores. ( ) A filosofia examina os problemas sob a perspectiva de conjunto - enquanto as ciências particulares abordam "recortes" da realidade - o que permite à Filosofia elaborar uma visão globalizante, interdisciplinar e mesmo transdisciplinar (metadisciplinar). ( ) A filosofia, como as demais ciências, trata de um objeto específico, a saber, a reflexão humana enquanto orientada para a vida em sociedade; por isso, deve estar sempre conectada ao ensino da sociologia. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo. (A) V, F, V, V, V (B) V, V, F, V, F (C) F, F, V, V, F (D) V, F, F, V, V (E) V, F, V, V, F Questão 40 Alguns qualificam o espaço cibernético como um novo mundo, um mundo virtual, mas não podemos nos equivocar. Não há dois mundos diferentes, um real e outro virtual, mas apenas um, no qual se devem aplicar e respeitar os mesmos valores de liberdade e dignidade da pessoa. (Jacques Chirac) O uso das TICs tem se tornado cada vez mais presente na prática educativa; entretanto, na mesma medida em que a tecnologia abre caminhos para que as distâncias entre as diversas partes do mundo sejam diminuídas, problemas têm surgido, como por exemplo, o cyber bullyng, os boatos sem fundamentação que se espalham rapidamente pelas redes sociais, além dos haters (que usam a internet como meio de espalhar o ódio) e stalkers (que usam a internet como meio de perseguir pessoas, gerando profundo constrangimento). Porém, até mesmo esse reflexo negativo do uso das tecnologias pode ser utilizado como instrumento para o debate, mais especificamente nas aulas de filosofia. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que designa CORRETAMENTE as áreas da filosofia que podem utilizar as polêmicas surgidas a partir das redes sociais como material de estudo e debate. (A) Estética e Filosofia da Religião. (B) Ética e Filosofia Política. (C) Ética e Metafísica. (D) Epistemologia e Ética. (E) Filosofia Política e Ontologia. GABARITO: 15 E 16 A 17 E 18 C 19 B 20 D 21 C 22 A 23 D 24 E 25 C 26 B 27 A 28 C 29 E 30 B 31 D 32 E 33 A 34 C 35 B 36 D 37 C 38 A 39 E 40 B |
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Como referenciar: "Provas - IF/SC - 2015" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 04/12/2024 às 23:35. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_prova.php?id=216