Você está em Pratique > Provas

Provas de concursos e vestibular

 
(10/Fev) Professor de Filosofia - Lagoa da Confusão - TO - IDECAN - 2013
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

21
A filosofia surgiu precisamente como reação ao pensamento mitológico. Nas colônias Gregas da Ásia Menor, na Jônia, um ciclo de grande prosperidade forma uma classe intermediária forte e interessada em romper com as estruturas mitológicas, que justificavam o poderio da aristocracia rural. Nesse contexto, surge o grupo dos primeiros filósofos da Grécia, os Jônicos. Sobre os Jônicos é correto afirmar que
I. sua filosofia é caracterizada como cosmológica por se preocupar estritamente com questões ligadas à astronomia;
II. são chamados de físicos por buscarem responder basicamente quanto à origem da natureza;
III. possuem uma filosofia materialista empírica;
IV. o filósofo Jônico Anaximandro concluiu que a origem de todas as coisas está apenas na água;
V. Pitágoras foi um Jônico que construiu uma filosofia eivada de elementos matemáticos.
Estão corretas apenas as afirmativas
A) I e II. B) IV e V. C) II, III e V. D) I, II e III. E) III e IV.

22
O Iluminismo, movimento filosófico e cultural que existiu na Europa nos séculos XVII e XVIII, causou enormes transformações na sociedade de seu tempo, que podem ser exemplificadas na Revolução Francesa. Considerando as ideias defendidas pelos racionalistas e pelos empiristas da filosofia moderna, que foram contemporâneos ao Iluminismo, assinale a alternativa que expõe corretamente a relação dessas duas correntes filosóficas com o Iluminismo.
A) O Iluminismo foi uma corrente filosófica ligada apenas aos empiristas, principalmente por propor mudanças ideais na realidade.
B) O Iluminismo foi uma ideologia política ligada exclusivamente ao racionalismo devido a fatores geográficos internos na Europa moderna.
C) Tanto o Racionalismo como o Empirismo influenciaram o Iluminismo, que acreditava que a única forma de organizar a sociedade era racional e empírica.
D) Apesar de contemporâneos, o Racionalismo e o Empirismo não afetaram em nada o que viria a ser o Iluminismo, portanto, não há nenhuma relação de influência entre as partes.
E) O Iluminismo foi um movimento filosófico rival ao Racionalismo e ao Empirismo por expor hipóteses totalmente diferentes para apreensão da realidade em relação àquelas defendidas pelas duas correntes filosóficas.

23
Na história do pensamento grego houve uma fase muito particular que foi extremamente importante, mas de duração relativamente curta: o período dos Sofistas. Esse período compreendeu os séculos IV e V a.C. e envolveu poucos, porém grandes intelectuais, pensadores e cientistas, dentre eles: Protágoras, Górgias e Hipías.
Os Sofistas eram muito criticados pelos Socráticos. Entre as maiores divergências do pensamento dos Sofistas e o de Sócrates destaca-se o fato de os Sofistas cobrarem por suas lições preços bastante elevados, enquanto Sócrates lecionava muito mais por paixão do que por uma compensação financeira. Porém, cabe ressaltar que naquela época os Sofistas eram os únicos capazes de desenvolver uma cultura geral aprofundada e ao mesmo tempo formar oradores eficazes. A filosofia de vida dos Sofistas adotava uma visão de mundo extremamente egoísta e utilitária diante dos problemas da atividade prática, por isso Sócrates se levantou fortemente contra esta doutrina. Em resumo, os Sofistas eram considerados mestres da oratória, cobravam um alto preço dos cidadão para aplicação e ensino de suas habilidades de discurso que, para os gregos, eram fundamentais para a política. Os Sofistas defendiam que a verdade surgia por meio do consenso entre os homens.
(Disponível em: www.infoescola.com.)
Analise as frases de efeito Socrático e assinale somente a que critica diretamente a filosofia Sofística.
A) "Tudo o que sei consiste em saber que nada sei."
B) "Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida."
C) "Existem vários bens e vários maus, mas só Deus está acima disso."
D) "Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos."
E) "Deve-se temer mais o amor de uma mulher, do que o ódio de um homem."

24
O período medieval é considerado como a "fundação" do Ocidente e sem uma análise profunda de suas raízes e rupturas não se entende o confuso tempo moderno ou mesmo contemporâneo. Conceitos modernos como a igualdade das mulheres, direito e dignidade do trabalho, e a igualdade perante a Lei, as responsabilidades pessoais e o próprio conceito de indivíduo no corpo social não podem ser entendidos sem raízes na Idade Média.
Um dos principais filósofos medievais foi Santo Agostinho. Sobre sua filosofia, analise as afirmativas e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A filosofia desenvolvida por Agostinho ficou conhecida como Escolástica.
( ) Agostinho desenvolveu todo um corpo teórico pautado na teologia.
( ) Agostinho acreditava que a história humana é totalmente controlada pela vontade de Deus e pelo individualismo.
( ) Agostinho incorporou as teses aristotélicas ao pensamento cristão, portanto, foi fortemente influenciado por
Aristóteles.
A sequência está correta em
A) V, F, F, V B) V, F, V, F C) F, V, V, V D) F, V, F, V E) F, V, F, F

25
Com o rompimento do pensamento escolástico sobrevém a Idade Moderna com o todo o seu aparato ideológico positivo, empírico, prático. No campo político, inaugura-se uma série de novas formas, de regimes diversos do modelo Aristotélico nas suas mais variadas apresentações através da história. Os três maiores vultos ao lado de uma galeria de outros, que canalizam a mudança de cenário político são: Thomas Hobbes, John Locke e Montesquieu. Cada uma com sua peculiaridade de princípios, mesmo antagônicos, demonstram a pujança de ideias desenvolvidas pela marcha da burguesia ao poder.
(Nunes, César Aparecido. Aprendendo Filosofia. 2ª ed. Campinas: Papirus, 1987. p. 73 a 76.)
Analise os fragmentos e, em seguida, indique qual(is) é(são) o(s) que trata(m) da teoria desenvolvida por Hobbes.
I. Possui sempre posições radicais e, em sua moral, afirma que o homem é o lobo do próprio homem.
II. O poder do rei é legitimado divinamente e, por isso, não erra em questões ligadas à sua missão. Está submetido a doutrina do direito divino.
III. A minha liberdade termina quando começa a liberdade de outrem.
IV. Os homens devem fazer um pacto social que garanta o direito de todos e, para que não haja briga pelo poder, é necessário que todos abdiquem de seus direitos, submetendo a uma vontade única.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
A) I. B) II. C) I e IV. D) II e III. E) III e IV.

26
Primeiro grande filósofo moderno que cria, de maneira ainda confusa, um subjetivismo idealista e racional. Rejeita todas as certezas dogmáticas e prontas e parte da "dúvida", como forma de compreender o mundo. Seu "método" de conhecer - e é ele o primeiro moderno a propor um "método", meio de apreender a realidade através de conceitos claros e distintos que denomina-se "dúvida metódica".
(Nunes, César Aparecido. Aprendendo Filosofia. 2ª ed. Campinas: Papirus, 1987. p. 68.)
A citação anterior se refere a
A) Bacon. B) Leibniz. C) Spinoza. D) Descartes. E) John Locke.

27
Analise as citações a seguir.
- O Princípio da República é a virtude concebida como consciência política de um povo amadurecido para autogovernar-se.
- A honra é o Princípio da Monarquia e o despotismo é especificado pelo temor.
- A melhor opção política é a separação do poder de estado em três: o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, tendo cada um funções específicas e poderes iguais.
(Nunes, 1987: 76-78.)
As citações se referem a
A) Locke. B) Hume. C) Hobbes. D) Berkeley. E) Montesquieu.

28
Invertendo as bases idealistas de Hegel, fortemente engajado em seu tempo, inicia-se uma nova compreensão do mundo e da realidade, o que vem a constituir-se como uma das mais vigorosas tradições filosóficas da atualidade. Parte da realidade material, da concretude da história e da produção social da vida e da realidade. Recupera o conceito materialista de dialética e o aplica na realidade histórica e social. A sociedade é constituída por contradições reais de base econômica, que se refletem nas concepções e supraestruturas ideológicas.
(Nunes, 1987: 91.)
A partir da análise da citação anterior, infere-se um conhecimento a respeito da teoria
A) Kantiana. B) Marxista. C) Positivista. D) Mecanicista. E) Existencialista.

GABARITO:
21C
22C
23A
24E
25C
26D
27E
28B
     

 
 
Como referenciar: "Provas - Professor de Filosofia - Lagoa da Confusão - TO - IDECAN - 2013" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 20/04/2024 às 06:48. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_prova.php?id=161