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Provas de concursos e vestibular

 
(12/Ago) Professor de Filosofia - Prefeitura Municipal de Morro Agudo - São Paulo - Aplicativa - 2013
 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DA ÁREA

31) Duas linhas aparentemente opostas de pensamento filosófico se apresentaram após a Idade Média. A primeira afirma que a razão é suprema na aprendizagem, que devemos confiar na capacidade absoluta da razão para alcançar o conhecimento, e o conhecimento do mundo no qual se pode confiar pode ser obtido apenas pelo uso da razão. Finalmente, ela serve-se do método dedutivo para suas elaborações teóricas. Na segunda linha, a fonte original dos dados e dos conhecimentos chega a nós através dos sentidos. Desta forma, somente por meio da experiência é que podemos obter conhecimento. Além disso, essa corrente de pensamento prega a rejeição da tese das ideias inatas, advoga que o conhecimento só vem por meio dos sentidos, que há uma inevitabilidade da mudança do conhecimento, pois os sentidos são limitados e falhos e que o caminho para o conhecimento é o raciocínio indutivo. As duas linhas filosóficas mencionadas são, respectivamente:
a) Essencialismo e Iluminismo.
b) Niilismo e Existencialismo.
c) Racionalismo e Empirismo.
d) Mentalismo e Experiencialismo.

32) Qual é a relação entre a mente e o corpo? Qual é o status moral do ser humano? As pessoas nascem boas, más ou moralmente neutras? Até que ponto os indivíduos são livres?
As questões filosóficas acima tratam de qual aspecto da Filosofia?
a) Metafísica e Antropologia.
b) Epistemologia e Humanismo.
c) Axiologia e Existencialismo.
d) Ontologia e Sociologia.

33) É uma doutrina filosófica que tem um histórico de seguidores desde a Antiguidade. Suas principais características são:
I. Preconiza uma vida com a moderação das paixões.
II. É uma doutrina filosófica que propõe viver de acordo com a lei racional da natureza e aconselha a indiferença em relação a tudo que é externo ao ser.
III. Prega a ética e a virtude pela virtude - fazer o bem porque isso é bom e resulta em coisas melhores.
IV. O homem sábio obedece à lei natural reconhecendo-se como uma peça na grande ordem e propósito do universo, devendo assim manter a serenidade perante as tragédias e coisas boas.
A Filosofia acima descrita é corretamente conhecida como:
a) Perenialismo.
b) Antroposofia.
c) Romanismo.
d) Estoicismo.

34) Na proposta educacional de Rousseau, há um enaltecimento da "educação natural" conforme um acordo livre entre o mestre e o aluno. Na sua obra-prima na área da educação, ele reafirma a crença na bondade natural do homem, e a responsabilidade pela origem do mal no homem é atribuída à civilização (sociedade).
Outras ideias defendidas por Rousseau na obra "O Emílio" são:
a) O materialismo dos sensatos e o teísmo ou religião civil.
b) Quando o desenvolvimento adequado é estimulado, a bondade natural do indivíduo pode ser protegida da influência corruptora da sociedade.
c) Os objetivos da educação comportam dois aspectos: a formação do homem político e moral e uma formação educacional inserida na sociedade.
d) O desenvolvimento progressivo das leis por meio de contratos entre os participantes.

35) O existencialismo afirma o primado da existência sobre a essência. Entretanto, para muitos, existem dois existencialismos, que têm distintos representantes, em dois diferentes grupos. Nessa classificação, alguns dos pensadores que realmente podem ser colocados em distintas visões do existencialismo são:
a) De um lado, Jaspers e Tilich; de outro, Bultmann e Sartre.
b) De um lado, Kierkegaard e Camus; de outro, Barth e Beauvoir.
c) De um lado, Beauvoir e Nietzsche; de outro, Heidegger e Husserl.
d) De um lado, Kierkegaard e Tilich; de outro, Nietzsche e Heidegger.

36) Observe essas máximas de Filosofia Política. "Não espere seu inimigo atacar, ataque-o primeiro"; "O bem, faça-o aos pouquinhos, o mal, faça-o de uma vez"; "Para um príncipe é mais importante parecer bom do que ser bom"; "O inimigo, tenha-o bem perto ou bem longe, nunca à meia distância"; "Para se conservar como um príncipe, aprenda a ser mau, e se sirva disso conforme a necessidade"; É melhor e mais seguro ser temido do que ser amado". Essas máximas podem receber várias explicações à luz da Filosofia Política. As ideias citadas anteriormente foram apresentadas em uma única obra por:
a) Montesquieu.
b) Maquiavel.
c) Voltaire.
d) Montaigne.

37) Kant fala de um conhecimento não imediatamente acessível aos seres humanos, e para alcançá-lo, é necessário que o homem saia da menoridade. A permanência do homem neste estado (menoridade) se deve ao fato de ele não ousar pensar, por três motivos (ou fatores). Eles são:
a) Comodismo, covardia e indolência.
b) Ignorância, medo e preguiça.
c) Intransigência, insegurança e orgulho.
d) Temor, insensatez e alienação.

38) Para Immanuel Kant, como seres humanos, nossa estrutura só nos permite ver o mundo de uma maneira particular, mas deve haver outra (ou mais de uma) forma de ver o mundo, embora nenhuma delas possa, possivelmente, representar o mundo como ele realmente é. Essas duas formas ou categorias são, respectivamente.:
a) Mundo racional e mundo empírico.
b) Mundo sensitivo e mundo abstrato.
c) Mundo fenomênico e mundo numênico.
d) Mundo sensível e mundo das ideias.

39) Na história da Filosofia, há mais de uma "dialética". Para Platão, por exemplo, dialética é:
a) partir do mundo das ideias e chegar, pela argumentação, ao mundo sensível.
b) um sinônimo de Filosofia, ou seja, um caminho mais eficaz de confronto e aproximação entre as ideias particulares e as ideias universais.
c) a reflexão por meio de alegorias e metáforas que permite a explicação das teorias filosóficas.
d) a estratégia de libertação daqueles que estão aprisionados pela ignorância.

40) Karl Popper criticava fortemente o justificacionismo (que afirma que as verdades científicas são seguras e definitivas), pois para ele as teorias científicas são apenas aproximações humanas da verdade. Ainda que funcionem bem e pareçam inalteráveis, é provável e possível que depois de algum tempo (pode até mesmo ser que demore muito tempo) apareça uma teoria que explique melhor aquele fenômeno ou realidade. Em seu modelo, a busca do conhecimento pressupõe um interesse em conhecer determinada realidade que o quadro de referências do pesquisador já não mais satisfaz. Diante disso, o pesquisador formula uma hipótese geral, deduz consequências e realiza experiências. O modelo de Popper é chamado de:
a) Critério de falseabilidade.
b) Paradigmático.
c) Hipotético-dedutivo.
d) Posição-oposição-composição.

31B
32A
33B
34D
35C
36A
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40A
     

 
 
Como referenciar: "Provas - Professor de Filosofia - Prefeitura Municipal de Morro Agudo - São Paulo - Aplicativa - 2013" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 25/04/2024 às 12:58. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_prova.php?id=153