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Provas de concursos e vestibular
(10/Jul) | Professor de Filosofia - IF/MT - UFMT - 2012 | |||
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Questão 21 Em relação ao conceito Dialética, considere as afirmativas. I - Dialética enquanto "Habilidade para discutir por perguntas e respostas." (LALANDE, A. Vocabulário Técnico e Crítico da Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 1996, p. 254.) II - Dialética enquanto "lógica da aparência. As aparências são: ou lógicas [...] ou empíricas [...]." (Idem, p. 255.) III - Dialética "tem por objeto os raciocínios que assentam sobre opiniões prováveis." (Idem, p. 255.) Os sentidos de Dialética apresentados acima são encontrados, respectivamente, nos seguintes filósofos: [A] Kant, Aristóteles, Platão. [B] Aristóteles, Platão, Kant. [C] Platão, Kant, Aristóteles. [D] Platão, Aristóteles, Kant. Questão 22 Sobre o conceito de razão em Kant, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Razão teórica refere-se aos objetos sob leis necessárias de causa e efeito; independe da vontade humana. ( ) Razão prática refere-se à relação dos fenômenos naturais entre si; trata da realidade concreta e objetiva. ( ) Razão teórica refere-se à vida moral; trata da realidade abstrata e intersubjetiva. ( ) Razão prática refere-se às relações entre os homens; depende da vontade humana. Assinale a sequência correta. [A] V, F, V, F [B] V, F, F, V [C] F, V, V, F [D] F, V, F, V Questão 23 Sobre o pensamento político de Maquiavel, analise as afirmativas. I - A conduta do príncipe deve estar de acordo com os valores tradicionais observados na história dos grandes governantes do passado; são eles: lealdade, piedade e sabedoria. II - A ação do príncipe deve visar à preservação do bem comum, à conservação da ordem pública e à manutenção do poder. III - O sucesso político do príncipe depende da sua capacidade em agir conforme a virtu em relação ao que é posto pela fortuna. São afirmativas pertinentes: [A] I e II, apenas. [B] I e III, apenas. [C] I, II e III. [D] II e III, apenas. Questão 24 [...] o sistema comteano estruturou-se em torno de três temas básicos. Em primeiro lugar, uma filosofia da história com o objetivo de mostrar as razões pelas quais uma certa maneira de pensar [...] deve imperar entre os homens. Em segundo lugar, uma fundamentação e classificação das ciências baseadas na filosofia positiva. Finalmente, uma sociologia que, determinando a estrutura e os processos de modificação da sociedade, permitisse a reforma prática das instituições. (GIANNOTTI, J. A. Comte Vida e obra. In Comte. São Paulo: Abril Cultural, 1983. p. X.) A partir do texto acima e dos conhecimentos sobre a filosofia de Comte, analise os argumentos. I - A filosofia da história trata das três fases do desenvolvimento das ciências e do próprio homem: a teológica, a metafísica, a positiva. II - Cada ciência exige um método específico de investigação e deve buscar conhecer as irregularidades presentes nos objetos de estudo. III - O estado positivo pode ser caracterizado pela valorização da observação e não redução dos fenômenos naturais a um único princípio. São argumentos pertinentes: [A] I, II e III. [B] II e III, apenas. [C] I e III, apenas. [D] I e II, apenas. Questão 25 Em relação à teoria do conhecimento na modernidade, analise as afirmativas. I - Descartes e Locke consideram que todo conhecimento verdadeiro não pode prescindir da experiência, e se faz por graus contínuos de complexidade a partir da intuição sensível até atingir as ideias complexas. II - As questões metodológicas constituem interesse de filósofos como Bacon, Descartes, Locke e Hume; Bacon, por exemplo, buscou um método que fosse capaz de aplicar a razão à experiência. III - Os filósofos modernos foram críticos em relação à tradição e ao papel da autoridade na elaboração do conhecimento verdadeiro; a distinção entre as verdades da fé e as verdades da razão constitui parte do processo de elaboração da ciência em novas bases. São afirmativas pertinentes: [A] II e III, apenas. [B] I e II, apenas. [C] I e III, apenas. [D] I, II e III. Questão 27 [...] Creio que a nossa cidade, se de fato foi bem fundada, é totalmente boa. [...] É, portanto, evidente que é sábia, corajosa, temperante e justa. (PLATÃO. A República. Livro IV, 427e. Fundação Calouste Gulbenkian.) [...] os cidadãos devem ser encaminhados para a atividade para que nasceram, e só para ela, a fim de que cada um, cuidando do que lhe diz respeito, não seja múltiplo, mas uno, e deste modo, certamente, a cidade inteira crescerá na unidade, e não na multiplicidade. (Idem, 423d.) A partir dos trechos acima e dos conhecimentos sobre a cidade ideal platônica, considere os argumentos. I - A cidade é justa na medida em que cada cidadão cumpre sua função de modo apropriado: há os que suprem a cidade, os que a defendem e os que a governam. II - A escolha adequada da função social a ser desempenhada pelos membros da cidade tem por base as disposições naturais de cada um, que serão desenvolvidas pela educação. III - A melhor forma de governo da cidade justa é a democracia, somente quando os interesses de cada um são satisfeitos a cidade prospera. São argumentos pertinentes: [A] I e III, apenas. [B] II e III, apenas. [C] I, II e III. [D] I e II, apenas. Questão 28 Uma dupla condição domina o desenvolvimento da filosofia tomista: a distinção entre a razão e a fé, e a necessidade de sua concordância. Todo o domínio da filosofia pertence exclusivamente à razão; isso significa que a filosofia deve admitir apenas o que é acessível à luz natural e demonstrável apenas por seus recursos. A teologia baseia-se, ao contrário, na revelação, isto é, afinal de contas, na autoridade de Deus. (GILSON, E. A filosofia na Idade Média. São Paulo: Martins Fontes, 1995. p. 655.) A partir do texto acima e dos conhecimentos sobre a filosofia tomista, assinale a afirmativa correta. [A] Todas as verdades da fé são passíveis de prova racional. [B] Se uma verdade da razão contradiz uma verdade da fé, tem-se o indício de erro em ambas. [C] Se uma verdade da razão contradiz uma verdade da fé, tem-se o indício de erro da razão. [D] Todas as verdades referentes a Deus são possíveis à capacidade da razão humana. Questão 29 A respeito das competências e habilidades a serem desenvolvidas pela disciplina Filosofia, conforme as Orientações Curriculares para o Ensino Médio da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (2006), marque V para as verdadeiras e F para as falsas. ( ) Ler de modo filosófico textos de variadas estruturas. ( ) Conhecer toda a história da filosofia, articulando cronologicamente as correntes e as doutrinas. ( ) Articular conhecimentos filosóficos com a realidade social, política e cultural. ( ) Apreender integralmente os períodos filosóficos, assimilando-os segundo as ideologias correntes. Assinale a sequência correta. [A] V, F, V, F [B] F, V, V, F [C] V, F, F, V [D] F, V, F, V Questão 30 [...] Quando os membros da profissão não podem mais esquivar-se das anomalias que subvertem a tradição existente da prática científica ? então começam as investigações extraordinárias que finalmente conduzem a profissão a um novo conjunto de compromissos, a uma nova base para a prática da ciência. (KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1975, p. 25.) A partir do texto acima e dos conhecimentos sobre as concepções de Thomas Kuhn acerca do desenvolvimento da ciência, assinale a afirmativa correta. [A] A ciência normal é o período de desenvolvimento da ciência no qual vários paradigmas teóricos concorrentes são testados. [B] A escolha de um entre os paradigmas científicos em competição, tal como nas revoluções políticas atuais, é realizada democraticamente pelos cientistas. [C] As revoluções científicas são os episódios em que a ciência normal sofre abalos desintegradores da tradição na qual a prática científica rotineira está alicerçada. [D] Nos períodos de ciência normal, a educação profissional volta-se para os episódios revolucionários constantes dos protocolos. Questão 31 A atitude filosófica indaga: o que é? como é? por que é? para que é?, dirigindo-se ao mundo que nos rodeia e aos seres humanos que nele vivem e que com ele se relacionam. [...] A reflexão filosófica, ou o "conhece-te a ti mesmo", dirige-se ao pensamento, à linguagem e à ação, ou seja, volta-se para os seres humanos. Suas questões se referem à capacidade e à finalidade de conhecer, falar e agir, próprias dos humanos. (CHAUI, M. Boas-vindas à Filosofia. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010, p. 23.) A partir do texto acima e dos conhecimentos sobre as características do conhecimento filosófico, analise as afirmativas. I - A atitude filosófica é negativa ao distanciar-se das crenças e das certezas, e é positiva na medida em que passa a investigá-las. II - A reflexão filosófica se volta para a realidade interior, dirige-se ao pensamento, à linguagem, levantando perguntas sobre o motivo, o sentido e a intenção de algo. III - A atitude filosófica se volta para a realidade exterior, levantando perguntas sobre a estrutura, a origem e a finalidade de algo. São afirmativas pertinentes: [A] I e III, apenas. [B] I, II e III. [C] II e III, apenas. [D] I e II, apenas. Questão 32 A respeito da teoria do conhecimento de John Locke, analise as afirmativas. I - Contrapõe os entraves ao conhecimento postos pelos escolásticos aos ideais de homens como Newton e Boyle empenhados no progresso do conhecimento experimental. II - Insiste em que todas as opiniões devem ser investigadas e examinadas com cuidado e só depois julgadas de acordo com a autoridade de quem as emite. III - Afirma que os pensamentos, mesmo os mais sublimes, - "que se elevam acima das nuvens"-, não são mais que resultados de experiências individuais. Estão corretas as afirmativas [A] I e II, apenas. [B] II e III, apenas. [C] I, II e III. [D] I e III, apenas. Questão 33 [...] não vejo que, além disso, ela (a natureza) me ensine que dessas diversas percepções dos sentidos devêssemos jamais concluir algo a respeito das coisas que existem fora de nós, sem que o espírito os tenha examinado cuidadosa e maduramente. Pois é, ao que me parece, somente ao espírito, e não ao composto de espírito e corpo, que compete conhecer a verdade dessas coisas. (DESCARTES, R. Meditações. 5. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991.) A partir do texto e dos conhecimentos sobre Descartes, analise as afirmativas. I - Para Descartes, corpo e mente se comunicam e essa noção de composto substancial possibilita a fundamentação da ciência nos aspectos qualitativos de nossas representações. II - No idealismo cartesiano, a ciência, do ponto de vista dos resultados finais do conhecimento, privilegia, como ponto de partida, as representações intelectuais claras e distintas da realidade. III - Para Descartes, o mundo físico só pode ser verdadeiramente conhecido se submetido a procedimentos matemáticos, considerando-se as representações intelectuais evidentes da extensão dos corpos. Está correto o que se afirma em [A] II, apenas. [B] I e III, apenas. [C] II e III, apenas. [D] I, II e III. Questão 34 Desta guerra de todos os homens contra todos os homens também isto é consequência: que nada pode ser injusto. As noções de bem e de mal, de justiça e injustiça, não podem aí ter lugar. Onde não há poder comum não há lei, e onde não há lei não há justiça. Na guerra, a força e a fraude são as duas virtudes cardeais. (HOBBES, T. Leviatã ou matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979.) Considerando o texto acima e com base nos conhecimentos sobre o Leviatã, analise as proposições. I - Hobbes apresenta uma imagem desoladora de violência e de desordem como condição natural dos homens. II - A paz como principal preocupação da política não poderia ser alcançada tendo a força como virtude. III - Entregues a fazer o que lhes ordena a natureza, os seres humanos viveram em estado de guerra e de injustiça. Está correto o que se afirma em [A] I e II, apenas. [B] I e III, apenas. [C] II e III, apenas. [D] III, apenas. Questão 35 É verdade que numa sociedade cada vez mais alienada em que "o capital aparece cada vez mais como um poder social do qual o capitalista é o funcionário", os fins manifestos podem disfarçar a necessidade profunda de uma evolução ou de um mecanismo montado. Mas, mesmo então, o fim como projeto vivido de um homem ou de um grupo de homens permanece real, na própria medida em que, como diz Hegel, a aparência enquanto aparência possui uma realidade. A partir do texto acima e da recepção da obra de Marx na filosofia do século XX, assinale a afirmativa correta. [A] T. Adorno refere-se à forma mais perversa da alienação capitalista em que os meios e os fins são disfarçados. [B] J. P. Sartre trata do excesso de positivismo que estaria, segundo ele, impregnando o marxismo de sua época. [C] M. Horkheimer discute a alienação do capital de modo a tornar a existência humana uma forma de aparência real. [D] W. Benjamin discorda do conceito de alienação de Hegel, mas concorda quanto à questão da realidade da aparência. Questão 36 Com base em conhecimentos sobre o conceito de poder na obra de Hannah Arendt, assinale a afirmativa correta. [A] Poder e violência são coisas distintas, mas uma não pode existir sem a outra. [B] O que provoca a extinção da comunidade política é a perda da capacidade de exercer a violência legítima. [C] Ter poder é impor a própria vontade à vontade alheia em um contexto público de interação humana. [D] O poder é legitimado pelo espaço público livre da violência e com a comunicação eficiente. Questão 37 A respeito do ensino da Filosofia, considere os textos a seguir. Texto 1: Caso se supusesse que a filosofia é essencialmente crítica de supostos, não se poderia admitir sem revisão os pressupostos didáticos que seu ensino ou transmissão trariam consigo. Se se considerasse que o próprio da filosofia é uma habilidade argumentativa, ou uma atitude diante do mundo, ou uma escolha de vida etc., seu ensino também seria muito diferente. (CERLETTI, A. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.) Texto 2: Diante de um estudante que não possui as qualificações requeridas para a apropriação do saber filosófico compete ao professor produzir mediações pedagógicas capazes de reduzir a distância entre o precário universo cultural do aluno de nível médio e as exigências de reflexão filosófica. A tarefa do professor consiste em ser, não o produtor de um discurso filosófico originário, embora ele também possa sê-lo, e sim o intermediário entre um saber especializado ? Filosofia - e os sujeitos que devem ter acesso a ele. (RODRIGO, L. M. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas: Autores Associados, 2009.) Sobre os textos, assinale a afirmativa correta. [A] O autor do texto 1 mostra que os pressupostos didáticos devem ter uma relação direta com a concepção de filosofia adotada pelo professor, enquanto o texto 2 afirma que o professor deve ser capaz de produzir mediações pedagógicas. [B] O autor do texto 1 mostra que o ensino de Filosofia não necessariamente deve ter uma didática, o que importa é a coerência entre as habilidades argumentativas e os conteúdos. [C] O autor do texto 1 afirma que o próprio, ou essencial da Filosofia, é a crítica dos pressupostos combinada com a habilidade argumentativa e concorda com a autora do texto 2 quanto às mediações pedagógicas. [D] Os autores mostram, cada um a seu modo, que conforme a definição de filosofia que adotarmos, devemos deliberar, em seguida, sobre a necessidade de adotar ou não uma didática. Questão 38 Os textos a seguir, numerados de 1 a 4, foram escritos nos séculos XVII e XVIII e se encaixam no que, tradicionalmente, os historiadores da filosofia e os estudiosos de filosofia política qualificam como Contratualismo. 1 - [...] enfim, todos, falando incessantemente de necessidades, avidez, opressão, desejos e orgulho, transferiram para o estado de natureza ideias que tinham adquirido em sociedade. 2 - As paixões que fazem os homens tenderem para a paz são o medo da morte, o desejo daquelas coisas que são necessárias para uma vida confortável, e a esperança de consegui-las através do trabalho. 3 - O maior dos poderes humanos é aquele que é composto pelos poderes de vários homens, unidos por consentimento numa só pessoa, natural ou civil, que tem o uso de seus poderes na dependência de sua vontade: é o caso do poder de um Estado. 4 - Não é de modo algum de se admirar que a História pouco adiante com respeito a homens que vivessem juntos no estado de natureza. Os inconvenientes de semelhante condição, e o amor e o desejo de sociedade logo trouxeram alguns deles juntos, que de fato se uniram e incorporaram, se pretendiam continuar juntos. Assinale a alternativa que apresenta os autores dos textos 1, 2, 3 e 4, respectivamente. [A] Rousseau, Locke, Hobbes, Rousseau. [B] Locke, Hobbes, Locke, Rousseau. [C] Rousseau, Hobbes, Hobbes, Locke. [D] Hobbes, Rousseau, Hobbes, Locke. Questão 39 A um determinado conjunto de práticas, ideias e pesquisas sociais durante o século XX convencionou-se chamar de Escola de Frankfurt. A respeito do que fizeram e produziram seus principais autores, é correto afirmar: [A] Inspirados nos ideais iluministas, criaram conceitos como os de alienação, reprodutibilidade técnica, indústria cultural e teoria da cultura; com base na leitura de autores neopositivistas como Karnap e Schlick, ao mesmo tempo faziam a proposta de revisão crítica do marxismo. [B] Inspirados nos ideais do Iluminismo - ainda, segundo eles, não totalmente realizados - criaram conceitos como o de indústria cultural; partindo da leitura da obra de autores como Kant e Schopenhauer, criticaram o neopositivismo e procederam à releitura crítica do marxismo. [C] Inspirados pela releitura de Kant - revisão do Iluminismo numa nova forma - e pelas leituras de Schopenhauer e Nietzsche, criaram conceitos como os de teoria crítica e de alienação; partiram da ideia de cultura de massa criticando a evidente oposição entre marxistas e neomarxistas. [D] Criaram conceitos como o de cultura de massa, reprodutibilidade social e teoria social, partindo de uma revisão crítica da obra de neopositivistas como Ernest Bloch e outros; baseados nos percalços da Revolução Russa, criticaram tanto posturas neopositivistas quanto neomarxistas. Questão 40 Nas primeiras linhas do Manifesto do Partido Comunista, Marx e Engels afirmam: "Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, mestres e companheiros, numa palavra, opressores e oprimidos, sempre estiveram em constante oposição uns com os outros..." Nessa mesma obra, no capítulo intitulado "Burgueses e proletários", e também no Livro I de O Capital, os autores se referem a um tipo específico de trabalhadores como o "lumpemproletariado". Assinale a alternativa que apresenta o sentido correto do termo lumpemproletariado. [A] Operários com alguma especialização, trabalhadores que, dadas as suas próprias condições de especialistas, encontravam-se socialmente em melhores condições. [B] Trabalhadores recém-chegados dos campos, sobretudo os de idade mais avançada, que por esse motivo recebiam menor salário pelas mesmas horas trabalhadas. [C] Trabalhadores estrangeiros, sobretudo na Alemanha, que, por dificuldades com a língua, entre outras, não conseguiam equiparação salarial com os demais. [D] Operários de reserva, trabalhadores ocasionais, desempregados de plantão, cuja condição social era ainda mais baixa que a dos assalariados regulares. GABARITO: 21C 22B 23D 24C 25A 27D 28C 29A 30C 31B 32D 33C 34A 35B 36D 37A 38C 39B 40D |
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Como referenciar: "Provas - Professor de Filosofia - IF/MT - UFMT - 2012" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 23/11/2024 às 08:11. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_prova.php?id=124