Você está em Pratique > Provas

Provas de concursos e vestibular

 
(20/Jan) Professor de Filosofia - Prefeitura de Biguaçu - SC - IESES -2013
 
Questões Específicas:

25. O criador do termos filosofia, segundo a tradição, foi Pitágoras, que era matemático. A palavra filosofia é uma junção de duas palavras gregas FILO e SOFIA, que significam respectivamente:
a) Amigo e Pensamento.
b) Lugar e Pensamento.
c) Amigo e Sabedoria.
d) Lugar e Sabedoria.

26. Antes de existir a filosofia propriamente dita, a qual surgiu na Grécia, predominava nos gregos a consciência mítica, cuja maior expressão se encontra nos poemas de HOMERO e HESÍODO; em suas obras:
a) ZEUS e na NEUS.
b) ILIADA e na ODISSÉIA.
c) ZEUS e na ILIADA.
d) NEUS e na ODISSÉIA.

27. Pela sua manifestação crítica, a filosofia incomoda a muitos, entre os anos 1964 e 1989 foi retirada do currículo escolar, ficando restrita apenas na formação:
a) Militar.
b) Seminarística.
c) Reclusória.
d) Particular.

28. Em filosofia também estudamos o sistema de ideias que elabora uma "compreensão da realidade" para ocultar ou dissimular o domínio de um grupo social sobre outro. Atua como uma forma de consciência parcial, ilusória e enganadora que se baseia na criação de conceitos e preconceitos como instrumento de dominação. Nos referimos à:
a) Ideologia.
b) Doutrina.
c) Mítica.
d) Racionalização.

29. O apogeu da Filosofia acontece durante o apogeu da cultura e das sociedades gregas, durante a Grécia Clássica vivenciou-se quatro grandes períodos da filosofia grega, o primeiro é período pré-socrático, posteriormente vieram mais três. Os demais períodos são, EXCETO:
a) Período Sistemático.
b) Período Helenístico.
c) Período Socrático.
d) Período Sintático.

30. "... é uma narrativa imaginária que estrutura e organizam de forma criativa as crenças culturais. As divindades constituíam os personagens que, pelas divergências, intrigas, amizades e desejo de justiça, explicavam tanto a natureza humana como os resultados das guerras e os valores culturais". (Cassiano Carde in "Para Filosofar", p. 9 Ed. Scipione). Cassiano Carde se refere a (o):
a) Ceticismo.
b) Mito.
c) Pensamento essencial.
d) Helenismo.

GABARITO:
25C
26B
27B
28A
29D
30B
     

 
 
Como referenciar: "Provas - Professor de Filosofia - Prefeitura de Biguaçu - SC - IESES -2013" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 24/04/2024 às 06:51. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_prova.php?id=159