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(20/Dez) | Xavantina - SC - AMAUC - 2015 | |||
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSOR DE FILOSOFIA
16 -"O mito se opõe ao logos como a fantasia à razão, como a palavra que narra à palavra que demonstra. Logos e mito são as duas metades da linguagem, duas funções igualmente fundamentais da vida do espirito. O logos, sendo uma argumentação pretende convencer. O logos é verdadeiro, no caso de ser justo e conforme à "lógica", é falso quando dissimula alguma burla secreta (sofisma). Mas mito tem por finalidade apenas a si mesmo. Acredita-se ou não nele, conforme a própria vontade, mediante um ao de fé caso pareça "belo" ou verossímil, ou simplesmente por que se quer acreditar. O mito assim, atrai em torno de si toda a parcela do irracional existente no pensamento humano; por sua própria natureza, é apresentado à arte, em todas as suas criações". (GRIMAL, Pierre. A mitologia Grega (1912-1996)) De acordo com o texto de Pierre Grimal e com seu discernimento sobre a relação "mito e Filosofia", assinale a alternativa que não corresponde ao conceito de mito: a) Corresponde à uma forma de linguagem específica usada somente no período pré- socrático para explicar a physis e o cosmo. b) Forma de conhecimento que corresponde à explicações fantasiosas da realidade, sendo relegada à deuses a culpabilidade de toda e qualquer desígnio humano. c) Momento de intensa irracionalidade do Homem antigo, quando das suas incertezas sobre a vida e o cotidiano, não podendo ser relacionado ao Logos. d) Primeira forma de explicação da realidade, uma vez que a humanidade estava envolta de medos relacionados à falta de conhecimento sobre sua própria capacidade racional. e) Persiste em nossos e podemos identificar sua presença quando buscamos satisfazer a falta de conhecimento ou causalidade dos problemas do dia a dia. 17 - "O nascimento da Filosofia coincide com a preocupação dos primeiros filósofos com a origem, a transformação e o desaparecimento de todos os seres. Preocupava-se com o devir, o arké, a pysis. Dois filósofos do período pré-socráticos adotaram posições opostas a esse respeito: Heráclito de Éfeso, que afirmava que somente a mudança é real e a permanência ilusória, e Parmênides de Eléia, que afirmava que somente a identidade e a permanência são reais e a mudança ilusória." (CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia: Ensino Médio, volume único. São Paulo: Ática-2013) A partir das ideias dos filósofos acima citados, escolha a explicação correta para a questão do fluxo e da permanência de Heráclito e Parmênides: a) Não se pode entrar no mesmo rio mais que duas vezes, pois o homem, substância mortal morre e renasce sucessivamente; O caminho da verdade afirma que o ser é, o não ser não é. b) Os mitos promoveram as diferentes mudanças ou permanência proferida por Heráclito e Parmênides. c) Na vida nada se cria e tudo se transforma, embora esses movimentos pareçam infinitos para a racionalidade humana. d) O ser é imutável, pois sua alma permanece sempre a mesma; os seres são mutáveis, pois parecem dispersos no universo. e) Por que nada permanece idêntico a si mesmo todas as coisa do universo podem ser chamadas de devir. 18 - A acusação de Sócrates: "Vós tendes conhecimento de que" os jovens que dispõem de mais tempo que os outros, os filhos das famílias mais ricas, seguem-me de livre e espontânea vontade, e se regozijam em assistir a esta minha análise dos homens; inúmeras vezes procuram imitar-me e tentam, por sua própria conta, analisar alguma pessoa. Logicamente, depara-se com numerosos homens que julgam saber alguma coisa e sabem pouco ou nada, e então, aqueles que são analisados por eles voltam-se contra mim e não contra quem os analisou. Sócrates foi um dos grandes filósofos da Antiguidade Clássica, também criador de importante metodologia para a arte de filosofar. Assinale a alternativa que corresponde aos passos dessa metodologia: a) Sócrates costumava conversar com todos os transeuntes. Não valorizava sua origem ou idade. A partir do pressuposto "só sei que nada sei" transportava o discípulo, da ignorância para a reflexão como um parturiente. b) Usava a "ironia" de forma destruir pensamentos pré concebidos; posteriormente usava a maiêutica (em grego-parto) para que o futuro filósofo desse à luz novas ideias. c) Seus diálogos foram escrito por Platão, que, após sua morte viaja para o oriente em busca de conhecimento. d) Expresso na alegoria da caverna, diálogo de Platão sobre o método dialético. e) Distingue-se pela presença incessante dos mitos, para a explicação das sombras e das aparências do mundo sensível. 19 - "Alguém pode dizer que há coisas de que não posso duvidar, porque são evidentes". Mas essa evidência talvez não seja mais do que o hábito, o costume, pois muitas verdades me foram incutidas desde a infância. Também os povos se enganam, basta lembrar que antes de Copérnico e Galileu parecia óbvio que o sol girasse em torno da Terra, enquanto ela permanecia fixa no centro do mundo. Nem as ciências podem nos garantir certezas? E, se puderem, que tipo de certeza elas nos dão?" (ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofando: Introdução à Filosofia/Maria Helena Pires Martins- 4ª ed.- São Paulo: Moderna.pág.109. 2009 ) O fragmento acima descreve o principio das preocupações com o conhecimento na Idade Moderna. Assinale a alternativa que não corresponde ao conceito de Teoria do conhecimento a) Imediato, alcançado sem intermediários, diretos, uma visão súbita. b) Modo pelo qual o sujeito se apropria intelectualmente do objeto. c) Do latim cognoscere, Em português derivam termos como cognoscente o sujeito que conhece. d) Campo de investigação filosófica que abarca as questões sobre o conhecer. e) Intuição do sábio, do artista, do cientista aos descobrirem soluções súbitas. 20 - A obra de Aristóteles dedicada á Lógica chama-se "Analíticos e, como o próprio nome diz, trata da análise do pensamento nas suas partes integrantes". Essa e outras obras tratam sobre a Lógica. Assinale a alternativa indicativa do título desse conjunto de obras e qual seu significado: a) Proposição: enunciado no qual afirmamos ou negamos um termo ou conceito. b) Extensão: amplitude de um termo, isto é, a coleção de todos os seres. c) Organon: instrumento para se proceder corretamente no pensar. d) Argumento filosófico; discurso em que encadeamos proposições. e) Princípios da Lógica: relações que se estabelecem entre as proposições. GABARITO: 16 A 17 A 18 B 19 D 20 C |
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Como referenciar: "Provas - Xavantina - SC - AMAUC - 2015" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 04/12/2024 às 23:15. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_prova.php?id=215