Você está em Pratique > Provas

Provas de concursos e vestibular

 
(03/Jul) Professor de Filosofia - Prefeitura de São João dos Patos - MA - Instituto Machado de Assis - 2014
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

26) Sobre a escola Sofística, assinale a opção INCORRETA.
(A) Eles não ensinavam em um determinado local. Eram conferencistas itinerantes, viajando constantemente.
(B) Os sofistas ensinavam por meio de uma designação geral de filosofia que compreendia uma série de conhecimentos não abordados pela escola regular, como: física, geometria, medicina, astronomia, retórica, artes e a filosofia em si.
(C) Os sofistas não se preocupavam em manejar minuciosamente as técnicas de discurso, a tal ponto que o interlocutor se convencesse rapidamente daquilo que estavam discursando. Para eles o que interessava era se o que estavam falando era verdadeiro, pois o essencial era conquistar a adesão do público ouvinte.
(D) Os sofistas sistematizaram e transmitiram uma série de conhecimentos estudados até os dias de hoje, dominavam técnicas avançadas de discurso e atraiam muitos aprendizes.

27) Observe os itens a seguir referentes às características da Escola Sofística e à diferença entre essa escola e o pensamento de Sócrates.
I. Entre as maiores divergências entre o pensamento dos sofistas e o de Sócrates destaca-se o fato de os sofistas cobrarem por suas lições preços bastante elevados, enquanto Sócrates lecionava muito mais por paixão do que por uma compensação financeira.
II. Os sofistas defendiam que a verdade não surgia por meio do consenso entre os homens.
III. A filosofia de vida dos sofistas adotava uma visão de mundo extremamente egoísta e utilitária diante dos problemas da atividade prática, por isso foi que Sócrates se levantou fortemente contra esta doutrina.
IV. Contrapondo-se à maiêutica de Sócrates, a retórica dos sofistas não se propunha a levar o interlocutor a questionar-se sobre a verdade dos fatos, dos princípios éticos ou dos sentimentos, ao contrário, a retórica busca inculcar no ouvinte ideologias que sejam aproveitáveis para manipulação do povo.
Assinale a alternativa que indica os itens corretos.
(A) I, III e IV
(B) I, II e III
(C) I, II e IV
(D) II e IV

28) Destacam-se como grandes intelectuais, pensadores e cientistas da Escola Sofística:
(A) Demócrito
(B) Protágoras
(C) Górgias
(D) Todas as alternativas estão corretas.

29) A respeito da Filosofia desenvolvida por Platão, marque a opção que esteja ERRADA.
(A) O mundo das ideias, o mundo das formas e o mundo dos conceitos passam a serem primordiais em sua filosofia. "Idealismo platônico, espiritualismo, e realismo das essências" filosofia e dialética se identificam como processo na busca dos valores absolutos.
(B) O homem para Platão é dualista (corpo e alma).
(C) Uma das características marcantes da obra de Platão é a importância que o autor confere ao utilitarismo.
(D) Para Platão o mundo é cópia, aparência e imitação de um mundo perfeito, ou seja, mundo realmente real.

30) Platão concebia a filosofia em três níveis , três disciplinas filosóficas. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma forma de concepção da Filosofia feita por Platão.
(A) Física, entendida como o conjunto de todas as ciências naturais e psicológicas.
(B) Ética: O conjunto do comportamento moral.
(C) Política: O homem é considerado um ser eminentemente político.
(D) Dialética, incluindo a Filosofia do conhecimento (a verdade) e metafísica (o ser).

31) Acerca das características essenciais da Obra Platônica, observe as assertivas a seguir.
I. Embora o pensamento político de Platão contivesse ideias utópicas, ele expressava uma confiança como força fundamental do Estado.
II. Movimentos denominados neoplatônicos (que procuraram ressuscitar a filosofia de Platão) surgem em diversos momentos da história do pensamento, e são essenciais para a compreensão da filosofia medieval e mesmo do Renascimento. A filosofia platônica é muito importante no movimento literário denominado Realismo, no final do século XVIII. Alguns mitos, como o da caverna e do Fedro possuem caráter universal, funcionando com símbolos coletivos, e são ainda hoje lembrados, em todos os períodos, por toda a "filosofia e literatura mundial".
III. Platão dividia o Estado em três classes: dos lavradores, dos guerreiros e dos magistrados.
IV. É com Platão que os diálogos se tornam verdadeiramente gênero literário. Eles se constituem como um drama, em que o local e a época onde se desenvolvem são indicados. A discussão ou dialética é a alma dos diálogos.
A quantidade de assertivas corretas é:
(A) 1
(B) 2
(C) 3
(D) 4

32) Acerca do pensamento político de Maquiavel, assinale a alternativa INCORRETA.
(A) Maquiavel era um defensor da burguesia, e na sua obra afirmou que a melhor forma de governo era a Monarquia.
(B) A filosofia política de Maquiavel tinha como modelo as ciências naturais que estavam em plena descoberta (física, medicina, etc.), estabelecidas por Galileu e com o próprio ideal renascentista de domínio da natureza.
(C) Para Maquiavel, se há uniformidade nas leis gerais das ciências naturais, também deveria haver para as ciências humanas. Isso seria necessário para manter a ordem dentro do Estado burguês então nascente, que precisava desenvolver suas atividades e prosperar.
(D) O Renascimento trouxe uma série de inovações no campo cultural. Uma delas foi desenvolvida por um autor italiano, Maquiavel, que procurava fundamentar uma filosofia política tendo em vista a dominação dos homens.

33) Analise os itens a seguir referentes à Obra de Maquiavel.
I. Para Maquiavel, o Estado está surgindo como uma organização de dominação e como expressão máxima da violência. O Estado é a única organização cuja ação mobiliza todos, visto que dispõe de todos os meios e bens materiais de gestão e coação.
II. Foi o primeiro grande pensador moderno e precursor da ciência política.
III. O Príncipe é colocado no plano das paixões entre o ser amado e temido. O desejo de poder é algo que se coloca muitas vezes de modo insaciável, requer certa precauções, como o temor ao desprezo e ao ódio. Por outro lado, Maquiavel, ao colocar a exploração no plano político onde os grandes têm o desejo de dominar e governar, nos remete a uma relação de antagonismo e de complementaridade. Uma boa sociedade em tal perspectiva seria aquela que procura se consolidar e onde o "poder" do Príncipe é algo que emana da própria sociedade.
IV. A perspectiva de Maquiavel aponta que a política não comporta voluntarismos, posto que a ação do homem em Maquiavel é marcada pelo cálculo e pelas circunstâncias que permitem a ação política. Fortuna e virtú são meios e fins da ação política, nos aponta Maquiavel, sendo a virtù a capacidade, qualidade de força social, de realização de uma razão calculada, e a fortuna, a ocasião concreta para a realização da ação política do homem dotado de virtù. É a circunstância que permite a eficácia da iniciativa política.
Assinale a opção que indica os itens corretos.
(A) I, II e IV
(B) II e IV
(C) I, II e III
(D) Todos os itens são corretos.

34) Sobre as características da Filosofia Política de Rousseau, assinale a opção FALSA.
(A) Em 1762 publicou Origem da Desigualdade entre os Homens, em que expõe sua teoria educacional, e esboçou sua teoria política em O contrato social.
(B) Jean-Jacques Rousseau em seu Contrato social afirma que o ser humano é inatamente bom e tem seu comportamento corrompido pela sociedade.
(C) Em 1750, seu Discurso sobre as ciências e as artes ganhou o prêmio da Academia de Dijon. No subsequente Discurso sobre a origem da desigualdade, desenvolveu suas ideias sobre a influência corruptora da sociedade.
(D) Produziu também peças, poesia, música e uma das mais notáveis autobiografias da literatura europeia.

35) Acerca das principais ideias desenvolvidas por Rousseau, marque a opção ERRADA.
(A) Segundo Rousseau, em seu estado original mítico, os seres humanos estão em união com a natureza e exibem compaixão natural uns pelos outros. É a sociedade que representa a origem da opressão e da desigualdade, à medida que o desenvolvimento da razão corrompe e sufoca nossos sentimentos naturais de piedade.
(B) A vontade geral é simplesmente um agregado das vontades de cada indivíduo, mas o desejo do bem comum da sociedade como um todo.
(C) Rousseau iniciou sua filosofia política em O Contrato Social, imaginando os seres humanos num "estado de natureza" para descrever as origens da organização social. Diferentemente de Hobbes, apresenta uma concepção romântica da natureza humana.
(D) Rousseau imagina um modo de organização diferente para a sociedade, acreditando que, à medida que as pessoas começassem a ver os benefícios da cooperação, poderiam abrir mão de bom grado de seus direitos naturais para se submeter à "vontade geral" da sociedade.

36) Analise as assertivas a seguir referentes ao pensamento filosófico aristotélico.
I. Aristóteles pensou e escreveu sobre diversas áreas do conhecimento: política, lógica, moral, ética,teologia, pedagogia, metafísica,didática, poética, retórica, física, antropologia, psicologia e biologia.
II. Publicou muitas obras de cunho didático, principalmente para o público geral. Valorizava a educação e a considerava uma das formas de crescimento intelectual e humano. Sua grande obra é o livro Organon, que reúne grande parte de seus pensamentos.
III. O filósofo valorizava a inteligência humana, única forma de alcançar a verdade.
Marque a alternativa que indica os itens corretos.
(A) I
(B) I, II e III
(C) II e III
(D) II

37) Segundo Aristóteles, há quatro causas implicadas na existência de algo. Marque a alternativa que NÃO indica uma dessas causas.
(A) Causa formal: é a coisa em si como, por exemplo, uma faca de ferro.
(B) Causa eficiente: aquilo que dá origem a coisa feita como, por exemplo, as mãos de um ferreiro.
(C) Causa material: daquilo que a coisa é feita como, por exemplo, o ferro.
(D) Causa inicial: seria a função para a qual a coisa foi feita como, por exemplo, cortar carne.

38) São obras da literatura filosófica Aristotélica, EXCETO:
(A) Os Devaneios de um Caminhante Solitário.
(B) Magna Moralia (Grande Moral).
(C) Ética e Nicômano.
(D) Sobre o Céu.

39) Analise os itens a seguir dobre o pensamento filosófico de Locke.
I. Locke defendeu a separação da Igreja do Estado e a liberdade religiosa, recebendo por estas ideias forte oposição da Igreja Católica.
II. Para Locke, o poder deveria ser dividido em três: Executivo, Legislativo e Judiciário. De acordo com sua visão, o Poder Legislativo, por representar o povo, era o mais importante.
III. Embora defendesse que todos os homens fossem iguais, foi um defensor da escravidão.
IV. Locke criticou a teoria do direito divino dos reis, formulada pelo filósofo Thomas Hobbes. Para Locke, a soberania não reside no Estado, mas sim na população. Embora admitisse a supremacia do Estado, Locke dizia que este deve respeitar as leis natural e civil.
A quantidade de itens corretos é:
(A) 1
(B) 2
(C) 3
(D) 4

40) Foi um importante teólogo, filósofo e padre dominicano do século XIII. Foi declarado santo pelo papa João XXII em 18 de julho de 1323. É considerado um dos principais representantes da escolástica (linha filosófica medieval de base cristã). É considerado o fundador da teologia. Um dos seus feitos mais marcantes para o conjunto de ideias ocidentais foi sua confiança de que o avanço da civilização ocidental possui um significado real e que a existência espiritual e intelectual são assaz preciosas neste sentido. O autor descrito acima é:
(A) Santo Agostinho
(B) Kuhn
(C) Hobbes
(D) Santo Tomás de Aquino

GABARITO:
26C
27A
28D
29C
30C
31C
32A
33D
34A
35B
36B
37D
38A
39D
40D
     

 
 
Como referenciar: "Provas - Professor de Filosofia - Prefeitura de São João dos Patos - MA - Instituto Machado de Assis - 2014" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 17/04/2024 às 23:14. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_prova.php?id=166