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Provas de concursos e vestibular
(08/Out) | Prefeitura de Itupeva - 2015 | |||
30. "Ler textos filosóficos de modo significativo" (PCN):
O Parâmetro Curricular Nacional aponta como referências quatro competências específicas que podem promover a competência geral acima citada. Dos itens abaixo, qual o único que não é uma dessas quatro competências? (a) leitura. (b) Análise. (c) Interpretação. (d) Reconstrução racional. (e) Crítica ou problematização. 31. "O nascimento do que se chama nova educação e escola progressiva é em si um produto do descontente respeito à educação tradicional. Com efeito, é uma crítica desta última. Quanto a critica implícita faz-se explícita, diz-se como se segue: o esquema tradicional é, em essência, uma imposição e de cima e de fora." (DEWEY, John. Experiência e educação. Apud ROSA, Mª DA Glória de. A história da educação através dos textos. São Paulo: ed. Cultrix. 1993. Cf. págs. 299-300). Das alternativas abaixo, qual a única que está de acordo com a crítica feita por Dewey à educação tradicional? (a) A escola tradicional é empirista, impondo ao aluno conteúdos vindo da experiência sem levar em consideração as características inatas e pessoais do mesmo. (b) A educação tradicional impõe aos discentes a compreensão adulta dos conteúdos, métodos e modelos educacionais, sem considerar a experiência etária dos mesmos. (c) A escola tradicional é permissiva com os conteúdos não formais que lhes são impostas por outras instituições como a igreja, o governo, etc. (d) A escola tradicional é impositiva porque estabelece o modelo profissionalizante da sociedade de consumo, sem permitir o questionamento desse modelo educacional por parte de professores e alunos. (e) A escola tradicional impõe à comunidade escolar um modelo educacional normalizador, que visa mais aos interesses das autoridades políticas e econômicas do que a promoção participativa e a autonomia dos seus diferentes atores. 32. "A educação está entre as atividades mais elementares e necessárias da sociedade humana, que jamais permanece tal qual é, porém se renova continuamente através do nascimento, da vinda de novos seres humanos. Esses recém-chegados, além disso, não se acham acabados, mas em um estado de vir a ser". (ARENDT, Hannah. Entre o Passado e o Futuro. São Paulo: ed. Perspectiva. 1988. Cf. pág. 234). Para Hannah Arendt a natalidade humana impõe uma dupla tarefa a pais e educadores. Das opções abaixo, qual a única que se relaciona corretamente com essas tarefas? (a) Sendo a criança uma recém-chegada no mundo que lhe é estranho e estando ela ainda em formação, caberia a pais e educadores garantir sua formação sem, contudo, deixar o elemento que o novo trazido a cada nova geração destrua o mundo. (b) A educação demanda de pais e educadores flexibilidade e abertura imponderáveis para acompanhar o novo trazido pela criança, além disso, devem estar atentos ao que pode impedir o florescimento de sua criatividade. (c) Pais e educadores devem zelar pelo desenvolvimento da criança como pessoa plena que ao nascer traz consigo todo o seu potencial criativo, além disso, devem mudar o mundo para torná-lo mais receptivo a esse ser inovador. (d) Como recém-chegada no mundo, a criança demanda de pais e educadores os cuidados necessários para o seu desenvolvimento físico, assim como o acompanhamento de sua inserção ou plena adaptação à sociedade. (e) A crise de valores do mundo moderno impõe a pais e educadores um maior planejamento para a educação das crianças que nascem em sociedades cada vez mais impessoais e consumistas, e ainda, exige deles a capacidade de se manterem atentos às necessidades psicológicas da primeira infância. 33. A evolução histórica do pensamento filosófico ocidental, podemos afirmar que... I - "a filosofia ocidental emergiu na Grécia antiga, com sua especulação, problemas e argumentos estendendo-se dos pré-socráticos às principais escolas helenísticas". II - "a história da filosofia ocidental é marcada por uma radical descontinuidade, na qual os filósofos modernos e contemporâneos simplesmente ignoraram e/ou recusaram integralmente, por exemplo, as técnicas definidoras da filosofia e realizações teóricas (bem como os fracassos) das filosofias grega e medieval". III - "a filosofia ocidental moderna é marcada pela tematização privilegiada da natureza e limites do conhecimento humano, ou seja, por uma preocupação de seus filósofos em realizar uma investigação predominantemente epistemológica". IV - "a filosofia ocidental contemporânea é marcada pela forte tematização privilegiada da linguagem como medium do filosofar, ou seja, deu-se em seu âmbito histórico uma espécie de virada linguística". Marque a alternativa correta. (a) Apenas a afirmação II está errada. (b) Apenas a afirmação IV está errada. (c) Todas as afirmações estão corretas. (d) Todas as afirmações estão erradas. (e) Apenas as afirmações I, II e III estão corretas. 34. Sobre a filosofia e seu papel no conjunto da cultura humana contemporânea, marque a alternativa incorreta: (a) A filosofia exerce o papel de crítica racional reflexiva das demais esferas da cultura humana, buscando pensar o sentido delas para a vida humana em sua totalidade, radicalidade e finalidade. (b) O trabalho filosófico é, mesmo quando realizado em um nível técnico muito específico, como, por exemplo, na análise lógico-linguística, sempre um trabalho de desconstrução do culturalmente instituído, buscando revelar tanto o que está vigendo como as outras possibilidades que foram deixadas para trás no percurso histórico. (c) Como instância cultural, a filosofia tem o papel dinâmico de fazer o ser humano refletir sobre o sentido e a direção daquilo que ele está realizando no seu tempo histórico, de perguntar pelo conjunto de valores morais e epistêmicos que está operando em sua práxis. (d) A filosofia é também uma das esferas da cultura humana, estando articulada às demais por seu papel de crítica racional, sendo influenciada por elas em uma dialética de reciprocidade epistêmica e histórica, não se colocando acima delas. (e) O papel da filosofia no conjunto da cultura humana é dirigir as outras esferas da cultura, determinando o que cada uma deve fazer e o papel que devem exercer na vida humana, ou seja, ela é a principal diretriz da cultura contemporânea. 35. Para uma caracterização dos campos, objetos ou áreas de investigação da filosofia, marque a alternativa incorreta: (a) Linguagem, conhecimento, ética, política e vida social são objetos da filosofia através, respectivamente, da filosofia da linguagem, epistemologia, filosofia moral e filosofia social e política. (b) Os objetos da reflexão filosófica são historicamente dinâmicos, constituindo novos campos de investigação, não se atendo somente àqueles estabelecidos em seus primórdios; podemos citar como desenvolvimentos recentes a filosofia da mente e a filosofia da tecnologia. (c) O chamado "problema das outras mentes" é um ponto central da filosofia da linguagem, pois este se dá a partir da linguagem como medium da comunicação. (d) A Metafísica é a área mais tradicional de investigação filosófica em sua história e, paradoxalmente, é aquela que mais tem sofrido ataques radicais sobre sua validade no âmbito do pensamento contemporâneo. (e) Uma característica da investigação filosófica é que seus diferentes campos se entrelaçam, produzindo implicações teóricas de um campo para o outro; um exemplo disso é que questões éticas, epistemológicas e ontológicas se entrecruzam, ao lidarmos com o problema da natureza da tecnologia. 36. Sobre a Epistemologia, marque a alternativa incorreta. (a) A epistemologia formula questões sobre o escopo e os limites do conhecimento, suas fontes e justificação. (b) Epistemologia ou teoria do conhecimento é o ramo da filosofia que se ocupa da investigação sobre a natureza, as origens e a validade do conhecimento. (c) A epistemologia lida com argumentos céticos concernentes a nossas pretensões de conhecimento e crença justificada. (d) No âmbito da epistemologia, a definição clássica de conhecimento é a que o define como crença verdadeira justificada. (e) Cabe à epistemologia ou teoria do conhecimento regular a pesquisa científica, estabelecendo os parâmetros daquilo que os cientistas devem pesquisar. 37. Sobre a discussão entre internalismo e externalismo na epistemologia, marque a alternativa correta: (a) O internalismo defende a tese de que a justificação do conhecimento consiste em relações internas entre crenças, por exemplo, uma relação vertical de apoio entre crenças básicas e outras dependentes delas. (b) O internalismo é a tese de que a justificativa do conhecimento advém de fatores íntimos do sujeito humano, ou seja, de sua interioridade psicológica, ou seja, de suas emoções. (c) O externalismo é a tese de que a justificativa do conhecimento advém de fatores aos quais o sujeito humano tem acesso cognitivo imediato, dependendo de interioridade psicológica, ou seja, de suas emoções. (d) O externalismo defende a tese de que a justificação consiste numa relação de sustentação mútua de crenças em um sistema apropriadamente compreendido. (e) Segundo o externalismo, uma crença pode ser justificada por um sujeito na medida que ele tem acesso ao que proporciona a justificação, de fato ou por princípio. 38. O problema ambiental se tornou central nas discussões contemporâneas em todas as esferas, desde a política e a economia, passando pela alimentação, organização das cidades e educação. E no âmbito da filosofia, um dos focos é a conexão entre ética e ecologia, pensada a partir do que veio a se chamar de ética ambiental. Sobre isso, marque a alternativa correta: (a) A problematização filosófica da Ética ambiental se define apenas a partir do horizonte do direitos dos animais não-sencientes. (b) Ética e ecologia se interseccionam no horizonte cosmológico dos determinantes naturais que configuram a organização do mundo ideal. (c) A ética ambiental consiste em teoria e prática sobre a preocupação adequada com valores e deveres em relação ao mundo natural. (d) A dimensão ética do problema ambiental se restringe ao papel que os animais ocupam nos ecossistemas. (e) A ética ambiental tem a tarefa de definir quais ecossistemas devem ser preservados e quais não o devem. 39. Em relação aos argumentos sobre a existência de Deus, marque a alternativa incorreta. (a) O argumento ontológico sobre a existência de Deus teve sua primeira formulação por Santo Anselmo em seu livro Proslógio. (b) Já a versão mais famosa do argumento cosmológico sobre a existência de Deus é a de Tomás de Aquino na Suma Teológica. (c) O argumento teleológico em defesa da existência de Deus tem sua versão mais famosa em William Paley em seu livro Natural Theology. (d) Renê Descartes é também famoso pelo seu argumento cosmológico em favor da existência de Deus. (e) O problema do mal é considerado o mais importante dos argumentos contra a existência de Deus. 40. Sobre a filosofia da linguagem comum, muitas vezes chamada de filosofia da linguagem ordinária, marque a alternativa incorreta. (a) J. L. Austin e P. F. Strawson são dois importantes representantes da chamada filosofia da linguagem comum. (b) Os filósofos da linguagem comum focalizam seus estudos na formalização lógica da linguagem ordinária. (c) Os filósofos da linguagem ordinária se dedicam a analisar as expressões tal como são usadas na linguagem natural buscando, com isso, dissolver alguns problemas filosóficos tradicionais. (d) A teoria de J. L. Austin, em seu livro "Como fazer coisas com palavras" (1962), foi uma fonte importante para o desenvolvimento da pragmática filosófica. (e) Strawson, ao analisar linguisticamente conceitos do senso comum, como corpo, pessoa, tempo e espaço, buscou desenvolver o que ele chamou de uma "metafísica descritiva". 41. O que é ensinar filosofia? Entre as alternativas abaixo, qual é falsa? (a) A tarefa de ensinar filosofia não pode estar desligada do fazer filosofia, de forma que filosofia e filosofar se encontram unidos, de igual modo, ocorre com a prática filosófica e o ensino de filosofia. Portanto, o ensino de filosofia tem de ser filosófico. (b)Defende-se, pois, que além do licenciando vir a se tornar um professor de filosofia, deve-se tornar também um filósofo: um filósofo da sua própria práxis. Se o educador não busca respostas para as perguntas imanentes do seu ofício enquanto professor de filosofia, possivelmente não desenvolverá plenamente sua capacidade de lecionar essa disciplina, pois, se não busca realizar caminhos rumo à conceituação, à argumentação e à problematização, próprias de sua área, como irá auxiliar seus alunos a realizá-los? (c)O ensino de filosofia é antes e acima de tudo um problema pedagógico, tendo por base os teóricos da Filosofia da Educação. (d)"para levar adiante a tarefa de ensinar filosofia, uma série de decisões devem ser adotadas. Decisões que são, em primeiro lugar, filosóficas, para em seguida - e de maneira coerente com elas - elaborar os recursos mais convenientes para tornar possível e significativa aquela tarefa" (2009). CERLETTI, Alejandro. O Ensino de Filosofia como problema filosófico. Trad. Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. (e) "Ensinar é conduzir à ante-sala de desafios que, em última instância, são pessoais. O que cabe ao professor é estimular e levar adiante este desafio. Filosofar, então, é se atrever a pensar por si mesmo, ou seja, atrever-se a se relacionar de outra maneira com o mundo e os conhecimentos e não reproduzi-los." (CERLETTI, 2009). 42. O pensamento mítico faz parte de uma tradição cultural que antecedeu o pensamento filosófico-científico na Grécia antiga. Um dos elementos centrais desse pensamento para explicitar a realidade é: (a) a ciência. (b) o sobrenatural. (c) o naturalismo. (d) a racionalidade. (e) o criticismo. 43. Para Platão, a filosofia é uma forma de saber que possui um caráter essencialmente: (a) político. (b) reflexivo e contemplativo. (c) ético-político. (d) verdadeiro. (e) mitológico. 44. Em sua obra "O Banquete", Platão, por meio do discurso de Fedro, o primeiro a falar, conclui que de "todos os deuses o mais antigo, o mais augusto de todos, capaz de tornar o homem virtuoso e feliz durante a vida e após a morte", é o deus: (a) do amor. (b) do trovão. (c) da felicidade. (d) da beleza. (e) da força. 45. Ao contrário de Platão, Aristóteles tem uma visão mais linear do processo de conhecimento. De acordo com a filosofia aristotélica, esse processo tem início com: (a) a memória ou a retenção. (b) a teoria ou a ciência. (c) as experiências ou as práticas. (d) os sentidos ou a sensação. (e) a arte ou a técnica. 46. Dentre os pensadores pré-socráticos, Heráclito de Éfeso e Parmênides de Eleia têm um papel de destaque na Filosofia Antiga, sobretudo pela grande diferença entre suas concepções filosóficas. Examine as afirmativas sobre os pensamentos de Heráclito e Parmênides: I - Para Heráclito, o princípio se identifica com a água, que é a perfeita expressão do movimento perene. II - Em sua filosofia, Heráclito salientou a alma em relação ao corpo e assumiu algumas posições órficas. III - Em seu poema Sobre a Natureza, Parmênides descreve três vias de pesquisa: a da verdade absoluta, a das opiniões falazes, e a da opinião plausível. IV - Segundo Parmênides, a primeira via de pesquisa afirma que "o ser existe e não pode não existir" e que "o não-ser não existe". Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s): (a) I. (b) II, III e IV. (c) I, II e III. (d) I, II e IV. (e) II e IV. 47. Sobre a história da atividade filosófica no Brasil, podemos afirmar que: I - "o quadro histórico da atividade filosófica no Brasil é ainda caracterizado por uma relação de dependência com os países centrais, especialmente Europa e Estados Unidos. A pesquisa filosófica brasileira é bastante frágil se pensada em termos de contribuição original ao debate filosófico corrente no mundo". II - "no período colonial brasileiro, o ensino e o estudo da filosofia é fortemente determinado pela vigência da ratio studiorum, código e método pedagógico dos Jesuítas, vinculados filosoficamente às concepções aristotélico-tomistas". III - "uma das correntes filosóficas mais importantes no Brasil foi o positivismo, ainda que a presença deste em terras tupiniquins se contrastasse com a tradição cultural brasileira da época, que era estranha a qualquer mentalidade de padrão científico. Sua forte presença no Brasil se deu pela acessibilidade como filosofia espontânea da república e do progresso, agradando ainda pelo seu conservadorismo político". IV - "o neotomismo tem grande influência no pensamento brasileiro. O seu marco no país é a fundação da Faculdade de Filosofia São Bento, em São Paulo, pelos monges beneditinos, em 1908. No período republicano teve pouca influência por força do desprestígio da Igreja Católica. A partir da década de 20 do século XX é que assumiu papel cultural importante no cenário brasileiro. Teve como representantes autores como Leonardo Van Acker, Alexandre Correia, Maurício Teixeira Leite Penido, Eduardo Prado de Mendonça e Alceu Amoroso Lima". Marque a alternativa correta: (a) Apenas a afirmação II está correta. (b) Estão corretas apenas as afirmações I, III e IV. (c) Apenas a afirmação I está errada. (d) Todas as afirmações estão erradas. (e) Todas as afirmações estão corretas. 48. A virtude é definida por Spinoza (2013, 2 ed.) como aquilo que contribui para o ser humano conservar o seu ser, ou seja, a sua autopreservação. Neste sentido, a virtude consiste em agir conforme a natureza, isto é, de acordo com: (a) a lei. (b) o afeto. (c) o bem. (d) a razão. (e) a essência. 49. Leia o trecho abaixo: "As histórias para as crianças são mercadorias preciosas - bens espirituais. Constituem a espécie de bens de que não despojamos ninguém ao torná-los nossos. As crianças adoram os personagens de ficção das histórias que leem: apropriam-se deles como amigos - como companheiros semi-imaginários. Dando às crianças histórias de que se apropriar e significados a compartilhar, lhes proporcionamos outros mundos em que viver - outros reinos em que habitar." LIPMAN, Mathew. Natasha: diálogos vigotskianos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997, p.62. O trabalho pioneiro de Mathew Lipman em filosofia para crianças apostou na possibilidade de levar aos infantes, de forma lúdica e simples, os conceitos filosóficos construídos na história da filosofia ocidental. Em relação a essa proposta, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir: I - O programa de Lipman de filosofia para crianças objetivou o desenvolvimento de habilidades cognitivas, através de temas filosóficos, em uma linguagem acessível à infância. II - A ideia de desenvolver o raciocínio filosófico no infante envolveu praticar o conhecimento através de inferências corretas a partir de conhecimentos anteriores, permitindo o diálogo entre o discurso de cada um dos envolvidos. III - O aprendizado de conceitos filosóficos através da imaginação do infante representou o fim da distinção entre filosofia e literatura, pois o discurso filosófico passa a ser uma narrativa aberta sem compromisso com o significado correto. As alternativas I, II e III são respetivamente: (a) F, V e F. (b) V, F e F. (c) F, V e V. (d) V, V e F. (e) V, V, e V. 50. Embora Sócrates não tenha deixado nada escrito e seu pensamento só seja conhecido através de Platão, a figura de Sócrates e seu modo de fazer filosofia exerceram grande influência na História do Pensamento Ocidental. Sobre Sócrates e sua filosofia, é incorreto afirmar que: (a) a maiêutica consistia no momento destrutivo do método dialético, momento no qual o interlocutor era levado a reconhecer sua própria ignorância. (b) igualmente aos sofistas, Sócrates concentrou os esforços de sua filosofia em entender a problemática acerca do homem, e não da natureza. (c) ao contrário dos sofistas, que se arvoravam tudo saber, Sócrates assumiu uma atitude mais modesta, de quem reconhece sua ignorância e de quem tem muito a aprender. (d) a filosofia de Sócrates notabilizou-se principalmente por causa de seu método dialético, que apresentava dois momentos básicos: o irônico-refutatório e o maiêutico. (e) Todas as alternativas anteriores estão igualmente incorretas. GABARITO: 30 A 31 B 32 A 33 A 34 E 35 C 36 E 37 A 38 C 39 D 40 B 41 C 42 B 43 C 44 A 45 D 46 B 47 E 48 D 49 D 50 A |
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Como referenciar: "Provas - Prefeitura de Itupeva - 2015" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 04/12/2024 às 23:39. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_prova.php?id=208