Você está em Diversos > Livros

Lançamentos de livros

(18/Out) Protágoras de Platão - Daniel Lopes
A discussão sobre um dos temas centrais da reflexão moral antiga - a unidade das virtudes - surge nos textos platônicos e discute o papel da sabedoria nas ações humanas.
Esta edição bilíngue, com tradução direta do grego, estudo introdutório e notas de Daniel Lopes, traz a questão da unidade das virtudes, que surge de uma controvérsia entre as personagens Sócrates e Protágoras acerca da possibilidade de se ensinar a virtude aos jovens, uma vez que os sofistas tomavam para si o poder de educá-los e prepará-los da melhor maneira para a vida pública na democracia de Atenas. Desse embate entre duas concepções antagônicas de virtude, entre dois modelos conflitantes de educação, consolida-se, no interior do pensamento platônico, a oposição entre filosofia, na figura de Sócrates, e sofística, na de Protágoras, como duas vertentes intelectuais em disputa pela primazia da sabedoria nos séculos. V e IV a.C.
Ano de Edição: 2017
ISBN: 8527311127
Editora: PERSPECTIVA
 
       

 
 
Como referenciar: "Protágoras de Platão - Daniel Lopes - Livros" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 19/04/2024 às 14:16. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_lanc_livro.php?id=135