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(14/Mai) | Prova e Gabarito - Professor de Filosofia - Estado de Sergipe - FUNCAB - 2012 | |||
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Questão 27 O nascimento da reflexão filosófica na Grécia antiga está associado aos pensadores que antecederam a Sócrates, os chamados pré-socráticos. As questões fundamentais propostas por esses filósofos são de âmbito eminentemente: A) moral. B) político. C) cosmológico. D) educacional. E) religioso. Questão 28 Os sofistas, mestres da retórica e da oratória, opunham-se aos pressupostos de que as leis e os costumes sociais eram de caráter divino e universal. Deu-se assim, entre eles, o: A) naturalismo. B) relativismo. C) ceticismo filosófico. D) cientificismo. E) racionalismo. Questão 29 A filosofia de Sócrates se estrutura em torno da sua crítica aos sofistas, que, segundo ele, não amavam a sabedoria nem respeitavam a verdade. O ataque de Sócrates à sofística NÃO tem como pressuposto a ideia de que: A) o conhecimento verdadeiro só pode ser resultado de um diálogo contínuo do homem com os outros e consigo mesmo. B) o confronto de opiniões na política democrática afasta a possibilidade de se alcançar a sabedoria. C) a verdade das coisas é obtida na vida cotidiana dos homens e, portanto, pode ser múltipla e inacabada. D) o autoconhecimento é a condição primária de todos os outros conhecimentos verdadeiros. E) a ciência (epistéme) é acessível a todos os homens, contanto que estejam dispostos a renunciar ao mundo das sensações. Questão 30 A Escola de Atenas, pintura renascentista de Rafael de Sanzio, retrata um dos maiores conflitos filosóficos de todas as épocas. No meio da tela estão Platão, apontando para cima, e Aristóteles, com a mão espalmada para baixo.Aobra indica o conflito entre: A) o céu e o inferno. B) o divino e o mundano. C) o intangível e o tangível. D) a virtude (no alto) e o vício (no chão). E) o conhecimento inteligível e o sensível. Questão 31 Assim como os primeiros padres da Igreja, Santo Agostinho é herdeiro da filosofia de Platão, a qual buscou adaptar à fé cristã. É correto afirmar que para o bispo de Hipona: A) a razão (logos) inspiradora dos filósofos pagãos não fora a mesma que se revelouemCristo. B) a sabedoria perfeita e acabada só se daria através da revelação divina. C) a fé não deve preceder a razão, embora essa seja inútil sem aquela. D) a verdade é extrínseca ao homem, que possui uma natureza corrompida. E) as ideias existem num mundo à parte da mente divina. Questão 32 Principal expoente da filosofia escolástica medieval, São Tomás de Aquino retomou o problema mais importante da Patrística, a conciliação entre fé e razão. Em sua "Suma teológica", procurou dar provas racionais da existência de Deus com base em Aristóteles. São Tomás de Aquino converge com o filósofo grego ao: A) perceber o corpo como obstáculo à atividade da alma. B) adotar o raciocínio lógico-dedutivo. C) considerar o homem inapto a viver em sociedade, dada sua malignidade natural e espontânea. D) negar a felicidade terrena como fim a ser atingido por todos os homens. E) conceber o universo como uma hierarquia de seres, onde os superiores dominam os inferiores. Questão 33 René Descartes é considerado o mestre do racionalismo, corrente filosófica moderna que atribui à razão humana a capacidade exclusiva de conhecer e estabelecer a verdade. É correto dizer que o racionalismo cartesiano: A) utiliza o método indutivo a posteriori. B) admite parte dos saberes já existentes e consagrados. C) recusa todo tipo de premissa, por mais evidente e lógico que possa parecer. D) está fundado na intuição intelectual. E) nega a capacidade humana de discernir por completo o certo do errado, o verdadeiro do falso, dada a falibilidade natural à espécie. Questão 34 A concepção empirista de ciência é uma característica marcante da filosofia inglesa moderna, da qual se destacam John Locke e Francis Bacon. Entre as proposições básicas do empirismo, está a de que: A) os preceitos da razão exigem confirmações e podem ser desmentidos. B) a razão humana é capaz de conhecer imediatamente a realidade em si, isto é, em seus aspectos universais e necessários. C) as ideias derivam, antes de tudo, do intelecto. D) a razão não tem qualquer acesso ao conhecimento, já que seu processo de produção começa e se encerra nos sentidos. E) a realidade das coisas não pode ser conhecida nem explicada pela ciência, mera prática de associação de ideias e sensações. Questão 35 O criticismo de Immanuel Kant consiste na sua indagação acerca das condições de possibilidade do conhecimento em geral. Trata-se, pois, da análise crítica da própria faculdade da razão. O estudo proposto por Kant é denominadamente: A) empírico. B) transcendental. C) dialético. D) dedutivo. E) estrutural. Questão 36 Hegel deixa como legado para a reflexão filosófica a identificação entre a história e a razão. Na perspectiva hegeliana, a razão humana é: A) relativa a tempos e épocas históricos singulares, não alcançando nunca a totalidade. B) contraditória: uma racionalidade supera sempre, e por completo, outra racionalidade. C) transcendente, já que foi criada pela Providência Divina. D) criadora da realidade objetiva, o que significa que o real é obra histórica da razão. E) condicionada social, econômica e politicamente. Questão 37 O materialismo histórico e dialético é o método científico criado por Karl Marx e Friedrich Engels para interpretar a história da humanidade. Está de acordo com esse método a afirmação de que: A) as formas assumidas pela sociedade ao longo de sua história dependem, antes de tudo, do "pensamento" ou da "razão" humana. B) as mudanças históricas resultam de ações súbitas e espetaculares de indivíduos ou grupos. C) o processo formativo da espécie humana é livre e autodeterminado. D) as relações de trabalho e produção de que o homem participa alteram o mundo natural sem, contudo, interferir em sua personalidade intrínseca. E) a "consciência" do homem corresponde, em última instância, a certas fases de desenvolvimento das forças produtivas. Questão 38 Da Antiguidade até os dias de hoje a classificação das artes veio passando por mudanças significativas. É INCORRETO dizer que: A) a arte é pensada por Aristóteles em sua relação com a ética e a política, com as quais forma o conjunto dos saberes práticos, distintamente da ciência, que ele define como saber teórico. B) as ditas belas-artes surgiram com a noção de estética e se distinguiram das artes liberais pelo seu sentido autônomo e desinteressado (não utilitário), resultado da expressão criadora do artista. C) Platão considera as artes imitativas ou miméticas como uma das formas de acesso ao conhecimento verdadeiro, já que representam a realidade tal como ela é. D) a filosofia, do ponto de vista da poética, estuda as obras de arte no sentido da "fabricação" (de seres, ações e gestos artificiais). E) a classificação das artes em liberais (dignas do homem livre) e mecânicas (próprias do trabalhador manual) seguiu o padrão determinado pela estrutura social antiga, fundada na escravidão. Questão 39 Reunidos na Escola de Frankfurt, filósofos alemães (Adorno, Marcuse, Horkheimer) descreveram a racionalidade ocidental como instrumentalização da razão.Aideia de razão instrumental pressupõe uma: A) transformação de uma ciência em ideologia cientificista. B) análise neutra e imparcial da natureza e da sociedade. C) forma de acesso aos conhecimentos verdadeiros. D) ciência transparente e desmistificada. E) aplicação de novos saberes e descobertas ao progresso material. Questão 40 As ciências naturais e as ciências humanas ou sociais integram o conjunto dos conhecimentos científicos definido no século XIX por filósofos franceses e alemães. No que diz respeito a essas ciências é correto afirmar que: A) o positivismo estuda a sociedade como fato, afirmando que os fatos sociais nada têm em comum com as leis da natureza. B) o método adotado pelos historicistas para lidar com os fatos humanos é o hipotético-dedutivo, empregado também nas ciências naturais. C) o homem como objeto científico é uma ideia surgida entre os gregos na Antiguidade. D) a história e a economia pertencem ao conjunto das ciências humanas, assim como a psicologia e a linguística. E) as ciências humanas, ao surgirem, buscaram novos métodos, técnicas e conceitos, distinguindo-se desde então das ciências da natureza, já estabelecidas e consolidadas. Questão 41 Assim como a filosofia, a política nasceu na Grécia antiga e esteve relacionada ao surgimento da cidade-estado, a pólis. Os primeiros formuladores da ideia de política foram os sofistas, contra os quais se pronunciaram Platão e Aristóteles. No âmbito das controvérsias acerca da política, é correto dizer que: A) o caráter divino da pólis e da justiça é explicado por Platão e Aristóteles. B) os sofistas consideram a cidade o lugar onde alguns homens impõem sua vontade sobre outros por meio da força. C) a "virtude" do homem não se realiza na cidade, local da oratória persuasiva e falaciosa, de acordo com Aristóteles. D) a justiça é entendida como concórdia entre os filósofos, os guerreiros e os produtores, que, na visão de Platão, têm como interesse comum o bem da pólis. E) a pólis e as suas leis são estabelecidas por convenção entre os seres humanos, segundo os sofistas. Questão 42 O pensamento político medieval foi marcado pelas relações conflituosas entre a Igreja e os governantes seculares. Tendo em vista as teorias teológico-políticas da Idade Média, que divergem quanto à delimitação de soberania do poder espiritual e terreno, é INCORRETO dizer que: A) o governante não representa os governados, mas a Deus perante os governados, já que seu poder deriva Dele. B) a ordem política e social é uma hierarquia de funções e lugares fixos, onde o papa e o imperador ocupam o topo. C) a finalidade do poder político é estritamente espiritual para Santo Agostinho e a Patrística latina. D) o rei e o papa são soberanos nos seus respectivos domínios, o temporal e o espiritual, segundo a "teoria das duas espadas". E) o rei possui dois corpos, o humano e o divino. Questão 43 Em termos filosóficos, Nicolau Maquiavel é apresentado como o descobridor da política como categoria independente da moral teológica. A ruptura de Maquiavel com a moralidade do cristianismo significa que: A) a virtude (virtù) política está associada à maldade e ao uso indiscriminado da força bruta. B) a ética ou a moral da política moderna deve ser a do mundo pagão, que se destina à realização do bem público, antes de tudo. C) a ação política deve estar pautada nos preceitos da razão humana, que determinam a priori o que é bom ou mal, justo ou injusto. D) as virtudes cristãs - a humildade, a misericórdia, a fé em Deus, o amor ao próximo - são, em si mesmas, ruins e sem importância. E) o elemento decisório da política não é Deus, mas sim a força incontrolável do acaso, a eventualidade da "fortuna". Questão 44 Thomas Hobbes e John Locke fazem parte da mesma escola filosófica, a do direito natural ou jusnaturalista, que se baseia no trinômio "estado de natureza", "contrato social" e "estado civil". Apesar de divergirem em relação a esses conceitos, Hobbes e Locke convergem quanto à ideia de que: A) os indivíduos renunciam à liberdade irrestrita de que gozam no estado de natureza para ganhar do soberano a segurança. B) o contrato social consiste num pacto de submissão entre indivíduos livres e iguais. C) os governados são portadores do direito natural de resistir às arbitrariedades do governante no estado civil. D) o trabalho é o legitimador da propriedade privada no estado de natureza. E) a autoridade soberana deve ser dividida no estado civil entre o rei e o parlamento. Questão 45 O pensamento filosófico-político de Jean Jacques Rousseau tem como fundamento sua crítica à sociedade da época, segundo ele marcada pela injustiça e pela servidão. Para reparar esses males, Rousseau propõe uma: A) república democrática representativa. B) monarquia absoluta de direito divino. C) república na qual o poder soberano, uma vez instituído, torna-se poder absoluto. D) associação política de notáveis (aristocracia). E) monarquia constitucional ou mista, que reúna o rei, a aristocracia (câmara dos lordes) e o povo (câmara dos comuns). Questão 46 Em "O espírito das leis", Montesquieu reflete sobre a questão política das formas de governo, partindo da afirmação célebre de que "as leis constituem as relações necessárias que derivam da natureza das coisas". Nessa perspectiva, o pensador francês considera que: A) as leis políticas e civis podem ser derivadas ou deduzidas das leis divinas. B) a infinita diversidade de leis e costumes do mundo humano não corresponde às espécies de governo, já que são apenas três: a republicana, a monárquica e a despótica. C) o conteúdo das leis humanas não pode ser extraído da observação experimental e sim da razão. D) as leis do mundo físico (clima, fertilidade do solo) se aplicam às formas de governo - o despotismo corresponde ao clima quente e a monarquia "moderada" é típica dos países de clima frio. E) a política e a sociedade são regidas por leis sociais e naturais, sobre as quais os seres humanos não desempenham nenhum papel ativo. Questão 47 Com Edmund Husserl, a fenomenologia tornou-se uma corrente filosófica particular, baseada na "suspensão do juízo" (epochê) em relação à realidade exterior. É correto dizer que a fenomenologia de Husserl: A) descreve as experiências históricas e evolutivas da razão. B) compreende a realidade como fato externo, observável e experimental. C) se refere não a seres concretos e sim a "essências", isto é, a sentidos e significações que a razão atribui à realidade. D) converge com o relativismo e o historicismo, já que não visa produzir afirmações universalmente válidas. E) considera a consciência destituída de intencionalidade. Questão 48 Desenvolvida em várias etapas, a filosofia analítica tem como foco os estudos da linguagem, que identifica como a base dos problemas filosóficos. É INCORRETO afirmar que: A) a ideia central da corrente analítica é a de que a filosofia pode esclarecer a linguagem, e não o inverso. B) a linguagem, para alguns analíticos, pode e deve corresponder com exatidão aos fatos e às coisas. C) a filosofia analítica nega todo o pensamento anterior, porquanto, no seu entendimento, a verdade se aloja na linguagem, e não nos fatos ou nas ideias. D) a ideia do formalismo lógico da linguagem é rompida em dado momento por Wittgenstein, que admite várias maneiras de se usar a linguagem ou vários "jogos de linguagem". E) os analíticos divergem quanto ao valor da linguagem ordinária ou natural para a compreensão dos problemas filosóficos. Questão 49 Pensadores franceses ditos pós-modernos, como Jean-François Lyotard, Gilles Deleuze e Michel Foucault, romperam com pressupostos tradicionais da filosofia. É INCORRETO dizer que em meio a esses pensadores se apresenta a ideia de que: A) a filosofia deve se abrir para outros saberes, em especial para as artes plásticas, a literatura e o cinema. B) a razão e a ciência são operadas como instrumentos de poder. C) a possibilidade da verdade e do conhecimento é infundada. D) a realidade não existe, já que é simples efeito do discurso. E) o saber filosófico deve explicar a sociedade e a cultura com base num sistema teórico, metodológico e sistemático. Questão 50 Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) definem a importância da Filosofia no Ensino Médio, as estratégias didáticas de ensino da disciplina, além de suas habilidades e competências. O PCN NÃO aponta como objetivo da inclusão dos conhecimentos filosóficos na grade curricular dos educandos a: A) oferta de um quadro de referências teóricas e conceituais. B) ampliação da capacidade de análise crítica e independente acerca da realidade social. C) assimilação de doutrinas e teorias, que deverão se constituir num tipo de saber prático e restrito às atividades profissionais. D) interface com outras disciplinas de ciências humanas e de áreas distintas. E) formação para a cidadania e a preparação básica para o trabalho. PROVA DE REDAÇÃO Redija um texto dissertativo, utilizando no mínimo, 15 linhas e, no máximo, 20 sobre o tema "A leitura é fundamental ao desenvolvimento da criança e do jovem." GABARITO: 27C 28B 29C 30E 31B 32E 33D 34A 35B 36D 37E 38C 39A 40D 41E 42C 43B 44A 45C 46D 47C 48A 49E 50C |
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Como referenciar: "Provas - Prova e Gabarito - Professor de Filosofia - Estado de Sergipe - FUNCAB - 2012" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 23/11/2024 às 07:31. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_prova.php?id=119