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Provas de concursos e vestibular

 
(06/Jul) Prefeitura de Esteio - RS - msconcursos - 2015
 
RACIOCÍNIO LÓGICO

11. A professora, após o intervalo, afirmou: "Não é verdade que todos os alunos do primeiro ano não comeram o lanche". A condição necessária e suficiente para que a afirmação da professora seja verdadeira é que seja verdadeira a seguinte proposição:
a) No máximo um aluno do primeiro ano não comeu o lanche.
b) Nenhum aluno do primeiro ano não comeu o lanche.
c) Todos os alunos do primeiro ano comeram o lanche.
d) Pelo menos um aluno do primeiro ano comeu o lanche.
e) Nenhum aluno do primeiro ano comeu o lanche.

12. Examine a sequência: 7, 8, 15, 23, 38, ___. O próximo termo dela será:
a) 41
b) 45
c) 56
d) 61
e) 65

13. Foi feita uma pesquisa com os 500 alunos de uma escola sobre quais aparelhos tecnológicos eles usam no dia a dia. A pesquisa revelou que 380 utilizam smartphone, 200 utilizam computador e 40 não utilizam nenhum deles. Analisando os dados da pesquisa, podemos concluir que a quantidade de alunos que utilizam somente um desses aparelhos diariamente é:
a) 120
b) 260
c) 340
d) 460
e) 580

14. A afirmação "Amanda é loira, ou Beatriz não é morena, ou Carla é ruiva" é falsa. Então segue-se que é verdade que:
a) Amanda é loira, e Beatriz não é morena, e Carla é ruiva.
b) Amanda não é loira, e Beatriz é morena, e Carla não é ruiva.
c) Amanda não é loira, ou Beatriz não é morena, ou Carla não é ruiva.
d) Amanda não é loira, e Beatriz não é morena, e Carla não é ruiva.
e) Amanda não é loira, ou Beatriz é morena, ou Carla não é ruiva.

15. No lançamento do livro de Leda, todos os que foram ao coquetel de lançamento estiveram antes na palestra sobre o livro.
Como nem todos os convidados de Leda estiveram na palestra, conclui-se a respeito deles que:
a) Pelo menos um dos convidados não foi ao coquetel de lançamento do livro de Leda.
b) Todos foram ao coquetel de lançamento do livro de Leda e alguns não foram à palestra sobre o livro.
c) Alguns foram ao coquetel de lançamento do livro de Leda, mas não foram à palestra sobre o livro.
d) Alguns foram ao coquetel de lançamento do livro de Leda e nenhum foi à palestra sobre o livro.
e) Todos foram ao coquetel de lançamento do livro de Leda e nenhum foi à palestra sobre o livro.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

"O professor não deve se eximir de sua responsabilidade do ato de avaliar as aprendizagens de seus estudantes, assim como os demais profissionais devem também, em conjunto com os professores e os estudantes, participar das avaliações a serem realizadas acerca dos demais processos no interior da escola. Dessa forma, ressaltamos a importância do estímulo à autoavaliação, tanto do grupo, quanto do professor" (Indagações Sobre Currículo/Currículo e Avaliação, disponível em http://portal.mec.gov.br).

Sobre o tema avaliação, responda às próximas três questões.

16. Leia as assertivas e assinale a alternativa verdadeira.
1. A avaliação, como parte de uma ação coletiva de formação dos estudantes, ocorre em várias esferas e com vários objetivos.
2. Na avaliação da aprendizagem dos estudantes, o professor é o protagonista central.
3. A avaliação da instituição como um todo é uma ação coletiva dos profissionais que trabalham e conduzem um processo complexo de formação na escola.
4. A avaliação do sistema escolar é de responsabilidade principal do gestor escolar.
a) São corretas as assertivas 1, 2, 3 e 4.
b) São corretas as assertivas 3 e 4, somente.
c) São corretas as assertivas 1, 3 e 4, somente.
d) São corretas as assertivas 2, 3 e 4, somente.
e) São corretas as assertivas 1, 2 e 3, somente.

17. Não é correto o que se afirma na alternativa:
a) A avaliação da aprendizagem termina quando atribuímos uma nota ao aluno.
b) Nossa cultura meritocrática naturaliza o uso das notas a fim de classificar os melhores e os piores avaliados.
c) Avaliar, para o senso comum, aparece como sinônimo de medida, de atribuição de um valor em forma de nota ou conceito.
d) Avaliar refere-se à reflexão sobre as informações obtidas com vistas a planejar o futuro.
e) Medir refere-se ao presente e ao passado e visa obter informações a respeito do progresso efetuado pelos estudantes.

18. Leia as assertivas e marque a incorreta.
a) A avaliação formativa é aquela em que o professor está atento aos processos e às aprendizagens de seus estudantes.
b) A avaliação excludente, tendo como foco o processo de aprendizagem, numa perspectiva de interação e de diálogo, coloca também no estudante, e não apenas no professor, a responsabilidade por seus avanços e suas necessidades.
c) Avaliar faz parte do processo de ensino e de aprendizagem: não ensinamos sem avaliar, não aprendemos sem avaliar.
d) Em uma mesma escola é possível identificarmos práticas de avaliação concebidas a partir de diferentes perspectivas teóricas e concepções pedagógicas e de ensino.
e) Todo processo avaliativo implica na formulação de juízos de valor ou em apreciações.

19. Qual alternativa completa corretamente o texto a seguir?
"As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica visam _________________________, bem como para as modalidades com que podem se apresentar, a partir das quais os sistemas federal, estaduais, distrital e municipais, por suas competências próprias e complementares, formularão as suas orientações assegurando __________________________________".
a) estabelecer um currículo unificado para as escolas públicas / a qualidade do ensino público em todo o território nacional
b) estabelecer bases comuns nacionais para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental, o Ensino Médio e o Ensino Superior / a integração curricular das três etapas sequentes desse nível da escolarização, essencialmente para compor um todo orgânico
c) estabelecer bases comuns nacionais para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio / a qualidade do ensino público em todo o território nacional
d) estabelecer bases comuns nacionais para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio / a integração curricular das três etapas sequentes desse nível da escolarização, essencialmente para compor um todo orgânico
e) estabelecer bases comuns nacionais para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental / a qualidade do ensino público em todo o território nacional

20. Leia o texto, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) aos objetivos a seguir e marque a alternativa correta.
"As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental a serem observadas pelos sistemas de ensino e suas instituições de Educação Básica e de Educação Superior, orientando a implementação da Educação Ambiental (EA), tendo como referência as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e as Diretrizes Curriculares Nacionais para as Graduações, em especial as de Formação de Professores", objetiva:
( ) Sistematizar os preceitos definidos na Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, bem como os avanços que ocorreram na área para que contribuam para assegurar a formação humana de sujeitos concretos que vivem em determinado meio ambiente, contexto histórico e sociocultural, com suas condições físicas, emocionais, culturais, intelectuais.
( ) Estimular a reflexão crítica e propositiva da inserção da educação ambiental na formulação, execução e avaliação dos projetos institucionais e pedagógicos das instituições de ensino, para que a concepção de Educação Ambiental como integrante do currículo supere a mera distribuição do tema pelos demais componentes.
( ) Orientar os cursos de formação de docentes para a educação básica.
( ) Orientar os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as instituições de ensino que os integram, indistintamente da rede a que pertençam.
( ) Propiciar a implantação de projetos comunitários visando preservação ambiental.
a) V, V, F, V.
b) F, V, V, V.
c) V, V, V, F.
d) V, F, V, V.
e) V, V, V, V.

21. À luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africanas, relacione as colunas e marque a alternativa que apresenta relação correta.
Coluna A
(1) As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africanas
(2) A Educação das Relações Étnico-Raciais
(3) O Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana
Coluna B
( ) tem por objetivo a divulgação e produção de conhecimentos, bem como de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto à pluralidade étnico-racial, tornando-os capazes de interagir e de negociar objetivos comuns que garantam, a todos, respeito aos direitos legais e valorização de identidade, na busca da consolidação da democracia brasileira.
( ) tem por objetivo o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, bem como a garantia de reconhecimento e igualdade de valorização das raízes africanas da nação brasileira, ao lado das indígenas, europeias, asiáticas.
( ) constituem-se de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação, e têm por meta, promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil, buscando relações étnico-sociais positivas, rumo à construção de nação democrática.
a) 1, 2, 3
b) 1, 3, 2
c) 2, 3, 1
d) 2, 1, 3
e) 3, 1, 2

22. Analise os seguintes itens:
I - seu contexto histórico, social, cultural, político e econômico, inclusive a situação de tensão, violência, racismo, violação dos direitos humanos, extermínio, opressão e luta por elas vivida.
II - as especificidades desse contexto e os pontos comuns dessas comunidades na sua inserção na sociedade mais geral.
III - as lutas pelo direito à terra, ao território, ao desenvolvimento sustentável e à memória, requerendo pedagogia que reconheça e respeite as particularidades étnico-culturais de cada comunidade e a formação específica de seu quadro docente.
A oferta de Educação Profissional e Tecnológica para as comunidades quilombolas rurais e urbanas deve considerar:
a) Somente o que aponta o item I.
b) Somente o que aponta o item II.
c) Somente o que aponta o item III.
d) Somente o que aponta os itens I e II.
e) O que aponta os itens I, II e III.

23. No que tange à Educação Profissional Técnica de Nível Médio, é correta apenas a alternativa:
a) Os conhecimentos e as habilidades adquiridos na prática laboral pelos trabalhadores não podem ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.
b) São admitidas, nos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, a organização e a estruturação em etapas que possibilitem qualificação profissional intermediária.
c) A Educação Profissional Técnica de nível médio só pode ser desenvolvida na forma subsequente, em cursos destinados a quem já tenha concluído o Ensino Médio.
d) Os cursos técnicos articulados com o Ensino Médio são ofertados na forma concomitante, com matrícula e certificação única.
e) A Educação Profissional e Tecnológica pode ser desenvolvida por diferentes estratégias de educação continuada, em instituições especializadas ou no ambiente de trabalho, incluindo os programas e cursos de aprendizagem, previstos na Constituição Federal.

24. Qual alternativa completa o § 7º do art. 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional?
Os currículos do ensino fundamental e médio ________________________________________________ de forma _________________________________________.
a) devem incluir os princípios da proteção e defesa civil e a educação ambiental / integrada aos conteúdos obrigatórios
b) devem incluir os princípios da proteção e defesa civil e a educação ambiental / integrada ao currículo
c) devem incluir os princípios da proteção e defesa civil e a educação ambiental / opcional para o aluno
d) devem incluir os princípios da educação ambiental / gradativa.
e) devem incluir os princípios da educação ambiental / integrada aos conteúdos obrigatórios

25. Qual alternativa não condiz com a Resolução nº 1/2012, que estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos?
a) A Educação em Direitos Humanos fundamenta-se, entre outros, no princípio do reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades.
b) Os Direitos Humanos são internacionalmente reconhecidos como um conjunto de direitos civis, políticos, sociais, econômicos, culturais e ambientais, sejam eles individuais, coletivos, transindividuais ou difusos.
c) Os sistemas de ensino deverão criar políticas de produção de materiais didáticos e paradidáticos, tendo como princípios orientadores os Direitos Humanos e, por extensão, a Educação em Direitos Humanos.
d) A Educação em Direitos Humanos tem como objetivo central o fortalecimento de práticas individuais e sociais que gerem ações e instrumentos em favor da promoção, da proteção e da defesa dos direitos humanos, bem como da reparação das diferentes formas de violação de direitos.
e) A Educação em Direitos Humanos deverá orientar a formação inicial e continuada de todos os profissionais da educação.

26. Marque a alternativa que completa o texto do art. 5º da Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009. O Atendimento Educacional Especializado é realizado, prioritariamente, ______________________, não sendo substitutivo às classes comuns, podendo ser realizado, também, em centro de Atendimento Educacional Especializado da rede pública ou de instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos, ________________________________.
a) na sala do ensino regular da própria escola ou em outra escola de ensino regular, no turno inverso da escolarização / conveniadas com instituições que atendem crianças com deficiência
b) na própria escola ou em outra escola de ensino regular, no turno inverso da escolarização / conveniadas com a Secretaria de Educação ou órgão equivalente dos Estados, Distrito Federal ou dos Municípios
c) na sala de recursos multifuncionais da própria escola ou em outra escola de ensino regular, no próprio turno da escolarização / conveniadas com a Secretaria de Educação ou órgão equivalente dos Estados, Distrito Federal ou dos Municípios
d) em escolas especiais / vinculados a Secretaria de Educação ou órgão equivalente dos Estados, Distrito Federal ou dos Municípios
e) na sala de recursos multifuncionais da própria escola ou em outra escola de ensino regular, no turno inverso da escolarização / conveniadas com a Secretaria de Educação ou órgão equivalente dos Estados, Distrito Federal ou dos Municípios

27. Para que haja oferta variada para o pleno atendimento dos adolescentes, jovens e adultos situados na faixa de quinze anos ou mais, com defasagem idade-série, tanto sequencialmente no ensino regular quanto na Educação de Jovens e Adultos, assim como nos cursos destinados à formação profissional, nos termos do § 3º do artigo 37 da Lei nº 9.394/96, torna-se necessário:
I - fazer a chamada ampliada de estudantes para o Ensino Fundamental em todas as modalidades, tal como se faz a chamada das pessoas de faixa etária obrigatória do ensino;
II - incentivar e apoiar as redes e sistemas de ensino a estabelecerem, de forma colaborativa, política própria para o atendimento dos estudantes adolescentes de quinze a dezessete anos, garantindo a utilização de mecanismos específicos para esse tipo de alunado que considerem suas potencialidades, necessidades, expectativas em relação à vida, às culturas juvenis e ao mundo do trabalho, tal como prevê o artigo 37 da Lei nº 9.394/96, inclusive com programas de aceleração da aprendizagem, quando necessário;
III - incentivar a oferta de Educação de Jovens e Adultos nos períodos escolares diurno e noturno, com avaliação em processo.
IV - estimular a oferta de Educação de Jovens e Adultos, na modalidade à distância, para Educação de Jovens e Adultos com dezessete anos ou mais.
É necessário o que estabelece os itens
a) I e IV, somente.
b) I, III e IV, somente.
c) II, III e IV, somente.
d) I, II, e IV, somente.
e) I, II, III e IV.

28. Sobre a corrente ou a filosofia pré-socrática, podemos dizer que é o início da Filosofia, pois os pré-socráticos foram os primeiros que indagaram e questionaram sobre o início ou a origem do universo e, consequentemente, a origem de todas as coisas. Para Xenófones de Cólofon, a arqué, ou seja, o princípio das coisas (primeiro e último) de tudo o que existe, é
a) a água.
b) o ar.
c) o fogo.
d) o número.
e) a terá.

29. O objetivo dos primeiros filósofos era construir uma _______________ que substituísse a antiga ______________. Em outras palavras, os primeiros filósofos queriam descobrir, com base na _________ e não na _________, o princípio substancial existente em todos os seres materiais.
As lacunas são preenchidas correta e respectivamente com quais proposições?
a) cosmogonia - mitologia - razão - cosmologia
b) cosmologia - cosmogonia - razão - mitologia
c) mitologia - razão - cosmologia - cosmogonia
d) razão - cosmologia - mitologia - cosmogonia
e) cosmogonia - mitologia - cosmologia - razão

30. "Discípulo e sucessor de Tales de Mileto, recusou-se a ver a origem do mundo real em um elemento particular. Todas as coisas para ele são limitadas e o limitado não pode ser, sem injustiça, a origem das coisas. Do ilimitado surgem inúmeros mundos, estabelecendo a multiplicidade; a gênese das coisas a partir do ilimitado é explicada através da separação dos contrários em consequência do movimento eterno. Para ele, o princípio das coisas (a arqué) não era algo visível, era uma substância etérea, infinita".
A proposição apresentada refere-se ao filósofo
a) Heráclito.
b) Sócrates.
c) Anaxímenes.
d) Anaximandro.
e) Xenófones.

31. "Cognominado de Obscuro, afirmava que todas as coisas estão em movimento como um fluxo perpétuo. O escoamento contínuo dos seres em mudança perpétua se processa através de contrários. A lei fundamental do universo é o devir, que significa contínuas transformações. Tudo flui e nada fica como é. Coisa alguma é estável. Tudo segue seu curso".
A proposição apresentada refere-se ao filósofo pré-socrático
a) Heráclito
b) Parmênides
c) Empédocles
d) Demócrito
e) Pitágoras

32. A virtude é o meio para obter o verdadeiro prazer. Virtuoso é aquele que aproveita o verdadeiro deleite com moderação e medida, e limita seus desejos àqueles prazeres que não perturbam a alma. Para alcançar a plena ataraxia, a felicidade, Epicuro recomenda libertar-se das três preocupações que atormentam mormente o homem.
Assinale a alternativa que apresenta as três preocupações citadas por Epicuro.
a) O medo - os deuses - a política.
b) A moral - os desejos - a política.
c) Os deuses - a morte - a política.
d) A ética - a moral - a política.
e) A morte - a moral - a política.

33. O critério supremo da moral, para o eudemonismo é a felicidade, de tal modo que uma ação é julgada moralmente elogiável ou reprovável, conforme ela seja ou não cumprida em vista da felicidade.
Os expoentes máximos desse tipo de moral são:
a) Sócrates e Tomás de Aquino.
b) Santo Agostinho e Tomás de Aquino.
c) Karl Marx e Tomás de Aquino.
d) Platão e Tomás de Aquino.
e) Aristóteles e Tomás de Aquino.

34. O formalismo ético coloca o critério supremo da moral na prática da virtude, no exercício dos deveres e na obediência da lei, do mesmo modo que o estoicismo. Mas é muito mais rigoroso do que este último sobre a não pertinência dos conteúdos a fim de determinar o valor moral de uma ação; o que conta é exclusivamente a forma, e esta é dada pela obediência à lei pela lei, pela execução de uma ação apenas pelo puro amor do dever. Essa é a concepção da moral kantiana desenvolvida na obra
a) Fundamentos da Metafísica dos Costumes.
b) A Religião nos limites da Razão Pura.
c) Crítica da Razão Pura.
d) Metafísica dos Costumes.
e) Crítica da Razão Prática.

35. O estudo do ser dos entes finitos e contingentes levam Platão e Aristóteles a postular a existência de um Ser infinito, absoluto e necessário.
Conforme esse estudo, relacione as seguintes colunas:
(I) Estóicos ( ) Logos
(II) Neoplatônicos ( ) Uno
(III) Escolásticos ( ) Deus
(IV) Espinoza ( ) Substância
(V) Leibnitz ( ) Mônada
A relação correta sobre o estudo do ser dos entes finitos e contingentes está presenta na alternativa
a) I - II - III - IV e V.
b) I - III - II - V e IV.
c) I - IV - III - II e V.
d) I - V - III - II e IV.
e) V - IV - III - II e I.

36. Segundo o filósofo Henry Sidgwick, o "problema do fundamento dos códigos e dos costumes morais" passa a ser discutido, deixando de ser um prelúdio e passa a ser uma representação efetiva no mundo grego, tomando como ponto de partida as ideias de
a) Descartes.
b) Aristóteles.
c) Platão.
d) Sócrates.
e) Plotino.

37. A escola fundada por Aristóteles, num primeiro momento, não teve nenhum expoente importante e assim o pensamento do mestre caiu logo no esquecimento. Reaparece, entretanto durante a Idade Média, primeiro no mundo árabe e depois no mundo cristão. Do encontro do pensamento aristotélico com o islâmico resulta a escolástica árabe; do encontro com o cristianismo surge a grande escolástica católica.
Assinale a alternativa que apresenta o nome da escola fundada por Aristóteles.
a) Stoá
b) Peritética
c) Peripatética
d) Prolepsis
e) Hedoné

38. A visão filosófica agostiniana é resultado da exigência de encontrar uma base racional para a fé.
Assinale a alternativa que apresenta o filósofo a quem Santo Agostinho recorre para fundamentar essa base racional para a fé.
a) Tales de Mileto
b) Sócrates
c) Platão
d) Aristóteles
e) São Tomás de Aquino

39. Relacione a Escola filosófica ao seu fundador.
(I) Escola Neoplatônica ( ) Francis Bacon
(II) Escola Franciscana ( ) Voltaire
(III) Escola Racionalista ( ) Boaventura de Bagnoregio
(IV) Escola Empirista ( ) Descartes
(V) Escola Iluminista ( ) Plotino
A relação correta é:
a) I - II - IV - V - III.
b) II - III - IV - V - I.
c) III - II - V - IV - I.
d) IV - II - III - I - V.
e) IV - V - II - III - I.

40. Tomando a proposição - "propõe-se responder à instância de estender o domínio do homem sobre a natureza por meio da ciência e, ao mesmo tempo, à exigência de organizar por meio desta o próprio mundo humano" -, é correto afirmar que esse objetivo pertence à Escola:
a) Positivista
b) Marxista
c) Existencialista
d) Neopositivista
e) Voluntarista

GABARITO:
11 D
12 D
13 C
14 B
15 A
16 E
17 A
18 B
19 D
20 C
21 C
22 E
23 B
24 A
25 D
26 E
27 E
28 E
29 B
30 D
31 A
32 C
33 E
34 E
35 A
36 D
37 C
38 C
39 E
40 A
     

 
 
Como referenciar: "Provas - Prefeitura de Esteio - RS - msconcursos - 2015" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 19/04/2024 às 03:27. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_prova.php?id=201