Você está em Pratique > Provas

Provas de concursos e vestibular

 
(19/Ago) Professor de Filosofia - Indaiatuba - SP - IBC - 2013
 
QUESTÃO 31
Reflexão significa movimento de volta sobre si mesmo ou movimento de retorno a si mesmo. A reflexão é o movimento pelo qual o pensamento volta-se para si mesmo, interrogando a si mesmo. A reflexão filosófica:
a) é radical porque é um movimento de volta do pensamento. Sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento.
b) é parcial porque é um movimento de volta do pensamento. Sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento.
c) é radical porque não contempla movimento de volta do pensamento. Nem sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, nem para indagar como é possível o próprio pensamento.
d) é Funcional porque não contempla movimento de volta do pensamento. Nem sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, nem para indagar como é possível o próprio pensamento.

QUESTÃO 32
A reflexão filosófica organiza-se em torno de três grandes conjuntos de perguntas ou questões.
Fazem parte deste grupo de reflexão, Exceto:
a) Por que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o que fazemos? Isto é, quais os motivos, as razões e as causas para pensarmos o que pensamos, dizermos o que dizemos, fazermos o que fazemos?
b) O que queremos pensar quando pensamos, o que queremos dizer quando falamos, o que queremos fazer quando agimos? Isto é, qual é o conteúdo ou o sentido do que pensamos, dizemos ou fazemos?
c) Para que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos, fazemos o que fazemos? Isto é, qual é a intenção ou a finalidade do que pensamos, dizemos e fazemos?
d) Quando pensamos o que pensamos, quando agimos, quando refletimos sobre as questões estamos filosofando.

QUESTÃO 33
As indagações filosóficas se realizam de modo sistemático. Que significa isso?
a) Significa que a Filosofia não trabalha com enunciados precisos e rigorosos, não busca encadeamentos lógicos entre os enunciados, pois opera somente com senso comum cuja demonstração não se prova, nem exige a fundamentação racional.
b) Significa que a Filosofia trabalha com enunciados precisos e rigorosos, busca encadeamentos lógicos entre os enunciados, opera com conceitos ou ideias obtidos por procedimentos de demonstração e prova, exige a fundamentação racional do que é enunciado e pensado.
c) Significa que os enunciados precisos e rigorosos buscam encadeamentos do senso comum, e opera com ideias obtidos por procedimentos sem necessidade de demonstração e prova.
d) Significa que a precisão e o rigor buscam encadeamentos metafísicos entre os enunciados, sem nunca operar com conceitos ou ideias obtidos por procedimentos de demonstração e prova.

QUESTÃO 34
A palavra filosofia é grega. É composta por duas outras: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem a palavra sophos, sábio. Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filósofo: o que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. Assim, filosofia indica um estado de espírito, o da pessoa que ama, isto é, deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita. Atribui-se ao filósofo grego Pitágoras de Samos (que viveu no século V antes de Cristo) a invenção da palavra filosofia. Pitágoras teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos. Dizia Pitágoras que três tipos de pessoas compareciam aos jogos olímpicos (a festa mais importante da Grécia): as que iam para comerciar durante os jogos, ali estando apenas para servir aos seus próprios interesses e sem preocupação com as disputas e os torneios; as que iam para competir, isto é, os atletas e artistas (pois, durante os jogos também havia competições artísticas: dança, poesia, música, teatro); e as que iam para contemplar os jogos e torneios, para avaliar o desempenho e julgar o valor dos que ali se apresentavam. Qual destes tipos descritos por Pitágoras é realmente o Filósofo:
a) Os primeiros iam competir, dizia Pitágoras, pois a competição é a alma dos questionamentos filosóficos.
b) Os que iam apenas se divertir, pois filosofia é fruto da pura inspiração transcendental.
c) O terceiro tipo de pessoa, dizia Pitágoras, é como o filósofo, aquele que ia contemplar.
d) Somente os artistas, dizia Pitágoras, pois poderiam avaliar de forma estética os argumentos utilizados no filosofar.

QUESTÃO 35
Os historiadores da Filosofia dizem que ela possui data e local de nascimento: Além de possuir data e local de nascimento e de possuir seu primeiro autor, a Filosofia também possui um conteúdo preciso ao nascer: é uma cosmologia. A palavra cosmologia é composta de duas outras: cosmos, que significa mundo ordenado e organizado, e logia, que vem da palavra logos, que significa pensamento racional, discurso racional, conhecimento. Assim, a Filosofia nasce como conhecimento racional da ordem do mundo ou da Natureza, donde, cosmologia. Qual das alternativas abaixo pontua o período de nascimento e o nome do primeiro filósofo?
a) final do século VII e início do século VI antes de Cristo, nas colônias gregas da Ásia Menor (particularmente as que formavam uma região denominada Macedônia), na cidade de Ur. E o primeiro filósofo foi Tales de Mileto.
b) final do século VII a.C e início do século I d.C, nas colônias do Oriente Médio (particularmente as que formavam uma região denominada Mesopotâmia), na cidade de Ur. E o primeiro filósofo foi Moises.
c) final do século VII e início do século VI antes de Cristo, nas colônias gregas da Ásia Menor (particularmente as que formavam uma região denominada Jônia), na cidade de Mileto. E o primeiro filósofo foi Tales de Mileto.
d) final do século VII e início do século VI antes de Cristo, nas colônias gregas da Ásia Menor (particularmente as que formavam uma região denominada Crescente Fértil ), na cidade de Ur. E o primeiro filósofo foi Parmênides de Siracusa.

QUESTÃO 36
A palavra mito vem do grego, mythos, e deriva de dois verbos: do verbo mytheyo (contar, narrar, falar alguma coisa para outros) e do verbo mytheo (conversar, contar, anunciar, nomear, designar). Para os gregos, mito é:
a) um discurso dogmático para ouvintes que recebem como verdadeira a narrativa, porque confiam naquele que narra; é uma narrativa feita em público, baseada, portanto, na autoridade e confiabilidade da pessoa do receptor.
b) um discurso pronunciado ou proferido para ouvintes que recebem como verdadeira a narrativa, porque confiam naquele que narra; é uma narrativa feita em público, baseada, portanto, na autoridade e confiabilidade da pessoa do narrador.
c) um discurso pensado e não pronunciado como verdadeiro, esta narrativa é baseada na desconfiança naquele que narra; é uma narrativa, portanto, na autoridade ficcional.
d) um discurso pronunciado ou proferido para a elite que recebe como norma ética a narrativa, porque confiam naquele que narra; é uma narrativa feita para poucos, baseada, portanto, na autoridade e confiabilidade da pessoa do narrador.

QUESTÃO 37
Um mito é uma narrativa sobre a origem de alguma coisa (origem dos astros, da Terra, dos homens, das plantas, dos animais, do fogo, da água, dos ventos, do bem e do mal, da saúde e da doença, da morte, dos instrumentos de trabalho, das raças, das guerras, do poder, etc.). Quem Narra o Mito?
a) O mitólogo.
b) O Imperador.
c) O O poeta-didasKalos.
d) O Poeta-rapsodo.

QUESTÃO 38
"Se o Apogeu da filosofia se constitui na forma do diálogo, é porque a palavra amplia o espaço público por sua livre circulação: dirigindo-se a Mênon, no diálogo de mesmo nome, Sócrates conversa com um jovem escravo analfabeto e desconhecedor das Matemáticas. Pela Maiêutica, orienta-o de maneira a que participe mesmo escravo e excluído da esfera dos assuntos públicos do círculo dos dialéticos". Maiêutica neste contexto quer dizer:
a) A arte de dar nascimento as ideias.
b) A arte de dar finalidade as ideias.
c) A arte da retórica.
d) A arte hermenêutica.

QUESTÃO 39
"A Ética se guia pela razão (logos), que oferece a medida (metron) que lhe permite reter a paixão (Pathos) aquém da fronteira da contranatureza" Segundo os argumentos de Aristóteles , em sua ética Nicômaco, Qual o benefício ético, ao qual todos aspiramos?
a) O amor.
b) A Felicidade.
c) A Ignorância.
d) A beleza.

QUESTÃO 40
Qual o significado do termo Órganom?
a) Conjunto de obras sobre Estética.
b) Conjunto de obras de Hermenêutica.
c) Conjunto de obras sobre Lógica.
d) Conjunto de obras Literárias.

GABARITO:
31A
32D
33B
34C
35C
36B
37D
38A
39B
40C
     

 
 
Como referenciar: "Provas - Professor de Filosofia - Indaiatuba - SP - IBC - 2013" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 20/04/2024 às 04:01. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_prova.php?id=154