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Provas de concursos e vestibular
(07/Dez) | São Mateus - ES - FUNCAB - 2015 | |||
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Questão 36 No célebre diálogo intitulado Fédon, Platão estabelece a morte como tema central das reflexões de Sócrates. A dinâmica da discussão conduz naturalmente às questões relacionadas à alma, à imortalidade, e ao sagrado. Sobre isso, Platão afirma cabalmente, nesse texto, que a alma é: A) mortal para os todos os homens. B) mortal apenas para os filósofos. C) imortal para os filósofos, mas mortal para os ignorantes. D) imortal e indestrutível para todos os homens. E) incompreensível, o que inviabiliza qualquer resposta satisfatória à questão. Questão 37 É inegável que todo o esforço feito por Immanuel Kant em sua Crítica da Razão Pura é presidido pela intenção de estabelecer, em bases sólidas, as condições, limites, e possibilidades do emprego da razão. Só depois disso, pode ele voltar-se às questões mais concretas, diretamente relacionadas à moral - o que é realizado na Crítica da Razão Prática. Nota-se, contudo, que desde que pôs em marcha seu "Projeto Crítico", um tema fulgura constante e recorrente em sua reflexão. O próprio Kant o qualifica como central, decisivo, e determinante ao desenvolvimento do seu pensamento. Esse importante tópico, o qual considera como prioritário, e, enquanto tal, ancora e projeta seu pensamento é a(o): A) liberdade. B) felicidade. C) anfibologia. D) cálculo booleano. E) ceticismo. Questão 38 Logo no início da Metafísica, Aristóteles enseja uma discussão acerca das condições do conhecimento, seus tipos, e seus objetos. A sapiência é logo definida como a "pesquisa das causas primeiras e dos princípios" (p.7). Contudo, ele toma em consideração outra forma de conhecer, a qual, na verdade, constitui-se em condição da sapiência. Esta consiste no(a): A) ceticismo. B) experiência. C) morte. D) platonismo. E) pirronismo. Questão 39 "Mas, ao rejeitar assim tudo aquilo de que podemos de algum modo duvidar e ao fingir [que o duvidoso] é até mesmo falso, decerto facilmente supomos que nenhum Deus exista, nenhum céu, nenhum corpo e que nós próprios não tenhamos mãos, nem pés, nem enfim corpo algum; mas nem por isso [supomos] que nós, que pensamos tais coisas, nada sejamos. Pois é contraditório julgar que o que pensa, no momento mesmo em que pensa, não existe. E, por conseguinte, este conhecimento eu penso, logo existo é , de todos, o primeiro e o mais certo a ocorrer a quem quer que filosofe com ordem". A passagem acima, cuja sentença "eu penso, logo existo" destaca-se por ser reputada como a fórmula que condensa o âmago da filosofia moderna, tem como autor: A) Marx. B) Hegel. C) Rousseau. D) Newton. E) Descartes. Questão 40 O lema "Proletários de todo mundo, uni-vos", encerra um dos mais influentes panfletos políticos de toda a história. Nele, um tipo novo de análise científica da sociedade, denominada "Concepção Materialista da História", emerge em sincronia com uma proposta inovadora de regime político, nomeado "Ditadura do Proletariado". O texto em que constam todas essas referências é o(a): A) Príncipe. B) Bíblia. C) Manifesto do Partido Comunista. D) Alcorão. E) Código Da Vinci. Questão 41 O eixo da diferenciação que pode ser estabelecida entre a caracterização moderna da natureza em face daquela prevalente na Idade Média assenta-se em uma: A) progressiva independência do saber científico em face do filosófico e do teológico. B) recuperação vigorosa da identificação automática e simbiótica entre natura naturans e natura naturata. C) convergência entre os saberes filosófico, científico, e religioso. D) expressão do reconhecimento da imanência em face da potência. E) crítica da razão pura prática, levada a efeito pela crítica da metafísica como um todo. Questão 42 Leia atentamente a seguinte passagem. "O momento fundamental da aquisição do saber é a indução, não a dedução silogística. Na indução, não é preciso passar de imediato da experiência dos particulares aos axiomas dos universais, mas deve-se ir gradativamente da experiência dos particulares aos axiomas menos universais (axiomas médios) e, então destes passar aos universais. Para encontrar os axiomas médios, não é preciso entregar-se ao acaso, mas sempre seguir certas regras" ROVIGHI, Sofia Vanni (2006)História da Filosofia Moderna: da Revolução Científica a Hegel. São Paulo, Ed Loyola, p.23. Essa caracterização descreve com precisão a(o): A) atitude niilista pós-moderna. B) método científico moderno. C) caracterização medieval do acesso ao conhecimento. D) teoria platônica das ideias. E) estilo metafísico de conhecimento. Questão 43 "Eis aqui o ponto, Magnânimo Príncipe, onde a arte e o gosto tocam os homens com sua mão formadora e demonstram sua influência enobrecedora. As artes do belo e do sublime vivificam, exercitam, e refinam a faculdade do sentir, elas elevam o espírito dos prazeres grosseiros da matéria à pura complacência nas meras formas e o habituam a introduzir a auto-atividade também em suas fruições. O verdadeiro refinamento dos sentimentos consiste porém sempre em que nisto é proporcionado um quinhão à natureza superior do homem e à parte divina de sua essência, sua razão e sua liberdade". SCHILLER, F, apud in BARBOSA, Ricardo (2004) Schiller e a Cultura Estética. Rio de Janeiro, Jorge Zahar editor, p.29-30. Essa importante descrição, dirigida por Schiller ao seu mecenas, o príncipe dinamarquês Friedrich Christian Von Schleswig-Holstein-Augustenburg, revela uma concepção da arte como: A) algo que se encerra no simples prazer dos sentidos, de modo imediato e automático, prescindindo de tudo mais. B) um modo de proceder que despreza os sentidos, e que se eleva abstratamente, de modo puro, ao simbólico e ao imaginário. C) um retroceder aos instintos do homem, de modo a fazer prevalecer suas dimensões mais genéricas e menos cultivadas. D) um instrumento estético da luta revolucionária, visando à crítica do valor-trabalho em sua forma moderna, qual seja, a mercadoria. E) não apenas e simplesmente um prazer dos sentidos, mas através dos sentidos, o que exige algo mais da fruição. Questão 44 São inegáveis as diferenças entre os pensamentos de Hobbes, Locke, e Rousseau. Contudo, a despeito disso, comentadores dos mais variados matizes mostram-se em sintonia quando lhes reconhecem um conjunto de traços comuns. Dentre esses, destaca-se um princípio que não só supera suas idiossincrasias como também estabelece uma relação de continuidade entre eles. Esse aspecto convergente consiste: A) em Deus. B) no cognatus. C) no amor. D) na diáspora. E) no contrato. Questão 45 "Num esforço contemporâneo de renovar os objetivos, abordagens, limites, e preocupações da filosofia, Gilles Deleuze e Felix Guattari redefiniram-na como "a arte de formar, de inventar, de fabricar..." (DELEUZE, G & GUATTARI, F (1992)O Que é a Filosofia? Ed 34, Rio de Janeiro, p.10. O fragmento refere-se a: A) metafísicas. B) neologismos. C) hilemorfismos. D) conceitos. E) dialéticas. Questão 46 A obra do filósofo francês Michel Foucault empreende um duro ataque tanto à tradicional concepção de história - qualificada por ele como uma grande narrativa, de caráter contínuo, com um sentido, e mobilizada pelo Homem -, como também à epistemologia moderna, com sua compreensão tipicamente apriorística e a-histórica da instituição e do desenvolvimento do saber. A consequência dessa apreciação radical desemboca em uma caracterização radicalmente crítica da ciência que a perscruta como: A) um esforço de supressão axiomática das estratégias de controle, poder, e desejo. B) um processo que dissimula, sob a indumentária da neutralidade do saber, estratégias de poder e desejo. C) a redenção da metafísica pós-moderna, mediante implantação de uma lógica do poder em que prevalece seu aspecto macro perante o micro. D) a fórmula de superação do biopoder. E) a expressão da emancipação humana nos moldes do idealismo alemão. Questão 47 Hobbes, Locke, e Rousseau, cada um a sua maneira, defendem a existência de direitos intrínsecos ao Homem. Esse tipo de abordagem é comumente conhecido como: A) jusnaturalismo. B) protecionismo. C) marxismo. D) comunismo. E) socialismo. Questão 48 A célebre 11ª Tese sobre Feuerbach, escrita por Marx, e segundo a qual "Os filósofos já interpretaram bastante o mundo, agora, porém, trata-se de transformá-lo", exatamente por condensar com precisão o espírito da Concepção Materialista da História, patenteia luminarmente: A) uma defesa da metafísica. B) uma apologia da teologia da libertação. C) a essência do Idealismo alemão de Schiller. D) uma incisiva crítica da metafísica. E) a superação da dialética pela hermenêutica. Questão 49 A filosofia experimental de David Hume representa o ápice da intenção de assentar a possibilidade de todo o conhecimento numa base plausível, empírica, e factível. Nesse sentido, ele estabelece a distinção entre impressões e ideias. As impressões são "percepções que penetram com maior força e violência". Como tais, compreendem "todas as sensações, paixões e emoções que aparecem pela primeira vez em nossa alma" (HUME, David apud ROVIGHI, Sofia Vanni (2006) História da Filosofia Moderna. Ed. Loyola, São Paulo, p. 272-273). As impressões podem ser de sensação e de reflexão: as primeiras têm um fundo exclusivamente fisiológico; já as segundas derivam de nossas ideias. Assinale, portanto, a alternativa a seguir que demonstra, respectivamente e com precisão, exemplos de impressões de sensação e impressões de reflexão. A) Dor e Prazer. B) Dor e Fome. C) Dor e Esperança. D) Dor e Sede. E) Dor e Calor. Questão 50 "A verdadeira Igreja é a que representa o reino de Deus sobre a terra, na medida em que é possível realizar esse reino" (KANT, Immanuel, apud ROVIGHI, Sofia Vanni (2006) História da Filosofia Moderna: da Revolução Científica a Hegel. São Paulo, Ed Loyola, p.592). Essa afirmação de Kant reflete sua concepção segundo a qual "os homens tendem a unir-se, a associar-se: unem-se para constituir um Estado a fim de proteger exteriormente sua liberdade; mas também a constituir uma sociedade fundada na identidade de intenções, em que cada um se sinta confortado na luta contra o mal e estimulado ao bem" (Idem, Ibidem). Dessa compreensão da sociedade como fundada na identidade de intenções, pode-se derivar uma compreensão da religião de caráter estritamente: A) teocrática. B) agnóstica. C) cética. D) moral. E) tântrica. GABARITO: 36D 37A 38B 39E 40C 41A 42B 43E 44E 45D 46B 47A 48D 49C 50D |
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Como referenciar: "Provas - São Mateus - ES - FUNCAB - 2015" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 04/12/2024 às 23:09. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_prova.php?id=213