Você está em Pratique > Provas

Provas de concursos e vestibular

 
(15/Mar) Professor de Filosofia - Biguaçu - IESES - 2014
 
25. A Mitologia Romana é o conjunto de crenças e práticas politeístas, ou seja adorando vários deuses com nomes diferentes dos deuses gregos, mas semelhante aos da Mitologia Grega. Para os Romanos, homens e deuses teriam que viver em harmonia, tendo confiança mútua, sendo que os rituais e cultos aos deuses tinham como objetivo agradá-los, pois dos deuses dependiam a saúde, a proteção do Estado e o sucesso na guerra, as colheitas fartas, enfim, a prosperidade dos homens. A deusa da agricultura e da fecundidade da terra era:
a) Marte.
b) Ceres.
c) Juno.
d) Diana.

26. É um dos mitos mais conhecidos e já foi tema de filmes, desenhos animados, peças de teatro, jogos etc. Esse monstro tinha corpo de homem e cabeça de touro. Forte e feroz, habitava um labirinto na ilha de Creta. Alimentava-se de sete rapazes e sete moças gregas, que deveriam ser enviadas pelo rei Egeu ao Rei Minos, que os enviavam ao labirinto. Muitos gregos tentaram matá-lo, porém acabavam se perdendo no labirinto ou mortos pelo monstro. Referimo-nos a(o):
a) Minotauro.
b) Tourus.
c) Poseidon.
d) Zeus.

27. A Filosofia pergunta qual é a realidade ou natureza e qual é a significação de alguma coisa, não importa qual. Perguntar como a coisa, a ideia ou o valor, é. A Filosofia indaga qual é a estrutura e quais são as relações que constituem uma coisa, uma ideia ou um valor. Isto tem a ver com:
a) Atitude acrítica.
b) Reflexão filosófica.
c) Atitude filosófica.
d) Pensamento filosófico.

28. Com o golpe político de 1964, filosofia tornou-se uma disciplina optativa, com sua presença na grade curricular como sendo uma opção determinada pelos gestores das escolas, representando, do pronto de vista de seu ensino, um claro retrocesso. Mesmo que em anos recentes, em alguns Estados da Federação, ela tem feito parte do currículo (FÁVERO, 2004), tornou-se disciplina obrigatória em todo o território nacional, através do Parecer 38/2006 do Conselho Nacional de Educação, homologado pelo Ministro da Educação, Fernando Haddad, somente em:
a) 2010.
b) 2006.
c) 1996.
d) 2002.

29. Mitologia é o estudo dos mitos, deuses e lendas. Os mitos são histórias de caráter popular ou religioso que têm por objetivo a explicação de coisas complexas, que passavam do entendimento das pessoas comuns na época de seus surgimentos. O mito que explica a origem das mazelas que afligem o mundo é:
a) As Valquírias e a mitologia nórdica.
b) Lemúria.
c) A caixa de Pandora.
d) Narciso e Eco.

30. Na mitologia, além de ter forma humana, tinham sentimentos humanos como amor, inveja, traição, ira, entre outros. Suscetíveis a esses sentimentos, era comum os se apaixonarem por humanos e com eles terem filhos. Alguns heróis da Mitologia Grega eram filhos deles e humanos. Referimo-nos a(os):
a) Heróis.
b) Guerreiros.
c) Deuses.
d) Dragões.

GABARITO:
25B
26A
27C
28B
29C
30C
     

 
 
Como referenciar: "Provas - Professor de Filosofia - Biguaçu - IESES - 2014" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 20/04/2024 às 11:43. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_prova.php?id=188