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Provas de concursos e vestibular

 
(26/Set) Polícia Militar - MG - IBFC - 2015
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

31)Verdade é um conceito nuclear na Filosofia de um modo geral, em particular do campo da Teoria do Conhecimento/ Epistemologia, e diz respeito à possibilidade de um conhecimento fundamentado e seguro, que possa ser distinguido da mera opinião e da falsidade.
Analise as afirmativas abaixo e marque a sequência correta.
I. Se nossas tentativas de conhecimento do mundo - mundo natural, mundo humano - fossem necessariamente bem sucedidas ou, pelo contrário, necessariamente mal sucedidas, não se colocaria o problema da verdade, seja por excesso - todas as afirmações seriam verdadeiras.
II. Dado o fato de que, pelo contrário, ora somos bem sucedidos, ora somos mal sucedidos na obtenção de conhecimento, é inevitável que nos perguntemos pelas condições, mesmo limitadas, que, favorecendo a percepção do erro, possibilitam o acerto.
III. Assim, o debate em torno do conceito de verdade, em que pese a sua complexidade, é parte imprescindível de qualquer tentativa de compreender a atividade de conhecimento.
a) Apenas I e II estão corretos.
b) Apenas II e III estão corretos.
c) Todos estão corretos.
d) Todos estão errados.

32) Conceitos como verdade, de largo uso na vida cotidiana, são parte do repertório dos alunos, o que viabiliza que sejam feitos exercícios amplamente compartilhados. Por outro lado, o fato de que existem muitas formas de conhecimento (senso-comum, religião, ciência, filosofia, mito) permite também que sejam examinadas, considerando esta diversidade, as modulações da ideia de verdade.
Assinale a alternativa errada quanto a origem das fontes da qual se pode partir para o estudo da verdade.
a) Material proveniente das demais ciências estudadas.
b) Todo e qualquer material, oficial ou não destacando o conceito de verdade.
c) Com relação ao professor, é importante que ele esteja medianamente familiarizado com os principais conceitos e doutrinas.
d) Fontes do saber, contendo conhecimento/epistemologia, com as teorias favoráveis à verdade e com as críticas dirigidas a esta noção. Dicionários, manuais e Histórias da Filosofia propiciam esta formação.

33) A relação entre as esferas da Natureza e da Cultura é uma das matrizes da filosofia ocidental desde os gregos. Tomar consciência de sua diferença e tentar compreender os modos como se relacionam são tarefas que geram uma série de questões e debates, recebendo múltiplas versões e formulações ao longo da História da Filosofia.
Assinale a alternativa correta sobre o assunto.
a) A posição e o enfrentamento filosófico desses problemas não definem o sentido da existência humana no mundo.
b) O enfrentamento filosófico não contribui para torná-la viável, tanto no plano instrumental (técnico e operacional), como no plano comunicativo (moral e político).
c) Uma referência, mais elaborada, principalmente para o professor: Verbete: Natureza. Natureza e Naturalismo, escrito por Catherine Larrère. In: CANTO-SPERBER, Monique (Org.). Dicionário de Ética e Filosofia Moral. Trad. Ribeiro-Althoff, A. M. e outros. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2003.
d) Os autores fazem um histórico do problema, destacando os comportamentos humanos típicos ou predominantes com relação à natureza, em três momentos: Observar (modernidade), Experimentar (antiguidade) e Respeitar (época Contemporânea).

34) Uma referência bastante acessível: se encontra no capítulo Símbolos da ausência, do livro: ALVES, Rubem A O que é religião? São Paulo: Brasiliense, 1981. Coleção, Primeiros Passos. Trata-se de um excelente texto para ajudar na construção do conceito de Cultura, assim como para lançar o problema da relação / oposição com a Natureza. Linguagem fácil e poética.
Analise as afirmativas abaixo e depois marque a alternativa correta.
I. Outra boa referência, fácil e instigante, sem ser simplista: Capítulo: O que se entende por Cultura, do livro: SANTOS, José Luiz. O que é Cultura. São Paulo: Brasiliense, 1983.
II. O livro aborda o problema dos pontos de vista da Sociologia e da Antropologia Cultural. É atual, na medida em que leva em conta os debates teóricos mais recentes (pós-marxistas e ecologistas, por exemplo).
III. Os dois livros tem posição ética conflitante, indo além do relativismo exacerbado: devemos respeitar a diversidade cultural, sim, mas todas as posições, e todos os modos de agir e viver são igualmente aceitáveis (eg. racismo, nazismo, etc.).Ver outras referências na OP - Natureza e cultura II - O mito de Prometeu.
a) I e II estão erradas;
b) I e III estão certas;
c) Todas estão certas;
d) I e II estão corretas e III está errada.

35) Objetividade é um dos conceitos centrais do campo da Epistemologia e da Filosofia da Ciência e está associada à crença na possibilidade de um conhecimento que se refira à natureza da realidade e que seja capaz de afastar, mesmo que parcialmente, quaisquer obstáculos, não importa sua proveniência, que dificultem a consecução desta meta.
Sobre a objetividade marque a alternativa correta.
a) É a referência que permite uma escolha racional entre explicações distintas ou mesmo opostas a propósito, de um dado objeto ou processo.
b) Permite, igualmente, que contemos, sobretudo, no campo das ciências, naturais e/ou sociais, com uma instância de aferição de nossas teorias acerca da subjetividade.
c) Inexistindo qualquer objetividade, estaríamos confinados, individual ou socialmente, no domínio de nosso corpo.
d) Entendida de forma ampliada, a ideia de objetividade não ultrapassa, o âmbito de uma fronteira disciplinar específica.

36) O problema da distinção entre mente e corpo é um dos temas centrais da filosofia, que desde Platão alimenta o debate filosófico até os dias de hoje. Tradicionalmente, o tratamento desse problema esteve sempre ligado à busca teórica pela definição da essência do ser humano e as soluções apresentadas têm implicações práticas profundas na maneira como estabelecemos nossas relações com o mundo, com os nossos semelhantes e com nós mesmos.
Analise as afirmativas abaixo, dê valores (V) verdadeiro ou (F) falso e após marque a alternativa correta.
( ) Respostas distintas a essa questão são objeto das mais fervorosas disputas em que divergentes concepções filosóficas são abraçadas, não apenas por filósofos profissionais, mas por homens de ciência, religiosos e pelas pessoas comuns.
( ) Somos feitos de duas substâncias: alma e corpo? O psiquismo é separado do corpo? O que comanda o ser humano: sua razão ou seus desejos? Somos senhores de nossos desejos e sentimentos? O que significa ser consciente? O que significa dizer que pensamos com nosso cérebro?
( ) Do ponto de vista pedagógico, o tema tem um forte apelo entre os adolescentes que se veem cotidianamente confrontados com questões envolvendo, por exemplo, as relações entre seu corpo, suas emoções e sua razão ou então com a impossibilidade de saber com certeza o que o outro está realmente sentindo.
A sequência correta é:
a) V, F, V;
b) F, V, F;
c) V, V, V;
d) F, F, F.

37)As tentativas de respostas a questões sobre a natureza da mente, dos processos mentais e da consciência e suas relações com a matéria corporal ou, particularmente, com o cérebro podem ser classificadas em duas grandes correntes filosóficas:
Marque a alternativa que identifica estas duas correntes.
a) A trilogia do pensamento e a monoteísta.
b) A dualista e a Hinduísta.
c) A monista e conceitualista.
d) A dualista e a monista.

38) A crença de que a ciência é a única forma válida de conhecimento, cuja legitimidade se baseia na obediência estrita aos preceitos do chamado "método científico" ou método indutivo, é compartilhada de maneira ingênua por uma ampla maioria de pessoas.
Marque a alternativa correta sobre o assunto.
a) O estudo dos problemas epistemológicos acarretados pela adoção dessa crença pode levar os estudantes a um posicionamento mais crítico sobre os alcances e limites do conhecimento científico.
b) O estudo dos problemas científicos acarretados pela introspecção dessa crença pode levar os estudantes a um posicionamento mais passivo sobre os alcances e limites do conhecimento.
c) Alternativas "a" e "b" estão corretas, pois o aluno é levado ao comodismo quando é instigado a pensar ciência.
d) O método indutivo não é mais levado em conta por não ser um método científico, além do mais o estudante de hoje é menos criativo quando o assunto é ciência.

39) Os livros didáticos dedicados ao ensino de ciências, tanto do nível fundamental quanto do médio, são os principais veículos de uma concepção positivista, que credita ao método indutivo a razão do sucesso da ciência. A adequação dessa perspectiva metodológica ao que se passa efetivamente na prática das diversas ciências será o objetivo do estudo deste tópico.
Assinale a alternativa correta sobre o papel do professor neste assunto.
a) O professor deve ter claro que o chamado "método científico" é uma invenção científica e não filosófica. Ela foi criada para se tentar compreender as razões do sucesso das ciências.
b) O professor deve ter claro que o chamado "método científico" é uma invenção filosófica e não científica. Resta-nos, no entanto, saber se essa concepção resiste a uma análise mais aprofundada.
c) O professor deve preocupar-se com as diversas formas de indução, trazidas à luz pelo desenvolvimento da lógica contemporânea.
d) Trata-se de uma forma de não inferir proposições universais (Todos os gansos são brancos) a partir de proposições derivadas de instâncias particulares de observação (a é um ganso branco, b é um ganso branco, c é um ganso branco, etc ...).

40)Em contraposição às concepções dualistas, as soluções monistas para o problema mente-corpo não estabelecem nenhuma distinção fundamental entre alma e corpo ou entre mente e cérebro.
Marque a alternativa incorreta sobre as duas concepções.
a) No século XVII, Baruch Spinoza defenderá, contra Descartes, a doutrina monista, segundo a qual o mental e o físico são na realidade aspectos de uma mesma substância.
b) Nos séculos XX e XXI, a posição monista mais defendida é a fisicalista. Os representantes do fisicalismo sustentam, a grosso modo, que apenas as entidades físicas existem e que os processos mentais podem todos ser reduzidos a processos cerebrais.
c) O importante a ser trabalhado com os alunos é menos a variedade de posições relativas a uma ou outra concepção e mais os argumentos que possam ser alegados a favor do dualismo ou do monismo.
d) O debate sobre as relações entre corpo e psiquismo ou entre cérebro e mente tem se nutrido de descobertas científicas antigas no campo da neurobiologia, da psicologia cognitiva e da inteligência natural.

41)Sobre o argumento a favor do monismo fisicalista analise as afirmativas e marque a alternativa correta.
I. Um dos argumentos principais a favor do fisicalismo refere-se à conexão causal entre estados cerebrais e estados mentais.
II. Esse nexo causal é empiricamente verificável quando se evidencia que a eliminação ou alteração de uma etapa, sequer na sequência de transmissão dos impulsos nervosos, é suficiente para modificar o estado mental.
III. Isso leva à consideração de que tudo o que acontece na nossa consciência depende do que acontece no nosso corpo. O estado consciente seria assim o resultado de uma, certa configuração cerebral.
IV. A dor que sentimos, por exemplo, no dedo do pé quando topamos numa pedra, se reduz, em última instância, às alterações químicas e elétricas nas células nervosas que compõem o nosso cérebro, estimuladas pelos impulsos transmitidos pelos nervos do nosso pé ao cérebro.
a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
c) Todas as afirmativas estão corretas.
d) Todas as afirmativas estão erradas.

42) Compreender um fenômeno qualquer é apresentar a rede causal a que ele pertence, o determinismo que o sustenta. Falamos frequentemente de um mecanismo de sublimação, da lógica dos acontecimentos, etc. Muitas das explicações corriqueiras a propósito das relações humanas e sociais nutrem-se da suposição da existência de determinismos tanto naturais quanto psíquicos e sociais.
Marque a alternativa correta tomando como base o texto acima.
a) Todas essas marcas, talvez, se enraízem no fato de ser a posição do homem contemporâneo ante a Natureza tão radicalmente distinta da de épocas anteriores. Isso constitui já, em si, um ponto de partida para a reflexão filosófica e uma razão suficiente para o ensino desse tema.
b) Essa posição se exprime, como nos primórdios da nossa civilização, por narrativas míticas e religiosas, mas é certamente determinada em baixa medida pela Ciência e pela Tecnologia.
c) Uma verdadeira geração de um mundo novo se realiza e se manifesta de fato em forma de uma velha relação entre o homem e a natureza e de uma unificação das formas de vida em escala local.
d) Assim, a reflexão filosófica sobre a irracionalidade científica se coloca como condição para se compreender o mundo contemporâneo.

43) O argumento causal defendido na questão anterior, é respaldado por pesquisas científicas bem sucedidas que fizeram corresponder a cada região do nosso cérebro uma determinada experiência consciente.
Analise as afirmativas, dê valores (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa correta.
( ) Como no caso da experiência visual que ocorre quando células cerebrais próximas à nuca são estimuladas, ou da experiência de saborear um chocolate que acontece como uma alteração física numa determinada região cerebral transmitida pelos nervos que ligam as papilas gustativas ao cérebro.
( ) Assim, o argumento causal pode ser complementado pelo argumento cientificista, na medida em que tudo o que pode ser dito objetivamente sobre nossos estados conscientes é assunto apenas da ciência.
( ) A nossa ignorância atual em relação à complexidade do cérebro e de suas relações com os estados mentais não é suficiente para refutar o fisicalismo, pois pode-se sempre apelar para o progresso científico que nos faz crer que no futuro os mistérios atuais serão resolvidos.
A sequência correta das afirmativas é.
a) V, F, V;
b) V, V, F;
c) V, V, V;
d) F, V, V.

44) Assinale a alternativa correta sobre o argumento causal. Esse argumento principal a favor do monismo, pode ser sintetizado como se segue.
I. Há um nexo causal entre um acontecimento mental particular M, por exemplo, o prazer que um sujeito sente ao saborear uma barra de chocolate, e um processo cerebral C, por exemplo, uma ativação mensurável de zona específica do cérebro.
II. Pesquisas neurocientíficas em pacientes com lesões cerebrais comprovam que se a zona do cérebro em que ocorre o processo C é afetada, o acontecimento M não mais se manifesta.
III. Logo, os acontecimentos M são redutíveis a C e a mentenão é uma entidade independente do cérebro.
a) Apenas I e II estão certos.
b) Apenas II e III estão certos.
c) Todos estão errados.
d) Todos estão certos.

45) Todos sabem que a ciência é recente. A ciência, tal como é por nós hoje entendida, data do séc. XVII. Partilhamos ainda hoje do ideal de ciência da modernidade. Copérnico, Kepler, Bacon, Galileu, Newton são considerados por nós pais fundadores. Enfim, a ciência tem no máximo 400 anos. É de interesse de todos nós.
Assinale a alternativa correta.
a) Investigar qual o desvio que produziu a ciência, pois os homens, para entender o Universo e nossa presença nele, sempre lançaram mão de recursos intelectuais.
b) Assim, cultivamos a religião, a arte, o mito, a filosofia. A partir da chamada revolução científica do século XX, os diversos tipos de conhecimentos adquiridos até então passaram a ser tratados como rascunhos de um texto cuja versão definitiva seria o texto tal como redigido pela ciência.
c) É um dever de todos nós investigar em busca da verdade produzida pela ciência, os erros devem ser esquecidos.
d) Na sua trajetória de mais de 400 anos a ciência pouco produziu em benefício do homem.

46)A questão do "ser e dever ser" (ou, em outras palavras, dos fatos e valores) é central na ética, podendo ser expressa de muitas maneiras e através de diferentes vocabulários. Desde os gregos se distinguia o domínio da "natureza" do domínio do "ethos" (costumes e leis), sendo o primeiro objeto da contemplação e o segundo objeto da ação humana. Muita coisa mudou dos gregos até nós, principalmente a imagem da natureza, que se tornou também objeto da ciência.
Assinale a alternativa correta sobre o assunto.
a) As mudanças, no comportamento das sociedades, de um modo geral, pouco alterou seus valores.
b) Permanece a ideia de que o reino da ética ou dos assuntos humanos é atravessado por uma espécie de contingência que não se encontra em outros domínios da natureza, contingência que é tanto o espaço da afirmação da liberdade quanto o do perigo de sua negação.
c) As questões éticas, cumprimento das leis no Brasil, vem ganhando notoriedade e levada bastante a sério.
d) Pouca coisa mudou dos gregos até nós, principalmente a imagem da natureza.

47)"O fato mais marcante da vida humana é que temos valores. Pensamos em modos pelos quais as coisas poderiam ser melhores e mais perfeitas e, portanto, diferentes do que são e também em modos como nós mesmos poderíamos ser melhores, e, portanto, diferentes do que somos. Por que é assim? De onde tiramos estas ideias que vão além do mundo que experimentamos e parecem colocá-lo em questão, julgando-o, dizendo que ele não é satisfatório, que ele não é o que deveria ser? Claramente não as tiramos da experiência, pelo menos não de uma maneira simples. E é intrigante também que estas ideias de um mundo diferente do nosso nos conclamam, dizendo-nos como as coisas deveriam ser e que nós deveríamos torná-las assim". (Christine KORSGAARD. The Sources of normativity. Cambridge University Press, 1996, p.1. - Tradução de Telma Birchal).
Tomando o texto como referência destaque a atuação do professor ao tratar do assunto com seus alunos.
a) Pode-se tomar como ponto de partida a habilidade "Distinguir entre as esferas dos fatos e dos valores", definida na Proposta Curricular. Isto pode ser feito mediante a exploração dos pares de conceitos juízos de fato e juízos de valor.
b) Optou-se por introduzir o tema da ética mediante a distinção entre "ser e dever ser", mas o professor pode traduzir a problemática ao modo dos alunos e apelar a autores e tradições que são necessariamente os indicados aqui.
c) A ideia é evitar que o aluno se sensibilize para uma dimensão fundamental da ética, qual seja a da avaliação sempre possível do "que é" em nome do que "deve ser", a da sempre possível crítica e negação, ao modo de Platão.
d) A prática efetiva das pessoas, em nome do que seria injusto e incorreto se fazer, é o que chamamos de ética.

48)Sobre a ética, marque a alternativa correta;
a) Diz respeito apenas a normas e leis de uma instituição.
b) Engloba apenas aos valores morais e intelectuais.
c) Tem uma dimensão avaliadora, que é fundamentalmente ligada à sua dimensão prescritiva.
d) É o mesmo que juízo de valor.

49)Analise as afirmativas abaixo, dê valores (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa correta.
( ) O problema das formas de racionalidade é um assunto em que a filosofia é chamada para emitir sua opinião desde o mundo antigo.
( ) O assunto não é fácil e uma boa diretriz para vencer as dificuldades é, de um lado, estabelecer que a racionalidade é mais ampla do que o conhecimento, podendo ser localizada também no plano da ação (moral, política).
( ) O conhecimento está presente em praticamente todos os campos da atividade humana, para além da filosofia e da ciência, como a moral, a política, o direito e a arte, ainda que não os determine por inteiro ou decida sua natureza.
( ) Várias são as formas de racionalidade e muitas são as operações realizadas recobrindo diferentes usos da razão em seu esforço de descobrir e pôr ordem nas coisas (a pressuposição é a regularidade das coisas, das ações e dos processos, seja ela abstraída do real ou imposta a ele ao modo de prescrições).
( ) Entre estas operações estão a descrição, a classificação, a explicação (causal e teleológica), a inferência e a predição, a prescrição, a aplicação de regras, o ajuste entre meios e fins, etc.
a) Apenas I, II e III são verdadeiros;
b) Apenas III, IV e V são verdadeiros;
c) Todos são falsos;
d) Todos são verdadeiros.

50) Quem distinguiu a Poieis, a Práxis, a Tékhne e a Epistéme.
Marque a alternativa correta.
a) Platão;
b) Aristóteles;
c) Hércules;
d) Zeus.

51)No terreno da filosofia é de ____________ a distinção entre pensamento e conhecimento que será mantida por ____________ e outros filósofos, ficando a filosofia com a incômoda situação de ver a cognição inteira se transferir para a ciência, com a credencial de ser a forma de conhecimento confiável e bem sucedida.
Complete a frase acima com as palavras contidas na alternativa:
a) Aristóteles - Platão;
b) Heidegger - Heródoto;
c) Kant - Heidegger;
d) Platão e Ptolomeu.

52)HUME, em uma passagem famosa, afirma que os filósofos cometem um erro lógico, pois pretendem inferir uma conclusão valorativa de premissas fatuais, ou seja, pretendem deduzir como as coisas "__________" a partir de como as coisas "__________".
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.
a) Devem ser - são.
b) Deveriam ser - foram.
c) Eram - foram.
d) Seriam - são.

53)"Em todo sistema de moral que até hoje encontrei, sempre notei que o autor segue durante algum tempo o modo comum de raciocinar, estabelecendo a existência de Deus, ou fazendo observações a respeito dos assuntos humanos,..."
A frase acima pode ser atribuída a:
a) Platão;
b) Aristóteles;
c) Heródoto;
d) Hume.

54)Se é verdade que as distinções platônica e aristotélica tiveram como resultado colocar a filosofia no topo do saber, situando-a no vértice da pirâmide ou na copa da árvore do conhecimento, não é menos exato, em contrapartida, que elas terminaram por fixar a distinção entre as formas de saber ou de conhecimento, levando o filósofo a acostumar-se com a ideia de diversidade.
Analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta.
I. Ao entrar na era moderna muita coisa muda nesse modo de ver as coisas e o próprio conhecimento
II. A lógica cede lugar para a matemática, a experiência converte-se em experimentação e os experimentos em laboratório passam a ter um papel central.
III. A técnica se dissocia do saber empírico e se vincula à ciência, gerando a tecnologia, a filosofia perde a primazia para a ciência, primeiro para a física, depois para a biologia, e, desde então, é toda a diversidade dos saberes que é questionada, modificada e invertida.
IV. A tendência passa a ser valorizar mais e mais a ciência, e junto com ela a tecnologia, cuja fusão e interdependência vão gerar o complexo das tecnociências.
Estão corretas.
a) I e II apenas;
b) II e III apenas;
c) Todas;
d) Nenhuma.

55) Como deve ser trabalhado pelo professor o tema da diversidade dos saberes?
Marque a alternativa correta.
a) Deve ser trabalhado como um modo de não resistência contra uma tendência cientificista avassaladora.
b) Dever ser trabalhado como um modo de resistência contra uma tendência cientificista avassaladora.
c) Deve-se deixar a filosofia como é hoje e não procurar voltar ao passado.
d) Seguindo o ensinamento de Tolstoi, que diz que a ciência pode muito mas não é confiável.

56) O mais famoso argumento apresentado contra o relativismo no terreno do conhecimento encontra-se no Teeteto (170c-171c). "o homem é a medida de todas as coisas", quer dizer, que cada indivíduo é a medida da verdade, o que significa que tudo o que se diz é verdadeiro, pois assim aparece a quem o diz. Esta frase foi atribuída ao filósofo.
Assinale a resposta correta.
a) Sócrates;
b) Protágoras;
c) Platão;
d) Heródoto.

57)O problema da relação entre mito e filosofia é colocado desde a Antiguidade, quando os primeiros filósofos se voltavam criticamente contra a tradição mítica da cultura grega arcaica.
Analise as alternativas abaixo e marque a incorreta.
a) Xenófanes - fez a primeira crítica do mito a partir da filosofia;
b) Aristóteles - Reconhece o mito como precursor da atitude filosófica;
c) Platão - não admite o mito no campo da filosofia;
d) O mito platônico - tem função heurística e pedagógica.

58)Segundo a definição de WONG, o relativismo normativo é "uma doutrina que indica como devemos nos comportar em relação aos que aceitam códigos morais extremamente diferentes do nosso. O relativismo moral afirma que seria um erro emitir julgamento a respeito deles ou querer conformá-los ao nosso próprio código" (Dicionário de Ética e Filosofia Moral, vol.2, p. 490).
Com base no enunciado no fragmento de texto acima, marque a alternativa incorreta.
a) O relativismo normativo busca dar uma solução aos conflitos na esfera moral.
b) O relativismo defende, então, uma postura de não intervenção e de tolerância.
c) A ideia de tolerância foi desenvolvida na Europa dos sécs. XVI a e XVIII.
d) A convicção de que se deve julgar o outro e interferir em sua cultura ou crenças foi ainda mais reforçada pela antropologia cultural do séc. XIX.

59)Sabemos que a ideia de "raças" e de "culturas inferiores" foi muito estimulada no período colonial e do imperialismo, a serviço do projeto de dominação dos povos na América e na Ásia.
A partir da ideia do pequeno texto acima, marque a alternativa incorreta.
a) Contra esta tendência, a antropologia mostra que há muitas formas diferentes de humanidade e que as práticas mais estranhas, se olhadas com preconceito, não têm sentido no interior de uma sociedade.
b) O diferente não é nem irracional nem inferior.
c) Enfim, o grande ensino da antropologia cultural é que a humanidade é um fenômeno complexo e diverso.
d) Só uma mentalidade estreita ou movida por interesses outros (econômicos, por exemplo) julga e condena.

60) Liberdade e determinismo são conceitos centrais na ética - e dizem respeito a uma das maiores indagações do ser humano em busca do conhecimento de si. Desde a mais remota antiguidade, o tema do determinismo está presente nos relatos míticos, nos quais o destino dos homens é tecido pelos deuses - e hoje nos perguntamos até que ponto a genética ou a cultura e a sociedade nos determinam.
Analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta.
I. Sentimos, muitas vezes, que as circunstâncias nos obrigam e nos forçam, Já a liberdade se coloca, muito intuitivamente, através da experiência comum de que, em várias situações, escolhemos entre um ou outro caminho a seguir.
II. A consciência de que, mesmo em circunstâncias difíceis, poderíamos ter agido de forma diferente da que fizemos fundamenta o sentimento de que somos livres.
III. A experiência humana quanto ao seu poder de agir é, portanto, bastante complexa e até mesmo contraditória; não é de surpreender, portanto, que a reflexão filosófica também o seja.
IV. Por seu significado profundamente existencial, sua contribuição para a formação de pessoas autônomas e sua articulação com a noção de responsabilidade, o tema da liberdade e do determinismo
a) Apenas I e II estão corretos.
b) Todos estão corretos.
c) Todos estão errados.
d) I e III estão corretos, II e IV estão errados.

GABARITO:
31 C
32 B
33 C
34 D
35 A
36 C
37 D
38 A
39 B
40 D
41 C
42 A
43 C
44 D
45 A
46 B
47 A
48 C
49 D
50 B
51 C
52 A
53 D
54 C
55 B
56 B
57 C
58 D
59 A
60 B
     

 
 
Como referenciar: "Provas - Polícia Militar - MG - IBFC - 2015" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 04/12/2024 às 23:39. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_prova.php?id=198