Você está em Pratique > Provas

Provas de concursos e vestibular

 
(07/Dez) São Mateus - ES - FUNCAB - 2015
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Questão 36
No célebre diálogo intitulado Fédon, Platão estabelece a morte como tema central das reflexões de Sócrates. A dinâmica da discussão conduz naturalmente às questões relacionadas à alma, à imortalidade, e ao sagrado. Sobre isso, Platão afirma cabalmente, nesse texto, que a alma é:
A) mortal para os todos os homens.
B) mortal apenas para os filósofos.
C) imortal para os filósofos, mas mortal para os ignorantes.
D) imortal e indestrutível para todos os homens.
E) incompreensível, o que inviabiliza qualquer resposta satisfatória à questão.

Questão 37
É inegável que todo o esforço feito por Immanuel Kant em sua Crítica da Razão Pura é presidido pela intenção de estabelecer, em bases sólidas, as condições, limites, e possibilidades do emprego da razão. Só depois disso, pode ele voltar-se às questões mais concretas, diretamente relacionadas à moral - o que é realizado na Crítica da Razão Prática. Nota-se, contudo, que desde que pôs em marcha seu "Projeto Crítico", um tema fulgura constante e recorrente em sua reflexão. O próprio Kant o qualifica como central, decisivo, e determinante ao desenvolvimento do seu pensamento. Esse importante tópico, o qual considera como prioritário, e, enquanto tal, ancora e projeta seu pensamento é a(o):
A) liberdade.
B) felicidade.
C) anfibologia.
D) cálculo booleano.
E) ceticismo.

Questão 38
Logo no início da Metafísica, Aristóteles enseja uma discussão acerca das condições do conhecimento, seus tipos, e seus objetos. A sapiência é logo definida como a "pesquisa das causas primeiras e dos princípios" (p.7). Contudo, ele toma em consideração outra forma de conhecer, a qual, na verdade, constitui-se em condição da sapiência. Esta consiste no(a):
A) ceticismo.
B) experiência.
C) morte.
D) platonismo.
E) pirronismo.

Questão 39
"Mas, ao rejeitar assim tudo aquilo de que podemos de algum modo duvidar e ao fingir [que o duvidoso] é até mesmo falso, decerto facilmente supomos que nenhum Deus exista, nenhum céu, nenhum corpo e que nós próprios não tenhamos mãos, nem pés, nem enfim corpo algum; mas nem por isso [supomos] que nós, que pensamos tais coisas, nada sejamos. Pois é contraditório julgar que o que pensa, no momento mesmo em que pensa, não existe. E, por conseguinte, este conhecimento eu penso, logo existo é , de todos, o primeiro e o mais certo a ocorrer a quem quer que filosofe com ordem".
A passagem acima, cuja sentença "eu penso, logo existo" destaca-se por ser reputada como a fórmula que condensa o âmago da filosofia moderna, tem como autor:
A) Marx.
B) Hegel.
C) Rousseau.
D) Newton.
E) Descartes.

Questão 40
O lema "Proletários de todo mundo, uni-vos", encerra um dos mais influentes panfletos políticos de toda a história. Nele, um tipo novo de análise científica da sociedade, denominada "Concepção Materialista da História", emerge em sincronia com uma proposta inovadora de regime político, nomeado "Ditadura do Proletariado". O texto em que constam todas essas referências é o(a):
A) Príncipe.
B) Bíblia.
C) Manifesto do Partido Comunista.
D) Alcorão.
E) Código Da Vinci.

Questão 41
O eixo da diferenciação que pode ser estabelecida entre a caracterização moderna da natureza em face daquela prevalente na Idade Média assenta-se em uma:
A) progressiva independência do saber científico em face do filosófico e do teológico.
B) recuperação vigorosa da identificação automática e simbiótica entre natura naturans e natura naturata.
C) convergência entre os saberes filosófico, científico, e religioso.
D) expressão do reconhecimento da imanência em face da potência.
E) crítica da razão pura prática, levada a efeito pela crítica da metafísica como um todo.

Questão 42
Leia atentamente a seguinte passagem.
"O momento fundamental da aquisição do saber é a indução, não a dedução silogística. Na indução, não é preciso passar de imediato da experiência dos particulares aos axiomas dos universais, mas deve-se ir gradativamente da experiência dos particulares aos axiomas menos universais (axiomas médios) e, então destes passar aos universais. Para encontrar os axiomas médios, não é preciso entregar-se ao acaso, mas sempre seguir certas regras"
ROVIGHI, Sofia Vanni (2006)História da Filosofia Moderna: da Revolução Científica a Hegel. São Paulo, Ed Loyola, p.23.
Essa caracterização descreve com precisão a(o):
A) atitude niilista pós-moderna.
B) método científico moderno.
C) caracterização medieval do acesso ao conhecimento.
D) teoria platônica das ideias.
E) estilo metafísico de conhecimento.

Questão 43
"Eis aqui o ponto, Magnânimo Príncipe, onde a arte e o gosto tocam os homens com sua mão formadora e demonstram sua influência enobrecedora. As artes do belo e do sublime vivificam, exercitam, e refinam a faculdade do sentir, elas elevam o espírito dos prazeres grosseiros da matéria à pura complacência nas meras formas e o habituam a introduzir a auto-atividade também em suas fruições. O verdadeiro refinamento dos sentimentos consiste porém sempre em que nisto é proporcionado um quinhão à natureza superior do homem e à parte divina de sua essência, sua razão e sua liberdade".
SCHILLER, F, apud in BARBOSA, Ricardo (2004) Schiller e a Cultura Estética. Rio de Janeiro, Jorge Zahar editor, p.29-30.
Essa importante descrição, dirigida por Schiller ao seu mecenas, o príncipe dinamarquês Friedrich Christian Von Schleswig-Holstein-Augustenburg, revela uma concepção da arte como:
A) algo que se encerra no simples prazer dos sentidos, de modo imediato e automático, prescindindo de tudo mais.
B) um modo de proceder que despreza os sentidos, e que se eleva abstratamente, de modo puro, ao simbólico e ao imaginário.
C) um retroceder aos instintos do homem, de modo a fazer prevalecer suas dimensões mais genéricas e menos cultivadas.
D) um instrumento estético da luta revolucionária, visando à crítica do valor-trabalho em sua forma moderna, qual seja, a mercadoria.
E) não apenas e simplesmente um prazer dos sentidos, mas através dos sentidos, o que exige algo mais da fruição.

Questão 44
São inegáveis as diferenças entre os pensamentos de Hobbes, Locke, e Rousseau. Contudo, a despeito disso, comentadores dos mais variados matizes mostram-se em sintonia quando lhes reconhecem um conjunto de traços comuns. Dentre esses, destaca-se um princípio que não só supera suas idiossincrasias como também estabelece uma relação de continuidade entre eles. Esse aspecto convergente consiste:
A) em Deus.
B) no cognatus.
C) no amor.
D) na diáspora.
E) no contrato.

Questão 45
"Num esforço contemporâneo de renovar os objetivos, abordagens, limites, e preocupações da filosofia, Gilles Deleuze e Felix Guattari redefiniram-na como "a arte de formar, de inventar, de fabricar..."
(DELEUZE, G & GUATTARI, F (1992)O Que é a Filosofia? Ed 34, Rio de Janeiro, p.10.
O fragmento refere-se a:
A) metafísicas.
B) neologismos.
C) hilemorfismos.
D) conceitos.
E) dialéticas.

Questão 46
A obra do filósofo francês Michel Foucault empreende um duro ataque tanto à tradicional concepção de história - qualificada por ele como uma grande narrativa, de caráter contínuo, com um sentido, e mobilizada pelo Homem -, como também à epistemologia moderna, com sua compreensão tipicamente apriorística e a-histórica da instituição e do desenvolvimento do saber. A consequência dessa apreciação radical desemboca em uma caracterização radicalmente crítica da ciência que a perscruta como:
A) um esforço de supressão axiomática das estratégias de controle, poder, e desejo.
B) um processo que dissimula, sob a indumentária da neutralidade do saber, estratégias de poder e desejo.
C) a redenção da metafísica pós-moderna, mediante implantação de uma lógica do poder em que prevalece seu aspecto macro perante o micro.
D) a fórmula de superação do biopoder.
E) a expressão da emancipação humana nos moldes do idealismo alemão.

Questão 47
Hobbes, Locke, e Rousseau, cada um a sua maneira, defendem a existência de direitos intrínsecos ao Homem. Esse tipo de abordagem é comumente conhecido como:
A) jusnaturalismo.
B) protecionismo.
C) marxismo.
D) comunismo.
E) socialismo.

Questão 48
A célebre 11ª Tese sobre Feuerbach, escrita por Marx, e segundo a qual "Os filósofos já interpretaram bastante o mundo, agora, porém, trata-se de transformá-lo", exatamente por condensar com precisão o espírito da Concepção Materialista da História, patenteia luminarmente:
A) uma defesa da metafísica.
B) uma apologia da teologia da libertação.
C) a essência do Idealismo alemão de Schiller.
D) uma incisiva crítica da metafísica.
E) a superação da dialética pela hermenêutica.

Questão 49
A filosofia experimental de David Hume representa o ápice da intenção de assentar a possibilidade de todo o conhecimento numa base plausível, empírica, e factível. Nesse sentido, ele estabelece a distinção entre impressões e ideias. As impressões são "percepções que penetram com maior força e violência". Como tais, compreendem "todas as sensações, paixões e emoções que aparecem pela primeira vez em nossa alma"
(HUME, David apud ROVIGHI, Sofia Vanni (2006) História da
Filosofia Moderna. Ed. Loyola, São Paulo, p. 272-273).
As impressões podem ser de sensação e de reflexão: as primeiras têm um fundo exclusivamente fisiológico; já as segundas derivam de nossas ideias.
Assinale, portanto, a alternativa a seguir que demonstra, respectivamente e com precisão, exemplos de impressões de sensação e impressões de reflexão.
A) Dor e Prazer.
B) Dor e Fome.
C) Dor e Esperança.
D) Dor e Sede.
E) Dor e Calor.

Questão 50
"A verdadeira Igreja é a que representa o reino de Deus sobre a terra, na medida em que é possível realizar esse reino"
(KANT, Immanuel, apud ROVIGHI, Sofia Vanni (2006) História da Filosofia Moderna: da Revolução Científica a Hegel. São Paulo, Ed Loyola, p.592).
Essa afirmação de Kant reflete sua concepção segundo a qual "os homens tendem a unir-se, a associar-se: unem-se para constituir um Estado a fim de proteger exteriormente sua liberdade; mas também a constituir uma sociedade fundada na identidade de intenções, em que cada um se sinta confortado na luta contra o mal e estimulado ao bem" (Idem, Ibidem).
Dessa compreensão da sociedade como fundada na identidade de intenções, pode-se derivar uma compreensão da religião de caráter estritamente:
A) teocrática.
B) agnóstica.
C) cética.
D) moral.
E) tântrica.

GABARITO:
36D
37A
38B
39E
40C
41A
42B
43E
44E
45D
46B
47A
48D
49C
50D
     

 
 
Como referenciar: "Provas - São Mateus - ES - FUNCAB - 2015" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 20/04/2024 às 09:04. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_prova.php?id=213