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(21/Out) Professor de Filosofia - SEEDUC - RJ - CEPERJ - 2014
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

21. Antecedente ao pensamento filosófico científico na cultura grega, o pensamento mítico é uma maneira de um povo explicar aspectos essenciais da realidade em que vive. O mito, por sua vez, caracteriza-se principalmente:
A) pela variedade de perspectivas que discute
B) pelo tipo de discurso que constitui
C) pela forma de questionamento que promove
D) pela maneira como se fundamenta
E) pelo modelo de crítica que desenvolve

22. Na visão de Kant ( in Marcondes,1997), a tarefa da crítica consiste em realizar o exame dos limites da razão teórica e estabelecer:
A) o fator externo de seu funcionamento
B) os juízos sintéticos independentes da experiência
C) a necessidade do pensamento puro
D) os critérios de um conhecimento legítimo
E) a correspondência do objeto ao pensamento

23. Segundo Marcondes (1997), a filosofia analítica considera que o tratamento e a solução de problemas filosóficos devem se dar por meio:
A) da análise lógica da linguagem
B) do estudo da língua empírica
C) do existencialismo cristão
D) da contradição entre linguagem e realidade
E) do rigor do idealismo alemão

24. "Todos os instintos sob enorme força repressiva, volvem para dentro, e a isso chamo interiorização do homem [...]". A partir dessa interiorização, se desenvolve o que mais tarde Nietzsche denominará:
A) corpo
B) liberdade
C) alma
D) instinto
E) nobreza

25. Descartes, em sua segunda meditação, relata a necessidade de se encontrar uma forte certeza que pudesse servir de base para a elaboração de todo o sistema do saber. E exemplifica com a experiência do ponto de:
A) Gassendi
B) Arquimedes
C) Montaigne
D) Copérnico
E) Galileu

26. Kant, ao considerar a liberdade como "uma espécie de causalidade" referindo-se às categorias de sua possibilidade natural, criou a "Tábua das categorias da liberdade em relação aos conceitos do bem e do mal". Em relação à categoria da qualidade, subdividiu-a em regras práticas de:
A) exceção, condução e ação
B) opinião, dever e vontade
C) ação, omissão e exceção
D) princípios, objetivos e deveres
E) práticas, proibições e inclinações

27. Em sua obra Poética, Aristóteles analisa a tragédia grega de sua época e a tradição da poesia épica, desenvolvendo duas noções de grande influência na teoria e na crítica literária. São as noções de catarsis (efeito purificador produzido nos que assistem às tragédias) e de:
A) virtude (areté)
B) poiesis (saber produtivo)
C) retórica
D) mímesis (imitação)
E) verdade

28. O existencialismo, pelo modo como elabora a questão da liberdade e da autenticidade como elementos centrais da existência humana, do ser humano como ser autoconsciente que cria a si mesmo, assume a dimensão:
A) ética
B) analítica
C) estética
D) religiosa
E) racional

29. No mundo contemporâneo, a política deixa de ser compreendida como o conjunto das atividades relacionadas à vida prática e passa a se constituir como o campo da mera administração de:
A) problemas advindos das relações pessoais
B) atividades dirigidas à economia
C) questões de natureza técnica
D) objetivos de ordem social
E) experiências políticas inéditas

30. Um traço comum aos racionalistas do início do pensamento moderno foi a utilização do recurso, de inspiração cartesiana, da dedução como forma de demonstração de verdades. Tal recurso é também chamado de:
A) método geométrico
B) estudo de lógica
C) princípio de Pascal
D) trabalho científico
E) argumento da aposta

31. Segundo Kant, o conhecimento só poderá surgir da reunião das seguintes capacidades ou faculdades:
A) disponibilidade e intuição
B) predisposição e vontade
C) racionalidade e disposição
D) sensibilidade e entendimento
E) determinação e comparação

32. Posição filosófica que tem a experiência como guia e critério de validade de suas afirmações, principalmente nos campos da teoria do conhecimento e da filosofia da ciência:
A) estoismo
B) realismo
C) liberalismo
D) idealismo
E) empirismo

33. Ao estabelecer o primado do espírito, Descartes faz dele algo completamente separado do corpo. Surge a tese em que a alma é uma substância completamente distinta do corpo denominada:
A) espiritualismo
B) reflexionismo
C) dualismo
D) encadeamento
E) intuição

34. Doutrina que se opõe ao ceticismo e atribui à razão humana a capacidade exclusiva de conhecer e estabelecer a verdade:
A) estoicismo
B) racionalismo
C) escolástica
D) misticismo
E) platonismo

35. Uma ideia somente terá validade se for evidente e distinta. De acordo com Descartes, para que haja conhecimento, é necessário que as ideias sejam representações. Para demonstrar tal teoria, identifica os seguintes tipos de ideias:
A) consistentes, teóricas e exatas
B) exteriores, aplicáveis e da existência
C) científicas, sensoriais e de infinito
D) inatas, adventícias e da imaginação
E) evidentes, válidas e da certeza

36. Para Platão, o trabalho de conhecer não é tarefa apenas intelectual. É também obra de:
A) amor
B) religião
C) retórica
D) discurso
E) ideal

37. O interesse pela problemática ético-política, pela questão do homem enquanto cidadão da polis, que passa a se organizar politicamente no sistema de democracia na Atenas do século V A.C., delimita o contexto do surgimento:
A) da apologia
B) do pitagorismo
C) da sofística
D) da isonomia
E) do pluralismo

38. O conjunto de procedimentos racionais usados para se demonstrar a verdade denomina-se:
A) ciência
B) epistemologia
C) exposição
D) processo
E) método

39. De acordo com Marcondes (1997), a filosofia de Hegel teve grande influência em sua época e tornou-se uma das correntes do pensamento contemporâneo por meio de sua leitura pelos marxistas, pelos existencialistas, pela hermenêutica e, especialmente pela:
A) dialética transcendental
B) teoria crítica da Escola de Frankfurt
C) unidade sintética originária da apercepção
D) concepção otimista de Locke
E) teoria política moderna

40. Para Sartre (in Rezende, 1997), o ser é o que ele é, é o objeto, é tudo aquilo de que se tem consciência. A consciência precisa do objeto para ser; sem objeto ela não vai além de seu próprio vazio e o sujeito é nada. Logo, o ser define-se pelo princípio da:
A) alteridade
B) intenção
C) contradição
D) perfeição
E) identidade

41. Os dois primeiros momentos da filosofia analítica da linguagem, mesmo que distintos pelo tipo de análise que fazem, têm em comum a ideia de que o significado de uma proposição depende de sua:
A) técnica
B) redução
C) síntese
D) verificação
E) sistematização

42. Comandar e agir, segundo comandos; relatar um acontecimento; conjecturar sobre o acontecimento; expor uma hipótese e prová-la; cantar uma cantiga de roda são exemplos que Wittgenstein (1996) aponta, ao analisar ?as diversas maneiras de se usar a linguagem?, como:
A) as figuras de linguagem
B) os jogos de linguagem
C) as estruturas de palavras
D) os ideais dos atos da fala
E) as formas de anotações

43. A lógica hegeliana é uma lógica dialética que tem como um de seus principais fundamentos:
A) a negação
B) o positivismo
C) a história
D) a política
E) o dogmatismo

44. A espontaneidade de ação, a independência de determinações estranhas ou empíricas e a autodeterminação, como um jogo subjetivo e estético das faculdades, caracterizam a:
A) antinomia
B) vontade
C) liberdade
D) máxima
E) heteronomia

45. À síntese dialética da consciência e da autoconsciência, Hegel (in Marcondes, 1997) chama de:
A) reflexão
B) espírito
C) razão
D) lógica
E) transição

46. Concepção filosófica segundo a qual o conhecimento certo e definido sobre algo pode ser buscado, mas não atingido:
A) dogmatismo
B) ceticismo
C) irracionalismo
D) mecanicismo
E) convencionalismo

47. Para Benjamin (1993), a obra de arte, em sua essência, sempre foi reprodutível e o que o ser humano produzia sempre poderia ser imitado por outros. Ainda que a reprodução técnica da arte represente um processo novo, como a xilogravura e a litografia, para o autor, mesmo na reprodução mais perfeita de uma obra de arte, um elemento estará ausente. Trata-se:
A) da terminalidade
B) da notoriedade
C) da acessibilidade
D) do perfeccionismo
E) da autenticidade

48. Possui um valor moral positivo, constituindo o objeto ou o fim da ação humana:
A) o bem
B) o bom-senso
C) o ato
D) a dúvida
E) a utopia

49. Para Spinoza (in Marcondes, 1997), o homem livre se caracteriza como aquele que, ao contemplar a substância infinita, reconhece a necessidade do curso natural das coisas e a ação livre é aquela que está de acordo com:
A) a indignação do sujeito
B) o isolamento do indivíduo
C) a utilidade do pensamento
D) a determinação das coisas
E) o princípio da universalidade

50. A retórica sofística apresenta-se como uma técnica capaz de persuadir qualquer um de qualquer coisa e põe em destaque as opiniões. Estas podem ser boas e más, melhores e piores, úteis e prejudiciais, mas nunca:
A) elaboradas e técnicas
B) falsas e verdadeiras
C) únicas e discutíveis
D) justas e infalíveis
E) ficcionais e elaboradas

GABARITO:
21. B
22. D
23. A
24. C
25. B
26. C
27. D
28. A
29. C
30. A
31. D
32. E
33. C
34. B
35. D
36. A
37. C
38. E
39. B
40. E
41. D
42. B
43. A
44. C
45. C
46. B
47. E
48. A
49. D
50. B
     

 
 
Como referenciar: "Provas - Professor de Filosofia - SEEDUC - RJ - CEPERJ - 2014" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 19/04/2024 às 08:41. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_prova.php?id=178