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Provas de concursos e vestibular

 
(25/Out) Professor de Filosofia - IF - AC - msconcursos - 2014 - 2
 
51. Sobre o filósofo Sócrates, observe os itens abaixo e, após, assinale a opção correta.
I - Filósofo aporético; margeia seu interlocutor conduzindo-o pela via do discurso dialógico.
II - Não, Sócrates não é um filósofo aporético.
III - A categoria analítica doxa é a principal flexão filosófica de Sócrates.
a) Apenas o item I está correto.
b) Apenas o item II está correto.
c) Apenas o item III está correto.
d) Estão corretos apenas os itens II e III.

52. Sobre o filósofo Kant, observe os itens a seguir e, após, escolha a opção correta.
I - O sujeito transcendental kantista remete à posição da consciência como tal.
II - O sujeito transcendental kantista remete à Teoria do Conhecimento.
III - O sujeito transcendental kantista pressupõe, a princípio, a problemática da linguagem.
a) Apenas o item I está incorreto.
b) Apenas o item II está incorreto.
c) Apenas o item III está incorreto.
d) Estão incorretos apenas os itens I e II.

53. Para Karl-Otto Apel (1994), o problema de uma fundamentação da ética na era da ciência - portanto, sob o nexo desta contextualização, tal problemática se instala na contemporaneidade - ocorre pelo(s) seguinte(s) motivo(s), exceto:
I - Validez intersubjetiva, prejudicada pela ciência.
II - Ética normativa, que aparece reconduzida pela ciência em seu grau de importância.
III - Ideia cientifista da "objetividade", isenta de valoração.
a) Apenas o item I é a exceção.
b) Apenas II é a exceção.
c) Apenas III é a exceção.
d) apenas I e III são as exceções.

54. Acerca das consequências práticas do progresso técnico-científico, conforme analisadas pelo filósofo Habermas (2013), reverbera algumas missivas importantes (nesse contexto), sendo corretas as opções abaixo, exceto uma. Qual?
a) No século XVIII, o progresso das ciências estreitou o nexo de cidadãos privados com progresso moral.
b) No século XIX, a técnica apoia a instituição e sedimenta a ação revolucionária para emancipação dos homens.
c) A filosofia da história, no entremeio dessa discussão da técnica, a vê no sentido global, na maioria das vezes.
d) Habermas distingue: "meios técnicos" (que são: estratégias e tecnologias), e "regras técnicas" (que são: instrumentos, máquinas e autômatos).

55. Acerca do ceticismo filosófico, Marilena Chaui (2010) avalia o filósofo Pirro - e o relaciona ao nascimento da filosofia como atitude cética. Quanto a tal vertente filosófica, avalie cada um dos itens a seguir e depois opte pela alternativa correta.
I - A investigação pirrônica sobre a neutralização ontológica depõe a impossibilidade de se falar em essências ou substâncias, logo, a predicação fica inviável e ilógica entre o verdadeiro e o falso.
II - A neutralização do juízo e indiferença, que se chama epoché, demanda ficarmos sem opinião.
III - Epochépirronista não veta a opinião; aliás, epoché é termo fenomenológico do filósofo Husserl, por outro lado, o ato pirronista de permanecer sem opinião vem corretamente do termo adoxastos.
a) Somente I e II estão incorretos.
b) Somente I está incorreto.
c) Somente II está incorreto.
d) Somente III está incorreto.

56. Paul Feyrabend, em Contra o Método (2011),questiona os procedimentos científicos. Nessa via, o cientista evidencia a fragilidade de algumas ideias muito difundidas sobre a natureza do conhecimento. Na veia deste fato, inclusive, relacionado ao pensamento deste autor, bem como sua relação com o conhecimento e ciência, avalie o que se afirma nos itens a seguir e, após, assinale a alternativa correta.
I - Não é necessário dar um papel maior ou demasiada importância à relação entre ideia e ação no desenvolvimento de nosso conhecimento e no desenvolvimento da ciência, pelo contrário.
II - As teorias tornam-se claras e "razoáveis" apenas depois que partes incoerentes dela tenham sido usadas por longo tempo.
III - O anarquismo ou o tudo vale contribui para que se obtenha o progresso científico.
a) Estão corretos os itens I, II e III.
b) Estão corretos somente os itens I e II.
c) Estão corretos somente os itens II e III.
d) Está correto somente o item III.

57. "O segmento sobre a "indústria cultural" mostra a regressão do esclarecimento à ideologia, que encontra no cinema e no rádio sua expressão mais influente. O esclarecimento consiste aí, sobretudo, no cálculo da eficácia e na técnica de produção e difusão. Em conformidade com seu verdadeiro conteúdo, a ideologia se esgota na idolatria daquilo que existe e do poder pelo qual a técnica é controlada". Nesta obra, Dialética do Esclarecimento (1985),Adorno & Horkheimer, autores influentes da chamada Escola de Frankfurt, examinam com detalhe as regras do capitalismo e a ideologia da indústria cultural.
Avalie os itens a seguir e escolha opção correta, tendo por relação o pensamento frankfurtiano, nesse contexto, em que se explicita sobre a indústria cultural com relação à temática "as artes".
I - A arte acaba se integrando na rotina das mercadorias. Sua autonomia, conquistada a duras penas, não se perde, nem se volta contra ela, ainda que levada também a ser veículo ideológico do poder social.
II - Adorno e Max Horkheimer indicam uma cultura baseada na ideia e na prática do consumo de "produtos culturais" fabricados em série.
III - De fundo, o problema está na reprodução e na distribuição das obras feitas por empresas capitalistas, visando ao lucro e não à democratização das obras.
a) I é o único item incorreto.
b) II é o único item incorreto.
c) III é o único item incorreto.
d) I e III são os únicos itens incorretos.

58. Agostinho impetrou importante questão filosófica sobre a ideia do mal, trazendo implicações pertinentes para a Ética Filosófica. Avalie os itens seguintes e assinale a alternativa correta.
I - O pecado original e o demiurgo maligno justificam suas explicações filosóficas.
II - A visão agostiniana é tal qual a visão maniqueísta sobre o bem e o mal.
III - Agostinho promovia a ideia do mal como a ausência do bem.
IV - A posição agostiniana do mal, do ponto de vista metafísico, demanda ver Deus como seu autor.
a) II e IV são os únicos itens corretos.
b) I e III são os únicos itens corretos.
c) II e III são os únicos itens corretos.
d) I e IV são os únicos itens corretos.

59. "Ao tempo em que florescia Demócrito, já tinha feito sua entrada no cenário intelectual de Atenas alguns dos maiores sofistas: Górgias de Leôncio (483-375), o primeiro dos grandes mestres de retórica; Protágoras de Abdera(c.480-410), conhecido por seu relativismo em matéria de conhecimento; Hipias de Elis, célebre por sua polimatia" (IGLÉSIAS, in REZENDE, 2010). O trecho, como se vê (e lê), reporta aos pré-socráticos, bem como relata sobre a entrada dos sofistas na História da Filosofia. Acerca dos sofistas, avalie os seguintes itens:
I - Os sofistas ocasionam a trama que há de gerar importante cisão histórica: entre opinião e ciência; faz jus ao fato este de grande embate epistemológico, a princípio, discursivo, e, inicialmente travado com o filósofo Sócrates; depois, também, amplificado com os filósofos Platão e Aristóteles.
II - O modo de sobreposição dos clássicos (Sócrates, Platão e Aristóteles) que possibilitou efetivar o deslocamento, na verdade, veio a preterir toda discussão filosófica dos sofistas - por longo tempo, pois, difamados foram como "produtores do falso", enfim, tal modo é a metafísica.
III - Desde o final do século XIX, porém, os historiadores da Grécia e da filosofia consideram os sofistas fundadores da pedagogia democrática, mestres da arte da educação do cidadão. Arte e não ciência, pois os sofistas se apresentavam como técnicos e professores de técnicas e não como filósofos.
IV - É nessa redução do sofista à técnica ou techne contrapondo a metafísica dos clássicos que a metafísica abarcaria uma noção mais adiantada em torno do sistema de ideias dos clássicos, doravante, uma filosofia mais elaborada.
Assinale a opção correta:
a) São corretos os itens I, II, III e IV.
b) São corretos somente os itens I, II e III.
c) São corretos somente os itens I e II.
d) Está correto somente o item I.

60. Acerca do Ensino de Filosofia, cita Favaretto (1993): "Ensinar Filosofia: mas qual Filosofia? Em que consiste a especificidade do filosófico? E, se não há conteúdos básicos e métodos fixados, o que deve ser considerado o mínimo necessário para realizar uma suposta especificidade em termos de ensino?". Nesse sentido, as provocações fazem nexos com as implicações do Ensino Filosófico e vai problematizar as injunções da atividade filosófica, antes mesmo da questão do conteúdo, procedimentos e estratégias, ou seja, o professor de filosofia precisa definir para si mesmo o lugar de onde pensa e fala. Conforme pensa este autor, e neste contexto do Ensino de Filosofia, analise os itens atentamente:
I - A História da Filosofia, uma vez articulado à competência e ao interesse do professor de filosofia - "aquele que ensina" - não precisa da insistência de se focalizar o que é relevante a ser ensinado, tendo em vista aquele mínimo de especificidade filosófica.
II - Não é necessário levar em conta o estágio de desenvolvimento psicológico e a inserção cultural dos adolescentes (por exemplo) se a competência do professor for superior a tal trama social.
III - A rarefação intelectual, conforme um estilo rebuscado ou espécime de mito da "atividade" filosófica, de diluição pedagógica e apressada crítica à escolarização, enfim, não compromete as experiências dos discentes, uma vez que eles são desafiados exatamente por tal estilo.
IV - Parece plausível ver o valor formativo da Filosofia, uma vez resguardadas as propaladas críticas do ofício filosófico na Instituição Escolar: educar para a cidadania! Todavia, formação mais que apresenta ao discente "objetos" para aprender, tanto quanto contribui para o seu espírito possível.
Assinale a opção correta:
a) As afirmativas I e II são falsas e a III e IV são verdadeiras.
b) Apenas a afirmativa IV é verdadeira.
c) As afirmativas I e II e IV são falsas e a III verdadeira.
d) Apenas a afirmativa II é falsa.

61. Julgue os itens que seguem como verdadeiros (V) ou falsos (F): O filósofo Michel Foucault trata o poder de diversos modos e maneiras, ainda que implícito em sua obra, pois, não é uma categoria esparsa, o termo "poder" ou "microfísica do poder" tem por pertinência, conforme suas analíticas:
( ) Focar o corpo e a disciplina dos indivíduos, portanto, se forjar sobre o corpo disciplinar.
( ) Focar os mecanismos de controle da vida, portanto, da natalidade, da estatística: da população.
( ) Tensionar o poder pastoral que é, em definitiva, uma técnica de individualização.
( ) Não tem por pertinência focar os rituais da vida privada.
A opção que apresenta a sequência correta, conforme a ordem de cima para baixo, é:
a) V, F, V, F.
b) V, V, F, F.
c) V, V, V, F.
d) V, V, F, V.

62. O atual cenário de discussão sobre a categoria analítica Cultura atravessa muitas vertentes e variações, oriundas principalmente da antropologia e da sociologia. Quanto ao termo e seus estudos, tensionados à razão filosófica, analise os itens seguintes e, após, assinale a opção correta:
I - Antropólogos e sociólogos valorizam Cultura como formação coletiva e anônima de um grupo social nas instituições que o definem.
II - Há analogias biológicas que tornam o conceito Cultura um híbrido, até falacioso, por exemplo, entre organismo humano e grupo humano, por efeito, isso dicotomiza Cultura e Civilização, transita a ideia de "consciência pessoal de uma nação" para a de progresso - ou telos - de alcance cultural humano, que, em seu ápice, forja a civilização humana mais refinada possível.
III - Há um ponto cego ou neutro aí, quando se polariza Cultura e Civilização, ou seja, está na ideia do conjunto de modos de vida de um grupo humano determinado, sem referência ao sistema de valores.
IV - Diante desta plataforma e perspectiva contemporânea, ao se estudar Cultura, deve-se abortar o seu caráter global ou preterir o flexionar filosoficamente as necessidades fundamentais de um grupo humano.
a) Apenas os itens I e II estão incorretos.
b) Apenas os itens II e III estão incorretos.
c) Apenas o item III está incorreto.
d) Apenas o item IV está incorreto.

63. Acerca da discussão Política, Hannah Arendt aborda significações originais que rebatem - da modernidade - rupturas e fissuras, recolocando no páreo a discussão dos direitos humanos, da igualdade e da democracia, portanto, a filósofa alemã depõe (no contemporâneo) sobre a noção de cidadania.
Baseado neste contexto, julgue os itens que seguem como verdadeiros (V) ou falsos (F):
( ) Arendt pensa o direito como corpo legitimador que defende os interesses da pessoa, bastando esta comunicar e agir.
( ) A esfera política arendtiniana é a grande sacada da ruptura política moderna de seu pensamento, em detrimento da esfera social espraiada do pensamento aristotélico e tomista.
( ) A igualdade em Arendt faz jus à noção de cidadania igual para todos, já que para ela todos são iguais.
( ) O fenômeno do totalitarismo e a manipulação dos meios comunicativos destituem a democracia de seu sentido inspirativo grego-ático da liberdade e do aparecimento da condição humana.
A opção que apresenta a sequência correta, conforme a ordem de cima para baixo, é:
a) F, V, V, F.
b) F, F, F, V.
c) F, F, V, V.
d) V, V, V, V.

64. Sobre a fabricação dos mitos contemporâneos, Aranha (2005) cita que: "Para Roland Barthes, filósofo francês contemporâneo, o mito hoje organiza um mundo sem contradições, porque sem profundidade, um mundo de uma clareza feliz que possa ser compreendido por todos sem maiores esforços reflexivos". A historiadora acentua o caráter não crítico na utilização atual dos mitos. Quanto ao mito, segundo Aranha, fazem jus aos mecanismos utilizados para sua criação, exceto um. Qual?
a) Omissão da história: esconde a história, de modo a parecer que tudo sempre foi assim.
b) Identificação: processo que opera a anulação do outro, promovendo a identificação com traços desejáveis.
c) Ocultamento da razão: o mito se isola, e sem relação com a razão, habita outro mundo incognoscível.
d) Constatação: para ser visto como universal, o mito encarna a ideia do bem, sem críticas e explicações.

65. Acerca da filosofia moderna, sua relação com a produção filosófica e pedagógica, inclusive demarcada através do ensino-aprendizagem relativo à especificidade da atitude filosófica, fora nesta fase notável o desafio em se flexionar o saber da filosofia com a fase da infância, por efeito, gerando implicações contemporâneas importantes. Quanto à temática da filosofia infantil e seu reflexo coeso à produção do saber - no espírito racional - segundo outras fases da vida humana, resguardadas as devidas reduções biológicas da pessoa, Descartes (2004), em Meditações sobre filosofia primeira, assim se refere à infância: "Faz alguns anos já, dei-me conta de que admitira desde a infância muitas coisas falsas por verdadeiras e de quão duvidoso era o que depois sobre elas construí". Baseado neste contexto, julgue os itens seguintes como verdadeiros (V) ou falsos (F):
( ) A infância não fica negativada na filosofia descartiana.
( ) O aparente descrédito à infância é apenas de enfoque, pois Descartes enaltece o seu espírito racional.
( ) A filosofia moderna e de cunho cartesiano pretere a infância sob critério intelectualista porque ela flui nos sentidos.
( ) John Locke resolve melhor essa questão da infância, sendo ele genuíno empirista, a potencializa.
A opção que apresenta a sequência correta, conforme a ordem de cima para baixo, é:
a) F, F, V, F.
b) V, V, F, V.
c) F, V, V, V.
d) V, F, F, V.

GABARITO:
51 A
52 C
53 B
54 D
55 D
56 C
57 A
58 B
59 A
60 B
61 C
62 D
63 B
64 C
65 A
     

 
 
Como referenciar: "Provas - Professor de Filosofia - IF - AC - msconcursos - 2014 - 2" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 16/04/2024 às 10:50. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_prova.php?id=179