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Provas de concursos e vestibular

 
(05/Ago) Professor Filosofia - IF - PI - FUNRIO - 2014
 
Conhecimentos Específicos

Questão 11
Leia as proposições abaixo e assinale a opção correta em relação à perspectiva filosófica de Jean-Jacques Rousseau:
I. Ao refletir sobre a desigualdade existente entre os seres humanos, ele entendeu que, originariamente, não existe a igualdade no estado de natureza. O contrato social visa, portanto, estabelecer a igualdade político-sócio-econômica para toda a população.
II. A origem das desigualdades acha-se no sistema educacional. Por isso escreveu A nova Heloísa visando a reforma do ensino.
III. Na abordagem de Rousseau, o estado de natureza chega a um ponto em que a força que o ser humano faz para se conservar torna-se menor do que os obstáculos à sua conservação. Neste momento, ele precisa, portanto, engendrar novas forças para vencer a natureza.
IV. A força e a liberdade são os instrumentos primordiais que o ser humano tem para se conservar. A união das forças dos seres humanos livres faz com que, juntos, vençam os obstáculos apresentados pela natureza.
A) Somente as proposições I e II são falsas.
B) Somente a proposição III é verdadeira.
C) Somente a proposição IV é verdadeira.
D) Todas as proposições são falsas.
E) Somente as proposições I e II são verdadeiras

Questão 12
O ensino de Filosofia ocorre em uma dada instituição escolar, que tem sido objeto de reflexão de diferentes pensadores. Leia as afirmativas abaixo relacionadas às concepções de escola:
I. Conforme Althusser, a escola é um dos espaços sociais em que ocorre a reprodução, a difusão e a manutenção de uma leitura conformista e conformadora do mundo.
II. Segundo a perspectiva foucaultiana, a instituição escolar é um sistema de poder existente na sociedade no qual estão os mecanismos que efetivam a disciplinarização dos indivíduos que a compõe.
III. Em sua crítica à educação como privilégio das elites, para Anísio Teixeira a escola seria um espaço real que permitiria à criança das classes populares acessar e praticar uma vida melhor, à proporção que naquele espaço ela encontraria, dentre outros elementos, a possibilidade de estudo, a recreação, professores preparados, os livros, as revistas, a ciência.
IV. De acordo com Pierre Bourdieu, a escola deve ser entendida a partir da consideração das relações entre o sistema de ensino e a estrutura das relações entre as classes, pois é uma das principais instituições por meio da qual os privilégios sociais são legitimados, mantidos e perpetuados.
Marque a alternativa correta.
A) Somente as proposições I e IV são verdadeiras
B) A proposição III é falsa.
C) As proposições II e III são falsas.
D) Todas as proposições são verdadeiras.
E) Somente as proposições I, II e III são verdadeiras.

Questão 13
Em relação à ética aristotélica é incorreto afirmar:
A) Por ser uma ética teleológica, a ação deve ser realizada tendo em vista ela mesma.
B) A ética aristotélica está inserida na tradição que estabelece a eudaimonia como a finalidade da vida moral, o bem supremo.
C) A natureza da virtude moral é a mediania nas paixões e nos atos.
D) Há dois tipos de virtudes: as virtudes morais nascem do hábito e as intelectuais são decorrentes da inteligência e podem ser por isso, desenvolvidas pelo ensino.
E) Aristóteles entendeu a felicidade como uma atividade da alma, segundo a virtude completa ou perfeita.

Questão 14
"Eis, então, uma posição quanto à ideia de formação pela filosofia: a filosofia gera condições, indiretas é claro, da intervenção na realidade, nos modos dos jovens se situarem face à multiplicidade e heterogeneidade dos problemas, fatos, acontecimentos em que estão envolvidos. Intervir significa então descobrir o funcionamento e o sentido das configurações (teorias, ideologias e mitologias, religiosas, científicas, tecnológicas, artísticas); significa interrogar, formular questões e objeções. Para isso, reafirmando, os jovens utilizam os sistemas de referência constituídos no curso de filosofia, como uma experiência (acima de tudo, sobre os processos enunciativos) de uma diversidade significativa de trabalhos filosóficos."
(FAVARETTO, Filosofia, ensino e cultura, p. 46)
A partir desta passagem assinale a opção mais coerente com a ideia de formação apresentada acima:
A) O ensino de Filosofia deve privilegiar a postura disciplinar.
B) O ensino de Filosofia deve superar e abandonar a história da Filosofia como fonte de orientação para programas e aulas da disciplina.
C) A dispersão da cultura contemporânea impede a realização de uma diversidade significativa de trabalhos filosóficos.
D) A heterogeneidade de enunciados predominante na realidade dos jovens estrutura os sistemas de referência constituídos no curso.
E) O ensino de Filosofia deve interrogar e questionar a cultura contemporânea em suas distintas configurações.

Questão 15
Baseado nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio - PCNEM das Ciências Humanas e suas Tecnologias são competências e habilidades a serem desenvolvidas pela Filosofia:
I - Ler de modo significativo diferentes fontes, registros e produções culturais situando-os no contexto histórico-cultural.
II - Ler textos filosóficos de modo significativo; ler textos de diferentes registros e estruturas de maneira filosófica.
III - Apreciar produtos de arte, em suas várias linguagens, desenvolvendo tanto a fruição quanto a análise estética.
IV - Produzir novos discursos sobre as diferentes realidades sociais, a partir das observações e reflexões realizadas.
Assinale a afirmativa correta:
A) Todas as proposições estão corretas.
B) Somente as proposições II e III estão corretas.
C) Somente a proposição II é correta.
D) Somente a proposição IV é falsa.
E) Somente as proposições I e IV são falsas.

Questão 16
O texto do PCNEM que trata da competência do debate a ser desenvolvida pela Filosofia - Debater, tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição face a argumentos mais consistentes - está fundamentado na concepção
A) da teoria do agir comunicativo de Jürgen Habermas, que recupera a esfera comunicacional e postula o consenso.
B) da revaloração da posição dos sofistas.
C) das teorias argumentativas da nova retórica.
D) da teoria dos jogos de linguagem de Wittgenstein e da linguagem ordinária de Austin.
E) do debate público acerca da vida comum nascido na polis.

Questão 17
Leia os enunciados abaixo relativos ao pensamento de Locke.
I. O pensamento político de John Locke presente, sobretudo, em seus dois Tratados sobre o Governo civil, constitui o fundamento do período de transição entre a monarquia absoluta e a monarquia constitucional. A liberdade é entendida como obediência à lei natural, que possui dois princípios básicos: ao homem não são permitidas a autodestruição e nem a destruição de suas posses, sendo que ele pode causar danos a outrem e também às posses deste.
II. No estado de natureza o homem possui todos os poderes e a propriedade é vista como o conjunto de seus direitos e ainda a faculdade para punir os que violam seus direitos. Nesse estado, os indivíduos, reunidos na sociedade civil, uns com os outros, preservam, mutuamente, suas propriedades.
III. Locke afirmou o direito do povo à resistência e à força quando o poder político contratual exceder seus limites e substituir a lei pelo arbítrio, uma vez que essa resistência significa, de fato, opor-se à rebelião dos governos à lei.
Assinale a afirmativa correta:
A) Todos os enunciados são verdadeiros.
B) Somente os enunciados I e III são verdadeiros.
C) Somente o enunciado III é verdadeiro.
D) Todos os enunciados são falsos.
E) Somente o enunciado I é verdadeiro.

Questão 18
O empirismo é uma corrente filosófica central na Teoria do Conhecimento. Marque a alternativa que é FALSA no tocante à sua caracterização:
A) Conforme o empirismo lockeano, as fontes possíveis para nossas ideias são duas: a experiência da sensação (exterior) ou a experiência da reflexão (interior). A sensação é o resultado da modificação da mente pela atuação de nossos sentidos.
A reflexão é a percepção que a alma tem do que nela acontece.
B) O empirismo possui uma história de desenvolvimento de suas posições teóricas. O empirismo lógico é exemplo de uma abordagem que radicalizou o uso da lógica formal como referência para validar qualquer conhecimento. Segundo o empirismo lógico, o conhecimento válido é somente aquele que pode ser validado a priori, portanto, não se reduz a conhecimentos de fatos. Nesse sentido, os empiristas lógicos generalizavam a ideia kantiana de verdade analítica.
C) Conforme o empirismo de Locke, as qualidades primárias estão nos objetos, de forma independente da mente. As secundárias decorrem da interação dos objetos com os sujeitos e, neste sentido, variam de sujeito para sujeito.
D) Conforme Francis Bacon, conhecemos a partir das experiências que temos com a matéria, por isso os sentidos estão no início do processo do conhecimento. O método propício para o conhecimento é o indutivo, pois a indução deve nos levar ao conhecimento das leis que regem os fenômenos.
E) Ao defender a centralidade da experiência para o conhecimento, o empirismo opõe-se a existência das ideias inatas.

Questão 19
Leia os enunciados que apresentam aspectos do pensamento político de Locke.
I. No primeiro Tratado sobre o Governo Civil, Locke criticou as posições de Robert Filmer, mas tentou derivar das Escrituras a forma de governo mais recomendável. Em seu exílio, realizou uma revisão de suas ideias, cujo resultado foi o Segundo Tratado Sobre o Governo Civil.
II. Dentre os princípios fundamentais da teorização política de Locke estão a liberdade natural e a igualdade dos seres humanos, o direito dos indivíduos à vida, liberdade e propriedade, o governo limitado e fundado no consentimento, a separação dos poderes.
III. Para Locke, a propriedade abarca a vida (bem-estar), as posses e a liberdade, sendo que todo homem tem direito ao fruto do seu trabalho.
IV. Os dois Tratados sobre o Governo Civil apresentam uma consistente refutação da monarquia absoluta e apresentam a concepção da exigência de subordinar a atividade dos governantes ao consentimento popular.
Assinale a resposta correta:
A) Somente o enunciado I é falso.
B) Todos os enunciados são verdadeiros.
C) Somente os enunciados II e IV são verdadeiros.
D) Somente os enunciados II e III são verdadeiros.
E) Todos os enunciados são falsos.

Questão 20
Em relação às abordagens de K. Popper, T. Kuhn e I. Lakatos leia os enunciados abaixo.
I. Segundo Lakatos, Popper respondeu a questão da distinção entre a ciência e a pseudociência com a possibilidade de refutação de uma teoria científica e com a atitude científica de submeter as teorias aos testes que visassem refutá-las ou falsificá-las. Lakatos entendeu que esta distinção não provém de uma teoria ter sido refutada e uma outra não, e ainda considerou esta resposta ingênua por não condizer com o comportamento dos cientistas.
II. A perspectiva empirista de Popper, a partir de Hume, afirmou que o raciocínio indutivo carece de justificação lógica. Uma teoria não pode ser verificada pela constatação de que os resultados de uma previsão foram confirmados. O que garante a uma teoria seu caráter empírico é a falsificabilidade.
III. Lakatos concorda com a posição de Kuhn quanto as revoluções científicas serem trocas repentinas e irracionais de paradigmas, pois os programas de investigação progressivos substituem os regressivos.
IV. No campo da filosofia da ciência há abordagens que defendem que a ciência progride e é cumulativa, preservando parte do que elaborou e continuando a construir sobre esta base. Em decorrência, a ciência detém, crescentemente, verdades sobre o mundo. O núcleo da abordagem da ciência proposta por Thomas Kuhn contesta fortemente esta perspectiva.
V. Ao introduzir o critério da demarcação da ciência, Popper afirmou que as leis científicas podem ser indutivamente verificadas. Esta verificação empírica é a garantia da cientificidade.
Assinale a alternativa correta:
A) As afirmativas III e V são falsas.
B) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
C) As afirmativas II e V são falsas
D) Todas as afirmativas são verdadeiras.
E) As afirmativas IV e V são verdadeiras.

Questão 21
Em relação às mudanças ocorridas na sociedade moderna a partir do século XVII, assinale o enunciado falso.
A) Na sociedade moderna encontramos um núcleo de significação epistemológico-cultural do qual são exemplos o Iluminismo, o desenvolvimento das grandes narrativas, a certeza do progresso, a eclosão dos movimentos massivos.
B) Em termos políticos, na sociedade moderna houve, dentre outros aspectos, o aparecimento do Estado-nação e a valorização da democracia representativa moderna como tipo ideal de governo.
C) O aparecimento do sujeito do conhecimento conduziu ao fortalecimento do realismo, porque em todo conhecimento há sempre um sujeito que conhece e um objeto a conhecer.
D) Na sociedade moderna há um núcleo de significação econômico-social marcado, fundamentalmente, pela
industrialização, urbanização e pelo capitalismo.
E) A sociedade moderna desmitificou valores presentes em outras culturas ao considerá-los atrasados quando comparados com a cultura hegemônica da civilização ocidental.

Questão 22
A primeira sistematização da área da Filosofia conhecida como Estética ocorreu:
A) No século XVIII, com a Crítica do Juízo de Kant.
B) Na antiguidade clássica, com o Hípias Maior de Platão.
C) No século XVIII, com a Estética de Baumgarten.
D) Na antiguidade clássica, com a Poética de Aristóteles.
E) No século III, com as Enéadas de Plotino.

Questão 23
Jean-Pierre Vernant afirma que a razão é fruto da polis, ou seja, de uma experiência política e cultural que, pela primeira vez, apareceu nas cidades gregas, no século VI a.C.. É correto afirmar que para Vernant:
I - A expressão "milagre grego" descreve corretamente a continuidade entre o pensamento mítico e o surgimento da filosofia.
II - A filosofia é a principal causa da urbanização crescente das colônias gregas a partir do século VII a.C.
III - Os discursos dos primeiros filósofos sobre a physis acompanharam as formas institucionalizadas pela experiência da polis.
IV - O surgimento da filosofia ocorreu numa nova ordem política das cidades gregas na qual o debate público ocupa lugar central.
V - O aparecimento da Filosofia permitiu aos gregos o desenvolvimento de novas tecnologias que incentivaram o desenvolvimento econômico das cidades gregas.
Assinale a resposta correta:
A) Somente as afirmativas I e II são falsas.
B) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
C) Somente as afirmativas III, IV e V são corretas.
D) Somente as afirmativas I, II e III são falsas.
E) Somente a afirmativa IV é correta.

Questão 24
A partir da teoria do conhecimento estabelecida por David Hume nas obras Tratado da natureza humana e na Investigação acerca do entendimento humano, marque o enunciado falso:
A) Em todos nossos raciocínios aparece a relação de causa e efeito que somente nos é possível pela existência de uma ligação mediata ou imediata dos objetos ou eventos, que seguem ou a contiguidade no tempo e no espaço, a prioridade no tempo da causação e a conjunção constante.
B) Para Hume são duas as espécies de percepções do espírito, que são diferenciadas por seus diferentes graus de força e de vivacidade: as impressões são percepções resultantes dos dados fornecidos pelos sentidos daquilo que vemos, ouvimos, queremos, odiamos, amamos e por isso são mais vivas; as ideias são percepções derivadas, menos fortes.
C) Pelo princípio de associação as ideias complexas são geradas pela combinação de ideias a partir de três propriedades associativas: a semelhança, a contiguidade e a relação de causalidade.
D) Ao pensar os objetos de investigação humana e como eles se relacionam, Hume distinguiu entre as relações de ideias e relações de fatos: as relações de ideias são proposições que operam a partir de fenômenos reais e necessitam da experiência para validar as conclusões; as relações de fato operam por meio de conteúdos ideais e possibilitam o conhecimento demonstrativo.
E) Na crítica de Hume à compreensão da ligação entre os objetos, a razão deixou de fundamentar as inferências causais ou indutivas e o hábito foi apontado como considerado o fundamento último das relações causais.

Questão 25
Kant estabeleceu em sua teoria diferentes tipos de juízos: os juízos a priori e os juízos a posteriori. A doutrina kantiana do conhecimento transcendental afirma que
A) O transcendente é o fundamento do conhecimento.
B) O conhecimento é condicionado a priori pelas condições de possibilidade concernentes aos limites da experiência possível.
C) Mediante os juízos a priori é possível conhecer os objetos centrais da metafísica como Deus, alma, substância.
D) O ser humano pode conhecer a realidade tal como ela é em si mesma.
E) A Filosofia é somente uma crítica ao dogmatismo.

Questão 26
De acordo com as reflexões de Alexander Baumgarten, I. Kant e G.F. Hegel, realizadas no âmbito da Estética, assinale o enunciado falso:
A) Para Baumgarten, a finalidade da Estética é a perfeição do conhecimento sensitivo como tal e esta perfeição é a beleza. Na Natureza encontramos a beleza, ou seja, o ordenamento das partes numa unidade, de modo extremamente mais refinado. Conclui-se daí que o grande objetivo da arte, isto é, seu horizonte mais elevado é imitar a natureza.
B) Para Kant, os juízos estéticos estão relacionados à recepção do sujeito e como ele é afetado em sua sensibilidade. O juízo estético sobre o belo, ou juízo de gosto, é o requerido para o julgamento se um objeto é belo ou não.
C) No século XIX, Hegel reafirmou a objetividade do belo e a possibilidade do reconhecimento racional do mesmo. Na estética hegeliana, a beleza foi enfocada considerando-se os interesses ético e cognitivo que a arte proporciona e o belo foi compreendido como um momento essencial do desdobramento do espírito absoluto e, portanto, seria a exposição sensível da ideia em uma obra de arte.
D) Apesar de Hegel valorizar o trabalho realizado pelo ser humano, ele ainda se manteve dentro do esquema mental das filosofias dos séculos XVIII e XIX que postularam que o belo criado pela arte é inferior ao da natureza, onde estaria a beleza perfeita do Espírito Absoluto.
E) De acordo com Hegel, a Estética pode ser entendida como a ciência do sentido ou da sensação e seu objeto é a arte, que produz diferentes sensações no espírito humano, como por exemplo, a compaixão, o temor, a admiração.

Questão 27
Segundo o exposto por René Descartes no Discurso do Método e nas Meditações Metafísicas a respeito dos tipos de ideias que formamos, é correto afirmar que: As ________ não se referem a objetos sensíveis e nem têm origem na nossa fantasia, porque não tivemos experiência sensorial para formá-las. As ________ provêm das nossas experiências sensoriais das coisas. As _______ são aquelas criadas por nossa imaginação e fantasia e não correspondem a alguma coisa que exista realmente.
Assinale a alternativa correta:
A) Ideias inatas, ideias adventícias, ideias fictícias.
B) Ideias matemáticas, ideias perceptivas, ideias fictícias.
C) Ideias adventícias, ideias perceptivas, ideias fictícias.
D) Ideias fictícias, ideias submetidas, ideias fictícias.
E) Ideias matemáticas, ideias empíricas, ideias fictícias.

Questão 29
No século XX grandes debates foram travados em torno da atividade científica, especialmente no que tange as possibilidades e limites da investigação científica. Leia os enunciados.
I. Como alternativa ao falsificacionismo proposto por Popper, Lakatos defendeu que o problema da demarcação seria melhor resolvido se não se pensasse em teorias isoladas, mas numa série de teorias, ou seja, num programa de pesquisa.
II. Lakatos compartilhou com Kuhn a percepção de que a história participava do processo de desenvolvimento e de crescimento do conhecimento científico. Entretanto, o primeiro considerou o desenvolvimento era proporcionado pela competição entre programas rivais de pesquisa.
III. Conforme a perspectiva de Lakatos, todo programa de investigação possui um núcleo duro de conjecturas e refutações. Este núcleo duro está protegido contra as refutações por um cinturão protetor de hipóteses auxiliares. Ele também possui heurística, isto é, um instrumental para resolver problemas de tal modo a assimilar as anomalias, convertendo-as em evidências positivas.
IV. Thomas Kuhn estabeleceu uma distinção entre Ciência Normal, aquela que se desenvolve dentro de um determinado paradigma, acumulando dados e instrumentos no seu interior, e a Ciência extraordinária, aquela que surge nos momentos de crise do paradigma. Essa ciência questiona e revoluciona os fundamentos e pressupostos da ciência anterior e propõe um novo paradigma.
Considerando as abordagens de Imre Lakatos e Thomas Kuhn, assinale a opção correta:
A) Somente a afirmativa I é falsa.
B) As afirmativas, II, III e IV são verdadeiras.
C) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
D) Todas as afirmativas são verdadeiras.
E) Somente as afirmativas I e III são falsas.

Questão 30
Montesquieu, no Espírito das Leis (1748), propôs a tripartição dos poderes do Estado.
A constituição brasileira em conformidade com esta teoria:
A) Adotou o positivismo e assumiu o lema ?ordem e progresso? na bandeira brasileira.
B) Criou o Senado, a Câmara e o Congresso.
C) Separou os poderes executivo, judiciário e legislativo.
D) Criou os poderes presidencial, judicial e ministerial.
E) Separou os poderes legislativo, executivo e moderador.

Questão 31
Para Aristóteles, a felicidade é uma atividade da alma conforme a virtude perfeita, daí a necessidade de investigar a natureza da virtude. A partir da distinção das partes da alma, Aristóteles distinguiu entre dois tipos de virtudes, as dianoéticas e as éticas ou morais.
Virtude __________ é a disposição de caráter relacionada com a escolha e consiste numa relativa a nós, a qual é determinada por um princípio racional do próprio homem dotado de phronesis (prudência).
A _________ é uma das virtudes da faculdade calculadora da alma racional e consiste na "capacidade verdadeira e raciocinada de agir com respeito aos bens humanos.". Ela é uma virtude relativa à praxis e não à techne. (Aristóteles, Ética a Nicômaco)
O que caracteriza o homem dotado de ___________ é sua capacidade de "deliberar sobre o que é conveniente para ele." (Aristóteles, Ética a Nicômaco)
Aristóteles afirma que "não é possível ser bom na acepção estrita do termo sem ___________, nem possuir tal sabedoria sem virtude ética." (Aristóteles, Ética a Nicômaco).
Complete as lacunas e assinale a alternativa correta:
A) Virtude ética - phronesis (prudência) - phronesis (prudência) - phronesis (prudência)
B) Virtude dianoética - felicidade - entendimento - phronesis (prudência)
C) Virtude ética - techne - juízo - felicidade
D) Virtude ética - entendimento - sabedoria
E) Virtude dianoética - phronesis (prudência) - intuição - phronesis (prudência).

Questão 32
Um dos elementos basilares da polis grega é a noção de igualdade. Ao longo do século V a.C. a democracia ateniense se aperfeiçoou ao constituir as bases da democracia em geral, ou seja, foram estabelecidos alguns princípios que regem a forma democrática de organização política. Entre estes princípios, destacam-se três, isonomia, isegoria e isocracia, que comportam a noção de igualdade. Qual é o significado destes princípios?
I. A ______ significa que todos os homens estão sujeitos às mesmas normas e leis, ou seja, é a igualdade de direitos perante a lei.
II. A ______ é a igualdade no acesso ao poder, ou seja, o direito de votar e de ser votado para desempenhar funções na polis.
III. A ______ é igualdade do direito de manifestação pela palavra numa assembleia da polis, ou seja, igualdade do acesso à palavra na discussão dos assuntos da polis.
Assinale a alternativa correta:
A) Isocracia - isonomia - isegoria
B) Isonomia - isegoria - isocracia
C) Isegoria - isonomia - isocracia
D) Isonomia - isocracia - isegoria
E) Isocracia - isegoria - isonomia

Questão 33
A questão da técnica na contemporaneidade tem provocado inúmeros debates e reflexões tendo em vista as mudanças que ela tem provocado. Leia os enunciados e assinale a alternativa correta.
I. A crítica à técnica é um dos elementos centrais da formulação do princípio da responsabilidade proposto por
HansJonas. Para ele, a técnica se converteu em ameaça ou, pelo menos, ambas se associaram de modo irrevogável. Para Jonas a técnica há muito extrapolou seu sentido meramente instrumental ao adquirir a possibilidade de modificar efetivamente a natureza, as condições da vida no planeta e os fins da vida humana.
II. Segundo Habermas, desde fins do século XIX, o processo de cientifização da técnica acompanhou o capitalismo, pois a pressão institucional do sistema estava voltada para o aumento da produtividade mediante as inovações técnicas, de modo espontâneo. A mudança ocorreu quando a evolução da técnica passou a ser fomentada pelo progresso da ciência moderna de tal modo que capitalismo, investigação industrial, ciência, técnica confluem num único sistema para a alimentação do capital. Neste sentido, o desenvolvimento do sistema social parece estar determinado pela lógica do progresso técnico-científico.
III. O conceito weberiano de racionalização foi elaborado tendo como referência um modelo de planificação da vida por meio de procedimentos burocráticos e do direito privado burguês, e que, através da técnica, realiza a ação planificadora. A racionalidade escolhe os meios adequados para alcançar o planificado e a finalidade tendo em vista o aumento da produtividade. A execução, o aprimoramento e a ampliação desse sistema que visa fins dependem acentuadamente do desenvolvimento técnico-científico, o que gera a diminuição do espaço da tradição.
IV. Para Heidegger, na imagem moderna de mundo a natureza é vista como o conjunto de forças passível de ser calculado e que se disponibiliza para a dominação e utilização. Ao entender a técnica pelo viés cronológico, ele a concebeu como uma manifestação posterior à ciência experimental moderna. Entretanto, a técnica está inserida completamente na essência da ciência moderna e não deve ser vista como aplicação desta ciência.
A) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
B) Somente a afirmativa IV é falsa.
C) Todas as afirmativas são verdadeiras.
D) As afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
E) As afirmativas I e II são falsas.

Questão 34
O grau da intervenção da tecnologia na natureza e o triunfo da civilização tecnológica, especialmente a partir das consequências da segunda guerra mundial e a bomba atômica, levou Hans Jonas a desenvolver uma reflexão que contempla a relação entre a ética e a técnica.
Assinale o enunciado incorreto:
A) Para Jonas, a condição humana estabelecida pela natureza do ser humano e a das coisas está fixada de tal maneira que, sem dificuldade e com clareza, alcança-se o que é bom para o ser humano.
B) O princípio da responsabilidade apresenta-se como uma perspectiva de diálogo crítico com a era tecnológica, uma vez que sob o signo da tecnologia, a ética se depara com problemas de longo alcance causal sem precedentes.
C) O Princípio da Responsabilidade indica uma ética em que todo o mundo animal, vegetal, mineral passou a compor o âmbito da responsabilidade humana.
D) Jonas propôs um novo imperativo, o da responsabilidade que pode ser assim formulado: "Age de tal maneira que os efeitos de tua ação sejam compatíveis com a permanência de uma vida humana autêntica".
E) Para Jonas, o temor é elemento fundamental para a ética da responsabilidade, pois através dele é possível pensar sobre o destino da humanidade. Assim, a heurística do temor não é nem paralisante e nem patológica, uma vez que o medo aciona o pensar.

Questão 35
Na fase genealógica de Michel Foucault, o conceito de dispositivo denomina:
A) O conjunto de relações entre as ciências ou entre os diferentes discursos científicos, correspondente a uma determinada época.
B) O jogo das regras que permite o aparecimento e o desaparecimento, a manutenção e o apagamento de enunciados numa dada cultura.
C) O procedimento que permite construir um campo histórico a fim de estabelecer as condições de emergência dos discursos de saber um uma determinada época
D) O conjunto heterogêneo do dito e do não dito que abrange discursos, instituições, regulamentos, organizações arquitetônicas, medidas administrativas, enunciados científicos, proposições filosóficas, morais, filantrópicas.
E) A instância arqueológica fundamental que torna os enunciados possíveis e que por isso, concede legitimidade aos saberes de cada época.

Questão 36
Leia a passagem de Nietzsche:
"Tales se torna o primeiro filósofo grego. [...] Também Ferécides de Siros, que está próximo de Tales no tempo e em muitas das concepções físicas, oscila, ao exprimi-las, naquela região intermediária em que o mito se casa com a alegoria: de tal modo que, por exemplo, se aventura a comparar a Terra com um carvalho alado, suspenso no ar com as asas abertas, e que Zeus, depois de sobrepujar Kronos, reveste de um faustoso manto de honra, onde bordou, com sua própria mão, as terras, águas e rios. Contraposto a esse filosofar obscuramente alegórico, que mal se deixa se traduzir em imagens visuais, Tales é um mestre criador, que, sem fabulação fantástica, começou a ver a natureza em sua profundeza." (NIETZSCHE, F. Os Filósofos Trágicos)
A partir desta passagem assinale a alternativa que apresenta o aspecto que distingue o discurso filosófico do discurso mítico.
A) O uso de imagens plásticas.
B) A narrativa e o apelo ao maravilhoso.
C) A pressuposição de uma unidade sistemática na natureza.
D) A referência à fé em seu contexto institucional.
E) O emprego do método observacional.

Questão 37
A ciência moderna se opôs ao pensamento medieval e à filosofia clássica. Assinale a afirmativa que apresenta três características básicas da ciência moderna.
A) Linguagem matemática, impossibilidade de refutação e método experimental.
B) Método empírico-dedutivo, harmonização entre ciência e fé e rigor intelectual.
C) Reflexão sobre o ser humano, hipóteses confrontadas com a realidade e método experimental.
D) Método experimental, controle técnica da natureza e quantificação dos fenômenos.
E) Formalismo lógico, método empírico-dedutivo e controle técnico da natureza.

Questão 38
Ao longo do século XX, o conhecimento científico e, por conseguinte, as ciências, adquiriam espaço privilegiado nas discussões sobre a contemporaneidade. Compreender o conhecimento científico em seus desdobramentos lógicos, linguísticos, éticos etc., bem como sua história, metodologias e hipóteses são objetos de investigação da Filosofia da Ciência.
Sobre esse conteúdo, leia os enunciados e assinale a alternativa correta:
I. A Ciência intensifica sua unificação com a Filosofia no século XVII, especialmente quando F. Bacon e Descartes inauguram o método experimental, que alia a observação dos fenômenos que ocorrem no mundo com uma linguagem matemática capaz de traduzi-los. Trata-se de uma unidade que conjuga, de um lado, a observação experimental e, de outro, a linguagem teórica da filosofia, uma unificação que põe em curso a Revolução Científica.
II. Para T. Kuhn, a ciência assenta-se sobre uma estrutura variável e testável, guiada por um paradigma que delimita um campo de problemas e de soluções.
III. A crise ambiental requer soluções técnicas para determinar as políticas sociais e econômicas.
IV. A função social e econômica da ciência e da tecnologia e seu papel estratégico se devem muitas vezes aos usos político e ideológico.
V. O mapeamento do genoma é uma questão exclusiva da biologia.
A) As afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
B) As afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
C) As afirmativas IV e V são verdadeiras.
D) As afirmativas III, IV e V são falsas.
E) As afirmativas II e IV são verdadeiras.

Questão 39
Em sua discussão sobre a natureza da instituição artificial do estado, Thomas Hobbes apresentou sua célebre concepção "o homem é o lobo do homem", que indica:
A) A crítica hobbesiana ao regime monárquico absolutista, pois neste cada participante da corte busca somente seus prazeres, o que faz com que uns passem por cima dos outros.
B) O estágio natural em que cada homem goza de total liberdade, tendo todos os direitos. O gozo da liberdade absoluta e os instintos naturais geram a desconfiança, o medo e o estado de guerra de todos contra todos.
C) Que no estágio político-social o soberano é obrigado a prestar contas ao Parlamento para que os súditos não se transformem em lobos e desestabilizem o reino.
D) Que somente a revolta contra os déspotas é lícita e justa, porque é justo que aquele que tiraniza seja atacado e deposto.
E) Que no estado natural somente há segurança se os mais fracos se reunirem, mediante a astúcia e maquinação secreta, para vencerem os mais fortes.

Questão 40
Em relação ao sistema educacional brasileiro é correto afirmar:
A) Segundo a LDB/96, a educação escolar é composta pela Educação Básica (formada pela educação infantil e pelo ensino fundamental), Ensino Médio e Educação superior.
B) A LDB/96 determina que os currículos, no Ensino Médio, sejam construídos tendo em vista uma Base Nacional Comum, a ser complementada por uma parte diversificada em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, conforme as características sociais regionais e locais.
C) A LDB/96 estabeleceu a disciplinaridade e a obrigatoriedade disciplinar do ensino dos conteúdos filosóficos.
D) A reforma curricular implantada pela LDB/96 para o Ensino Médio estabeleceu o pertencimento da Filosofia à área "Ciências Sociais e suas Tecnologias".
E) A educação deve privilegiar o mundo do trabalho.

GABARITO:
11C
12D
13A
14E
15C
16E
17C
18B
19A
20A
21C
22C
23B
24D
25B
26D
27A
29D
30C
31A
32D
33B
34A
35D
36C
37D
38E
39B
40B
     

 
 
Como referenciar: "Provas - Professor Filosofia - IF - PI - FUNRIO - 2014" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 19/04/2024 às 05:42. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_prova.php?id=169