Você está em Pratique > Provas

Provas de concursos e vestibular

 
(05/Ago) SEDUC - PI - NUCEPE - UESPI - 2015
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

21. Sobre a filosofia e seu papel no conjunto da cultura humana contemporânea, marque a alternativa INCORRETA.
a) A filosofia exerce o papel de crítica racional reflexiva das demais esferas da cultura humana, buscando pensar o sentido delas para a vida humana em sua totalidade, radicalidade e finalidade.
b) O papel da filosofia no conjunto da cultura humana é dirigir as outras esferas da cultura, determinando o que cada uma deve fazer e o papel que devem exercer na vida humana, ou seja, ela é a principal diretriz da cultura contemporânea.
c) A filosofia é também uma das esferas da cultura humana, estando articulada às demais por seu papel de crítica racional, sendo influenciada por elas em uma dialética de reciprocidade epistêmica e histórica, não se colocando acima delas.
d) Como instância cultural, a filosofia tem o papel dinâmico de fazer o ser humano refletir sobre o sentido e a direção daquilo que ele está realizando no seu tempo histórico, de perguntar pelo conjunto de valores morais e epistêmicos que está operando em sua práxis.
e) O trabalho filosófico é, mesmo quando realizado em um nível técnico muito específico, como, por exemplo, na análise lógico-linguística, sempre um trabalho de desconstrução do culturalmente instituído, buscando revelar tanto o que está vigendo como as outras possibilidades que foram deixadas para trás no percurso histórico.

22. Para uma caracterização dos campos, objetos ou áreas de investigação da filosofia, marque a alternativa INCORRETA.
a) Linguagem, conhecimento, ética, política e vida social são objetos da filosofia através, respectivamente, da filosofia da linguagem, epistemologia, filosofia moral e filosofia social e política.
b) Os objetos da reflexão filosófica são historicamente dinâmicos, constituindo novos campos de investigação, não se atendo somente àqueles estabelecidos em seus primórdios; podemos citar como desenvolvimentos recentes a filosofia da mente e a filosofia da tecnologia.
c) O chamado "problema das outras mentes" é um ponto central da filosofia da linguagem, pois este se dá a partir da linguagem como medium da comunicação.
d) A Metafísica é a área mais tradicional de investigação filosófica em sua história e, paradoxalmente, é aquela que mais tem sofrido ataques radicais sobre sua validade no âmbito do pensamento contemporâneo.
e) Uma característica da investigação filosófica é que seus diferentes campos se entrelaçam, produzindo implicações teóricas de um campo para o outro; um exemplo disso é que questões éticas, epistemológicas e ontológicas se entrecruzam, ao lidarmos com o problema da natureza da tecnologia.

23. Sobre a evolução histórica do pensamento filosófico ocidental, podemos afirmar que
I - "a filosofia ocidental emergiu na Grécia antiga, com sua especulação, problemas e argumentos estendendo-se dos pré-socráticos às principais escolas helenísticas".
II - "a história da filosofia ocidental é marcada por uma radical descontinuidade, na qual os filósofos modernos e contemporâneos simplesmente ignoraram e/ou recusaram integralmente, por exemplo, as técnicas definidoras da filosofia e realizações teóricas (bem como os fracassos) das filosofias grega e medieval".
III - "a filosofia ocidental moderna é marcada pela tematização privilegiada da natureza e limites do conhecimento humano, ou seja, por uma preocupação de seus filósofos em realizar uma investigação predominantemente epistemológica".
IV - "a filosofia ocidental contemporânea é marcada pela forte tematização privilegiada da linguagem como médium do filosofar, ou seja, deu-se em seu âmbito histórico uma espécie de virada linguística".
Marque a alternativa CORRETA.
a) Apenas a afirmação II está errada.
b) Apenas a afirmação IV está errada.
c) Todas as afirmações estão corretas.
d) Todas as afirmações estão erradas.
e) Apenas as afirmações I, II e III estão corretas.

24. Sobre a história da atividade filosófica no Brasil, podemos afirmar que
I - "o quadro histórico da atividade filosófica no Brasil é ainda caracterizado por uma relação de dependência com os países centrais, especialmente Europa e Estados Unidos. A pesquisa filosófica brasileira é bastante frágil se pensada em termos de contribuição original ao debate filosófico corrente no mundo".
II - "no período colonial brasileiro, o ensino e o estudo da filosofia é fortemente determinado pela vigência da Ratio Studiorum, código e método pedagógico dos Jesuítas, vinculados filosoficamente às concepções aristotélico-tomistas".
III - "uma das correntes filosóficas mais importantes no Brasil foi o positivismo, ainda que a presença deste em terras tupiniquins se contrastasse com a tradição cultural brasileira da época, que era estranha a qualquer mentalidade de padrão científico. Sua forte presença no Brasil se deu pela acessibilidade como filosofia espontânea da república e do progresso, agradando ainda pelo seu conservadorismo político".
IV - "o neotomismo tem grande influência no pensamento brasileiro. O seu marco no país é a fundação da Faculdade de Filosofia São Bento, em São Paulo, pelos monges beneditinos, em 1908. No período republicano teve pouca influência por força do desprestígio da Igreja Católica. A partir da década de 20 do século XX é que assumiu papel cultural importante no cenário brasileiro. Teve como representantes autores como Leonardo Van Acker, Alexandre Correia, Maurício Teixeira Leite Penido, Eduardo Prado de Mendonça e Alceu Amoroso Lima".
Marque a alternativa CORRETA.
a) Apenas a afirmação II está correta.
b) Estão corretas apenas as afirmações I, III e IV.
c) Apenas a afirmação I está errada.
d) Todas as afirmações estão erradas.
e) Todas as afirmações estão corretas.

25. Sobre a Epistemologia, marque a alternativa INCORRETA.
a) A epistemologia formula questões sobre o escopo e os limites do conhecimento, suas fontes e justificação.
b) Epistemologia ou teoria do conhecimento é o ramo da filosofia que se ocupa da investigação sobre a natureza, as origens e a validade do conhecimento.
c) A epistemologia lida com argumentos céticos concernentes a nossas pretensões de conhecimento e crença justificada.
d) No âmbito da epistemologia, a definição clássica de conhecimento é a que o define como crença verdadeira justificada.
e) Cabe à epistemologia ou teoria do conhecimento regular a pesquisa científica, estabelecendo os parâmetros daquilo que os cientistas devem pesquisar.

26. Sobre a discussão entre internalismo e externalismo na epistemologia, marque a alternativa CORRETA.
a) O internalismo defende a tese de que a justificação do conhecimento consiste em relações internas entre crenças, por exemplo, uma relação vertical de apoio entre crenças básicas e outras dependentes delas.
b) O internalismo é a tese de que a justificativa do conhecimento advém de fatores íntimos do sujeito humano, ou seja, de sua interioridade psicológica, ou seja, de suas emoções.
c) O externalismo é a tese de que a justificativa do conhecimento advém de fatores aos quais o sujeito humano tem acesso cognitivo imediato, dependendo de interioridade psicológica, ou seja, de suas emoções.
d) O externalismo defende a tese de que a justificação consiste numa relação de sustentação mútua de crenças em um sistema apropriadamente compreendido.
e) Segundo o externalismo, uma crença pode ser justificada por um sujeito na medida em que ele tem acesso ao que proporciona a justificação, de fato ou por princípio.

27. Sobre teorias que tratam do problema mente-corpo no âmbito da filosofia da mente, marque a alternativa INCORRETA.
a) Dualismo.
b) Materialismo ou fisicalismo.
c) Fundacionismo.
d) Funcionalismo.
e) Monismo não-redutivo.

28. Sobre o problema mente-corpo no âmbito da filosofia da mente, podemos afirmar que as seguintes questões fazem parte do campo de investigação:
I - "Qual é a ontologia dos estados mentais?"
II - "Qual é a natureza dos sujeitos ou portadores dos estados mentais?"
III - "Como os estados mentais e os sujeitos se relacionam com o mundo físico?"
IV - "Se pensar e sentir dor são ambos fenômenos mentais, em que tipo de meio o pensar e a experiência de sentir dor ocorrem?"
V - "Podem os fenômenos mentais existir independentemente dos fenômenos físicos, ou dependem destes para sua existência?"
Marque a alternativa CORRETA.
a) Todas as afirmações estão erradas.
b) Todas as afirmações estão corretas.
c) Apenas as afirmações I, II e III estão corretas.
d) Apenas as afirmações IV e V estão erradas.
e) Apenas a afirmação IV está errada.

29. Sobre a ética das virtudes, marque a alternativa INCORRETA.
a) Na ética das virtudes os conceitos de eudaimonia (felicidade) e phronésis (sabedoria prática) são centrais.
b) O principal representante clássico da ética das virtudes é o filósofo Aristóteles, já no período medieval destaca-se Tomás de Aquino; mas as raízes mais antigas da ética das virtudes se estendem também à filosofia chinesa.
c) Na perspectiva da ética das virtudes, não podemos pensar o agir moral somente a partir de normas, mas estas enquanto articuladas a um bem.
d) Os principais representantes contemporâneos da ética das virtudes são Peter Singer e Mangabeira Unger.
e) A ética das virtudes assumiu um papel importante no debate filosófico contemporâneo a partir do artigo de E. Anscombe "Modern Moral Philosophy" (1958).

30. Sobre as éticas deontológicas, marque a alternativa INCORRETA.
a) Para uma ética deontológica, o conceito central é o de Dever.
b) Em sua formulação contemporânea, uma ética deontológica assume a prioridade do justo sobre o bem.
c) Em Kant, a ética deontológica preconiza uma razão prática autônoma em relação às inclinações naturais, de caráter universal.
d) Para uma ética deontológica, o único sentimento apropriado é o de respeito à lei moral, dada a precedência das normas sobre os desejos.
e) Para uma ética deontológica, o conteúdo do dever universal é configurado a partir das consequências do curso de ação escolhido.

31. Sobre a ética utilitarista, marque a alternativa CORRETA.
a) O utilitarismo é uma ética conceitualmente voltada para o egocentrismo, uma vez que toma como critério definidor do agir moral aquilo que resulta ser o mais útil para o indivíduo dentre os cursos de ação possíveis.
b) Segundo o utilitarismo, o conteúdo do agir correto se define pela maior quantidade de prazer ou utilidade para o indivíduo produzido pelo curso de ação indicado.
c) A ética utilitarista é uma ética do tipo deontológico, uma vez que não raciocina com a ideia de um fim último para o agir humano.
d) A ética utilitarista opera da perspectiva de um agir com consequências coletivas, ou seja, o valor moral da ação se define pela maior quantidade de bem-estar ou utilidade para o maior número de pessoas dentre os cursos de ação possíveis.
e) A ética utilitarista se reduz, ao final, a um hedonismo individual, uma vez que opera com o conceito central de prazer em sua estrutura teórica.

32. Sobre teorias da verdade, marque a alternativa INCORRETA.
a) A teoria da verdade como correspondência afirma que uma crença (proposição, sentença, declaração, etc.) é verdadeira quando existe uma descrição no mundo coerente com ela.
b) A teoria da verdade como coerência sustenta que uma crença é verdadeira quando é parte de um sistema de crenças que é consistente e "harmonioso".
c) A teoria pragmática da verdade define que uma crença é verdadeira na medida em que produz resultados desejáveis, ações bem sucedidas.
d) Teorias deflacionárias da verdade sustentam que a função da verdade não é descrever proposições, como se pode pensar a partir de sua forma sintática, mas sobretudo nos permitir construir certos tipos de generalizações.
e) Entre as teorias deflacionárias, destacam-se a teoria da redundância de Frege, a teoria minimalista e a teoria descitacional.

33. Sobre a teoria da justiça de John Rawls, marque a alternativa CORRETA.
a) Um conceito central no contratualismo de Rawls é o de Estado de Natureza.
b) Em Rawls a justiça é definida como equidade, baseada em princípios formulados por sujeitos situados no que denominou de "posição original".
c) Rawls defende um versão renovada do utilitarismo na formulação de seu conceito de justiça.
d) Segundo Rawls, uma sociedade justa eliminaria toda a desigualdade natural entre os homens.
e) Na teoria rawlsiana da justiça como equidade há uma prevalência do bem sobre o justo.

34. Sobre a teoria da justiça de Robert Nozick, marque a alternativa INCORRETA.
a) Segundo Nozick, os direitos individuais são constitutivos da justiça, requerendo um respeito absoluto a eles, estabelecendo restrições absolutas ao que os outros ou o Estado podem fazer.
b) Em Nozick há uma renovação da ideia lockeana de "propriedade de si mesmo".
c) Segundo Nozick, para que se faça a justiça, é necessário que o Estado intervenha nas aquisições e transferências dos indivíduos através de um processo redistributivo.
d) A posição de Nozick é costumeiramente caracterizada como libertarismo.
e) Para Nozick, o Estado deve ter apenas uma função protetora da auto propriedade, não podendo ter funções redistributivas.

35. O problema ambiental se tornou central nas discussões contemporâneas em todas as esferas, desde a política e a economia, passando pela alimentação, organização das cidades e educação. E no âmbito da filosofia, um dos focos é a conexão entre ética e ecologia, pensada a partir do que veio a se chamar de ética ambiental. Sobre isso, marque a alternativa CORRETA.
a) A problematização filosófica da Ética ambiental se define apenas a partir do horizonte do direitos dos animais não-sencientes.
b) Ética e ecologia se interseccionam no horizonte cosmológico dos determinantes naturais que configuram a organização do mundo ideal.
c) A dimensão ética do problema ambiental se restringe ao papel que os animais ocupam nos ecossistemas.
d) A ética ambiental tem a tarefa de definir quais ecossistemas devem ser preservados e quais não o devem.
e) A ética ambiental consiste em teoria e prática sobre a preocupação adequada com valores e deveres em relação ao mundo natural.

36. Em relação aos argumentos sobre a existência de Deus, marque a alternativa INCORRETA.
a) O argumento ontológico sobre a existência de Deus teve sua primeira formulação por Santo Anselmo em seu livro Proslógio.
b) Já a versão mais famosa do argumento cosmológico sobre a existência de Deus é a de Tomás de Aquino na Suma Teológica.
c) O argumento teleológico em defesa da existência de Deus tem sua versão mais famosa em William Paley em seu livro Natural Theology.
d) Renê Descartes é também famoso pelo seu argumento cosmológico em favor da existência de Deus.
e) O problema do mal é considerado o mais importante dos argumentos contra a existência de Deus.

37. Sobre a Estética, seus problemas e teorias, podemos afirmar que
I - um problema central da Estética é o do gosto e, como resultado de suas investigações, este ficou definitivamente estabelecido como algo que não se pode discutir.
II - a arte é um dos objetos de estudo da Estética, refletindo sobre questões como: O que torna um objeto obra de arte? Qual a relação entre forma e conteúdo numa obra de arte?
III - o objetivismo estético sustenta que as qualidades estéticas são propriedades inerentes aos objetos e que, por conseguinte, a experiência estética nos proporciona conhecimento delas.
IV - o subjetivismo estético sustenta que as qualidades estéticas não são inerentes aos objetos, mas dependem da resposta do sujeito, ou seja, a experiência estética não oferece um conhecimento de tais propriedades.
Marque a alternativa CORRETA.
a) Apenas a afirmação I está errada.
b) Apenas a afirmação II está correta.
c) Apenas as afirmações III e IV estão corretas.
d) Todas as afirmações estão erradas.
e) Todas as afirmações estão corretas.

38. Sobre a filosofia da linguagem comum, muitas vezes chamada de filosofia da linguagem ordinária, marque a alternativa INCORRETA.
a) J. L. Austin e P. F. Strawson são dois importantes representantes da chamada filosofia da linguagem comum.
b) Os filósofos da linguagem comum focalizam seus estudos na formalização lógica da linguagem ordinária.
c) Os filósofos da linguagem ordinária se dedicam a analisar as expressões tal como são usadas na linguagem natural buscando, com isso, dissolver alguns problemas filosóficos tradicionais.
d) A teoria de J. L. Austin, em seu livro "Como fazer coisas com palavras" (1962), foi uma fonte importante para o desenvolvimento da pragmática filosófica.
e) Strawson, ao analisar linguisticamente conceitos do senso comum, como corpo, pessoa, tempo e espaço, buscou desenvolver o que ele chamou de uma "metafísica descritiva".

39. Sobre o problema do mal, podemos afirmar:
I - A existência do mal no mundo é um fato inegável e, como tal, seja como mal moral, seja como mal natural, gera o problema da crença na existência de um Deus.
II - A existência do mal conduz ao problema de como explicar a benevolência e a onipotência de Deus, uma vez que a existência de tantos males no mundo contradiz tais propriedades.
III - Alguns teóricos justificaram a presença do mal no mundo como necessária para possibilitar a realização de uma maior bondade moral, como por exemplo, a santidade. Sem o mal, a grande bondade moral de pessoas como Madre Tereza de Calcutá e Irmã Dulce não seria possível.
IV - Alguns teóricos argumentam para justificar a presença do mal no mundo a partir de uma analogia artística: da mesma maneira que a harmonia de uma peça musical envolve dissonâncias que são posteriormente resolvidas, o mal contribui para a harmonia ou beleza geral do mundo.
V - Uma outra tentativa de solução para o problema do mal é aquela chamada de defesa do livre-arbítrio: o mal é uma consequência necessária da liberdade de escolha, caso contrário, sem liberdade de escolha, não haveria de fato livre-arbítrio.
Marque a alternativa CORRETA.
a) Somente as afirmações I e II estão erradas.
b) Somente as afirmações III, IV e V estão corretas.
c) Todas as afirmações estão corretas.
d) Todas as afirmações estão erradas.
e) Somente a afirmação V está errada.

40. Sobre as relações entre os conceitos de "alienação" e "ideologia", marque a alternativa INCORRETA.
a) O conceito de alienação não foi originalmente articulado ao de ideologia em sua formulação, mas no pensamento marxista ideologia sempre pressupõe alguma forma de alienação daqueles que a possuem.
b) A articulação entre os conceitos de alienação e ideologia encontrou no pensamento de Karl Marx sua formulação mais precisa e importante na filosofia política e social.
c) Para Marx, ideologia significava uma falsa consciência compartilhada pelos membros de uma classe social particular, cuja formulação mascara a realidade da dominação política e econômica de uma classe social sobre outra.
d) Na filosofia política e social o termo ideologia sempre significou uma visão de mundo não alienada e, assim, essa compreensão permanece incólume no pensamento contemporâneo.
e) Originalmente, ideologia significava um conjunto de ideias destinadas a expressar uma certa visão de mundo, não estando associada conceitualmente a qualquer forma de alienação.

GABARITO:
21 B
22 C
23 A
24 E
25 E
26 A
27 C
28 B
29 D
30 E
31 D
32 A
33 B
34 C
35 E
36 D
37 A
38 B
39 C
40 D
     

 
 
Como referenciar: "Provas - SEDUC - PI - NUCEPE - UESPI - 2015" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 19/04/2024 às 05:45. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_prova.php?id=204