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Provas de concursos e vestibular
(20/Mar) | Vacaria - RS - Fundatec - 2015 | |||
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
QUESTÃO 31 - A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) em seu Art. 36, §1, destaca a importância da Filosofia para o exercício da cidadania plena. Para alcançar essa finalidade, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN - Ensino Médio, Parte IV, Ciências Humanas e suas Tecnologias Parâmetros) sugerem que o ensino de filosofia deve propiciar ao educando o desenvolvimento de uma série de competências e habilidades. A partir dessa perspectiva educacional, é INCORRETO afirmar que cabe ao educador de Filosofia, em suas práticas pedagógicas: A) Promover a leitura significativa de textos filosóficos. B) Desenvolver a leitura filosófica de textos de diversas estruturas e registros. C) Promover o pensamento crítico dos educandos, fomentando o debate e a argumentação. D) Abandonar a história da filosofia como fonte de orientação para programas e aulas da disciplina. E) Assegurar tratamento interdisciplinar e contextualizado para os conhecimentos de filosofia. QUESTÃO 32 - "Termos ou categorias são (...) os gêneros das palavras tomadas quando ainda não combinadas com outras e que são a condição de tudo quanto dizemos ou pensamos, levando Aristóteles a dizer na Metafísica que "o ser se diz de muitas maneiras"". (CHAUÍ, 2002). Dentre as diferentes maneiras de dizer o ser, Aristóteles, no tratado As Categorias, destaca a substância ou essência (ousia). De acordo com a obra em questão, analise as assertivas a seguir, levando em consideração as características da substância: I. Não é predicado de outras categorias. II. É um atributo ou predicado acidental de um sujeito. III. É o substrato ou suporte das demais categorias. Quais estão INCORRETAS? A) Apenas I. B) Apenas II. C) Apenas I e II. D) Apenas I e III. E) I, II e III. QUESTÃO 33 - "Diferentemente do que se passa na Carta Sétima, em que Platão distingue modos de conhecer e a coisa em si mesma, na República, a cada modo ou grau de conhecimento corresponderá um tipo de objeto ou de coisa, de tal maneira que, em cada um deles, o filósofo nos mostra qual é a ação cognitiva realizada pelo corpo e pela alma (ou só pela alma, nos modos de graus superiores) e quais são os objetos correspondentes a cada uma dessas atividades cognitivas". (CHAUÍ, 2002). Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os modos de conhecimento com seus respectivos objetos, de acordo com a exposição desenvolvida por Platão, no Livro VI da República. Coluna 1 1. Intuição intelectual (nóesis). 2. Raciocínio dedutivo (dianoia). 3. Crença e opinião (doxa). 4. Imagem (eikasia). Coluna 2 ( ) Objetos matemáticos. ( ) Essência ou ideia. ( ) Cópias. ( ) Coisas Sensíveis. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: A) 1 - 2 - 3 - 4. B) 1 - 4 - 2 - 3. C) 2 - 1 - 4 - 3. D) 2 - 3 - 1 - 4. E) 3 - 1 - 4 - 2. QUESTÃO 34 - Sabendo que o símbolo "^" representa o operador lógico conjunção e o símbolo "v" representa o operador lógico disjunção, se a estrutura "X ^ Y" é verdadeira, qual das sentenças abaixo é correta? A) X deve ser verdadeira. B) X deve ser falsa. C) Y pode ser falsa. D) A negação de X deve ser verdadeira. E) A disjunção "X v Y" deve ser falsa. QUESTÃO 35 - Analise o seguinte silogismo: "Todos os primatas são mamíferos. Ora, alguns animais são primatas. Logo, alguns animais são mamíferos." Estipulando que T representa o termo maior de um silogismo, t representa o seu termo menor, e M representa o termo médio, assinale a alternativa que analisa de forma correta os termos do silogismo apresentado. A) Primatas é t. B) Animais é M. C) Primatas é T. D) Animais e mamíferos são t e T, respectivamente. E) Mamíferos é t. QUESTÃO 36 - Santo Anselmo de Cantuária (1033-1109) afirmou que podemos deduzir a existência de Deus, a partir da Sua mera ideia ou conceito. Em outras palavras, apenas pensando sobre o que Deus é podemos concluir que Ele deve existir. O argumento acima resumido, apresentado por Santo Anselmo na obra Proslogion, é conhecido como: A) Kalam. B) Ontológico. C) Cosmológico. D) do Designer Inteligente. E) do Primeiro Motor. QUESTÃO 37 - "Dentre todas as ações possíveis, escolha aquela que produzirá uma quantidade maior de felicidade para os afetados pela ação". Esse principio, que ficou conhecido como o princípio da maior felicidade, foi sustentado, entre outros, pelo filósofo e pensador político ______________. Assim, a moralidade das ações é julgada _____________. Essa perspectiva ética é chamada de ________________. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. A) John Stuart Mill - pelo imperativo categórico - deontológica B) David Hume - de forma empírica - relativismo moral C) John Locke - a posteriori - perspectivismo D) Jeremy Bentham - pelas suas consequências - utilitarismo E) A.J. Ayer - a priori - hedonismo QUESTÃO 38 - Referente à perspectiva ética sustentada por Immanuel Kant, em sua obra Fundamentação da Metafísica dos Costumes, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) Devemos agir de acordo com a Regra de Ouro: "faça aos outros o que deseja que os outros façam a você". ( ) A ética está fundamentada, não no aumento da felicidade, mas no respeito às pessoas como fins em si mesmas. ( ) Para agir livremente, deve-se agir com autonomia, seguindo o dever e não as inclinações. ( ) Devemos agir de acordo com máximas que podemos universalizar sem entrar em contradição. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: A) V - F - V - F. B) V - V - F - V. C) F - F - V - F. D) F - V - F - V. E) F - V - V - V. QUESTÃO 39 - Em sua obra Genealogia da Moral - uma polêmica, Friedrich Nietzsche pretende questionar o valor da moral baseada na compaixão. De acordo com a investigação genealógica realizada pelo autor, essa moral tem origem no sentimento de: A) Ressentimento. B) Egoísmo. C) Altruísmo. D) Nobreza. E) Vergonha. QUESTÃO 40 - Sem leis e sem Estado, você poderia fazer o que quisesse. Os outros também poderiam fazer com você o que quisessem. Esse é o "___________" descrito por ___________, que, vivendo durante as guerras civis britânicas (1640-60), aprendeu em primeira mão como esse cenário poderia ser assustador. Sem uma autoridade ___________ não pode haver nenhuma segurança, nenhuma paz. (LAW, 2008). Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. A) Estado originário - John Rawls - democrática B) Estado de guerra - John Locke - absoluta C) Estado de natureza - Thomas Hobbes - soberana D) Contrato social - Thomas Hobbes - totalitária E) Estado de guerra - John Locke - soberana GABARITO: 31 D 32 B 33 C 34 A 35 E 36 B 37 D 38 E 39 A 40 C |
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Como referenciar: "Provas - Vacaria - RS - Fundatec - 2015" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 28/03/2024 às 08:07. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_prova.php?id=190