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Provas de concursos e vestibular

 
(17/Fev) Professor de Filosofia - IFAM - FUNCAB - 2014
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Questão 31
Os mitos em geral são narrativas fabulosas ou fantásticas, associadas em grande parte às tradições culturais de povos antigos (hebreus, egípcios, gregos, romanos). É correto afirmar que os mitos:
A) guardam estreita semelhança com os relatos históricos: os fatos narrados são encadeados de forma lógica e cronológica.
B) fazem genealogias dos seres (perguntam e narram como tudo era antes de existir), assim como a Filosofia nas suas origens.
C) são, por vezes, apropriados pela ciência e a Filosofia como discurso alegórico ou metafórico, para explicar o incognoscível.
D) explicam ou atribuem significado tão somente a fenômenos de ordem natural ou física, como a origem do universo e as grandes cheias dos rios.
E) se limitam às "fronteiras" da sociedade onde foram criados, não exprimindo valores ou visões de mundo universais.

Questão 32
A história da Filosofia antiga se inicia em meados do período arcaico e se encerra durante o helenismo. O começo e o fim da Filosofia clássica foram marcados, respectivamente, pela:
A) formação da aristocracia proprietária de terras e a queda das cidades-estados gregas.
B) expansão da colonização grega e a produção das obras de Platão e Aristóteles.
C) abolição da escravidão por dívida e o surgimento da Filosofia antropológica ou investigativa das questões humanas.
D) superação de um mundo essencialmente rural, com o surgimento da economia urbana, e a conquista da Grécia pelos romanos.
E) guerra do Peloponeso e o florescimento do estoicismo e do epicurismo.

Questão 33
Os primeiros filósofos - Tales de Mileto, Anaximandro, Anaxímenes - se voltaram para o estudo e a compreensão da natureza (physis). Em razão disso, a Filosofia nascente recebeu o nome de:
A) teogonia.
B) cosmogonia.
C) metafísica.
D) cosmologia.
E) sofística.

Questão 34
No chamado período antropológico da Filosofia, em que esta esteve voltada para o conhecimento do homem - "conhece-te a ti mesmo" era o ideal da época - duas visões de mundo se confrontavam, a de Sócrates e a dos sofistas, não considerados filósofos pelo primeiro. Em oposição um ao outro, Sócrates e os sofistas defendiam, respectivamente, a:
A) educação antiga do guerreiro e a figura política do cidadão.
B) a capacidade humana para conhecer a verdade e a ideia da relatividade do conhecimento.
C) o respeito às leis da polis e a insubordinação dos cidadãos diante destas.
D) os ensinamentos dos fisiologistas e a inutilidade destes para a vida na polis.
E) o saber opinativo (dóxa) e a arte da retória ou da oratória.

Questão 35
No que se refere às possibilidades e impossibilidades do conhecimento, duas posições extremadas se apresentam: de um lado, o ceticismo, que, nos casos radicais, nega toda certeza e se recusa a formular qualquer tipo de conclusão; de outro, o dogmatismo, que defende a posse de verdades absolutas e indubitáveis. É correto afirmar que:
A) o dogmatismo não se expressa fora do domínio da religião, no qual o fundamento da verdade é a revelação divina.
B) o ceticismo, surgido no mundo grego antigo, não encontrou representante na modernidade filosófica, marcada pelo racionalismo.
C) o cético moderado defende a suspensão provisória do juízo, adotando uma concepção de conhecimento relativo.
D) os filósofos dogmáticos em geral, mesmo defendendo a verdade de sua escola, não abdicam da crítica às próprias ideias.
E) o fideísmo é o ceticismo radical, para a qual nem a razão nem a fé são capazes de atingir a verdade.

Questão 36
A Idade Média foi o período - mil anos - em que a Filosofia se ocupou notadamente de questões religiosas. Da Patrística à Escolástica, o principal problema filosófico da época foi o da conciliação entre fé e razão. No que se refere ao assunto é correto afirmar que:
A) as ideias divinas existem apenas na mente do ser infinito, Deus, não sendo possível aos seres finitos, os homens, conhecê-las, segundo Santo Agostinho.
B) a conciliação entre a razão filosófica e a fé cristã é não só possível como desejável para todos os chamados Padres da Igreja.
C) a verdade nasce da consciência da ignorância, do desejo de saber, não sendo ela, portanto, consequência da revelação divina, para Santo Agostinho.
D) a razão e a fé não podem se sobrepor, já que cada uma tem seu próprio campo de conhecimento, segundo São Tomás de Aquino - o da razão, a vida temporal do homem; o da fé, a salvação da alma, a vida eterna.
E) a fé é a condição necessária para a compreensão racional das verdade reveladas, de acordo com Santo Anselmo - "creio para compreender".

Questão 37
A possibilidade de o homem conhecer o real, admitida da Antiguidade até o início do Renascimento, passou a ser questionada na modernidade filosófica, durante a qual o próprio sujeito cognoscente, o homem, virou objeto de reflexão da Filosofia. As principais teorias modernas do conhecimento são o racionalismo, o empirismo e o criticismo kantiano. Sobre esse assunto é correto afirmar que:
A) o modelo perfeito para os racionalistas é o matemático, à medida que garante a correspondência exata entre o objeto e a sua representação.
B) os racionalistas se baseiam no método indutivo da observação, que parte dos dados particulares e conclui com uma ideia geral.
C) o hábito criado através da observação de casos semelhantes não é base segura para o conhecimento, segundo a concepção empirista de David Hume.
D) as ditas ideias claras e distintas do racionalismo se formam a partir da relação que se estabelece entre o sujeito cognoscente e os objetos a serem conhecidos.
E) o uso puramente especulativo da razão permite o conhecimento do ser em si que não se oferece à experiência sensível (Deus, a liberdade), de acordo com o criticismo kantiano.

Questão 38
Por ideologia, Karl Marx entende a representação falsa ou invertida da realidade. De acordo com esse pensador, NÃO é "ideológica" a ideia de que:
A) a igualdade jurídica dos cidadãos é o fundamento da verdadeira democracia.
B) o progresso material ou industrial deu ao homem maior autonomia face à religião.
C) o valor de uma mercadoria corresponde ao preço que lhe é dado.
D) o Estado é a instituição responsável por defender os interesses gerais da sociedade.
E) a industrialização ampliou o acesso à riqueza e ao status, reduzindo as contradições sociais ou de classe.

Questão 39
"Filho de peixe, peixinho é"; "Pau que nasce torto morre torto". Essas são apenas algumas máximas ou supostas verdades do senso comum, o "saber de todos nós". Ao saber do senso comum se contrapõem o saber filosófico e o científico, que, não obstante, se distinguem um do outro. Sobre as diferenças entre essas três formas de saber é correto afirmar que:
A) a intuição é uma atitude exclusiva do senso comum, em nada servindo para a ciência e a Filosofia.
B) o chamado dogmatismo filosófico tem o mesmo sentido pejorativo atribuído ao dogmatismo do senso comum, que não admite questionamento de suas certezas.
C) a Filosofia questiona apenas o saber do senso comum, tomando a ciência como saber indubitável ou seguro.
D) a ciência, diferentemente do senso comum e da Filosofia, estabelece relações de causalidade (causa e efeito) entre os fenômenos.
E) a Filosofia e o senso comum, ao contrário da ciência, emitem juízo de valor ao julgar os fatos, procurando dizer, cada qual à sua maneira, "como deve ser o mundo".

Questão 40
Autores da chamada Filosofia das ciências propuseram novos conceitos para explicar a crise e a descontinuidade no âmbito do conhecimento científico. Entre esses conceitos estão os de "ruptura epistemológica" e revolução científica, formulados, respectivamente, por:
A) Gaston Bachelard e Paul Feyerabend.
B) Thomas Kuhn e Karl Popper.
C) Karl Popper e Gaston Bachelard.
D) Paul Feyerabend e Karl Pooper.
E) Gaston Bachelard e Thomas Kuhn.

Questão 41
No período clássico (séculos V e IV a.C.), a cidade-estado grega de Atenas passou por mudanças políticas importantes. Essas mudanças guardam relação com o(a):
A) fim da indistinção entre o público e o privado, marcada pela nova política do cidadão.
B) redistribuição do poder político entre a população de acordo com a renda e o status social.
C) instituição do critério da competência técnica ou do mérito como base do novo direito de servir à cidade.
D) crítica à retórica ou à palavra como empreendimento político para a disputa do poder na cidade.
E) reconhecimento do direito de cidadania às mulheres e aos estrangeiros.

Questão 42
Discípulo de Platão, Aristóteles foi, assim como seu mestre, um dos principais nomes da Filosofia política antiga. Uma das ideias encontradas no pensamento político aristotélico é a de que:
A) a finalidade da política é a permanência do governo e a manutenção da ordem.
B) os homens, gregos ou não gregos, nascem iguais para a liberdade.
C) a cidadania é direito de todos (artesãos, comerciantes, trabalhadores braçais, proprietários de terras).
D) a "amizade" (philia) deve ser a base da justiça e da política.
E) a monarquia e a tirania em nada diferem uma da outra, pois em ambas as formas de governo o poder é exercido por uma só pessoa.

Questão 43
"O homem é o lobo do homem". Com essa máxima, o filósofo Thomas Hobbes expõe sua concepção do "estado de natureza", que prefigura a vida do homem em sociedade. É INCORRETO afirmar que o "estado de natureza" hobbesiano é:
A) uma hipótese teórica sobre o comportamento humano na ausência de leis e governo.
B) um acontecimento datável em uma cronologia histórica.
C) um estado de guerra de todos contra todos, marcado pela escassez de recursos.
D) um estado de igualdade básica entre os homens, no qual nem mesmo os mais fortes e astutos podem triunfar sobre os demais.
E) uma ficção para enaltecer o contrato social de submissão do qual deve nascer a ordem política.

Questão 44
O filósofo liberal John Stuart Mill, um dos principais expoentes do utilitarismo, colocou a liberdade como a "pedra de toque" de sua teoria política. Esta se baseia no princípio de que:
A) os interesses da maioria não podem ser conciliados com os da minoria, já que no sistema democrático esta é governada por aquela.
B) a esfera da liberdade individual deve ser ampliada, em nome do interesse próprio, a despeito de causar danos à sociedade como um todo.
C) a liberdade se restringe ao direito do indivíduo de participar como cidadão dos negócios públicos (do Estado), através da elaboração da lei.
D) o governo deve visar à felicidade para um número cada vez maior de pessoas.
E) a liberdade, entendida como a não interferência do Estado na esfera privada, é inconciliável com a igualdade entre os indivíduos na esfera pública.

Questão 45
Sócrates é considerado o precursor da ética ou da Filosofia moral. Sobre a teoria ética socrática é correto afirmar que:
A) a virtude é socialmente adquirida, sendo o homem um ser amoral por natureza.
B) a ação virtuosa ou justa pode ser exercida por qualquer homem, sábio ou não.
C) a virtude depende de um processo de transformação por que deve passar o indivíduo, sendo ela, contudo, inata.
D) a conduta ética não tem relação com a felicidade (eudaimonia), que pode ser alcançada mesmo por quem age em interesse ou benefício próprio.
E) a ética é concebida como dissociada da política, esfera em que prevalece a força ou a retórica sofista.

Questão 46
A eudaimonia ou felicidade ocupa lugar de destaque nas teorias éticas da Antiguidade grega. Sobre esse assunto é INCORRETO afirmar que:
A) a eudaimonia está ligada à amizade, de acordo com os epicuristas.
B) a felicidade, segundo os estoicos, é resultado da harmonia do homem com o mundo natural ou cosmos, que é racional.
C) o autocontrole racional ou a contensão do prazer é o meio de assegurar a felicidade, para os estoicos.
D) os prazeres em geral são a fonte da eudaimonia, de acordo com Epicuro.
E) a virtude, segundo Aristóteles, está na "justa medida", que permite ao homem atingir a eudaimonia, finalidade da vida na polis.

Questão 47
Segundo Marilena Chauí, em seu livro "Convite à Filosofia", as concepções dos gregos Platão e Aristóteles marcaram a história das relações entre arte e saber. Sobre esse assunto é correto afirmar que:
A) a arte é um saber teórico, já que sua função é meramente contemplativa, de acordo com a atividade prática, já que assume a função pedagógica de educar a sociedade, segundo Aristóteles.
B) as "artes imitativas" são uma das formas mais altas de acesso ao conhecimento verdadeiro e às coisas divinas, de acordo com Platão.
C) a obra de arte deve se conformar a normas, regras preceitos e procedimentos de construção, de acordo com Aristóteles.
D) a arte deve se limitar a retratar o impossível, o divino, o sobrenatural, para Aristóteles.
E) as artes, segundo Aristóteles, são criações da sensibilidade e das experiências sensíveis, tendo como única finalidade o belo.

Questão 48
O conceito fundamental da Estética - ramo da Filosofia que estuda a arte - é o da beleza. Nessa problemática, é correto afirmar que a beleza:
A) é qualidade objetiva das coisas, podendo ser captada pelos sentidos, de acordo com os filósofos empiristas John Locke e David Hume.
B) tem a função de manifestar a natureza do divino, para SantoAgostinho.
C) a beleza, ou o juízo estético, não pode ser universalizado, para Immanuel Kant, porquanto, no seu entendimento, se trata de um sentimento e é, portanto, subjetivo.
D) possui significado estável e inerente a ela própria, segundo o filósofo pós-moderno Jacques Derrida.
E) difere do verdadeiro, já que este é universal e constitui objeto da ciência e a primeira relativa à opinião, segundo Platão.

Questão 49
Ao nome da Escola de Frankfurt está associada à expressão "indústria cultural", cunhada por Theodor Adorno e Max Horkheimer para indicar o consumo imediato de "produtos culturais" fabricados em série nas sociedades contemporâneas. Entre as consequências da "indústria cultural", apontadas por Adorno e Horkheimer, NÃO figura a:
A) reflexão ou consciência crítica, despertada nos trabalhadores a partir do consumo dos produtos culturais.
B) oferta abundante de obras culturais "baratas" e "inferiores" às grandes massas.
C) vulgarização das artes e do conhecimento, com a finalidade de distrair um público pouco exigente e informado.
D) perda de sentimento de revolta e indignação com o capitalismo por parte da classe trabalhadora, através da inserção desta no mercado de consumo.
E) permanência das diferenças culturais entre as camadas ou classes altas e baixas da sociedade.

Questão 50
Iniciado na arquitetura dos anos 1950, o pós-modernismo entrou no campo da Filosofia com os trabalhos de Jacques Gilles Derrida, François Lyotard e Jean Baudrillard, para citar apenas os mais expoentes do movimento. Na Filosofia pós-moderna encontra-se a ideia de que no mundo contemporâneo:
A) as imagens ou os simulacros da realidade são a marca da cultura.
B) as "fronteiras" entre o "self" e o mundo em volta em nada se alteram, apesar do "novo modo de informação" e do "êxtase das comunicações".
C) a razão e a "verdade" são possíveis.
D) as grandes narrativas ("metanarrativas" ou "narrativas empolgantes") ganharam força.
E) a realidade é una e orgânica.

GABARITO:
31C
32D
33D
34B
35C
36E
37A
38B
39E
40E
41A
42D
43B
44D
45C
46D
47C
48B
49A
50A
     

 
 
Como referenciar: "Provas - Professor de Filosofia - IFAM - FUNCAB - 2014" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 20/04/2024 às 04:54. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_prova.php?id=186